O aluno de graduação no Brasil é um herói. Trabalha o dia inteiro e, à noite, enfrenta as piores dificuldades de transporte para chegar na faculdade, onde as condições de estudo, via de regra, são horríveis: laboratórios de informática lotados, lanchonete entupida e salas-de-aula apertadas, escuras e sem ar-condicionado. A maioria precisa correr feito louca, ao final do curso, para conseguir um local de estágio e, se não conseguir, tem que inventar uma atividade qualquer, dentro da própria instituição, para cumprir o currículo, sem agregar nada à sua formação. Oito a cada dez universitários estão em instituições privadas...
Antes de enviar estudante de graduação para o exterior, a Dilma e o Mercadante deveriam garantir ensino de qualidade, estágio e até mesmo ensino obrigatório de inglês nas nossas universidades....
A presidente Dilma Rousseff afirmou hoje que, por meio do programa Ciência sem Fronteiras, quer que estudantes brasileiros tenham acesso às melhores universidades do mundo. Em seu programa semanal "Café com a Presidenta", ela lembrou que, até 2014, o governo pretende conceder 75 mil bolsas de graduação e pós-doutorado no exterior. "O Ciência sem Fronteiras é um programa que dá aos estudantes e pesquisadores brasileiros a oportunidade de aperfeiçoar seu conhecimento fora do país, de pesquisar e de criar, além de estudar lá fora", disse. Dilma cobrou a participação de empresários brasileiros na tentativa de alcançar a meta de 100 mil bolsas de estudo.
De acordo com a presidente, serão priorizadas áreas ligadas às ciências exatas, como engenharias, matemática, física, biologia, ciência da computação, ciências médicas e todas as áreas tecnológicas. Segundo ela, tais áreas são consideradas fundamentais para a economia do país e para dar maior competitividade à indústria brasileira. Dilma explicou que a seleção dos bolsistas vai ser feita levando em consideração o desempenho dos estudantes no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) --quem atingir o mínimo de 600 pontos poderá concorrer às bolsas de estudo no exterior. Atualmente, 124 mil alunos alcançaram essa pontuação. Também poderão ser selecionados estudantes premiados em olimpíadas científicas como a Olimpíada da Matemática, além de alunos envolvidos em iniciação científica. "O importante é que, nesse programa de bolsas de estudo no exterior, os estudantes que não teriam recursos para estudar no exterior estarão entre os selecionados para frequentar as melhores universidades do mundo", afirmou.
E novamente o absurdo dos absurdos! O intercambista será selecionado pela nota do ENEM, mas deverá ter completado no mínimo 40% do curso. O que significa que a seleção será feita pelo que ele sabia há dois anos atrás, quando prestou o exame do ensino médio. É reconhecer que dois anos de universidade no Brasil significam conhecimento zero! Dilma e Mercadante, como dizia minha avó, só cangando!
26 comentários
Estudando está ruim e sem ele fica pior a situação.Cidade do Traêcio professores estão em greve , hoje faz 02 meses.
ReplyAonde está o ministro da educação? deve estra preocupado com a eleição de 2012.
Ensino realmente está péssimo, têm livros que quem descobriu o Brasil foi Luiz Inácio Lulla da Silva.Que 10-4 = 3, que cumê , nós vão e apenas questão de interpretação.Por isso que o Lula está trabalhando para o Haddad, porque ele adaptou seu analfabetismo na educação.
http://www.em.com.br/app/noticia/gerais/2011/06/08/interna_gerais,232716/greve-de-professores-deixa-escolas-estaduais-de-bh-fechadas.shtml
Realmente, são estranhos os critérios de avaliação do programa. Mas a iniciativa não me parece nada má. Foi aplicando idéias similares que o Japão e a Coreia do Sul impulsionaram fortemente suas economias.
ReplyMÉRITO é uma coisa que não existe no PT.
ReplyPara a petralhada não há PRICÍPIOS senão somente um: DESCONSTRUÇÃO por quaisquer meios.
Então para o PT, e a maioria dos esquerdopatas, o que vale é a PESSOALIDADE que serve ao partido, quer dizer, à quadrilha.
Ou seja, NÃO HÁ APREÇO NENHUM AO INDIVÍDUO.
Parece incongruente, mas é isso mesmo. Explico: um governo democrata, com instituições públicas que funcionem plenamente, não há pessoalidade; os cidadãos são tratados igualitariamente, e o que os distiguem é o mérito, princípio básico de uma sociedade justa e, portanto, democrática.
O ESTADO DEMOCRÁTICO NÃO PRECISA GOSTAR DE UM CIDADÃO ESPECÍFICO PARA GARANTIR-LHE SEUS DIREITOS (E OBRIGAÇÕES). NEM FERRÁ-LO SE NÃO GOSTAR DELE.
Sendo assim, aceitamos (cidadãos democráticos, conservadores de direita, patriotas e cristãos, na maioria) as diferenças na sociedade; há um convívio pacífico entre as pessoas. Diferentemente, os esquerdopatas não toleram a diversidade de pensar e de agir, por isso não há independência dos indivíduos e, portanto, do mérito que os diferencia.
insisto...
Replye a relevância do projeto de doutorado aonde fica?????
era isso que determinava se aluno era ou não merecedor de uma bolsa, afinal, não adianta pagar bolsas para o sujeito ir plantar broto de feijão em algodão molhado no exterior...
as universidades estrangeiras estão kagando e andando para a avaliação do ENEM...
vai ser uma invasão de turistas acidentais, só isso, pois a maioria não terá condições de concluir o doutorado sem conhecimento satisfatório do inglês...
a menos que mandem todos os 75 mil para Portugal...
e olhe la, tem gente que "estranha" ate os textos do Coutinho, pois quando o portuga resolve dar uma rebuscada no vocabulário, da um nó na cabeça de muito leitor da Foia...
tô na área
ReplyIsto mais parece com a "exportação"de judeus feito pela Alemanha.É incentivo à imigração ilegal e subsidiada.Deveriam mandar os estudantes de filosofia,letras,ciências sociais,etc..para aprenderem o que é democracia.
fui...
Coronel
ReplyNo estrangeiro, onde? Certamente em Cuba, na Bolivia, no Equador ou no Paraguay. E nada de aprender inglês, coisa de gringo loiro de zóioazur. Vamos mesmo é de portunhol à moda do noçoguia com algumas tinturas de guarany, aymará e linguas correlatas.
Será que alguem ainda leva a sério alguma coisa engendrada a partir da mente confusa dêsse gênio da raça que é o doutor Mercadante?
Êsse projeto vai dar em nada, como todos os demais inventados pelo PT e seus quadrilheiros.
Cabo
"por meio do programa Ciência sem Fronteiras, quer que estudantes brasileiros tenham acesso às melhores universidades do mundo. " Dilma e seu irrevogável idiota, digo, ministro da ciência e tecnologia deixam claro, com este programa, que desistiram de melhorar o ensino no país. Agora entendo porque este governo insiste em manter Haddad ministro da educação...
ReplyE ela está reconhecendo que as nossas NÃO são as melhores do mundo, graças ao governo anterior.
ReplyCuidado, estudantes, porque pelo jeito vão mandá-los para Cuba!
Chicrete de maçcar: R$ 0,50
ReplyCopinho de Pinga Uruçum: R$0,80
Ver Dilma defendendo os EUA: não tem preço
Ver um ministro de Ciência e Tecnologia dizer que é preciso enviar estudantes brasileiros para o exterior para que estes tenham acesso a formação de qualidade é quase tão absurdo quanto uma primeira-dama dizer que solicitou a cidadania italiana porque deseja um futuro melhor para os seus filhos!
ReplyCoronel, é por essas e outras que o programa deveria se chamar:
Reply"Haldol com a presidenta"
Dane-se a educação. Não faz parte do projeto petista. Pelo contrário, quanto mais ignorante na população, mais voto na eleição...
ReplyO que o governo vai fazer é montar uma grande agência de turismo, para poder propagandear "mandamos tantos mil para o exterior". Para poucos eleitos (se forem pesquisar encontrarão rastros do PT entre os eleitos). Enquanto isto, milhões seguirão com educação de faz de conta por aqui.
Mais uma vez os que pagarão a conta, os otários, os palhaços, os bobos da corte, enfim, o povo, não está nem aí para isso.
O povo otário parece ter conferido ao PT um cheque em branco do dinheiro público, para a companheirada queimar como quiser: cópa, olimpíada, turismo de estudantes, teatro da neta, enfim...
pois eh, como um colega ai acima destacou, o "busilis" esta exatamente no que eh considerado "exterior" pra essa turma petralha...
ReplyParaguai? Bolívia? Cuba?
nossas universidades estão perdendo em conhecimento pra essa turma?
Coronel, qualquer estudante, seja de qual área do conhecimento for, que tenha realmente uma estupenda capacidade de aprendizado, assim que vai se aperfeiçoar no exterior, JAMAIS volta ao Brasil. Preferem ficar definitivamente nos Estados Unidos, Europa ou Ásia. Quanto aos que vão "aprender" em Cuba, esses infalivelmente voltam. É a vida!
ReplyO programa semanal da presidente,
Replydevia chamar café com BOBAGENS.
Será que essa idéia de jerico, veio
da cabeça dela? caramba deve ter dado uma baita dor de cabeça,chegar a essa conclusão!!!
Quando ela diz, que os alunos terão acesso as melhores faculdades do mundo... isso quer dizer que o Brasil está fora, né??
pelo menos foi o que entendi.
Não seria mais proveitoso, investir
esse dinheiro, na MELHORIA DE NOSSAS FACULDADES?? mais aí não daria tanta repercurção.
Izabel/SP
CORONEL, com certeza sua vó cagava coisa melhor que esses dois, isso aí é kagada do lulla, já viu como fede né?
Replycachaça curtida na hora que sai é um horrô
Dilma deveria começar falando sobre a greve que atinge os Institutos Técnicos Federais em todo o país.
ReplyAmolecada estará sem aulas a partir de hoje e vai saber quando voltarão a ter aulas...
Educação? isso é mais um "Bolsa" dos petralhas para o povo folgado.
ReplyProune por ex. é bolsa SOCIAL e não bolsa mérito....
Podiam começar ensinando português para a "presidenta", "coronela" e "generala"! Arre!!!Bando de semi-analfabetos ridículos e mal intencionados!
ReplyEstes serão seus agentes no futuro. Ao voltarem, serão "abraçados e convencidos" a trabalharem pelo sistema que os enviou...
ReplyPra ser aceito em universidades de países de língua inglêsa há necessidade de aprovação no GRE ou no TOEFL.....Sem isto neca pau.....Petralha acha que o "jeitinho" é universal!
ReplyE por que os empresários vão financiar essas bolsas, num momento de crise?
ReplySerá que a Oi, a Oderbretch, a Camargo Correia, a Delta, as empresas do Eike Batista e outras vão abrir a mão depois de receberem tantas vantagens?
Ouvi dizer que a Ufrj vai selecionar alunos pelas notas do Enem, não mais pelo vestibular da instituição que exigia prova discursiva, inclusive.
ReplyFicar de olho para não ter mutreta nas provas do Enem, elas agora estão valendo ouro.
ReplyO que adiantará escolher um possível bolsista internacional pela nota do ENEM, se ele não dominar outro idioma?
Serão escolhidas Universidades de Portugal, de Angola, de Moçambique, de São Tomé e Príncipe e de Timor Leste.
ReplySimples, assim...
Caros amigos, primeiramente cabe salientar que sou um leitor assíduo do BLOG e meus pensamentos não diferem muito da maioria que aqui posta, porém, como médio produtor peço que façam uma análise um pouco mais detalhada e se aprofundem um pouco mais em alguns assuntos. Sobre o código florestal também prezo pela picaretagem e favorecimento que os ONGalóides tentam impor no mesmo, porém, analisem melhor os fatos antes de defender essa cambada de vampiros que estão ocupando as direções da CNA e suas Federações nos Estados, defendem apenas o grande produtor, que respaldado por eles produzem verdadeiros absurdos prá acabar com o médio e pequeno. Quando falo isso cito por exemplo o caso de largarem aviões com Herbicida nas pastagens de lindeiros, para após isso comprarem a propriedade, e ainda vô mais além, basta verificar as condições de financiamentos dos bancos para os pequenos e médios, com cláusulas absurdas e que acabam por retirar o campo dos mesmos, acarretando em vendas diretas, sem leilões, para os mesmos grandes de sempre. Forte Abraço
Reply