Aécio começa a fugir da raia.

Artigo publicado no Valor Econômico, intitulado " Um choque de gestão para a candidatura Aécio":

O presidenciável tucano Aécio Neves tem um Plano B, para o caso de não concorrer à Presidência: disputar o governo de Minas Gerais, pois Antonio Anastasia não tem mais direito à reeleição e o grupo hoje no poder não vê outra opção para vencer em 2014. O Plano B de Aécio é a cada dia um Plano B+, que pode se transformar em Plano A, sobretudo se Luiz Inácio Lula da Silva for o candidato do PT à sucessão de Dilma Rousseff. De certa forma, Aécio tem frustrado as expectativas que os tucanos depositavam na sua liderança para voltar ao poder daqui a quatro anos.

A perspectiva de poder, às vezes, é mais forte que o poder em si. Se não esperava tanto de Aécio, o PSDB, após as eleições de 2010, contava ao menos que o ex-governador de Minas, a esta altura, já tivesse se firmado como alternativa incontestável a Dilma, Lula e ao PT. Mas paira no ninho uma reversão de expectativas - real e que ainda pode ser contida, mas que deixa perplexo o partido. A atuação de Aécio, em cinco meses de Senado, é talvez o melhor exemplo do anticlímax. Demorou a falar. Quando subiu à tribuna, pronunciou um discurso vazio. Evidentemente, com a fama que o precedia, foi prestigiado com um plenário cheio e muitos apartes. Mas de concreto sobraram apenas os elogios dos governistas - que o proclamaram líder da oposição e o candidato presidencial do PSDB em 2014 -, e a sensação dos oposicionistas de que Aécio não se preparou para se apresentar como uma opção aos 12 anos de governo que o PT estará por completar nas próximas eleições presidenciais.

Faltaram, ao discurso, brilho intelectual e uma visão de Brasil como tinha, por exemplo, o avô do senador, o presidente Tancredo Neves, morto antes de tomar posse no cargo, em 1985. Mesmo alguns improvisos de Tancredo tinham estilo e conteúdo. Se falta um projeto e uma ação legislativa mais firme, qual será a arma de Aécio em 2014? A simpatia, a média com os companheiros, o chamado estilo mineiro de fazer política?No Senado, Aécio se destacou por duas proposições: a emenda à Lei de Diretrizes Orçamentárias para o governo incluir no Orçamento Geral da União as emissões do Tesouro para o BNDES, algo hoje em torno dos R$ 240 bilhões, e um projeto de mudanças radicais no processo de edição de medidas provisórias.

A emenda para tornar mais transparentes as emissões do Tesouro passou no Congresso, teve sucesso de parte da crítica especializada, mas foi impiedosamente vetada pela presidente Dilma Rousseff nos seguintes termos: "A inclusão de todas as emissões na peça orçamentária representaria uma sinalização prévia de emissões estratégicas a serem feitas pelo Tesouro Nacional ao longo de cada exercício, possibilitando aos agentes econômicos anteciparem seus movimentos no mercado de títulos públicos, com impactos e riscos à gestão da dívida pública federal". Só faltou chamar Aécio de ingênuo.

No caso das medidas provisórias Aécio tomou carona na onda de protestos dos senadores pelo pouco tempo de que dispõem para analisar as MPs, depois que elas são aprovadas na Câmara - houve casos já de a Câmara aprovar um texto pela manhã e o Senado ser obrigado a referendá-lo à tarde, para não perder prazos regimentais. O ambiente era tão ruim que o próprio presidente do Senado, José Sarney, tomou a iniciativa de apresentar um projeto regulamentando a tramitação e a emissão de MPs.

Aécio percebeu na situação uma oportunidade e apresentou um projeto bem mais ousado que, entre outras coisas, previa a criação da uma supercomissão para analisar a admissibilidade das MPs enviadas pelo Executivo ao Congresso. Prevaleceu o projeto de Sarney, que atendia o principal: a garantia de que os senadores terão mais tempo para estudar as medidas (80 dias, a Câmara, 30, o Senado e mais dez a Câmara, se os senadores fizerem mudanças no texto dos deputados). Relator do acordo que permitiu a aprovação do projeto, Aécio pode posar de pai da mudança do processo atual, resultado de uma mudança feita quando o senador, então deputado, presidia a Câmara.

Politicamente, Aécio mantém uma relação amena com o governo. Para os governadores do PSDB, "função de governador não é fazer oposição", como fizeram questão de deixar bem claro já em duas reuniões. Mas também ficou claro que essa seria a tarefa das bancadas. A elas caberia realçar as diferenças entre os projetos do PSDB e do PT. Em sua maioria, senadores e deputados gostariam de ver seu eventual candidato em 2014 com uma postura mais crítica em relação ao governo, principalmente agora com a aproximação das eleições municipais.

Na prática, a aproximação de Aécio do governo Dilma parece a muitos tucanos mais um capítulo da guerra com José Serra. Uma estratégia destinada a identificar Serra como oposição radical, enquanto mantém abertos os canais administrativos com o governo federal. O discurso replicado em Minas é de que "todos os problemas do Estado são de responsabilidade do governo federal". Belo Horizonte, diga-se, é a única grande capital brasileira que não tem um metro de linha de metrô (tem um trem de subúrbio que é chamado de metrô).

Apesar das dificuldades políticas do semestre de Dilma, o PSDB é o mesmo partido dividido que perdeu as três últimas eleições para o PT. O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso foi o único até agora a apresentar um comando conceitual para a sigla, mas não foi ouvido e até mesmo criticado. A cúpula tucana ridicularizou um documento em que Serra tentou alinhavar algumas ideias para a discussão. FHC aceita feliz o reconhecimento de Dilma pois acha que passou a ser detestado pela maioria da população por causa de Lula e do PT. A campanha deixou sequela na relação de Serra com Dilma, que já foi melhor.

Agora, há quem lembre que em 2002 Aécio hesitou em sair candidato ao governo de Minas. É menor a figura do messias tucano. O pior é que começa a crescer no PSDB a sensação de que Aécio teme o enfrentamento com Lula, mesmo que seja para acumular capital para 2018. Na cúpula tucana já se avalia que candidatura presidencial de Aécio precisa de um bom "choque de gestão". Ou Serra pode outra vez "fazer acontecer".

29 comentários

observadordepirata mod

Fiquem Atentos!
Dia 27 de Agosto prescreve o crime do mensalão! O ministro Joaquim Barbosa vem empurrando com a "coluna" a conclusão do maior assalto feito aos cofres públicos deste país, o que não o impede de frequentar com assiduidade os botequins da vida...

Este senhor foi nomeado pelo Capo Inácio da Silva e a conclusão do processo depende dele...

Pressionem, usemos a rede de uma forma mais contundente, denunciando a proximidade da prescrição!

Atenção! O dia é 27 de Agosto de 2011!!!

Carlos Vereza

Reply

Aécio, Aécio, Vovô está te olhando de algum lugar.

Reply

DO C.H.

Lula lá

Para quem chamou Muammar Kadhafi de “meu amigo, meu mestre, meu líder”, o ex-presidente Lula já deveria ter feito declaração solidária ao tirano. Ou se unido a ele, armas em punho, contra o levante popular.

Boca maldita

Lula também se calou quando o jornalista Andrei Neto, do jornal O Estado de S. Paulo, ficou oito dias preso na Líbia em março, capturado pelo exército do ditador.

Reply

O Zé Bonitinho da alterosas é um tremendo enganador, esperar oi que desse inútil, ele nunca terá colhões para bater no velhaco canalha.

Reply

Veja essa Coronel, e me diga se a Mulher Tomate anda ou não pagando as contas do velhaco.

http://contasabertas.uol.com.br/WebSite/Noticias/DetalheNoticias.aspx?Id=622

Despesas sigilosas da Presidência crescem no último trimestre.

Reply

Que Serra faça de novo acontecer!!! Só que desta vez desmascare o PT, apresente todos os podres e mentiras. Tem argumentos de sobra para isto.

Ele tem atacado, por escrito, mas precisa ter coragem, se concorrer em 2014, a atacar de frente o adversário, qualquer que seja!

FORA PT !!!

Chris/SP

Reply

Coronel

Quando vejo você falar no Aécio penso logo nas minha aulas de psicologia. A palavra PROJEÇÃO com todo o seu significado se enquadra bem no seu caso. Você está falando de si mesmo não de Aécio. Para traduzir e interpretar um político como Aécio Neves não basta olhos comuns e levianos. O homen mais preparado para dirigir o brasil ou Minas Gerais se chama Aécio Neves.
Enquanto o Brasil não o elege vamos vivendo nossa vida. Como disse o próprio Aécio, ser eleito para a presidência não pode ser um projeto pessoal mas sim coletivo.
Um abraço.

Reply

Off topic, Coronel.

Quem gosta e vota no pinguço é tão doente ou bandido quanto o próprio. Acham que são espertos, então tá!

Esse negócio de que a esquerda gosta de pobre é conversa fiada pra boi dormir.

Esses comunofascistas gostam mesmo é de dinheiro, são reacionários, mas de uma casta privilegiada.

Quem gosta de pobre é o capitalismo, pois há potencial de demanda ou consumo latente. E onde há capitalismo há competitivide, que força o progresso em todas as formas.

Quando os esquerdistas se dizem contra o capitalismo, na verdade, são contra as benesses do progresso, porque como de fato os intelectuais e os promotores dessa utopia fascista contam em pertencer à casta que mama no estado, o progresso não é bem-vindo, é uma encheção de saco.

Manter a casta da boiada em estado pacífico é o máximo que pretendem exigir de suas capacidades mentais e físicas.

Mas perceberam que a utopia é muito diferente da realidade. Não é à toa que a China aderiu forçosamente ao protocapitalismo ou capitalismo sem democracia de fato.

Talvez é esse o caminho que a esquerda vagabunda pretende implantar no Brasil. Um exemplo do modus operandi esquerdopata é o ecofascismo disfarçado de ativismo em prol da sustentabilidade ambiental.

Naquele discurso enfadonho da curupira do mogno surrupiado, esconde-se o verdadeiro busílis: implantar um estado fascista de esquerda à moda chinesa ecolight.

O povão não precisa, segundo a retórica pouquíssimo propalada pela verdolenga, comer um bifão bovino ambientalmente impactante. Ração balanceada dá conta do recado.

Reply

Estou me lembrando de um post seu coronel, vaticinando o futuro do mocinho. Dizia o senhor, que o futuro dele seria ser senador , depois governador de minas, e assim sucessivamente, até a consumação do pó (opss!!!).
Palavras proféticas, em?
O senhor não quer aproveitar e dar um palpite sobre os números da mega sena de amanhã? (rsss)

Reply

Ah, ia me esqueçendo. Em complemento aquele seu post, eu comentei que o futuro do xuxú alckmin, seria ser presidente da camâra de vereadores de Pindamonhangaba.

Reply

O Brasil há quase 9 anos mergulhou no Metodo da Corruptocracia Lulopática Sindicalista do Luiz da Silva, que teve sucesso porque avançaram no dinheiro publico,nos cargos, nos mensalões.
Quem ganha politica é dinheiro, por isto o PT é imbativel.
Os paulistas não sabem fazer política, sabem gerenciar, por isto não se impões nacionalmente.
Esta alternativa do Aécio candidatar-se à sucessão do Anastasia é ÒTIMA.
Quanto ao Luiz da Silva ele foi eleito pelo odio do povo á politica desumana racionalista do FHC. Sem este elemento acho dificil ele retornar e se forem eleiçoes sem cirrupção menos ainda.
Tenho esperança que o que está intalado em Brasilia caia por uma intervenção Divina.

Reply

Aécio "Joaquim Silvérios dos Reis" Neves não se emenda. Sempre foi muito fraquinho...

Reply

Enquanto o Brasil não o elege vamos vivendo nossa vida. Como disse o próprio Aécio, ser eleito para a presidência não pode ser um projeto pessoal mas sim coletivo.
Um abraço.


Ai meu Jesus Cristinho! Eu não consigo entender como alguém consegue ser tão ingênuo, ou talvez tão burro mesmo. Vou falar só sobre alguns pontos contra o Aécio e seus discursos vazios em prol do "coletivo"

1) Quando as eleições vierem, o PT não vai ficar fazendo esses discursinhos mequetrefes em prol do coletivo. Ele vai mobilizar sua gigantesca máquina de propaganda e de mentiras, azeitada por dinheiro de fundos de pensão e sindicatos. Vai passar por cima da oposição com um trator.

2) O Aécio tem um projeto pessoal. Quer o poder, mas não está conseguindo convencer ninguém com seus discursos vazios. Ele não quer brigar com o PT porque, no fundo, se o PT oferecer a ele um ossinho, ele balança o rabinho, alegre e obediente.

Agora, vou traduzir a resposta da Dilma à MP dos repasses ao BNDES:

"A inclusão de todas as emissões na peça orçamentária representaria uma sinalização prévia de emissões estratégicas a serem feitas pelo Tesouro Nacional ao longo de cada exercício, possibilitando aos agentes econômicos anteciparem seus movimentos no mercado de títulos públicos, com impactos e riscos à gestão da dívida pública federal"

Tradução: "Se nós começarmos a mostrar que estamos torrando dinheiro com BNDES, gerando dívidas e fazendo de conta que elas não existem, qualquer idiota perceberá o que estamos fazendo. Então, preferimos criar um emaranhado de processos e contas que quase ninguém entende para que as dívidas estratosféricas que estamos contraindo não fiquem tão óbvias. Esse é nosso segredo: escondemos as dívidas com muito malabarismo e maquiagem das contas públicas. Acha que seríamos idiotas a ponto de mostrar isso às claras, Aécio? E você ainda acha que é grande coisa? Trouxa!".

Reply

ÊTA AÉCINHO PLEYBA BUNDA MOLE !!! COMO PODE TER TANTO MÊDO DE DISPUTAR UMA ELEIÇÃO COM O ANALFABETO LADRÃO ? COMO PODE SER TÃO CAGÃO ASSIM ??? QUER DIZER QUE SE O MOLUSCO DISPUTAR ELE NÃO VAI ?? VAI PASSAR RECIBO DE SER PAUTADO PELO MULLA ??? TRISTE FUTURO TEM O PSDB...

Reply

esperaram brilho intelectual?

de quem?

do Traecius?

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk..

Reply

CABRAL ESTÀ CRIANDO CURRAL ELEITORAL!!!
ATENÇÃO!!!!

Vamos barrar o Projeto de Lei (PL) nº 767/2011 — que entrega a gestão dos hospitais públicos do Estado às chamadas ‘Organizações Sociais’ (O.S.), forma disfarçada de privatização — servidores da saúde estadual ocuparão as escadas e galerias da Alerj na tarde desta QUARTA-FEIRA DIA 24/08 A PARTIR DAS 13 HORAS, quando os deputados governistas pretendem votar (e aprovar) o texto do PL. “Não aceitamos esse projeto absurdo que, na prática, acaba com o serviço publico gratuito e universal para toda a população. Chamamos todos os servidores e usuários de hospitais públicos do Rio a comparecerem. Derrotar o projeto de Cabral Filho é lutar em defesa da saúde pública para todos”.
O texto do PL 767/2011 foi enviado à Alerj na semana passada, com pedido de urgência para votação. Com o projeto, a intenção do governo estadual é transformar os servidores estatutários numa categoria em extinção e, ao mesmo tempo, abrir mercado para a entrada de empresas privadas na saúde. Em outras palavras, é transformar a saúde pública em mercadoria, desvirtuando seu caráter de serviço essencial que, pela Constituição, é dever do Estado e direito da população.

http://sospedrosegundo.blogspot.com/

Reply

Tudo o que falta a Aécio é o que ele realmente não é, oposição!

Reply

Anonimo 11:24, que disse:

"O homen mais preparado para dirigir o brasil ou Minas Gerais se chama Aécio Neves. Enquanto o Brasil não o elege vamos vivendo nossa vida. Como disse o próprio Aécio, ser eleito para a presidência não pode ser um projeto pessoal mas sim coletivo."


Acho que você está delirando! O Aécio é o que de pior pode acontecer para o Brasil! Ele é o jovem com idéias arcaicas, além de ser um traira!!! Fingiu campanha pró-Serra e deu um bote no final.

Ele pode ganhar lá na Minas Gerais, mas em S. Paulo lhe daremos o troco.


Chris/SP

Reply

Esse psdb é ridículo! Sério mesmo que alguém imaginava que aécio largaria o espelho e as fofocas de comadre para tornar-se um senador de respeito, com possibilidades de peitar o pt em 2014? Só rindo. Para não chorar.

Reply

amarelou!

a possibilidade de encontrar o velhaco pela frente e tomar uma surra levou o mineirinho a comecar a cair fora do raia...

anote ai, a vida policita desse sujeito nunca vai passar disso ai...

do governo pro senado, do senado pro governo e vai ficar nesse ping-pong pra sempre...

fora de Minas não tem votos para se eleger mais nada...

Reply

É como no futebol: chega uma hora em que o jogo separa os homens dos meninos. Parece que o destino de Aécio é fantasiar-se de Pelé e jogar como Macalé.

Reply

Oi Coronel, quem será esse ridículo anônimo das 11:24 elogiando o traecio! Será o próprio???????

Agora ficar com medo de concorrer com o cachaceiro é de doer.

A hora do cachaceiro vai chegar, pode apostar, agora pensar em traíra silverio neves para presidente , tbem tem que ter estômago. Sem a menor chance.

Sou mais o Serra!!!!!

abraços,
Inez - SP

Reply

E pensar que esse patricinho medroso entregou minas ao mulladilmá...olha, tem hora que dá um desgosto...

Reply

Vai no popular mesmo: borrou-se, cagou-se, amerdou-se. Para um País já sem oposição, oposição é que Aécio não é. Já vai tarde. Passar bem. O próximo!

Reply

No momento que anunciasse sua candidatura a presidente da república, puxariam a ficha dele! Vai de pó a bebida e outros babados.

Reply

Esse cheirador mineiro é o que há de pior na política brasileira.
Esse songo-mongo faz o estilo "sem querer querendo". A diferença entre esse titica e o Serra, por exemplo, é imensurável.
Serra já foi prefeito, senador, deputado, ministro duas vezes, enfim, como é que alguém ainda cogita o nome desse nariz de plástico? Tenha dó.
Sempre bati nessa tecla e não me canso:
Senhores, a rataiada invejosa e recalcada não suporta e sequer cogita a hipótese de termos um Presidente paulista.
No cérebro de amendoim desses otários, Serra, Alckmim ou qulquer outro político paulista do PSDB, se eleito, vai fazer como eles: governar para o próprio umbigo!
Sem essa. Olha a pujança do nosso estado! Alguém conhece as ricas e prósperas cidades do interior do estado? Conhecem nossas rodovias? Fala sério. Se somos o que somos é por causa dos bons governantes paulistas.
Enquanto esse pensamento provinciano perdurar, o Brasil estará condenado a bater às portas do primeiro mundo, mas nunca vai entrar.
Gentinha atrasada, recalcada, rancorosa e medíocre.
.
O PT quer transformar São Paulo num Brasil, ao invés de transformar o Brasil em um SP.

Tive um vizinho mineiro que dizia que SP era um país...

São Paulo sempre foi vanguarda, o resto é imitação!


Maria, SP

Reply

Aécio vai concorrer a presidente para deixar o Lula ganhar.

Reply

Aécio jamais chegará à presidencia da republica, não com os votos de São Paulo.A unica coisa que ainda o salva é a figura do avô, de resto é uma mediocridade só, esse sim é o verdadeiro xuxu.

Reply

Serra de novo eh piada de mau gosto. Vai que ele ganha...

Reply