Submarino verde-amarelo.

O cenário é psicodélico, como a música dos Beatles. Imaginem uma frota de plataformas de petróleo chegando à costa brasileira, debaixo de uma bandeira pirata, para roubar a riqueza do nosso pré-sal. Elas chegam e, em poucos minutos, sugam o nosso petróleo. Eis que entra em ação o nosso submarino verde-amarelo para destruir os invasores. Pá, pum, pá, pum! E os piratas são simplesmente varridos do nosso mar territorial. Ontem, Dilma Rousseff, na impossibilidade de começar as obras do trem-bala, organizou uma cerimônia para marcar o início da construção de submarinos no país, afirmando que a intenção do Brasil com os veículos é garantir "a segurança das riquezas, jamais de ataque". Serão gastos R$ 6,7 bilhões na empreitada, verba suficiente para resolver todos os problemas dos nossos arrasados aeroportos. Não, você não está chapado, não lambeu uns pingos de LSD, não está na maior viagem. É isso mesmo. Yes, nós temos submarinos.

27 comentários

Hoje, postarei um excelente comentário escrito no Cláudio Humberto por um amigo meu de Curitiba, o Eduardo Santiago que é abalizado para fazer tal comentário:
---------------
17/07/2011 | 08:41
O tempo dos U-2 já passou

CH, submarino propulsado por motores diesel quando na superficie e a baterias quando mergulhado já era. Detectável de pronto por radares e satélites quando na superfície e se submerso no possuir um pequeno raio de ação, graças ao grande consumo da eletricidade armazenada nas suas baterias a logo se esgotarem e a só recarregarem quando ele navega na superfície. Destino final deste tipo de submarino num conflito: submerso sem se mover a espera de lá se sabe o quê. Foi o que aconteceu com os submarinos argentinos na guerra das Malvinas. Já o submarino à propulsão nuclear:o tempo todo submerso e a se deslocar. Um só destes, inglês, imobilizou toda a esquadra argentina no conflito das Malvinas e afundou o cruzador Belgrano. Donde a se depreender que nossos marujos e seus futuros submarinos estão a se adaptar é para uma campanha submarina a moldes de 1939/45.

Eduardo Augusto Santiago
Curitiba - PR

Reply

Coronel,
tem de arrumar argumentos para direcionar a roubalheira. Mais um projeto de 6,7 bilhões com: consultoria e licitação "secreta" pois o subaquático é segurança nacional. Vai ser tão secreto que, no final, não pode ser visto. Eita gentinha canalha e cínica.

Reply

Cel

Faltou dizer que a tecnologia que os Franceses estão entregando já esta ultrapassada há mais de 20 anos.

Por que o Centro de Pesquisa da Marinha não é reativado e assim nós ficamos com a tecnologia.

Aposto que os sistemas eletrônicos dos submarinos serão todos importados e que é um pacote fechado. Se até hoje o Brasil não monta ou fabrica os sistemas eletrônicos dos aviões da Embraer. Para vender Super Tucano a outro país precisamos pedir autorização ao DOD (Department of Defense) Americano.

Átila

Reply

Coronel, sei não, mas eu acho que essa história dos submarinos é mais uma alucinação da Mulher Tomate que irá, literalmente, por água abaixo!

Reply

Calabar,

Submarinos nucleares de ataque (SSN) são projetados para atuar nas vastidões dos oceanos e não em águas costeiras. Para atuar nessas águas de pouca profundidade e proximidade das bases o submarino convencional é mais silencioso e econômico.

E mais, a eficiência de uma força armada reside em seu equilíbrio e treinamento de suas tropas. Submarino nuclear ou convencional sem uma tripulação bem treinada e sem cobertura aérea só vai servir para virar coral.

Reply

Quando pensamos que o Brasil cheg
ou no fundo do poco,ai vemos que vamos mais funso ainda.Literalmente.

Reply

Coronel, você é demais!!!!!!!!!!fico curiosa para saber como você fica tão por dentro da sujeira que é este governo!Vá em frente! O Brasil inteiro precisa ler o seu blog.Tenho feito a maior propaganda. Estou ficando completamente "viciada", no bom sentido, claro.Dá duro neles, esta petralhada não vale nada!DI

Reply
Jeferson, do Guarujá. mod

Bem, tenho dúvidas quanto a necessidade do submarino nuclear, pois não é apropriado à defesa, mas sim ao ataque. O mais apropriado à defesa é o convencional, pois além de pequeno, dá para se esconder, é mais silencioso, não deixa rastro. Já o nuclear é grande, mais difícil de se esconder, barulhento, deixa rastro de calor. Como o Brasil possui extenso litoral, o submarino convencional pode se abastecer em qualquer porto. Na Guerra das Malvinas, existiu um único submarino convencional que, apesar do bloqueio naval inglês, livremente transitava, porém, não era usado como arma porque tinha defeito no lançamento de torpedos. Agora, se o objetivo é dar volta ao mundo, o melhor é o nuclear.

Reply

Acho que ela está brincando de fazer um parque da Disney de verdade. Mas só para lazer...
O lula brincou de fazer um aviãozinhobem legal só para ele mas ela quer um trenzinho e um submarino, por enquanto .

Reply
BARÃO DE SERRA NEGRA mod

Meu Caro coronel
Há quem o chame de radical e outros epitetos.
Mas eu do alto da minha provecta idade lhe chamo de sacudo.
Gosto de ler suas porradas em liguaguem façil de entender por nós os democratas e pelos totalitarios do PT.

Obrigado e que DEUS guarde Vossa Senhoria.

Até mais

Reply

Curiosos ?
Querem conhecer as diferenças entre os submarinos de outros paises e os nosso ?

Vejam aqui :

http://images.orkut.com/orkut/photos/PQAAAEPixKebjS_NxgkaD1TtYpKjVS8_cPXpEa127ZHpP76fPZeynn3N0QZarBOJiBgPbgC_TRBgEy1zMcSMQ3zX15QAm1T1UNiTSTu8NGhR7ZbbkwPMKsJ1fSVp.jpg

è uma imagem de um perfil no orkut.

Reply

Nós não estamos chapados, mas ela pelo jeito está.
Falta portos, falta estradas, mas submarino psicodélico ela tem.
Brasil do PT, um país de TROUXAS.

Reply

Baixem gratuitamente o livro proibido (parece que nenhuma editora teve coragem de publicar) de Ivo Patarra "O chefe". Para saber tudo do mensalão. Pra quem quiser ficar informado e guaedar como reliquia do tempo do desgoverno e censura do PT .

Reply

www.escandalodomensalao.com.br

Reply

Se não me engano, a Folha também vende o livro do Ivo Patarra.

Reply

Pra que gastar dinheiro com submarino se empresas estrangeiras já estão explorando pré-sal, cara pálida?

Não precisa nem de canudinho...

O Buraco é mais embaixo... Quantos ganharam de quem para que madame desse parecer favorável a tal rolo?

Reply

tõ na área
Existe necessidade de rearmarmos nossas F.A.,com ou sem os FDP do PT!.
Quanto ao fato do Brasil iniciar com submarino diesel/elétrico,quero lembrar aos amigos que a tecnologia AIP(air independent propulsion)JÁ EXISTE para submarinos o que eleva o POTENCIAL destes submarinos demais.
rsrsrsrs.
Eu diria que uma MAIOR quantidade destes submarinos é mais vantajoso que submarino nuclear,sempre lembrando também que a formação das equipes é totalmente distinta e de custos idem(nucleares mais caros).

fui....

Reply

Desculpe-me Coronel, mas tenho que fazer uma correção...

"Elas chegam e, em poucos minutos, sugam o nosso petróleo. Eis que entra em ação o nosso submarino verde-amarelo para destruir os invasores. Pá, pum, pá, pum!"
- Que barulho foi esse? Soltaram as amarras?
- Foram soltas comandante, os estralos foram no reator!
- Colocaram combustível nuclear?
- Combustível nuclear? O submarino não é a gasolina?
- Tá louco? Colocaram gasolina no tanque?
- E da Petrobrás comandante.
- Ainda por cima da Petrobrás?
- Ferrou!

Reply

faltou completar(também QUATRO PENALTIS FORA)deixa até argentino resignado e contente.
Avante Uruguay!.
O submarino NUCLEAR é UM DOS CAMINHOS DE SE FICAR próximo ou dentro da tecnologia NUCLEAR,mesmo inoperante servirá de sparring para desenvolvimento de reatores para energia e por que não,ATÉ BOMBAS.
fui.....

Reply

Aos que acreditam que tais dispêndios, à moda dos anos 50, são válidos aconselho ler o artigo: http://www.wired.com/threatlevel/2011/07/how-digital-detectives-deciphered-stuxnet/8/ PARA VER COMO SÃO TRAVADAS AS GUERRAS NO SÉCULO XXI.

Reply

Esse projeto de constru~ção de um submarino nuclear é antiga. Tem mais de vinte anos. Acho que os estudos começaram ainda no periodo da Ditadura entre \ Marinha do Brasil e uma Instituição francsa mediante talvez um Acordo de Cooperação entre os 2 Países. Então nada de novo. ´Coisa retirada do fundo do baú e requentada. Não é comida nova.

Reply

Anônimo das 23:16, a comida pode não ser nova, mas o lobby é!

Arrumação com os franceses é coisa do Nullo querendo aparecer pra carla Bruni, como naquela história dos Rafalles! Tenho certeza que tem aquele dedo gosmento dele nesse babado!

Reply

Submarino Nuclear como equipamento de defesa é uma concepção bizarra que só poderia sair da boca de Dílmula.
Só se for pra resistência pós-invasão pirata.

Reply

Heii não é bem assim não vice... tudo bem que a aquisição pode ter saído cara... mais tmbm não estamos comprando qual quer porcaria não vice...
Enganasse tmbm quem disse isso.... (Faltou dizer que a tecnologia que os Franceses estão entregando já esta ultrapassada há mais de 20 anos). Mentira o projeto scorpene é um projeto recente, sendo hj tlvz o mais moderno submarino convencional.

O Submarino classe Scorpene é um desenvolvimento da DCN francesa e da Navantia Espanhola e representa um submarino moderno, originalmente projetado com um moderno sistema AIP, e com um forte potencial de exportação já tendo sido exportado para o Chile (versão sem AIP), Malásia e Índia (que construirá localmente com transferência de tecnologia). Atualmente os maiores concorrentes do Scorpene no mercado internacional são o alemão U-214 e o russo Amur.

A mais notável capacidade do Scorpene está na sua propulsão AIP que pode ser do tipo Stirling ou o moderno sistema MESMA AM-2000, que permite um maior tempo de submersão. Este sistema produz uma elevada potencia e um nível de ruído baixo se comparado a outros sistemas AIP. A propulsão do Scorpene é composta por 2 motores a diesel com 1250 Kw e um elétrico com 2900 Kw de potência que permitem uma velocidade de 40 km/h quando submerso.

O Scorpene, como a maioria dos novos navios de guerra, possui um elevado nível de automatização de seus sistemas para permitir uma reduzida tripulação a bordo, que chega a 31 marinheiros e que é beneficiada por essa elevada automação na medida que o nível de estresse é reduzido. O sistema de sonares do Scorpene é composto por diversos tipos, sendo um em disposição cilíndrica com grande alcance de detecção, outro montado no casco do navio, e um de lastro, além de um sonar especifico para detectar obstáculos e minas navais.

O armamento do Scorpene é composto de 6 tubos de torpedos de 533 mm, habilitados a lançar torpedos MK-48 americano, F17 Frances e o Blackshark, franco italiano. O alcance destes torpedos é 8 km para o modelo americano MK-48; 20 km para o francês F-17 e 50 km para o Black Shark. Além disso, os tubos são compatíveis com mísseis antinavios SM-39 Exocet, versão lançada submersa do famoso míssil francês, cujo alcance chega aos 50 km. Ao todo são transportados 18 torpedos, ou um mix entre torpedos e mísseis ou até 30 minas, em caso de missão de minagem.

http://navalpowercb.blogspot.com/2007/01/dcn-navantia-scorpene-o-astuto-tubaro.html


amenilson

Reply

Oras. Submarinos são armas de ataque e não de defesa estática. Aliás, quantos submarinos seriam? E tem mais. Não bastariam dois ou três submarinos para a defesa de extensão daquelas com eficiência. Seria necessário uma frota composta de alta tecnologia e poder de fogo. Coisa que o Brasil não possui. Isso não passa de justificativa para forçar aumento de gastos com armamentos. Só isso.

Reply

Boa Noite Coronel e coturneiros

Anônimo das 23:16 você está certo.
Moro a 10 Km. da usina de Aramar, localizada na Floresta de Ipanema, entre Sorocaba e Iperó.
Quando mudei aqui, a mais de 15 anos, já existia a base Militar da Marinha,
empenhada no Projeto Submarino Nuclear.
Aqui supostamente é realizado o enriquecimento do elemento químico radioativo que vai mover o submarino.
Abraço a todos.

Sorocaba - SP

Reply

A PRESIDANTA ESTÁ PENSANDO EM DEFENDER O PETRÓLEO DO PRÉ-SAL DA COBIÇA DOS AMERICANOS.
O RACIOCÍNIO DELA É SIMPLES: OS IANQUES VÃO LÁ EMBAIXO TENTAR ROUBAR O PETRÓLEO DO PRÉ-SAL, AÍ NOS MANDAMOS OS NOSSOS POTENTES SUBMARINOS ATACÁ-LOS NO FUNDO DO MAR.
VAI SER UMA FANTÁSTICA BATALHA SUBMARINA.

Reply