A queridinha do Brasil.

Primeiro de tudo, assistam ao vídeo, clicando aqui.  Sem assistir, nem prossigam na leitura.

Se hoje existe um nome que simboliza a boa política no Brasil, é uma mulher e não se chama Dilma, Gleisi,  Mirian Belchior ou Ideli: o nome dela é Kátia Abreu, senadora pelo Tocantins, vice-presidente do novo PSD e presidente da Confederação Nacional da Agricultura. A sua atuação dos últimos meses a colocou acima da velha política de terra arrasada do DEM e a da "nova política" de terra selvagem e improdutiva da Marina Silva. Querem fatos que comprovam a afirmação?

Código Florestal. Kátia Abreu, uma ruralista, está liderando de forma vencedora a aprovação do novo Código Florestal,  prestando todo o apoio ao relator Aldo Rebelo, um comunista. O que aproxima dois seres políticos tão distantes? O trabalho sério, honrado, transparente e a favor do melhor para o país. Kátia Abreu poderia atacar Aldo por ele proteger os pequenos agricultores, por exemplo. Ao contrário, a senadora vem demonstrando o maior apreço pela agricultura familiar, para que ela se transforme em agronegócio familiar. Os dois seres políticos tão opostos correram o Brasil de mãos dadas, explicando cada detalhe da nova legislação para grandes proprietários e pequenos agricultores. Nenhum dos dois colocou ideologia acima do país, que é feito de pessoas e não de massa de manobra. Aldo foi cooptado pelo capital? Kátia Abreu virou socialista? E mais: é lúcido que tendo ampla maioria para aprovar o Código, a líder deste setor suba à tribuna para humilhar o governo? Cabe aqui uma frase antológica de Bento Gonçalves, o líder da Revolução Farroupilha: "Usai moderação depois do triunfo. O menor insulto às pessoas e bens de vossos inimigos será uma mancha em vossa glória". O Código Florestal foi aprovado na Câmara, contra orientação do governo, com 410 votos. Cabe à Kátia Abreu dividir a vitória com o governo, sim, pois este tema, como bem demonstra a votação obtida, é suprartidário e não há porque ser sectário como o PT.

Nova agricultura.Uma política agrícola onde 5% produzem 70% e 70% produzem 5% pode atender aos interesses do Brasil? Uma política agrícola que gera R$ 30 bilhões de dívidas impagáveis para pequenos agricultores está correta? É ético separar um assentado do MST de um pequeno agricultor? Uma política agrícola que não protege o pequeno produtor, como em qualquer lugar do mundo, é eficiente? Um país que produz 70% dos grãos em uma região e que bota esta produção a atravessar o país em busca de um porto para exportar é aceitável? A agricultura brasileira só é um fenômeno em função de ilhas de excelência como a Embrapa e do trabalho duro e pioneiro do seu povo. O governo pouco faz e, ao contrário, atrapalha. Adianta bater no governo, quando este governo tem maioria absoluta no Legislativo? Quando ele tem a chave do cofre? Neste contexto, não é lógico e racional que uma senadora eleita pelo voto da agropecuária e sendo presidente de uma entidade que reúne 2.300 sindicatos, 1, 5 milhão de filiado e que atende com programas a mais de 6 milhões de pessoas por ano, procure o governo para compor, negociar e buscar o melhor para o país? Qual o resultado da agricultura nos últimos três anos, com Kátia Abreu à frente da CNA? Melhorou ou piorou? Se o governo ajudar, vai ser pior ou melhor?

Articulação política.Sabem por que Kátia Abreu está em crescente articulação com o governo? Porque o governo acordou. Porque o governo entendeu que precisa do empresário. O governo quer capacitar as pessoas no campo e não sabe como fazer. O governo não conhece nada do meio rural e os seus programas são um fracasso para este imenso pedaço do país. Quem vai implementar estes programas? O SENAR, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, que forma produtores e agricultores em mais de 150 programas. São mais de 6 milhões de pessoas por ano. Para certa oposição burra, imbecil e tacanha,  seria melhor para o Brasil que fossem ONGS "companheiras" a fazer este trabalho, ensinando a invadir terra em vez de cultivá-la. O que acontece quando a CNA entra na agricultura familiar com todo o suporte técnico? Enfraquece o MST, porque torna propriedades produtivas, porque gera trabalho e lucro, em vez de escravizar o agricultor com ideologias, botando-os a apodrecer em barracos de lona ou na cadeia, após cometerem crimes em invasões, por exemplo. Mais: qual o problema da CNA colaborar com o Ministério do Trabalho para implantar a NR 16, norma que estabelece controle sobre atividades perigosas? Seria melhor que o agronegócio brasileiro continuasse a ser ligado com trabalho escravo e uso indiscriminado de agrotóxicos? E qual o "governismo" que existe em fazer com que dinheiro público, vindo de impostos, seja melhor aplicado no campo, nos programas sociais como o Brasil sem Miséria, quando a maior parte da pobreza está justamente na área rural? Seria melhor que o Brasil, lá fora, continuasse conhecido como o país do agronegócio riquíssimo e do pequeno agricultor miserável?

A reportagem não corresponde ao vídeo.A matéria publicada hoje, em O Globo, não combina com o vídeo produzido pelo mesmo jornal e pelo mesmo repórter. Tanto é que as declarações que estão escritas e que foram tomadas não saem da boca da senadora. Algumas imprecisões. A primeira delas é que a chapa de reeleição da CNA é única e jamais houve qualquer movimento contra a recondução de Kátia Abreu, conduzido pelo governo. O governo não tem bala na agulha para tanto. Kátia Abreu já está reeleita por mais três anos, pois é uma unanimidade dentro do setor. A segunda é sobre até a Contag estar participando de programas em articulação com o governo. O SENAR, o S da CNA, possui um conselho formado por seis empresários, seis indicados pelo governo e seis indicados pelos empregados, justamente pela Contag.Por fim, a reportagem de O Globo não corresponde com o artigo publicado pela senadora, ontem, na Folha de São Paulo. O artigo é assinado, a reportagem não. Clique aqui para ler.

Recalque do DEM. Por ter essa coragem, franqueza e assertividade é que Kátia Abreu não é só a "queridinha do governo", como tenta cunhar o repórter que fez um vídeo e escreveu uma matéria que nada tem a ver com as palavras da senadora.  Ela é a queridinha do Brasil. Não é à toa que Marina Silva jamais a enfrentou em um debate. Não é à toa que Dilma Rousseff a chamou para conversar. Na matéria abaixo, apenas um oposicionista foi ouvido, justamente um que não sabe diferenciar uma alface de uma chicória: Rodrigo Maia, o ex-presidente do DEM que rasgou a ata, vendeu a legenda para Aécio Neves, enche as burras do pai com o fundo partidário e chorou feito um bebê quando levou um pé no traseiro, tendo que entregar o cargo. Como pano de fundo está o nascimento do PSD. É duro para o DEM perder uma política como Kátia Abreu. Quem vão botar no seu lugar? O garotinho do César? 

Assistiram ao vídeo acima? Agora leiam a matéria. Cliquem para ampliar.

17 comentários

eh dureza ter que negociar com uma figura tétrica como a desse Juca...

tem que ter muito estomago...

Reply

Gosto muito da Kátia Abreu, mas se ela se aproximar da Dilma eu vou me sentir totalmente traído.

Não é possível colaborar com um governo corrupto. A oposição é tão pequena que não podemos nos dar ao luxo de perder gente

Reply

POLÍTICO BRASILEIRO: DEVEMOS ACREDITAR NO QUÊ ELE DIZ OU NO QUÊ ELE FAZ ?????????????

Reply

Katia

E firme sabe para onde o vento sopra. E a melhor liderança do pais

Reply

Vi o vídeo e pelo que entendi, ela não trocou de lado não. Se alguém está dizendo isso, é mentira. Deve ser mais uma do Romero Jucá e Idelí.

Reply

Dá para ver que tem o dedinho podre do Rodriguinho Maia para fazer uammatéria destas... Aquela família é uma máfia!

Reply

Estamos tão acostumados com políticos corruptos que quando surge alguém que tem foco e que pensa no país vira um bicho que ninguém sabe mais dfinir... Para os imbecis fundamentalistas dos dois lados é uma traidora, para os fisiológicos é uma das nossas mas para o eleitor que sabe diferenciar é o máximo. A senador está mais do que certa, foda-se os partidos, bando de corruptos!!

Reply

Eu sou agricultor e sei muito bem o quanto a senadora é adorada nos cafundós. É a guerreira do agricultor brasileiro, não trai, não vacila e não arrega. Quem é esse Rodrigo Maia, safado que nem o paí pra falar.

Élcio de Maringá

Reply

Ela está dizendo no vídeo, claramente, que é uma senadora de oposição, pois, foi eleita por um partido de oposição. Correto. Então, que seja de oposição, pelo bem do Brasil. O que mais o Brasil precisa, hoje, é de oposição. Não precisa nem ficar adjetivando oposição. Ou ficar adjetivando política. Ou ficar escrevendo política com maiúsculas ou minúsculas. Portanto, só cabe à própria senadora fazer crer no que ele mesma declarou: é uma senadora de oposição, foi eleita por um partido de oposição. Deve ser isso que os seus eleitores esperavam/esperam dela. E ela deve ser cobrada disso e por isso.

Reply

Voçês estão todos por fora o alto escalão do governo já determinou que seja instituido um Socialismo ditatorial e todos foram avisados quem não estiver com eles estará contra eles, logo cada um está enganchando seus para-quedas antes da nave se esborrachar no chão, quem viver verá foi dada a largada agora veremos quem é quem , e só ver os Militares do GRUPO GUARARPES já não falam nada o clube Militar nada diz e ai vai
E tenho dito mesmo que esteja morrendo.

Reply

Katia tem progesterona; alimenta a esperança.
Mas o pessoal da testosterona também tem razão quando acha que a alabanca, quando entorta, só com fogo pra endereitá...
Essa conjunção hormonal é auspiciosa; deve produzir uma política vencedora, capaz de nos fazer mudar de patamar.

Reply

M.L.


Oi,


A senadora precisa ficar ligada em sua segurança!

Reply

"Ser base ou ser democracia faz parte do jogo político e nós temos que acatar a decisão das urnas" Kátia Abreu

Tá lá no vídeo. Declaração um pouco estranha...Eu entendo assim: ACATAR decisão das urnas (para continuar sendo oposição) é uma coisa. QUERER SER oposição porque discorda das práticas corruptas cevadas por esse atual governo, é outra. Eu, se tivesse dado meu voto a ela pelo TO, estaria me sentindo mal com isso, com a senadora em quem depositei minha confiança "semeando apoio a Dilma"!!?? será? Francamente, bem que gostaria que a reportagem estivesse mesmo distorcendo os fatos, mas...não é o que parece.

Reply

Belo post. Antes de comunistas ou reacionários, antes de esquerda ou direita, antes de progressistas ou conservadores, precisamos de representantes brasileiros, conhecedores da realidade enfrentada e aptos a apontar soluções para os problemas do nosso país. Política, antes de tudo, é a arte de convergir nas ações, divergindo nas palavras. Nesse sentido, a esquerda superou há muito a direita, é só analisar os últimos pleitos presidenciais...

Reply

A senadora pode fazer o que bem entender, se seus eleitores, seu partido e sua consciência, disserem que sim. No vídeo ela diz ser de oposição. Antes desse vídeo, ela nunca tinha sido enfática a tal ponto. Se ela falou que é de oposição, então ela é de oposição. Oposição. E deve ser cobrado disso e por isso.

Reply

CORONEL,

A Senadora Kátia Abreu é uma das últimas e mais confiáveis trincheiras de resistência ao projeto bolivariano, cujos expoentes Castros e Cháves são admirados pela politiburo petralha hoje no comando do poder nacional.Que não titubeie, que não deixe dúvidas naqueles que nela depositam a confiança de que nem tudo esta perdido neste país.NELA ESTÃO NOSSAS ESPERANÇAS DE VER TRIUNFAR A DEMOCRACIA SUBSTANCIAL,SEM ADJETIVOS,GARANTIDORA DO MAIOR BEM POLÍTICO QUE O HOMEM PODE DESEJAR- A LIBERDADE.

Reply

A imprensa inverteu as bolas, quem aderiu foi a Dilma Rousseff, a dama de paus e mesmo o REI LUIZ 51 TATUZINHO ETANOL DA SILVA é favorável ao novo projeto de código florestal, mesmo o MST que invade qualquer lugar, até florestas de APA de grandes propriedades por julgarem que floresta é ÁREA IMPRODUTIVA e que tem que ser desapropriada por não atender a necessidade social de produtividade das terras inclusive o INCRA usa o índice de produtividade de uma terra como se ela inteirinha fosse produtível e não tivesse rio e nem uma APA. Se 1 ha produz 5 toneladas de soja, caso produzir 4,9 tonelada por hectare em um ano, o ministério da reforma agrária pode exigir e legalmente a desapropriação quase gratuita, pois os títulos TDA dão 6% de juros ao ano por 50 anos, o prazo para trocar por terra ou por dinheiro de indenização, é raro o agricultor receber em terra, só os assentados voltam às listas de sem terra e recebem novo lote.

Reply