O MST comunica que os assassinatos no Pará não tem nada a ver com o Código Florestal. Estão rigorosamente na média.

Hoje os jornais trombeteiam a manchete de que o quinto agricultor (um deles era um assassino procurado pelo polícia) foi morto no Pará. Até mesmo o PT fez um comercial contra o PSDB, responsabilizando os tucanos pelas mortes. Agora vejam o que saiu no site do MST, em 19 de abril de 2011,sobre o número de assassinatos no Pará, em 2010:

O Pará mantém a liderança quanto ao número dos assassinatos, 18, número 100% maior que em 2009, quando foram registrados 9.  O Maranhão apresentou porcentagem ainda maior no crescimento do número de assassinatos. Em 2010 foram assassinados quatro trabalhadores, 300% a mais que em 2009, quando foi registrado um assassinato.

O que é triste constatar é que nove dos 18 assassinatos no Pará envolveram trabalhadores contra trabalhadores, casos da Fazenda Vale do Rio Cristalino e do Assentamento Rio Cururuí.  Uma violência que esconde os reais responsáveis pela tragédia. Desavenças entre trabalhadores são geradas pelos interesses do capital, sobretudo das madeireiras.

No início deste ano, a imprensa noticiou conflitos em Anapu (PA).  De um lado, os assentados do PDS Esperança, criado por Irmã Dorothy, que bloquearam estradas para evitar a saída de madeira extraída ilegalmente da área. Do outro, o Sindicato dos Trabalhadores Rurais que defende a extração da madeira.  Mas por trás destes estava o interesse das madeireiras.

A Coordenação Nacional da CPT emitiu nota sobre este conflito em que afirma “Os interesses econômicos, com seu olhar focado exclusivamente no lucro, recusa-se a ver outras dimensões e valores da natureza e utiliza diversos estratagemas para minar a resistência popular, inclusive jogando trabalhadores contra trabalhadores.”. Esta é a lógica que sustenta os conflitos nas áreas da Fazenda Vale do Rio Cristalino e do Assentamento Rio Cururuí. Além dos assassinatos, em 2010 foram registradas 55 tentativas de assassinato, 125 pessoas receberam ameaças de morte, 4 foram torturadas, 88 presas e 90 agredidas. 
.............................................................................
A imprensa brasileira deveria ter mais cuidado e fazer estas pequenas comparações para não ser usada por outros interesses, como os de Marina Silva. A ex-senadora, ex-ministra, ex-candidata e ex-brasileira atua como a principal lobista do agronegócio internacional e dos mercadores de carbono, lutando com unhas e dentes para reduzir a produção agrícola e aumentar os preços dos alimentos em escala mundial. Ela não tem compromisso com a verdade. Tem compromisso apenas com os seus patrocinadores globais.

3 comentários

Olha, o PSDB deve dar resposta à altura sobre esse assunto. O PT quer colocar tudo no colo dos outros. Só que, no Pará, o maior proprietário de terras, segundo informações na imprensa, é o governo federal. Então, quem falha é o governo federal, que não propicia segurança nem jurídica nem pessoal. O governo estadual, até o ano passado era uma tragédia do PT, que, agora, faz demagogia.

Reply

É O PT ANDA FAZENDO UM JOGO POLÍTICO MUITO PERIGOSO!
MAS COMO SEMPRE... A VERDADE NOS LIBERTA!

Reply

Mudando de pato para ganso:
Ontem ví na Globo uma excelente propaganda do PPS endereçada à Dilma, ela aparecia devolvendo ao povo um dragão, a inflação, disse com todas as palavras: "Os governos anteriores aos do PT derrotaram a inflação, agora Dilma graciosamente devolve a inflação ao povo brasileiro."
A peça publicitária deu bem a entender que a inflação atual é obra do PT e prejudica os pobres que não possuem conta bancária.
-
O PPS DEU UMA BOLA DENTRO.

Reply