Oposição na Câmara prepara ofensiva contra aparelhamento da máquina pública.

Enquanto espera que novos escândalos em ministérios voltem a desestabilizar a base governista e resultem em mais assinaturas para a CPI da Corrupção, a oposição na Câmara dos Deputados planeja apresentar, na próxima semana, um projeto de reengenharia administrativa para o governo. A principal medida é sugerir o corte pela metade dos mais de 23 mil cargos públicos hoje existentes e do número de pastas na Esplanada.

O líder da minoria, deputado Paulo Abi-Ackel (PSDB-MG), diz que a estratégia é continuar convocando ministros a esclarecer denúncias de irregularidades e buscar as quase 50 assinaturas que faltam na Câmara para a instalação da CPI. Mas, para adotar também uma agenda positiva, a oposição pretende apostar no debate de grandes temas. "Já que a presidente Dilma Rousseff não governou até hoje, com tantas crises para resolver, vamos tomar a iniciativa" alfineta.

Abi-Ackel recorda que a presidente prometeu enviar ao Congresso programas de reestruturação de áreas estratégicas — Saúde, Educação, Infraestrutura, Indústria e Segurança Pública —, mas que, após oito meses de governo, pouco fez.A reestruturação proposta pela oposição será focada na fusão de ministérios e no corte de gastos desnecessários com custeio. Paulo Abi-Ackel usa uma pitada de humor para justificar as sugestões: "A única coisa que fazem o Ministério do Meio Ambiente e o do Desenvolvimento Agrário é brigar com o da Agricultura; Planejamento e Fazenda vivem fazendo oposição um ao outro; Turismo só serve para fazer farra com o dinheiro público; e o Ministério do Trabalho não gera empregos, só sindicatos em profusão".
...............................................................................
Seria interessante, para dar mais consistência à medida proposta, transformando-a em votos junto ao eleitorado cada vez mais descrentes dos políticos, que o PSDB reunisse os seus governadores e informasse que, em bloco, eles também cortarão 50% dos cargos de confiança nos estados. Provariam, assim, que a medida é efetivamente administrativa e não somente política. Minas Gerais, terra do deputado Paulo Abi-Ackel, seria um bom começo.

15 comentários

Coronel, por favor não utilize a lógica estendendo aos governos estaduais a medida.
Assim você inviabiliza o blablabla, o barulhinho do ronron dos bichaninhos que só querem um afaguinho , coitadinhos...

Reply
Mensageiro do Apocalipse mod

FHC passou a presidencia com 13 ministérios.

O Brasil funcionava bem.

luis inácio multiplicou por 3 o número de Ministérios e elevou a 3! (tres fatorial) o número de PTralhas e apaniguados que estão sangrando a nação ha nove anos.

A culpa de não termos saúde pública, hospitais, segurança, escolas, saneamento etc...

É ESCLUSIVAMENTE DE luis inácio E DOS PTralhas.

E de mais ninguém.

Reply

Que sirva como exemplo o Japão que devolveu o equivalente a R$180.000.000,00 da Cruz Vermelha referente a ajuda humanitária super dimencionada às vítimas de Fukushima.

Aqui no Brasil, os "voluntários" roubam os donativos dos flagelados como se viu no caso das enchentes de Santa Catarina.

Eta povinho de merda!

Reply

Se a oposição quiser moralização no serviço público, não precisa cortar nenhum cargo de confiança.
Basta criar uma lei para que os ocupantes dos cargos de DAS 1 até DAS 4, sejam ocupados OBRIGATÓRIAMENTE por funcionários da ATIVA,do respectivo órgão.
Sobraria ainda os DAS 5 e 6 para livre nomeação dos políticos.
Quero ver se alguém da oposição tem culhão para comprar essa idéia.
Fala oposição!!!!

Reply

Coronel, me desculpe, mas este Paulo akel é parente do Ibrahim, o homem das pedras? se for...

Reply

Quê oposição????

Reply

Não adianta Coronel

Os governadores do PSDB foram a maior decepção até agora, enfiaram a cauda entre as pernas e nada falam, eles tem "meda" de se indispor com a Mulher Tomate, e se cagam de "meda" do velhaco cachaceiro, o reizinho de merda do Brasil, de plantão.
Até o Cid Gomez deu umas cacetadas no desgoverno do Poste, e dos governadores do PSDB, nada além de elogios, são uns babaovos cagões.

Reply

Se dependermos desta "oposição" será muito tarde!.Mais importantes são iniciativas populares, tais como a feita pela torcida organizada de futebol,contra o Ricardo Teixeira!!!.Penso que todos os blogueiros mais famosos deveriam estimular essa iniciativas de protestos por todo o país!. Enquanto há tampo e espaço!Jdean

Reply

TÔ NA ÁREA
Alô Coturno.
O pimpolho do Abi-Ackel NÃO NEGOCIAVA PASSAPORTES EM BRASÍLIA,enquanto o outro carregava pedras para expiar os pecados(sic).

fui...

Reply

O post já diz tudo, nada mais.

Reply

Mas como ficará a "governabilidade" ?

No Brasil praticamente não existe partido de oposição, existe partido dos cargos, das comissões, das boquinhas ...

Não imagino um PDMB, por exemplo, dando apoio a qualquer governo por amor a pátria e pelo bem do povo.

Reply

Não adianta esses toma lá dá cá. Ninguém vai cortar nada. O que faltam são alternativas. Onde estariam as propostas das oposições contra a corrupção, contra o loteamento de cargos públicos, contra os desvios de finalidade? Onde estão os projetos para enfrentar a crise econômica que já chegou? Como pensa a oposição sobre impostos, juros e câmbio, para combater a crise? É isso que falta. O resto é holofote. Se tivessem apresentado propostas e as defendido, realmente, estariam mobilizando as pessoas, esclarecendo, formando lideranças etc. Do jeito que está, vai ficar.

Reply

ANÔNIMO DAS 19:00...PEÇA POR FAVOR AO TICO E TECO ENTRAREM NUM ACORDO, PORQUE NÃO ENTENDI SEU RACIOCÍNIO. PELO QUE ME CONSTA, QUEM TEM QUE DAR ESPLICAÇÕES SOBRE ESSA SUA DUVIDA É O GOVERNO DO PT E SEUS PELÊGOS, NÃO A OPOSIÇÃO AUSENTE... QUANTO AOS ESTADOS,CADA UM TEM SUA ARRECADAÇÃO.E TEM QUE PRESTAR CONTAS AOS SEUS ELEITORES... MAS O GOVERNO FEDERAL, QUE É GOVERNO DE TODOS OS CONTRIBUINTES, FICA PRATICAMENTE COM MAIS DA METADE DOS IMPOSTOS... CADE OS SERVIÇOS?????CADE O DINHEIRO???? NO QUE ELES ESTÃO GASTANDO???? VÃO DEVOLVER O QUE FOI ROUBADO E DESVIADO??? ISSO SIM A OPOSIÇÃO PODERIA ESCLARECER... FAZ PARTE DE SUAS ATRIBUIÇÕES.

Reply
Aqui não, jacaré! mod

Ainda é pouco!!!

Reply