Censura à imprensa: PT perdeu de novo.

Editorial do Estadão intitulado Controle, não: "democratização":

O 4.º Congresso do PT acabou cedendo à firmeza com que a presidente Dilma Rousseff, contrariando seu antecessor, tem repudiado a ideia de "controle social" da mídia, e rebaixou de "diretriz" partidária para mera "moção" convocatória o texto que agora é a posição oficial do partido a respeito do assunto. Ficou então combinado que não se fala mais em "controle social" da mídia, expressão politicamente inconveniente porque indissociável da ideia de censura, e os petistas passam a lutar pela "democratização" da imprensa.

A nova palavra de ordem não quer dizer absolutamente nada - e até por isso é tão perigosa para a liberdade de imprensa quanto a anterior -, mas satisfaz as duas tendências que, dentro do PT, não se conformam com a liberdade que os veículos de comunicação têm para denunciar as bandalheiras da companheirada no governo. São elas a ala minoritária, ideológica, de esquerda radical e totalitária, e por isso contrária por definição à liberdade de imprensa; e a ala majoritária, populista, pragmática, que sob o comando de Lula manda de fato no partido e está exclusivamente preocupada em se perpetuar no poder, e por isso tem horror a ver suas lambanças estampadas na mídia.

O PT já não é mais o mesmo desde 2002, quando foi editada a Carta aos brasileiros, que pavimentou o caminho de Lula em direção ao Palácio do Planalto. Desde então, passou a dar por não dito tudo o que afirmara antes e colocou seu destino nas mãos habilidosas do grande manipulador das massas. Eleitoralmente deu certo. Mas é conveniente salvar as aparências. Assim, o lulopetismo aliou-se às principais lideranças políticas, financeiras, industriais, comerciais, da alta sociedade, etc., mas continua atacando as elites. Meteu a mão na massa para garantir a "governabilidade", mas sustenta que o governo Lula se notabilizou pelo "combate implacável" à corrupção. Está fazendo o que pode, e bem, nas áreas econômica e social - se não forem levadas em conta as graves deficiências na educação e na saúde -, mas escancara a incompetência da máquina governamental partidariamente loteada para gerenciar projetos de infraestrutura.

É a divulgação pela mídia dessas ambiguidades e contradições, e das muitas pilhagens do dinheiro público que não param de vir à luz, que incomoda terrivelmente os petistas, fisiológicos ou ideológicos. Daí a obsessão com o controle social - perdão, com a "democratização" dos meios de comunicação. O PT promove deliberada confusão entre os conceitos de marco regulatório e controle social das comunicações. O marco regulatório é um conjunto de disposições legais que disciplinam as atividades em áreas que dependem de concessão estatal, como a radiodifusão e a telecomunicação. O "controle social" é conceito em que está implícita não apenas a regulação da propriedade e do funcionamento, digamos, técnico, dos instrumentos de comunicação, mas sobretudo dos conteúdos veiculados. É pacífica a necessidade da modernização do marco regulatório das comunicações no País, defasado em relação aos avanços tecnológicos das últimas décadas. Mas a questão dos conteúdos diz respeito à liberdade de expressão e ao direito à informação, fundamentos de uma sociedade democrática e, nessa medida, intocáveis. Mas é claro, e fica mais uma vez evidenciado pelas conclusões de seu 4.º Congresso, que não é assim que pensa o PT.

Uma ideia mais clara da maneira peculiar como os petistas entendem o que seja liberdade de imprensa está explicitada nas declarações do presidente do partido, o ex-jornalista Ruy Falcão, em entrevista concedida durante o congresso. Visivelmente irritado com a insistência das perguntas sobre o assunto, Falcão foi particularmente infeliz: "Estou dizendo quinhentas vezes: não vamos controlar conteúdo, somos contra censura, contra versão única de fatos. E defendemos a livre expressão de pensamento, inclusive para que vocês possam claramente fazer as suas matérias sem qualquer tipo de injunção empresarial". Para Falcão, portanto, os jornalistas, principalmente quando estão fazendo denúncias ou expondo fatos que não interessam ao governo, estão a serviço de interesses vis. Felizmente, o exercício do bom jornalismo não depende das garantias dadas pelo líder petista.

17 comentários

Bom dia caro Coronel

Então..."Lula se notabilizou pelo "combate implacável" à corrupção."

Que? Onde? Esse velhaco safado usou a PF como barragem para esconder as falcatruas do seu desgoverno, era só aparecer um escândalo, para no dia seguinte a PF fazer outra operação espetáculosa.

O resultado está começando a aparecer e nós é que pagaremos a conta.

http://www.dignow.org/post/uni%C3%A3o-tem-pago-caro-por-fracassos-em-opera%C3%A7%C3%B5es-da-pol%C3%ADcia-federal-2829112-33632.html

"Desde 2007, o governo federal foi condenado a pagar pelo menos R$ 1,6 milhão em indenizações por danos morais ou materiais a pessoas que foram presas ilegalmente"

Reply

Ponto pra dilma,
pelo menos até agora,
diferente do molusco que fala uma coisa pela manhã e meia hora depois dementia ou desconversava, se ela realmente assumir as rédias da carroagem merece um crédito,
Só não estamos vendo a tal
FAXINA, é FAXINA NÃO com V.

Reply

O recuo é temporário - o momento requer...

Reply

Dilma, a democrata, a defensora da liberdade de imprensa, a rival de Lula. E assim, mais uma vez, o PT passa a imagem de que tem seu "lado bonzinho", democrático, com a ajuda dos otários da própria imprensa. O lado atrevido fez o balão de ensaio, viu que haveria resistência ainda forte e mobilizou o "lado bonzinho", hoje personificado no governo Dilma, assim como no passado o "lado bonzinho" era Lula com sua "carta ao povo brasileiro".

Apenas prevaleceu o medo da classe média nas próximas eleições. Só!!!!

E exclama a imprensa, inclusive o bobo (agora vi que o é) RA: "Dilma é diferente"!!!!

Cambada de dementes. O PT faz gato e sapato deles e eles o aplaudem, como se gritassem: "me engana que eu gosto", "me engana que eu gosto"!!!

Reply

Coronel, Dilma não repudiou a ideia de "controle social da mídia", pelo simples fato de que a CENSURA já existe neste país. As emissoras de televisão nunca dão uma notícia que possa prejudicar o governo. Através dos caríssimos anúncios das estatais, elas se calam e só enaltecem Dilma et caterva. Há quanto tempo o "Estadão" está sob censura???! Cadê a Dilma que não se manifesta quanto a isso????!
Globo, Record, Bandeirantes, Rede TV, SBT, Folha de São Paulo... tá tudo comprado e dominado!!!

IMPEACHMENT JÁ!!!

Reply

Coronel,

O PT nunca perde. O partido faz essas "loucuras" para o dirigente da hora negar tudo e a grande imprensa apoia-lo na decisão.

Resultado: O PT bate, a Presidente defende a democracia e ainda faz papel de boa moça!!!

Again, again and again....

Fazem 30 anos que temos que defender a democracia das garras do PT.

Enquanto estamos "ocupados" com isto, elle vão ocupandoo poder.

É sempre o mesmo jogo!!! Elles jogam o bode na sala e deixam os democratas batendo cabeça!!!

JulioK

Reply

CORONEL,
A estratégia do PT para lavar-se da lama em que O lULA o mergulhou e no qual ainda chafurda, agora com companhia do zé dirceu,é produzir documentos para o futuro, reafirmando ser o partido paladino da moralidade e da ética pública.Com efeito,sabe que a memória coletiva é curta, os fatos serão esquecidos e o que permanecerá para o futuro será a história que for escrita(no caso,pela petralhada).

Reply

Infelizmente o pt não tem perdido, jamais ! Até por ter o Supremo ...

Reply

Coronel,

É alentador saber que o PT perdeu mais uma.

Mas estou cansado de ouvir isso.
Desde a rendição com a "Carta aos Brasileiros" em 2002 é o que mais se ouve:
"o PT perdeu de novo!"

Jacutinga

Reply

NÃO, NÃO, NÃO!!! MIL VEZES, NÃO!!!
Coronel, SOCORRO!!! Estão querendo endeusar Madame Satã!!! Essa mulher é do mal, é sociopata, fria e calculista. É amigona do Zé, seu companheiro de armas, e nunca fez a menor faxina!!! Acabem com essa canonização, pelo amor de DEUS!!!
Amanhã virá o "datafolha" com a manchete:
"Aprovação de Dilma bate novo recorde e chega aos 93%"
ALGUÉM DUVIDA????????!!!
Será que todos já se esqueceram que a Mulher Tomate sempre esteve sentada à esquerda do todo inescrupuloso Lula???!
Agora a pintam à imagem e semelhança de Maria Madalena!
PAREM COM ISSO!!!!

IMPEACHMENT JÁ!!!
IMPEACHMENT JÁ!!!
IMPEACHMENT JÁ!!!
IMPEACHMENT JÁ!!!
IMPEACHMENT JÁ!!!

Reply

O PT, quanto mais é bajulado, mais usa a imprensa como saco de pancadas.

Reply

Não passa da mais pura retórica comunista - coisa do tipo: "Somos progressistas"...

Reply

Não passa da mais pura retórica comunista - coisa do tipo: "Somos progressistas"...

Reply

ruy falcão, só reagiu como um bom petralha. Que é o que ele É.

Uma coisa que me preocupa, é a reação, das pessoas a favor da dilma.

Que ninguém se engane. A dilma só recuou, porque percebeu a reação das da população, contra essa maldita lei. Ela percebeu, que podia perder muito POLITICAMENTE.

Recuando nesse ponto, ela pode vir
agora com força máxima, para a volta da cpmf.

ELA É IGUALZINHA AO VELHACO,o zé,
genuino...


Izabel/SP

Reply

Anonimo das 9.06

Estou completamene de acôrdo, com você.

Ontem postei, um comentário lá no RA, contra a dilma, ele não publicou.

Amim, ela não engana, ela não faz nada sem o aval do pt.


Izabel/SP

Reply

IZABEL, o Reinaldo Azevedo tem normas no seu blog e alguns artigos dizem que não serão publicados comentários contrários à linha editorial da Veja ou contra qualquer publicação da editora Abril, jornalistas vinculados à editora ( todas as revistas ).
O RA é férreo cumpridor destas diretrizes e um dia ele violou, eu escrevi dizendo que ele tinha violado o compromisso e publicou post metendo o pau em reportagem da Veja, o provedor do blog do RA é o site da editora Abril, link da Veja e todos os blogueiros podem ser acessados pela página do RA, tem link para todos os blogs e link para a editora Abril e assinatura.
A VEJA ESTÁ TORNANDO-SE UMA FOLHA DE SÃO PAULO semanal, muitos jornalistas estão aderindo a Dilma e o RA está moderando a linguagem e só fica remoendo o CAFOFO DO DIRCEU em inúmeros post publicados por este jornalASNO. Tudo o que escrevo é vetado, às vezes passa mas seu grupelho manda colocar "RACUMIN", isto dizendo na linguagem do corona e Reinaldo não aceita divergências com ele, pois é jornalista da Veja e basta ser um A diferente dele para não ser publicado ou retirado depois. Acredito que até comentário do Coturno Noturno ( Coronel ) é vetado, fica algumas horas e some.
O Reinaldo parece um partidário da sençura à imprensa. ***sençura é:
burocratização para publicar, usar a censura judicial, como o príncipe Fernando Sarney que sençurou o estadão e mesmo o TJ do Maranhão liberando o Mesquita não publicou e mantém a contagem até talvez os cem mil dias ( um século) pois justiça quando é mandada andar devagar como lesma manca, vai a 1 mm/ano de velocidade.

Reply

Bpisteli, obrigada pelo esclarecimento.

Se é para falar o que ele quer
ouvir, não escrevo mais.

Izabel/SP

Reply