Pesquisa da Oxford University: mundo está deixando de acreditar em aquecimento global.

Faltando cerca de dois meses para a próxima reunião das Nações Unidas sobre mudança do clima, a última edição de uma pesquisa bianual global sobre questões ambientais indica que a preocupação com o aquecimento global anda em queda na maioria das regiões do planeta.As exceções são a América Latina - que subiu de 85% (2009) para 90% (2011) e a Índia (de 85% para 86%), segundo o estudo online realizado em 51 países pelo Instituto de Mudanças Ambientais da Universidade de Oxford, na Grã-Bretanha, e pela empresa Nielsen.

Chama a atenção o fato de consumidores dos dois maiores emissores no planeta de gases que provocam o efeito estufa terem apresentado queda vertiginosa no interesse por temas relacionados a mudanças climáticas e aquecimento global.
durban, south africa, climate change, conference, un, cop 17









Menos de metade dos americanos entrevistados (48%) se disseram preocupados com a mudança do clima. Na China, essa parcela é de de 64%, mas em 2009, eram 77%. Ao redor dos 51 países sondados, quase metade (48%) das pessoas disse ter "assuntos mais urgentes e importantes no mundo atual". Talvez ainda mais revelador seja a conclusão de que 37% dos 25 mil entrevistados não acreditam que as mudanças climáticas tenham como causa a atividade humana. 

O crescente desinteresse sobre o assunto vem sendo medido por diferentes pesquisas desde o início da crise econômica mundial, em 2008, e foi reforçado pelo fracasso da reunião climática de 2009, em Copenhague, que começou cercada de expectativas e acabou sem qualquer acordo concreto. Cientistas - que apesar disso continuam a divulgar novas pesquisas que com indícios de que o aquecimento global é provocado pelo Homem e está acontecendo - e ambientalistas parecem não ter respostas para a pergunta capital: como renovar o interesse na questão?

Nos próximos meses, seguramente veremos novas pesquisas e iniciativas de ONGs tentando responder justamente esta pergunta. Será que vão conseguir fazer a opinião pública internacional pressionar os seus representantes por um acordo em Durban, na África do Sul, entre 28 de novembro e 9 de dezembro? E a sua preocupação com o assunto, também diminuiu? ( Da BBC Brasil)

21 comentários

ITAQUERÃO - TRAMBIQUE SEM FIM

Além de construir o Itaquerão, estádio do Corinthians, a Odebrecht deve participar de um empreendimento imobiliário nos arredores da arena em conjunto com a Prefeitura de SP. Na PPP (Parceria Público-Privada) que está em estudo, a administração pública entra com um terreno vizinho ao campo -e a empreiteira constrói um condomínio de 600 casas populares.

DA JANELA 2
O projeto da Odebrecht com a prefeitura deve ter ainda financiamento do Minha Casa, Minha Vida, programa do governo federal para moradia popular.

(da coluna da Monica Bergamo)
@fitzca

Reply

Depois do Climategate e de tantos cientistas feras falarem que o papo do aquecimento global tinha mais mentiras do que verdades, isso já era de se esperar...

Reply

kkkkkkk...

então no resto do mudo cresce a descrença e só aumenta na AL?

que novidade??

o comunismo, caquético e já cegueta de um olho, acabou de aportar por essas terras como uma novidade!!!!

AL, sempre na rabeira do mundo...

parece ser o lixão do mundo mesmo, aonde tudo que eh descartado pelo mundo civilizado vem para por essas terras...

minha suspeita sempre foi a de que a AL eh aquele tal de elo perdido ente os homens e os primatas que os pesquisadores vivem procurando...

Reply

Eu pessoalmente nunca tive esta preocupação. Sempre achei esta estória um embuste de ongueiros para tirar dinheiro de qualquer lugar.

Reply

Picaretagem tem limite, né? E se hoje acredita-se menos no tal aquecimento global, aos poucos ficará ainda mais evidente essa pantomima infâme e politização extremada da ciência, equivalente à defesa (quase) unânime da eugenia, pelos bem pensantes, na passagem do século XIX para o XX, com resultados políticos nefastos, como os fascismos de esquerda mussolinesco, hitlerista e stalinista, herança maldita hoje esposada por vermelhos e verdes, petralhas, marineiros e ongueiros. Que os diabos os carreguem a todos!

Reply

Coronel,
estes que vivem pregando o aquecimento global e suas respectivas tragédias, são os mesmos apoiadores da Santa do Pau Oco, a velhaca Marina.

Reply

As pessoas estão perdendo interesse porque ele não existe. O aumento da temperatura da Terra nada tem a ver com o Homem. A questão é que já tem quase 8 anos que a Terra está RESFRIANDO! Isso é um golpe de pseudo-cientistas que ganham rios de dinheiro para suas ONG's. É coisa de comunista que diz que só acabando com o capitalismo para salvar o planeta.

Reply

Acreditar ou não acreditar, não muda a realidade: As coisas não estão mais como antigamente. E esse antigamente nem é,necessariamente,tão antigamente assim. As coisas mudaram no clima,coronel,isso é fato. O motivo pode se discutir,mas,que as coisas mudaram,isso é incontestável.

Reply

Estamos apostando que o abismo é só uma invenção, e mole?

Reply
Mensageiro do Apocalipse mod

Tudo é ainda especulativo e entender a equação CAÓTICA do tempo, com centenas de milhares de variáveis, muitas das quais até mesmo desconhecidas, tem sido um imenso desafio para os cientistas.

O mais próximo que chegamos de um resultado satisfatório da previsão climática é a conhecida teoria do "Efeito borboleta".

Fora isso, tudo é especulação.

Entretanto, as temperaturas globais estão caindo ao longo dos ultimos oito anos, ao inverso do que pregam os "Mensageiros do Apocalipse" do efeito estufa.

Essa é a "Grande verdade inconveniente" que tem feito cair no mundo "civilizado" a credibilidade de sujeitos como Al Gore, que enriqueceram vendendo a ideia do Juízo Final baseada em resultados de pesquisas adulteradas, que protagonizaram o escandalo científico conhecido como "CLIMAGATE".

Por aqui, ao sul do Equador, onde a civilização ainda é um vislumbre do ElDorado (democracia é coisa ainda recente e claudicante) são esses mesmos dados falsificados, validados pelos berros estridentes das WWF e Green Peace da vida, que financiam as ECO-Pentélias do terceiro mundo como Marina Silva.

No final das contas, essas espertalhonas com cara de pobre-coitada são as testas de ferro que atuam junto aos "ECOLÓGICOS" grupos de interesse internacionais para que, no final das contas, sejam eles que façam, sem oposição, a verdadeira exploração selvagem da nossa Bio-diversidade.

Reply

Uai e com falta de emprego, endividamento e más perspectivas econômicas como é que vão sustentar opinião nisso ?

Reply

Cel

Esta história de aquecimento global é coisa das ONGs para ganhar mais DINHEIRO$$$$.

Basta um vulcão entrar em erupção que a economia de carbono etc. vai pro brejo.

Um vulcãozinho na Islândia entrou em erupção e foi o caos no hemisfério norte.

Outro vulcãozinho no Chile entrou em erupção e foi o caos no sul da América Latina.

Isto é cíclico.

Átila

Reply

Coronel, uma coisa é mais que certa, depois desse histórico SETE DE SETEMBRO DE 2011 a coisa começou a esquestar pros lados do velhaco et caterva!
A continuar assim, a quadrilha petista irá se derreter de tanta paura!

Reply

Na verdade o povo americano e europeu tá mais preocupado com os empregos deles que com o clima...

Reply

Numa entrevista um jovem europeu disse que quer aproveitar a vida e f* esse negócio de meio ambiente. Na época me irritou mas agora penso que a natureza não precisa dos humanos e vai continuar ai pra sempre. O planeta já passou por tantas coisas catastróficas e se adaptou. É nossa obrigação mantermos o ambiente limpo para nosso próprio proveito. O ser humano quer salvar tantas coisas que mas acaba desrespeitando a natureza que é auto sustentável.

Reply

Quem quiser, pode me maldizer.
Então, lá vai:
.
O Universo possui cerca 13.7 bilhões de anos, o planeta Terra algo em torno de 4,5 bilhões de anos, calcula-se que o Sol, nossa estrela guia, convertendo 5 milhões de toneladas de hidrogênio em hélio a cada segundo, ainda vai brilhar por mais uns 5 bilhões de ano.
.
O homo sapiens está por aí por cerca de um milhão de anos, e a aurora da humanidade como conhecemos possui menos de 10 mil anos. Tudo que se pode chamar de moderno possui menos de 100 anos.
.
Tecnologia de ponta mesmo só de uns 20 anos para cá.
.
Não se consegue prever, com uma semana de antecedência, se choveria em SC no dia 08 de setembro de 2011.
.
O Sol e os oceanos são os grandes maestros do clima.
.
Qualquer trabalho científico nesta área ainda não possui dez anos de coleta de dados.

Se é que pode-se chamar de ciência, porque ouve-se muito barulho de um lado e não se publica nenhuma voz discordante, como é comum em qualquer debate científico.
.
Logo, os continentes continuarão na suas respectivas derivas e o clima do planeta, por uma quantidade incomensurável de fatores, vai continuar imprevisível.
.
O Universo, sim, joga dados e não aposta nem em aminoácidos...
.
.

Reply

Coturneiro de 9 de setembro de 2011 19:56,

adorei seu comentário!!!

Flor Lilás/PR

Reply

Com a crise econômica na porta, porque se preocupar com o aquecimento global?
Não é uma questão de que não acreditam que ele existe, só que surgiram prioridades maiores no momento. O mundo pode estar aquecendo, mas é devagar demais para ser mais importante que as maiores economias do mundo derretendo.

Reply

o anonimo 20:40 tem uma certa razao...

enquanto ha fartura e tudo esta tranquilo, os europeus parecem muito civilizados, preocupados com assuntos que na maior parte do restante do mundo nao tem impacto...

mas eh so a situação deles começar a se deteriorar um pouco que as prioridades passam a ser outras e dane-se o tal do aquecimento global...

conheço suecos que, por não ter mais nenhum problema na vida a resolver, se preocupam em saber a origem das penas que estofam seus travesseiros...

uma outra não usa fraldas descartáveis no seu bebe, usa fraldas de pano, porque, segundo ela, contribui para o meio ambiente dessa maneira...

mas quando a água começar a bater na bunda deles, o discurso mudara, com certeza...

por isso eles vivem pedindo, junto com os americanos, "florestas la, fazendas aqui", pois a realidade dessa gente eh muito diferente da realidade das pessoas do norte, que querem mesmo eh emprego e produção...

Reply

Nunca haverá o aquecimento global como previsto, pois se aumentar em um grau a temperatura média do planeta, a cobertura de nuvens passará de 50% ára até 85% da superfície do mundo.
Sem sol o planeta esfriaria demais, pois o albedo (áreas refletoras do sol e calor ) aumentará e o perigo é de nova glaciação, áreas brancas do mundo refletem mais sol e cai mais a temperatura, em efeito dominó ate a temperatura cair abaixo do ponto de solidificação do gás carbônico, que formará calotas nos polos e o ar sem CO2 esfria mais. Talvez em 20 anos o metano aumente na atmosfera com o aumento da matéria morta e compense em parte a zeragem do CO2.
Um dia o CH4 metano pode fazer voltar a temperatura acima do ponto de sublimação do CO2 e o mundo se reaquecer um pouco, um mundo a -20°c em média não tem nuvens e novo dilúvio ocorre, o mar sobe e as florestas aumentam em área, os seres humanos que existam, na Terra e em estações espaciais gigantes vejam o fim da era Marina e colonizem corretamente o planeta.

Reply

Coronel: gostaria de chamar a atenção para o trabalho do Climate Change Reconsidered do grupo Nongovernmental Panel on Climate Change (NIPCC) que desmancha as besteiras do IPCC et caterva que a Marina tanto gosta de citar... Acesso:
http://www.nipccreport.org/index.html

Reply