OAB lança observatório contra corrupção. Pimenta nos olhos dos outros é colírio.

Seria melhor se a OAB criasse um Código de Ética ou Profissional que impedisse advogado de defender corrupto, a peso de ouro. Seria um bom começo para que os políticos que a entidade irá "observar"  fossem condenados com maior velocidade.Ou pelo menos deveria publicar, com destaque, quem são os advogados que estão defendendo corruptos. Se é para limpar, melhor começar pela própria casa.

Como parte do esforço de envolver a sociedade na luta contra a corrupção, a Ordem dos Advogados do Brasil lançou ontem o site "Observatório da Corrupção". O site acompanhará processos judiciais que tratem de desvios de recursos públicos e permitirá ao cidadão entrar em contato com a OAB, denunciando irregularidades e obstáculos aos seus andamentos. Após uma triagem da Comissão Especial de Combate à Corrupção e à Impunidade, a OAB irá atrás das autoridades responsáveis pelos processos que foram alvo de denúncia. Para isso, contará com o apoio das seccionais em todo o país.

- Vamos fazer visitas ao promotor, ao juiz, ao delegado responsável e cobrar providências. Se nada for feito, vamos levar às autoridades superiores - disse o presidente da OAB, Ophir Cavalcante, durante o evento de lançamento do "Observatório".O internauta que quiser fazer uma denúncia no site encontrará um texto com 18 artigos, que são os termos de uso para poder participar. Ao se inscrever, o internauta poderá acompanhar as ações tomadas pela OAB em relação ao processo que foi alvo de denúncia. O sigilo do denunciante será mantido.

O presidente da OAB também informou que, na próxima semana, o site vai fornecer uma lista com todos os processos que tratam de corrupção e que não tiveram solução de 1980 até hoje. O presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), Nelson Calandra, presente ao evento, defendeu a redução da quantidade de recursos possíveis na Justiça -- tema no qual a OAB está em posição oposta - e o fim do foro privilegiado. - Eu tenho certeza de que esse "Observatório" vai sinalizar e fazer toda a diferença no acompanhamento desses casos. Mas isso não vai adiantar se o Brasil não abolir o foro privilegiado para autoridades. O STF não tem condições de acompanhar todos os processos - argumentou Calandra. (De O Globo)

25 comentários

A solução não está em observar a corrupção, está em não agir contra ela!

Reply

Zzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz.....

Reply

A OAB é o típico caso de ejaculação precoce. Sempre acaba antes de começar.

Reply

Coincidência ou não, o foro privilegiado onde a morosidade da justiça e a impunidade são mais frequentes ser exatamente o Supremo.
Aquele HC do Sombra está residindo exatamente no gabinete do pai da PEC dos Recursos....
E não por acaso o Mensalão já vai entrando em prescrição.
Coincidência ou não, nas mãos daquele que para perseguir adversário até briga com colega de toga.
Duvido que a OAB apresente isso , du
vi d o dó.

Reply

Amigos...

Isso é um antro de avaliadores de corruptos.

Que esses "adevogados" de merda olhem pro próprio rabo!!!

Já tentaram entrar contra um "adevogado" no conselho de ética da OAB? É um bando de bandidos respaldando a bandidagem dos seus pares que enchem as burras de dinheiro defendendo o que?

... BANDIDOS!

O mesmo se dá na "magistratura"., onde Juizes pensam que são Deuses...

... e os Desembargadores têm certeza que o são.

Reply

Coronel,
que tal a OAB cobrar dessa penca de políticos leis eficiente e eficaz, sem necessidade de interpretação, punindo com rigor os larápios e os bandidos. Cadeia com punição pecuniária, sem direito a liberdade. Crimes de morte doloso, direto para cadeia, só sendo solto caso o júri o absolva. Essa OAB é uma piada.

Reply

A OAB faria melhor se assumisse seu papel ético de combate a corrupção e apoio ao desgoverno do PT, pois ficou ao lado do velhaco cachaceiro durante toda a roubalheira, inclusive do mensalão.

Reply

Cel,

"Se é para limpar, melhor começar pela própria casa"

Parabéns Coronel, concordo em gênero, número e grau com a frase. Que comecem a limpeza na própria casa pois já estamos enojados de tanta corrupção.

Índio Tonto/SP

Reply

cel,

De qualquer forma eh um começo. Vamos acreditar.

Reply
Dois brasileiros mod

A OAB é mais um, dentre tantos blá blá blás do cotidiano brasileiro. Nossa cultura se especializou em criar ilusões que se perpetuam como realidades concretas, porém com poder , de fato, destruidor, pois ao se travestirem, tais ilusões se transformam em alucinações que induzem ao delírio.
O povo delira, levado por líderes delirantes, que jamais gostariam de por fim à farra inebriante das fantasias, o caos se instala, pois louco que conduz louco ... bummmm

Reply

Cel, minha solução é melhor. Eleitos, não importa o nível, teriam que usar os mesmos serviços públicos que oferecem à sociedade. Do Presidente da República ao vereador do menor município, todos seriam obrigados a usar para si e seus familiares, a medicina pública (SUS), a educação pública e a defensoria pública. Enquanto o Lula usar o Hospital Sírio Libanês a medicina pública continuará a ser o escândalo que é.
Jayme Guedes

Reply

A omissa OAB vai fiscalizar a corrupção dos outros, nunca a do PT e PMDB.Não me engana que eu não gosto.

Reply

Não faltará ao Observatório o que observar. Cagliostro

Reply

Em qualquer país sério do mundo, o réu pode contratar qualquer advogado, mas tem que fazer prova da origem lícita do dinheiro que pagou os honorários. Em banânia, pode-se pagar os honorários com dinheiro de tráfico, de roubo, de corrupção, ou seja, o advogado está livre para receber honorários com dinheiro de origem ilícita, sem se preocupar em responder criminalmente por isso. Há uns tempos atrás, a Polícia Federal chegou a sugerir que se alterasse a lei para que o advogado tivesse que comprovar a origem lícita do dinheiro que pagou seus honorários, o que foi execrado pela OAB. Sem uma alteração como essa, o brasil continuará chafurdando na lama da corrupção e no sangue das vítimas inocentes.

Reply

Prezado Coronel,

Permita-me discordar, civilizadamente, da abordagem introdutória desse post. A função do Advogado, especialmente o criminalista (categoria na qual me incluo), não é defender O ATO do corrupto, mas A CORRETA APLICAÇÃO do Direito ao caso concreto.

Isso inclui o respeito ao devido processo legal, a observância do contraditório, a produção de provas nos termos da lei, a ampla defesa e demais garantias constitucionais asseguradas a todas as pessoas.

Também não há base, seja moral, ética ou legal, para se divulgar uma "lista de quem defende corrupto". Mais uma vez: defendemos a correta aplicação da lei, e não o ato em si. Se o processo for bem instruído, se as provas forem produzidas de acordo com o regramento legal, se as garantias legais forem corretamente observadas, então a punição será legítima.

O que não adianta é produzir-se um arremedo de processo, com provas forjadas (vida Operação Satiagraha) e os corruptos escaparem.

Vamos pensar a contrário senso: e se formos nós, pessoas honestas, a ser acusados de corrupção, com base em provas forjadas, sem direito de defesa, sem respeito ao devido processo legal? Não foi justamente o que aconteceu com o Eduardo Jorge, que passou anos até provar sua inocência?

Então, meu prezado amigo, nós, Advogados, não somos o mal. O mal é a caça às bruxas, é o justiçamento, é a decisão ao arrepio da lei.

Um grande abraço,

Ricardo Wille
Advogado - OAB/SC 19601

Reply

A OAB, uma entidade a serviço do LULLOPETISMO, acompanhando processos contra a corrupção, é a mesmíssima coisa que colocar uma RAPOSA para tomar conta de um galinheiro!
Na verdade, a OAB estará lá para não deixar a CORRUPÇÃO do PT chegar à tona, ou seja, aos ouvidos da imprensa e da população!
Abram os olhos, a OAB já era, foi cooptada pela máquina NAZISTA-PETISTA!

Reply

Deverá funcionar tão bem quanto a tal lei dos "Fichas Limpa"!.Somente para evitar possivel animosidade do povo contra os corruptos.

Reply

A OAB virou um escritório do PT, mas todos têm o direito de se defender. Os advogados que defendem os corruptos não devem sofrer constrangimentos por isso, senão voltaríamos as épocas negras da nossa história.

Reply

Já vimos esse filme,
só que com outra instituição,
não creio que vai funcionar...

Reply

"Observatório de Corrupção" é um nome perfeito para o que a OAB faz. Ela só fica observando a corrupção mesmo. Acredito que isso ocorre porque basta o governo ameaçar cortar algumas mamatas da OAB, uma entidade com fonte de renda fixada por lei (e constituição) e, na prática, nenhuma obrigação.

Reply

Sou advogado inscrito na OAB e digo: a OAB está desacreditada perante seus próprios associados devido à sua politização esquerdóide. A OAB se tornou uma entidade a serviço do petismo. Está sem moral diante de grande parte dos próprios advogados.

Sinto vergonha por ter de fazer parte dos quadros dessa Ordem profissional.

Reply

SÓ VAI DAR CERTO O DIA QUE TDS QUE ROUBAM NÃO SEJAM PRESOS ,MAS DEVOLVAM O DINHEIRO ,NÃO VAI PRECISAR MAIS NADA,NEM PASSEATA NEM CARREATA,NEM LEIS ,É SIMPLES DEVOLVE E ESTÁ LIVRE ,COM CORREÇÃO É ÓBVIO.

Reply
Mensageiro do Apocalipse mod

Ao Sr. Zé disse... - 11:38

Não poderia ser mais cristalina a sua colocação.

Parabéns.

Que a OAB de banânia comece por se moralizar.

Reply

Se o site fosse Observatório da Corrupção "na OAB" não sobraria um representante da "crasse". E saber que a OAB já teve como líder nacional um Raymundo Faoro... Meus sais!

Reply

Uma entidade que entrou com recurso no STF, para que suas contas não fossem analisadas pelo TCU.

Reply