Só a cachaça nos livra do Lula.

A maioria da população brasileira (57%) gostaria que a presidente Dilma Rousseff desistisse de tentar uma reeleição para que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva se candidatasse em seu lugar. Apenas 29% preferem que Dilma busque um novo mandato em 2014. Esse é um dos principais resultados de pesquisa do Instituto Análise, que entrevistou 2 mil pessoas entre os dias 5 e 11 deste mês, em cem municípios de todas as regiões do país. A pesquisa mostra como, depois de oito meses de governo Dilma, a boa lembrança de Lula e sua administração predomina a avaliação do eleitorado e pode influenciar o tabuleiro político e eleitoral. 

Para o cientista político Alberto Almeida, coordenador do instituto, um dos dados que chamam mais atenção é a permanência da popularidade de Lula - o que o torna um fator de extremo desequilíbrio no jogo presidencial. No auge de sua popularidade, Lula alcançou 80% de aprovação (ótimo + bom), quando a campanha de Dilma Rousseff divulgava os feitos de seu governo. Agora, depois de cair um pouco pela falta de exposição na mídia, a aprovação do ex-presidente, de acordo com a pesquisa, chegaria a 82%. "Isso significa não apenas um reconhecimento de bom desempenho, mas também que parte importante do eleitorado está com "saudades de Lula"", afirma Alberto Almeida.

A aprovação ao governo Dilma Rousseff é exatamente a metade da de seu antecessor: 41% de respostas "ótimo" e "bom". A desaprovação é ainda mais contrastante: enquanto apenas 3% dos entrevistados consideram que o governo Lula foi ruim ou péssimo, 16% avaliam a administração Dilma como tal. A margem de erro da pesquisa é de 2,2 pontos percentuais. Outro fator que reforçaria a imagem e o peso de Lula é a transformação de seu governo numa espécie de referência à qual a população toma como medida. Ao serem questionados por que avaliam a administração Dilma Rousseff boa ou ótima, a principal justificativa (25%) dos entrevistados é que a presidente "está dando continuidade ao que o Lula fez". A manutenção do Bolsa-Família é a segunda razão e apareceu em 14% das respostas. 

O modelo desenvolvimentista, marca do segundo mandato Lula, também ressurge como uma preferência do eleitorado. Em três questões, os entrevistados se mostraram mais tolerantes, em relação a pesquisa feita no ano passado, com um leve aumento da inflação desde que isso gere mais empregos (62% a 46%), com o risco de crescimento da inflação, se isso acelerar a geração de empregos (56% a 45%) ou se implicar mais gastos na solução dos problemas sociais (45% a 32%). Os resultados deste ano são semelhantes aos de 2009. A pesquisa também traça cenários eleitorais para a disputa presidencial de 2014 nas quais Lula aparece na liderança absoluta, seja com que candidato for. 

Enquanto Dilma, numa simulação de segundo turno, venceria o senador Aécio Neves (PSDB-MG) por 57% a 18% (diferença de 39 pontos percentuais), Lula elevaria essa vantagem para 65 pontos percentuais: 76% a 11%. Numa hipotética disputa entre Lula e Dilma, criador venceria criatura por 65% a 18%. Almeida afirma que pesquisas com comparações como estas serão cada vez mais comuns e, caso os resultados se mantenham, farão com que cresçam as pressões para que Lula volte a disputar a Presidência da República, mesmo que Dilma Rousseff esteja bem avaliada pela opinião pública.

"O importante para o cálculo dos políticos é a expectativa de poder. A candidatura Lula significa minimizar os riscos", diz. Para Almeida, a pressão virá de governadores, deputados federais e estaduais, que preferirão ter Lula como seu puxador de votos do que a presidente Dilma. Por outro lado, diz o cientista político, a enorme popularidade de Lula, que põe o PT em situação confortável para 2014, permite a ela mais margem de manobra no governo, seja para arriscar mais, ou pelo, contrário, para adotar um estilo mais conservador.(Do Valor Econômico)

44 comentários

Coronel, só pode ser pesquisa comprada. Ando pelas ruas, falo com pessoas de todos os niveis sociais e todos, sem exceção ,dizem que se sentiram enganadas pelo Molusco Apedeuta da Silva.

Isso é manobra do Lulla e Dirceu para tirar a Dilma. Só pode.

Reply

Se é assim, que venha a cachaça!

Reply

Pesquisa cascata...

Reply

O nome para fazer frente ao Mulla é.... Zé bo..... digo, Serra.

Nem ousaram fazer tal simulação.

Reply

BS! Entrevistaram 2000 petistas, para quem tanto faz um asno ou um burro. E esses 2000 nem de longe representam a população brasileira. Principalmente a parte decente dela.

Reply

Infelizmente, essa pesquisa está correta, seja Dilma ou lula for candidato em 2014, eles serão eleitos, só se algo muito castrotófo acontecer para isso não acontecer, se o emprego continuar como está, se a inflação continuar no mesmo nível, se eles cada vez mais aumentar o bolsa-familia que para três filhos agora é para cinco, o próximo aumento será para sete, e assim vai estamos ferrados, a corrupção, ninguém tá nem aí para corrupção no Brasil.

Reply

Coronel, quando o senhor vai colocar a contagem regressiva aqui no blog para Dilma sair do poder, seria bom termos novamnte a contagem regressiva, eu acredito em milagres e talvez não vamos precisar de cachaça para nos vermos livre de lula

Reply

O pior é que ele ganha. Vai ser f... aturar esse FDP por mais 8 anos.

Reply

Credo, só noticia ruim.

Reply

Desanimador!
Só mesmo uma boa inflamação epática então nos livrará do ignorante larápio.
Aécio Neves não ganha nem Concurso de Beleza.
Ele vai ser o proximo Governador de Minas Gerais. O Anastasia não vai poder candidatar-se por que completou mandato do Aécio.
É melhor não haver eleição para Presidente.

Como pode o sujeito que presidiu o Mensalão estar cotado para presidente?
Será que esta pesquisa foi feita no curral eleitoral do Norte e Nordeste?

Inacreditável!

Reply

CARO CORONEL,

ESTAMOS MESMO VIVENDO NUMA DITADURA MARXISTA BOLIVARIANA DISFARÇADA...

SÓ ASSIM SE EXPLICARIA UMA PESQUISA COMO ESTA, QUE AINDA POR CIMA FOI DIRECIONADA AO ERRO E MANIPULADA NO FINAL, COM TODA CERTEZA.

O BRASIL VAI MUITO MAL, MUITAS MENTIRAS DO GOVERNO LULA JÁ FORAM EXPOSTAS. ENTÃO POR QUE SERIA QUE ALGUÉM O APROVARIA TANTO?

OUTRA COISA, EU RECEBO MUITOS E-MAILS POR MÊS E MANDO OUTROS TANTOS E FALO COM MUITA GENTE PELAS RUAS, TANTO NA BAIXADA SANTISTA COMO NA GRANDE SÃO PAULO E CERCA DE 5% DAS PESSOAS GOSTAM DO QUE LULA FEZ, SABENDO HOJE EM DIA DAS FALCATRUAS DO SEU GOVERNO E ACHO QUE 1% FALAM BEM DA DILMA, E OLHA QUE POR DIA EU DEVO FALAR NO MÍNIMO, COM UMAS 50 PESSOAS DIFERENTES.

Reply

O molusco deve seguir o caminho do ex jogador Sócrates.. Pé na cova..

Reply

E assim o Brasil continua...1 trabalhador precisando sustentar 3 à toa que ficam recebendo bolsa família!

O dia que esse eleitorado começar a andar de onibus, de avião, ter uma empresa, gerarem emprego, pagarem impostos e lerem jornais aí sim,eles mudam de ideia..ah, se mudam!

Reply

Comentários aos posts anteriores.

Ele quis dizer (o que entendi nas entrelinhas) : os americanos são um povo maravilhoso e extraordinário e eu me miro em seus exemplos. Se o Clinton escreveu uma biografia e não falou da sua estagiária, não esperem que eu fale do ... Não adianta insistir...

No Bom Dia Brasil, o jornalista Alexandre (acho que é Garcia ) comentou as imagens da manifestação de ontem. Ele falou que mesmo as pessoas que não foram estão insatisfeitas com a corrupção.

Reply

Esse Alberto Almeida do Instituto Análise é infinitamente mais tendensioso que o Vox Populi. Na realidade ele não é tendenciso, ele é um autêntico petralha. Esse sujeito vem cometendo "artigos" no valor econômico falando maravilhas da Reforma Política do PT. Mas se mesmo assim alguém ficar com dúvida que esse Alberto Almeida é petralha, então acessem a apresentação dele no 7º Colóquio de Reforma Política do Instituto Milenium na seguinte página http://www.imil.org.br/uncategorized/7o-coloquio-slides/
A apresentação dele é a última das três. Vejam na apresentação dele a página 41, e confirmam se ele é petralha ou não.
Esquece esse Instituto Análise. Credibilidade ZERO.

Reply

A carcaça já está corroída pela mardita .... aguardem...

Reply

Coronel, nao acredito mesmoooooooooooooooo nessa pesquisa. Como todas as outras que conhecemos de longa data foram bem pagas.

Agora, se nao exigirmos que as urnas sejam modificadas, nos entregando o canhoto da votação, seremos roubados mais uma vez.

Precisamos pressionar para que modifiquem as urnas eleitorais, URGENTEMENTE.

ACORDA BRASIL. FIQUEM ESPERTOS.

Reply

Se o cachaça tem 80% de aprovação como explicar os mais de 35 milhões de votos da oposição nas urnas (primeiro com o Geraldo e depois com o Serra?

Lembrando que nem o cachaça nem a lulita ganharam no primeiro turno!

Estranho né?

Reply

Pode surgir uma figura nova até lá... calma, gente! Nada é tão ruim que não possa piorar.

Reply

SE NAO FOR DE CACHAÇA QUE SEJA DE MACUMBA MESMO. Mas esse sujeito asqueroso nao pode assumir de novo o cargo de prisidenti. Chega de tanta corrupção. Chega de tanta enganação.

Reply

Elle que vá ser prisidenti dos quintos dos infernos.

Reply

ISSO SÓ DEMONSTRA DUAS COISAS:

- como é baixo o nível de nossa população e
- como é desonesta nossa população.

Reply

Num país que tem um oposição medriocre e uma imprensa estupida esperar o que?

Já disse aqui e repito.
Esse negocio do Alvaro Dias todos os dias, o dia todo subir na tribuna e descer o pau no governo, cansa.
Aécio que não faz isso. qdo faz é imcopentente.
Do resto ali só tem porcaria.
Agripino que cada hora diz um coisa.
Ele fez Dilma ficar conhecida no país primeiro que Lula.
Demotenes pensa que ainda é procurador.
Mario Couto,o Humberto Costa tem razão, é um louco debil mental, só diz besteiras.
A imprensa então nem se fala.
Coloca materia que não é veridica.
Assim da gancho p/ o governo fazer o que bem entende.
Assitiu ontem coronel, a reportagem da record.?Viu o problema do medicamento, para emagrecer.
Esses remedios estão em falta das farmacias.
O reporter no caso Zé Dirceu foi condenado.
Alguém acredita que Lula foi vaido em SP e na Bahia.
Haddad foi vaidado e ontem Lula não foi vaiado, tanto é que as mesmas faixas que pediam a revindicação tb pediram autografos pro Lula.
Aécio com aquela cara de bobo, acha que ganha do Lula, nem da Dilma. pode crer.

Reply

Esse sujeito é um petralha nojento

Reply

Ridícula a Dilma se vestir de vermelho. Ela representa o Brasil, o PT ou a China?

Além do mais, a cor só fica bem em jovens delgadas. Senhoras vestidas com essa cor ficam parecidas com legumes e frutas.

Reply

Favas contadas?


Calma. Tem um cara lá que é muito perigoso. Qualquer hora ele sai do bunker e envenena todo mundo. Ai, só dá ele e ... nunca antes na história desse país...

Reply

Nem lá nos quinto. A fila tá grande e o Sarney já avisou que ele é a bola da vez!

Reply

Só a pinga e os marimbondos de fogo.

Reply

Coronel, quem elege presidente não é que lê jornal,..é quem limpa a b---da
com jornal.
Alguma duvida sobre o futuro deste PAIZ?

Reply

Pra mim é pesquisa que compõe o pacote da sabotagem da ala petista do zédirceu-lulla para desorgonizar o governo da companheira pdt-petista.Essa turma é capaz de dá rasteira na própria mãe.

Por falar em mãe o gov de pernambuco botou a mãe no meio e entrou no tcu.

Reply

ou ou ou


um Learjet "amigo".

Reply

Se não existisse redes sociais e o google eu até acreditava nesta pesquisa.
Mas a verdade é outra.
A questão que ninguém comenta é que as urnas são fraudadas e a pesquisa é o aval que se precisa para dizer que não existe fraude é sim escolha do povo.
Veja artigo na revista calibre
Coloque ai no google
Urnas eletrônicas fraudes

Reply

Can anyone tell me how many promises the mollusk has broken or how many outright lies he has spoken since he was born. Transparency and I mean now…

Hereticus

Reply

Essa pesquisa só comprova o que eu já sabia: brasileiro é burro...

Reply

No vaticano então, depois do Papa Bento XVI teremos o Papa Lula 51.
O homem é praticamente um santo!!! kkkkkkkkk...

Reply

ME DÁ ANSIA DE VÔMITO.

Reply

Coronel,
Acredito que, de um modo em geral, ainda é muito cedo para se aferir a opinião da população sobre quem será candidato em 2014. Afinal de contas, o 'trabaio' da molusca até agora tem sido o de dar 'cartão vermeio' para 'us cumpanhêru dus malfeitu'. Portanto, trabalho mesmo com resultado nada! O tal aí da pesquisa deve ser mais um puxa-saco de plantão ou está a mando da dupla cachaça/mafioso já pensando lá na frente - coisa que as oposições só decidem em cima da hora ou depois dela.
Porém, se essa pesquisa for confirmada mais à frente vou fazer igualzinho a um amigo que diz para todo mundo que faz qualquer tipo de reçlamação com ele, por ex.:
-"minha filha não vai à escola porque os professores estão em greve" - R: "bem feito! quem mandou votar no lulla";
-"tô gastando muito com farmácia" - R:"bem feito! quem mandou votar no lulla";
-"preciso fazer uma operação mas não consigo vaga" - "bem feito quem mandou votar no lulla".
Daqui prá frente...tudo vai ser: "bem feito quem mandou votar no lulla"!

Reply

Se houver alguma chance de essa pesquisa estar correta, só prova uma coisa, o brasileiro tem alta tendência ao suicídio.

Reply

Concordo plenamente com o post, todos são saudosistas do pinguço mas o povo tem pouca memória e daqui a dois anos ninguém vai dar preferência ao bebum.
A Dilma pode levar a metade dos 44% que votaram contra ela, somado a parte dos petralhas que reelegerem ela, ficará possível vencer o canabrava sem tanto esforço, um Duda Mendonça consegue dizer que a anta governa com juros baixos, por isto baixou os juros e cãmbio justo o que atrai votos de empresários.
Talvez o Copom baixe na próxima reunião os juros selic para 10% ao ano e com isto os juros reais vão ser de 2% anuais, igual ao mundo real, perderá a liderança na taxa nominal para outros países e perto das eleições poderá até zerar a Selic por seis meses antes da sua reeleição, depois de reeleita aumenta para 5% para evitar muito juro real negativo ( de 10% ) como na Venezuela que tem 40% de juro real negativo no país, Chavez paga menos de 15% anuais e a inflação pode chegar a mais de 50% este ano e lá o ditador não tem as mesmas reservas que o Brasil, o petróleo é ruim e somente os americanos o compram pois só eles podem refinar.
O Brasil pode comprar parte do óleo quando a refinaria binacional em Pernambuco ficar pronta ( em 20 anos mais ou menos ) cálculos realistas, pois o projeto pode parar pois Chavez não coloca a parte dele de dinheiro na obra.

Reply

Coronel, existe no horizonte político UM GENERAL, O GENERAL CIRROSE que do mesmo modo que abateu o doutor Sócrates que está na fila de transplante hepático,o cana-brava pode ter azar e ninguém com o fígado compatível ser encontrado.
Todo pau d'água que entra na fila do transplante de fígado tem que estar há seis meses sem beber.
Eu duvido que Lula deixe a canabrava para tentar trocar de fígado e se ele voltar a encher o balde,os remédios imuno supressores que evitam a rejeição perdem o efeito e o fígado novo pode ser destruído em meses e morrer de falência hepática, aí só SATANÁS o terá como companhia por muitos anos, talvez por mil anos.

Reply

Coronel, existe no horizonte político UM GENERAL, O GENERAL CIRROSE que do mesmo modo que abateu o doutor Sócrates que está na fila de transplante hepático,o cana-brava pode ter azar e ninguém com o fígado compatível ser encontrado.
Todo pau d'água que entra na fila do transplante de fígado tem que estar há seis meses sem beber.
Eu duvido que Lula deixe a canabrava para tentar trocar de fígado e se ele voltar a encher o balde,os remédios imuno supressores que evitam a rejeição perdem o efeito e o fígado novo pode ser destruído em meses e morrer de falência hepática, aí só SATANÁS o terá como companhia por muitos anos, talvez por mil anos.

Reply

Acho que uma questão passou despercebida: A Dilma também ganharia se for ela a candidata. Logo,como vão justificar pedir pra ela desistir se ela estiver em condições de vencer seus adversários,se o lula não concorrer? Pra mim o Lula vai de vice e aí meu velho,a Dilma que se cuide....

Reply

Francisco Amado-21 de setembro de 2011 17:34

"Urnas eletrônicas"

Infelizmente você está certo.

Países como Alemanha, Holanda e outros proibiram as urnas eletrônicas.
Não tem como recontar o voto nem como impedir sofisticadas fraudes colocando em risco a própria democracia.

"Há uma máxima em informática que diz : quando um sistema depende exclusivamente da palavra de quem o controla, ele é intrinsecamente inseguro."

Nesse País, somente o TSE garante que nos seus "COFRES" as urnas brasileiras são 100% seguras.

Por que o Ministério Público Federal quer impedir a comprovação impressa do voto eletrônico, já aprovado pelo Congresso, artigo quinto da Lei 12.034 ? Segundo o MPF o voto impresso pode "expor o eleitor", tirando o "sigilo" do voto.

E nós acreditamos em Papai Noel...acorda Brasil.

Reply

Se essa pesquisa não foi fraudada, demonstra, de forma definitiva, que o brasileiro é um povo corrupto e ignorante por natureza. E isso significa que o nosso futuro é negro.

Reply