O problema é o PT.

Abaixo, entrevista da nova ministra das Relações Institucionais à Folha de São Paulo. Ciente de que é impossível pacificar o PT, Dilma tem a primeira atitude política inteligente no governo: amarra uma verdadeira pitbull à sua porta, capaz de defender o indefensável como o mensalão, Renan e Sarney. Obviamente, como afirma Ideli Salvatti, o problema não será o PMDB. Tanto é que a nova ministra já informa que vai aumentar o estoque de novalgina.
...............................................................................
Nova articuladora política do governo, Ideli Salvatti (PT-SC) assume o posto chamando o PT "à realidade". Para ela, é "impossível" o partido não ter como prioridade a unidade. A eles Ideli manda um recado da presidente Dilma: ninguém pode colocar interesses individuais acima dos do governo.  À Folha a ministra diz que ela e a chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, terão uma relação mais "harmoniosa" do que teve a dobradinha Luiz Sérgio-Antonio Palocci, seus antecessores.
 
Folha - Como a sra. tocará a articulação política com restrições de setores do PT e PMDB a seu nome?
Ideli Salvatti - Em oito anos de Senado, vivi momentos difíceis, alguns até solitários, como na crise de 2005 [mensalão] e em outras crises.

Aquelas em que defendeu Renan Calheiros (PMDB-AL) e José Sarney (PMDB-AP)?
Sim. Não me arrependo. Tínhamos clareza da importância para a governabilidade do presidente Lula. Nunca tive problemas com o PMDB.

A sra. tem tinta na caneta para demandas dos aliados?
A minha escolha está respaldada pela presidenta Dilma. Ela me prometeu todo o seu empenho. Sob Lula, trabalhamos juntas. Éramos as únicas mulheres e criamos uma identidade.

Mas seu antecessor ouvia. Ouvir não era o problema.
Mas era uma conjuntura diferente. Houve um redesenho no Planalto. Eu e a ministra Gleisi teremos uma parceria mais harmoniosa do que Luiz Sérgio tinha com Palocci. Temos uma tarefa imediata de flexibilizar as regras para obras da Copa.

Sua tarefa imediata não é pacificar o PT?
Se meu partido virou dor de cabeça, tomaremos Novalgina até resolver.

Sua nomeação indica insatisfação de Dilma com o PT, já que o deputado Cândido Vaccarezza (PT-SP) trabalhava para ser ministro?
Nas duas escolhas que a presidente fez, pesou muito a relação que a gente tem com ela. Acho que ela buscou essa proximidade. Não tenho problema com ninguém.

O que a sra. vai fazer para pacificar o PT?
Ouvir, conversar, chamar à realidade. Não é possível o partido da presidenta não ter como prioridade a unidade.

E o Vaccarezza será mantido?
É uma prerrogativa da presidenta. Vou trabalhar para unificar o PT na Câmara. Tenho uma experiência bem-sucedida com Vaccarezza.

Seu antecessor, Luiz Sérgio, foi vítima de fogo amigo. Qual é seu escudo?
Tratar todos os meus amigos bem. Quando tem fogo amigo é porque tem problema. Se não tem espaço para todo mundo, e nunca tem, você tem que organizar a fila. Todos perdem quando colocam interesses individuais à frente de um interesse maior.

A senhora teme o PMDB?
Nem um pouco. Você pode sobreviver no Senado sem saber respeitar o PMDB?

8 comentários

Coronel,

Quem esta tomando "no_valgina" são as mulheres brasileiras pela vergonha de terem ajudado a elegeu uma presidente que é tutelada por um homem!!

Essa já começou dando alegria para a galera!! "Vâmo que vâmo" ver a destruição do PT!!!!!

JulioK

Reply

Coronel, eu sou meio burrinha, mas o que entendi foi o seguinte. Comprem cuecas (e calçolas) bem grandes e com muitos bolsinhos e compartimentos internos porque a festa vai começar.

O Palloci foi egoista e guloso... Não foi isso que a outra nova ministra, a oxigenada paraguaia falou ?

Dilma escolheu as novas ministras e vamos ver em público, ao vivo e a cores, em tempo real, aqueles gestos que somente deveriam ser realizados no recôndito das privadas, no escurinho dos banheiros.

Será que estou viajando?

Reply

RESPIREM FUNDO. DILMA ENTROU NA FASE COTURNÃO NOTURNO E DIUTURNO.

Reply

Os brasileiros vamos continuar tomando na valgina e no fi.... Pelo menos as ministas são curtas e grossas, sem nenhum lirismo ou poesia. Não precisa nem desenhar. Uma já falou que vai ser uma comadre (isso é coisa de doente fazer cocô no hospital, não é?) ... logo, logo entenderemos a metáfora.

Reply

Nova fase de governo, o novo jeito petista de governar. A chulocracia plutocrática...

Reply

Ministra das relações....esse cargo foi feito sobre mediada para a Marta. Cuspido e escarrado.

Reply

Meta de FLEXIBILIZAR REGRAS PARA OBRAS DA COPA. Hummmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmm será que entendemos? kkkkkkkk

Reply

So-cor-ro! eu não tive grandes esperanças com o governo Lula, porém era visível que abrimos uma 'era PT' no país... Agora, quem saberá o que pode acontecer com a presidentA Dilma... aiai

Reply