Corrupção abastece o bolso dos diretores do PCdoB na Agência Nacional do Petróleo.

   Reprodução

A revista Época, em trabalho de reportagem Diego Escosteguy, segue escancarando a corrupção dentro da Agência Nacional do Petróleo, onde o PCdoB instalou uma verdadeira máquina para desviar dinheiro público. Leia aqui a matéria desta semana, que comprova que to propinoduto do petróleo. E, abaixo, a entrevista com adovogada que gravou o video e fez a denúncia.

A advogada Vanuza Sampaio respira medo. Desde a semana passada, quando ÉPOCA revelou o vídeo da corrupção gravado por ela com assessores da ANP, Vanuza não fala ao telefone, evita sair à rua e só anda de carro blindado. Ela, como experiente advogada junto à ANP, sabe que a máfia dos combustíveis não brinca. ÉPOCA conseguiu localizá-la na última quarta-feira. Num ato corajoso, Vanuza aceitou falar à reportagem confirmando o que já narrou ao Ministério Público e à Polícia Federal. A entrevista foi gravada. Nela, além de contar as ameaças que recebeu, Vanuza afirmou que os assessores da ANP a informaram que o dinheiro cobrado por eles iria para o PCdoB. A seguir, trechos da entrevista. 

ÉPOCA – Quando começaram seus problemas na ANP?
Vanuza Sampaio – Quando Edson Silva (dirigente do PCdoB e ex-deputado federal) assumiu a Superintendência de Abastecimento. Sou a advogada com maior número de processos na ANP, e muitos passam pela área de Abastecimento, a mais importante da agência. Ele (Edson Silva) mandou me chamar assim que assumiu. E me comunicou: “Eu sei que você tem muitos processos aqui. Temos de trabalhar de forma harmônica”. Respondi a ele que sempre agi com lisura e respeito a meus clientes. Cobro de acordo com a dificuldade do processo. Se o processo for trabalhoso, cobro mais. Se for fácil, cobro menos. Deixei claro que não faria nenhum tipo de parceria.

ÉPOCA – Qual foi a reação dele?
Vanuza – Não mencionou valores nem avançou o sinal. Mas, em seguida, começou a criar todas as dificuldades do mundo para meus clientes. Chegaram a assediar alguns deles, dizendo que, como haviam me contratado, os processos deles não iriam andar na ANP. Meus clientes ficaram preocupados e disseram que eu tinha de fazer parceria com o Edson. Eu me recusei.

ÉPOCA – Por quê?
Vanuza – Seria errado. Quando virei advogada, fiz um juramento defendendo cumprir a lei. Iria começar a extorquir meus clientes? Jamais! Além disso, seria estupidez. Tenho cerca de 3 mil processos na ANP. Se começasse a agir assim em tantos casos, alguém logo ficaria sabendo. Todos nós sabemos como funcionam as coisas no Brasil. Então, minhas conversas com meus clientes sempre foram claras. Sempre disse que eu não poderia oferecer dinheiro em nome deles. E nunca iria extorquir quem me procura. Posso dizer para o cliente: “Olha, esse cara tem abertura e pode resolver”. Mas aí eu não me meto e saio do negócio. Não tenho coragem nem estômago.

ÉPOCA – Que tipo de parceria Edson Silva queria fazer?
Vanuza – Uma coisa louca. Queria que eu passasse metade dos meus negócios para ele, que fosse sócia dele. Queria até ditar regra de quanto cobrar.

ÉPOCA – Ele fez essa proposta?
Vanuza – Não, aí que entram o Antonio e o estagiário (Antonio José Moreira e Daniel de Carvalho Lima, os dois homens que aparecem no vídeo) . No meio dessa confusão, eles me procuraram e me orientaram a transferir metade – metade! – dos meus clientes a um advogado de São Paulo ligado a eles. Assim, a ANP não pegaria mais no meu pé. Um absurdo. Disse a eles que queria ouvir da boca do Edson que ele poderia ter qualquer negócio comigo. Disse: “Se ele (Edson) falar que vocês são intermediários dele, eu fecho com vocês. Mas quero ouvir da boca dele”. Eu queria ter certeza de que os dois não estavam apenas usando o nome do Edson.

ÉPOCA – Quando a senhora teve certeza?
Vanuza – Logo depois, os dois me levaram ao encontro do Edson, num café de uma livraria que fica na Avenida Rio Branco (centro do Rio) . O Edson não falou em dinheiro, mas avalizou o nome deles. O Edson disse: “O Antonio (então assessor da ANP) é meu amigo e fala por mim”. Foi aí que percebi que não havia jeito, que era preciso fazer alguma coisa ou eles tomariam todos os meus clientes. Não aguentava mais.

ÉPOCA – O que a senhora fez?
Vanuza – Procurei o Ministério Público e a Polícia Federal. Fui orientada a gravar um flagrante. Um agente da PF instalou o equipamento para gravar a conversa com os dois em meu escritório. Gravei e entreguei o vídeo ao MP. Contei tudo o que sabia em detalhes. Está tudo no meu depoimento.

ÉPOCA – No vídeo, os dois falam que o dinheiro seria dividido. Mas há trechos de difícil compreensão. Eles disseram para quem iria o dinheiro?
Vanuza – Eles explicaram como funcionava (o esquema) . Disseram que todos os cargos do PCdoB precisam levantar dinheiro, que tem de ser para o partido, que tem de ter divisão...

ÉPOCA – Disseram se o dinheiro era para campanha?
Vanuza –
Não chegaram a falar de campanha nem citaram nomes. Mas não deu tempo de aprofundar.

ÉPOCA – Por que não?
Vanuza – Pretendia ter um segundo encontro com eles, levantar mais provas para as autoridades. Mas, logo depois que entreguei o vídeo e as provas que eu tinha ao MP, o agente da PF que ajudou na gravação, não sei por qual motivo, comunicou tudo à direção da ANP. Isso inviabilizou tudo. Os dois (Moreira e Daniel de Carvalho) acabaram saindo da agência. O Edson foi tirado da Superintendência, mas virou assessor do diretor-geral logo depois.

ÉPOCA – A senhora sofreu retaliações?
Vanuza – Logo depois que minhas denúncias vazaram para a direção da ANP, recebi ameaças de morte. Fui abordada por um homem na saída do meu escritório, no centro do Rio. Eu estava a caminho do estacionamento. Ele agarrou meu braço e começou a andar comigo até meu carro. Achei que fosse um assalto. Ele disse que era muito perigoso falar com a polícia e o Ministério Público. Ele falou: “A senhora sabe que tem policial que salva e policial que mata, não é? É melhor a senhora parar de falar”. Fiquei apavorada. Mudei de casa, contratei seguranças, comecei a andar de carro blindado. Passei a ter medo o tempo inteiro. Minha vida quase acabou.

ÉPOCA – A senhora tem ideia de quem foi o mandante dessas ameaças?
Vanuza –
Não, não tenho. Só posso suspeitar. Mas seria leviano falar. Na verdade, tenho medo até hoje. Não custa nada mandarem me matar.

ÉPOCA – A senhora está disposta a confirmar essas informações às autoridades?
Vanuza –
Eu já disse tudo isso ao MP e à PF. O que mais posso fazer? Tentei fazer a coisa certa, mas só me prejudiquei com esse caso. Desde que vocês (ÉPOCA) saíram com essa reportagem, estou sofrendo por todos os lados. Recebo muitos recados ameaçadores. Não falam em fazer faxina no país? Agora cabe ao MP e ao governo fazer a parte deles. O que fizeram até agora? Mas não quero aparecer em CPI, ser usada pela imprensa, como aquele caseiro. Não suportaria.

26 comentários

Desculpe, Coronel, mas o título que você deu ao post não dá idéia da terrível gravidade da matéria. Afinal, a notícia de mais um caso de corrupção nem atrai mais a atenção dos leitores.

Mas o texto informa sobre AMEAÇAS CONCRETAS DE MORTE à corajosa advogada!!! Se der para acrescentar essa informação ao título do post creio que a notícia teria a atenção que merece.

Reply

Esta heroína (por favor, não a droga) não deve permanecer no Brasil, nem um minuto mais. Por muito menos, outros já nos deixaram para sempre.

Reply

Coronel,

Brasillll, zilll, zilll!!!

Imagina a "me..." em que nós estariamos metidos se isto viesse acontecendo desde 1964!!!

O Brasil esta acabando nas mãos do PT&Cia.

JulioK

Reply

"Ou o Brasil revigora a Lei Moral, consolida a liberdade, neutralizando seus inimigos, e resgata sua História e heróis ou será um gigante de pés de barro, uma Nação sem o respeito do mundo e, pior ainda, do seu próprio povo".

Luiz Eduardo da Rocha Paiva é General da Reserva do EB.


tradução:

OU O BRASIL EXPULSA OS RATOS PUTREFATOS DO GOVERNO, OU ELES LIQUIDARÃO COM O QUE RESTA DE DIGNIDADE AO POVO BRASILEIRO.

ACORDA BRASIL!

Reply

É preciso mudar o sistema eleitoral urgente para acabar com essa farra dos partidos. Isso está destruindo o Brasil. O que essa advogada está sofrendo é o espelho do que o povo honesto vai passar se isso continuar.

É preciso acabar com o voto obrigatório e com esse sistema fraudulento de urnas eletrônicas.

Quando ainda havia alguma decência no governo, ainda dava para aguentar. Mas depois que essa corja PeTralha dominou tudo, só um grande golpe de Estado para fazer o serviço todo de uma vez só.

É uma vergonha! Mas ainda penso que, com tanta incompetência elles ainda irão se destruir sozinhos. A ganância é grande demais! Não dou dois anos para termos uma reviravolta no país!

Coronel, a propósito, o barbudo gosmento agora virou "profeta", vc viu? Anda dizendo que o Brasil "com essa copa" vai virar "a quinta potência do mundo". Que ridículo! Como se a copa fosse gerar trabalho e produção, que é o que faz um país crescer. O que estamos vendo, muito pelo contrário, são os Estados e Prefeituras reduzindo ainda mais os recursos destinados aos serviços básicos para conseguir "sobrar algum" para as obras megalômanas das arenas.

O país vai ficar um caos! Quero ver se quando o caos se instalar elle ainda irá ter coragem de abrir a boca pra dizer tanta merda!

Fico pensando como estaria o Brasil se não estivesse nas mãos dessa PeTralhada corrupta. O Plano Real botou muita coisa nos eixos. Problemas antigos que impediam o país de crescer foram sanados. É isso o que ainda tem nos salvo, mas não por muito tempo. Não é preciso ser economista para entender que a mistura de corrupção com inflação e juros altos é explosiva para a nossa economia. Sem falar na miséria em que vive a grande maioria da população. Basta aparecer um líder decente no meio desse povo para a corda arrebentar. Muito dinheiro nas mãos de poucos e o povo na miséria! Essa é a fórmula que nunca deu certo em lugar nenhum e em tempo algum na história do mundo...

O Brasil é uma grande potência, nunca tive dúvidas disso. Só precisamos ter chance de poder crescer sem um governo incapaz para nos boicotar o tempo todo.

Reply

A POLÍCIA FEDERAL ESTÁ COM SEUS DELEGADOS FAZENDO INVESTIGAÇÕES NO URUGUAI, NA ARGENTINA E POR DIVERSOS PAISES DA EUROPA PROCURANDO TERRORISTAS INTERNACIONAIS.ESTÃO DEIXANDO OS LADRÕES DOS COFRES PÚBLICOS A VONTADE, TUDO É FESTA, A PÁTRIA PAGA AS DESPESAS E PREJUÍZOS.PRESIDENTE DILMA CONVOQUE OS SEUS DELEGADOS PARA VIR TRABALHAR NO BRASIL.

Reply

É o esquema antigo criado pelo PT lá em Santo André: extorsão.

Se eu fosse a advogada pediria asilo político. Celso Danioel não teve tempo ou não teve noção.

Reply

'''Posso dizer para o cliente: “Olha, esse cara tem abertura e pode resolver”. Mas aí eu não me meto e saio do negócio. Não tenho coragem nem estômago.''''


Bem, só isso aqui já é bem esquisito, não é?

Reply

A POLÍCIA FEDERAL ESTAVA NAS MÃOS DE UM MARXÍSTA, TARSO GENRO. AGORA, NUM QUE ADORA GRITAR: "SOCIALISMO OU MORTE", QUANDO PARTICIPA DO FÔRO DE SÃO PAULO. ESSA ADVOGADA FOI MUITO INGÊNUA EM ACREDITAR NA POLÍCIA FEDERAL. SÓ POSSO DESEJAR-LHE MUITA SORTE, MAS TENHO MEUS RECEIOS SE VAI CONTINUAR VIVA POR MUITO TEMPO. ESSA ÁREA DE COMBUSTÍVEIS SÓ TEM BANDIDO. AMIGOS MEUS QUE POSSUEM POSTOS DE GASOLINA SÃO AMEAÇADOS CONSTANTEMENTE, QUANDO NÃO REAJUSTAM O VALOR DOS COMBUSTÍVEIS, SEGUINDO O CARTEL....IMAGINEM ONDE HÁ MILHÕES.....

Reply

Os leilões da ANP(agencia nacional de Petróleo) de concessão de Exploração de petróleo foi onde EIKE BATISTA deu o UP GRADE no patrimônio se tornando BILIONÁRIO da noite para o dia, dizem que ele é o JP Morgan Brasileiro será!!!
Durante a 1ªGuerra Mundial o JP Morgan pensava-se que era o homem mais rico da América, mas na verdade foi constatado que era só um pau mandado da família Rothschilds( a mais rica do mundo na época). Na verdade ele possuía apenas 19% das companhias JP Morgan.



Forte indício que ANP vazou informação da descoberta de TUPI antes do anuncio para o mercado podendo se estender até antes o leilão de concessão de exploração onde EIKE BATISTA adquiriu as áreas de exploração e posteriormente lançando ações da OGXP no mercado, baseado só nas áreas adquiridas, logo após o anuncio de TUPI.
Hipótese !!
Agora fica fácil, LULA da o mapa da mina para EIKE BATISTA, esse se filia a estrangeiros, adquiri as áreas de concessão, sai a noticia da descoberta de TUPI, os Campos adquiridos se valorizam, lança ações de uma empresa que existe só no papel na Bolsa de Valores, depois da valorização, transformando em BILIÕES, em troca financia as candidaturas do PT e seus aliados estes por sua vez se perpetuam no poder pela força da corrupção.


Se alguém tem alguma dúvida que a ANP vasou informação de TUPI é só verificar a movimentação da PETROBRAS antes, durante e depois do anúncio da descoberta dos campos de Petróleo de TUPI, foi maior farra feito com dinheiro Público e CVM(Comissão de Valores Mobiliários ) não fez nada.
A OGXP é a empresa que adquiriu as reservas com maiores VOLUMES, comprovada em mercado posteriormente aos leilões de concessão da ANP, que incrível coincidência.

Reply

Sobre a faxina da Dilma

http://carlosverezablog.blogspot.com/2011/07/dilma-e-o-jogo-para-plateia.html

Reply

CORONEL, precisa comentar algo mais?, só se for desenhar para os menos esclarecidos, que País é esse?, eu sei, você sabe e as pessoas inteligentes sabem, só os alienados de toda sorte e fascínoras é que não sabem.

Reply

Ainda largo tudo e monto um partido anão para fazer parte da base comprada também.

Reply

Boa tarde Coronel e coturneiros

Esta advogada mexeu num ninho de serpentes.
Ela deveria procurar o Fórum da Barra Funda em São Paulo e conversar com o promotor José Carlos Blatt.
Ele é o inimigo número 1 da máfia dos combustíveis, já desbaratou quadrilhas, mandou muita gente pra cadeia, é a pessoa que mais entende de ameaças e poderá dar boas dicas de segurança.
Um Abraço a todos
Sorocaba - SP

Reply

A MARCA DO ZORRO!

Que alívio pra quadrilha do DNIT um novo escândalo surgindo nada mais apropriado para ser esquecido. ANP agora será a bola de vez, parece piada, mas não é, é um novo escândalo que surge pra encobrir outro e assim vamos levando alguem se lembra do JAGUARA DO PALOCCI? (Z)

Reply

Esta insuportavel essa situação. A bandidagem esta totalmente livre para soubar, matar e aterrorizar.

Ja passei um pouco da idade, mas ainda aguento carregar um fuzil.

Revolução já.

Morte aos bandidos
Morte aos terroristas
Sequestro dos bens dos corruptos
Cadeia para ladrões.

Reply

Aí está a resposta, porque a oposição não se pronuncia, todos enchendo os bolsos.
Agora para as pessoas honestas, está cada vez mais difícil, viver nesse pais.Deus nos PROTEJA.


Izabel/SP

Reply
Kss Kss Kss Kss. Pega Réx. Pega. Petrallhas ladrões. Pega Réx. Pega, mod

Petróleo no Brasil, está servindo somente para o PT se manter no poder. Petróleo deve existir, e muito, mas lá embaixo, há 7.500 metros de profundidade. Isso não é prá já, como tem anunciado os Petistas. Isso é prá daqui há mais ou menos 30, 50 anos. Lula é um mentiroso.

Reply
Kss Kss Kss Kss. Pega Réx. Pega. Petrallhas ladrões. Pega Réx. Pega, mod

Celso Daniel não teve nem ideia de quanto dinheiro estava tratando. Acho que ninguém tem ideia disso. É tanto dinheiro, é tanto dinheiro, que vai colocar no bolso os xeiques do petróleo da África e do oriente médio.

Reply

Reservas do pre sal foi vendida a sua concessão para estrangeiros a preços de banana !! O petroleo é nosso só que a ANP fez vista grossa!!

Reply

Se essa turma quiser calar a advogada,
calará,
essa gente não tem limites,
gostaria de saber o que a OAB a nível nacional acha disso?
não adianta se trancar em casa, sabe que acidentes acontecem,
melhor,
são causados,
não adianta falar ou não pelo telefone,
e mesmo com blindaddo,
uma hora ela vai descer dele ou não vai???
lembrando o caso do ex-prefeito Celso Daniel,
andava de Blindado e com segurança,
depois dele mais oito foram pro saco,
palavra de consolo,
aproveite bem todos os momentos da vida como se fosse o último e dê Nomes da turma para a Imprensas toda

Reply

Essa advogada foi mesmo uito ingênua em pensar que a PF a protegeria.

Mexeu no covil dos bandidos; acho melhor é ela sair do pais.

Reply

JA DISSE E REPITO PAREDON PARA TODOS OS CORRUPTOS. SO ASSIM ACABA ESSA RAÇA.TOMAR TUDO QUE ROUBARAM E AINDA A FAMILIA PAGAR AS BALAS QUE FORAM GASTAS PARA LIMPAR O BRASIL!!!!!!!!!!!!!!!!!!
FORA PT

Reply

JA DISSE E REPITO PAREDON PARA TODOS OS CORRUPTOS. SO ASSIM ACABA ESSA RAÇA.TOMAR TUDO QUE ROUBARAM E AINDA A FAMILIA PAGAR AS BALAS QUE FORAM GASTAS PARA LIMPAR O BRASIL!!!!!!!!!!!!!!!!!!
FORA PT

Reply

NAO ADIANTA RECLAMAR!!!!!!SOU DE FORTALEZA , SERA QUE ALGUEM DAQUI GOSTARIA DE JUNTAR FORÇAS PARA LUTAR CONTRA ESSES LADROES.EXEMPLO FAZER FAIXAS, PASSEATAS ,CARREATAS

Reply

Como sempre falo, nada irá acontecer e/ou mudar!
Pois MPF, PF, TCU, STF, STJ já estão A P A R E L H A D O S, e seus respectivos similares estaduais.
A começar pela Policia Federal brasileira, lembrem, ela não é FBI, esta mais para policia mexicana de filme de Sergio Leone.
Outro ponto, a grande participação nos cargos de comando são ocupados por irmãos das lojas, se é que vocês me entendem.
Leiam Antonio Gramsci, esta tudo lá, as atas do Foro de São Paulo também explicam, nada novo, tudo já esperado.
Politico corrupto de ser tratado igual a Benito Mussolini no final de vida, politico tem que ter medo da sociedade.

Reply