As universidades de lata de Lula e Haddad.

Apenas cinco quilômetros separavam, ontem, duas cenas marcantes na vida dos pernambucanos. Numa sessão solene, na Universidade Estadual de Pernambuco (UPE), a presidente Dilma Rousseff, carregando a tiracolo o ministro da Educação, Fernando Haddad, dava uma aula inaugural no curso de Medicina ao lado de ilustres autoridades, como o governador Eduardo Campos (PSB). Naquele mesmo momento, professores e alunos do câmpus de Garanhuns da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE),anunciavam que a instituição, inaugurada pelo então presidente Luiz Inácio Lula da Silva como pioneira na interiorização do ensino superior no País, 'está em coma profundo, na UTI, precisando de uma junta médica para salvá-la'.

A paisagem no câmpus era, de fato, desoladora. Esgoto a céu aberto, falta de professores e servidores, de salas de aula e laboratórios, de ônibus, de água, um hospital veterinário fantasma - e, para completar, uma aula inaugural de Agronomia dada no auditório, por falta de sala.'É tão grande a dificuldade para entrar aqui, e ao chegar vemos que a dificuldade para sair aprendendo alguma coisa é ainda maior', resumiu o calouro Hugo Amadeu. 'Ela (Dilma) vai atender a um curso de elite e aqui falta laboratório', emendou outro, Lucas Albuquerque. No curso de ciências agrárias 'não se dispõe de um único hectare para trabalho experimental', diz um professor.

Números. Professores, alunos e funcionários já encaminharam à Presidência um document0o de 26 páginas relatando os problemas no câmpus. Um dos professores, Wallace Telino, chama a atenção para a evasão - de alunos e de mestres. O governo, diz ele, 'está preocupado com números, mas se esquece da qualidade'. É que, embora a UFRPE já tenha dois câmpus problemáticos - além de Garanhuns, também o de Serra Talhada - a presidente Dilma anunciou um terceiro, em Cabo de Santo Agostinho.A UFRPE tem nove construções suspensas e duas interrompidas, por problemas com as construtoras. Um mês atrás, o Estado noticiou que o de Serra Talhada foi definido pelos alunos como 'museu de obras'. O diretor da unidade de Garanhuns, Marcelo Lins, reconhece os problemas mas afirma que 'um enorme esforço' está sendo feito para resolvê-los. (Do Estadão)

10 comentários

Uma vergonha o que estão fazendo com a UFRPE em completo abandono.
Também pudera, com o maior incompetente deste País no Ministério da Educação, o Haddad, só podia dá nisto.
Fora Haddad!!!!!

Reply

Coronel, acho muito bem feito, afinal de contas, nesse estado, PE, o Ilmo sr. José Serra, não venceu em nenhum município, só porque era paulista e das "zelite".
Pois bem digo e repito: bem feito, votaram no poste criado pelo mestre cachaceiro, só porque ele é nordestino, analfabeto (por opção e preguiça intelectual!) e "pobre" e tomaram na tarraqueta.
Bem feito de novo e mais cem vezes.
Bem feito. Colham o que plantaram esses rancorosos regionalistas.
.
Que abram bem os olhos e na hora de votar enfiem o indicador nos números certos em 2014.
Esse número que elegeu a Ogra, dá azar lascado para o Brasil, além de ser uma farsa!




Maria, SP

Reply

E depois, fazem críticas pesadas à USP, de São Paulo, à Unicamp, Unesp. E muita gente acredita. Lamentável. Podem problemas nas Universidades de São Paulo, mantidas pelo Governo do Estado, por impostos dos cidadãos do Estado. Porém, não no patamar descrito das federais deste governo e do governo de 2003/2010.

Reply

Cel.

A Maria, das 10:24 está certa! Não votaram no poste, que seria a continuação do apedeuta-mor, então não têm nada que reclamar!!!

Da próxima vez, que pensem melhor A QUEM estão dando o seu voto!


Chris/SP

Reply

só risos, Coronel...

só risos...

Reply

Onde está aquela cambada que deposita estrume em frente de câmaras distritais?

Pois é! Se outro partido estivesse no poder, com todos os desmandos promovidos em mais de oito anos pelo partido da ética e da moral ilibada, ia faltar merda e petralha para fazer greves, arruaças, manifestações, plafetagens, discursos raivosos, terrorismo... Mas como é o partido da quadrilha...

PT: partido do 'faça o que digo mas não o que faço'.

Bem que o JN podia fazer uma reportagem jornalística, séria, lá em Pernambuco, mas como a emissora gosta de factóides à serviço da causa ($) petralha...

Reply

Com um pouco de sorte, até a eleição, essas obras estarão todas caindo de podre.
Ai eu quero ver, ruir esse castelo de areia que o governo está criando.
Ninguém consegue enganar todos,
durante TODO tempo.


Izabel/SP

Reply

Porque esta oposição de araque não vai lá, filma isso e joga na TV, na internet, nos jornais???

Vamos trabalhar PSDB!!! Mostrar ao povo as falcatruas do partido mais corrupto da história!!! Tá fácil trabalhar, o governo não tem uma obra sequer pra mostrar, só placa e canteiro!!! Mostra aquele "navio" parado lá no cais que foi inaugurado com estardalhaço!

Reply

Faço coro com a turma do "bem feito"... ou 'bem empregado' como a gente diz aqui no nordeste. Não foi lá que a Faxineira disse que tinha uma dívida para pagar quando foi eleita? Não foi lá que ela foi agradecer? Tá aí o agradecimento...

A situação das universidades em expansão é periglitante. Para ter uma vaga idéia, tenho 100 alunos em uma disciplina. Como um professor pode acompanhar 100 alunos em um semestre? Talvez eu seja idealista, mas quero que meus alunos saiam do curso sabendo o mínimo, para isso é preciso conhecer o aluno, suas dificuldades, mas como fazer isso com 100 alunos? A qualidade do trabalho ofertado, e não estou falando de aulas didáticas, mas de acompanhamento dos alunos, é pífia. São 300 avaliações e outros 200 relatórios de aula prática para corrigir. Se quisermos primar pela qualidade, é preciso ler, avaliar cada relatório minunciosamente para sermos justos com os alunos. É uma vergonha o que este partideco de quinta está fazendo com a educação superior no BR.

Mas vamos combinar né... já era esperado vindo de um partideco onde o lider máximo declara abertamente que não gosta de ler.

Reply

Uma outra coisa. Quanto ao Haddad, só há uma soluução:

Elle precisa receber um ipon para wazari!

Reply