Receita para o PT: hackers na "inteligência" , blogueiros progressistas na informação.

"Quando vários sites do governo são invadidos e o ministro da Ciência e Tecnologia diz que quer convidar "os hackers" para um encontro no ministério "para ajudarem a construir os indicadores e a forma da transparência", a coisa está feia: ou ele não sabe o que é um hacker ou pensa que pode usá-los como os "blogueiros progressistas", pagando-os com patrocínios estatais. Astuto e sagaz como um Suplicy, Mercadante pensa que um hacker é um cracker do bem, que pode ser cooptado. Ele quer conversar, ele acredita no diálogo democrático (rs). Ele nunca ouviu falar do cybergenio do mal Kevin Mitnick e de seu rival Tsutomu Shinomura, que protagonizaram o mais célebre e sensacional duelo de hackers da história digital. No final, Shinomura conseguiu rastrear Mitnick e o entregou ao FBI, mas depois também passou para o lado escuro do cyberespaço. 

Hackers de verdade invadem redes de computadores de bancos, de cartões de crédito, de companhias telefônicas, de governos, roubam bases de dados, inventam sistemas diabólicos de multiplicação de spams, não são lúdicos grafiteiros digitais do cyberespaço como crê o analógico ministro. Ele acha que os crackers são malvados que "invadem sistemas para divulgar mensagens politicas", mas acredita que os hackers são bonzinhos, que vão adorar conversar com ele no ministério, todos com os seus crachás de "hacker", tomar um lanche e acertar a data do "Hacker"s Day" patrocinado por uma estatal. Cuidado, ministro, se eles vierem, não são hackers: são nerds.

A ignorância e a ingenuidade do ministro sobre temas básicos de sua pasta envergonham, mas não surpreendem, são compatíveis com os conhecimentos de Edson Lobão sobre energia e a expertise de Pedro Novais em turismo. Só com seus currículos e experiência na área, a maioria dos atuais 37 ministros não conseguiria emprego, mesmo mal pago, em qualquer empresa privada séria. E certamente não passaria em nenhum concurso público para cargos de terceiro escalão nas pastas que ocupam. Quem sabe os hackers progressistas de Mercadante possam ser úteis nos "núcleos de inteligência" do PT nas próximas eleições? "

Coluna de Nelson Motta, hoje, em O Globo, intitulada " Perdidos no cyberespaço".

12 comentários

Sinto muito, Coronel. O senhor está dormindo no ponto. O Mercadante quer os hackers perto dele para fuçar a vida dos brasileiros em geral e dos oposicionista em particular. E pagos com dinheiro público. Esta, pelo menos, é a intenção do "sabichão" inescrupuloso.

Reply

Afinsl, o homem é economista, não é? E vamos ver, o(s) sujeito(s) que violaram os e-mails de petistas igualmente não podem ser chamados de "hackers". A denominação no meio digital para essa gente é "script kiddies", ou garotões que só sabem usar receitinhas prontas, e que normalmente só apanham incautos ou analfabetos digitais com essas receitas. Talvez a definição de "hacker" nem se aplique aos sujeitos que desemcadearam ataques contra sites governamentais, podem igualmente ser script kiddies.

"Hacker" é um termo que define alguém muito bom no que faz, o com grande conhecimento e experiência em um assunto, não necessariamente computadores. No caso de computadores, podem até se dedicar ao estudo da segurança desses sistemas, mas não invadi-los por puro vandalismo. Se o ministro tivesse um conhecimento mínimo de tecnologia, não teria dito a baboseira que disse.

Reply

Considero a classe hacker de gênios anônimos que tem um código de conduta próprio e que agem de acordo com um fim específico. No início a intenção era simplesmente divulgar as informações que eram muito restritas as forças armadas e universidades federais. Depois vieram os crackers fuçando e fazendo graça. O movimento anonymous, segundo eles, tem a intenção de tornar as informações públicas realmente acessíveis e disponíveis aos cidadãos comuns que não sabem técnicas de invasão. Dessa forma poderiamos saber o que o Paloxi fez e o quanto ganhou, por exemplo.

Reply

eles ADOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOORAM

UM CRIMINOSO.

Reply

Cel,

Boa a coluna do Nelson Motta em O Globo... "A maioria dos 37 ministros não conseguiria emprego, mesmo mal pago, em qualquer empresa privada séria e nem passaria em nenhum concurso público para cargos de terceiro escalão". Exceção a alguns nomes, não é necessário dizer mais nada pois o colunista retratou bem o que é a competência do governo petralha.

Índio Tonto/SP

Reply

Esse sujeito é mesmo um merdaandante! É uma vergonha o grau e o nível de incompetencia desses ministros. E a unicamp ainda teve a "coragem" de dar um doutorado de graça prá esse energumeno.
Finalmente começam a aparecer críticas.

Reply

Dizem que na época das eleições, o PT contratou o melhor hacker do mundo, Kevin Mitnick, sabe-se lá prá que....???? Talvez para conhecer as urnas brasileiras...@fitzca

Reply

Quem sabe o ministro esteja já se preparando para o tema de sua tese de pós-doutorado, versando sobre "hackers ou crakers, ser ou não ser?"

Reply

Bom sinal ,quando apelam para hackers é sinal que a petralhadora não está funcionando .

Isso aí , negociem com eles , quem sabe tambem topam sacanear o Brasil , afinal todos topam , né ?

Reply

"Somos o Anonymous.
Somos uma legião.
Não perdoamos.
Não esquecemos.
Esperem por nós…”

Procurem saber mais...

Reply
A mão que embala o berço mod

Para um merdisterio nada como um merdandante.

Reply

Coronel, existem muitos hackers e crackers diferentes, estes últimos sempre são do mal, foi uma palavra inventada pelos hackers e analistas de segurança de empresas ( na maioria são ex-hackers ) empregados pela empresa, normalmente quando instalam um sistema de segurança desafiam os hackers e quando um hacker do bem entra no sistema por uma ou mais falhas do firewall, o hacker torna-se empregado da empresa, corrige as falhas e dificulta novas invasões.
O sistema operacional windows e os gratuitos como linux têm muitos furos na confecção e o código fonte é driblado e até descoberto, por isto temos windows pirata que na microsoft é dado como autêntico, são os programinhas que fazem a "despiratização do windows pirata.
tentem criar vírus para maccintosh, os Mac PC não precisam antivírus pois não existem vírus que infectam arquivos de mac.

Reply