Código Florestal: Marina Silva vai aceitar o apoio de Blairo Maggi, que a derrubou?

Quando saiu do Ministério do Meio Ambiente, Marina Silva culpou o então governador Blairo Maggi (PR-MT), hoje senador, em entrevista à revista Isto É:

"Precisamos criar uma nova narrativa para os nossos produtos. Basta fazer o dever de casa, passando no teste e não mudando o teste como tentaram fazer aqui. Quando as pessoas falavam que o governador Blairo Maggi tinha se convertido ao ambientalismo, eu passava por cética. É que eu sabia o que estava acontecendo em Mato Grosso. Saí do governo porque o governador de Mato Grosso queria contrapor os dados do Inpe, que acompanha desmatamento com altíssima tecnologia, reconhecida no mundo inteiro, aos de uma Secretaria de Meio Ambiente que tinha acabado de ser criada", atacou Marina Silva. Ela expôs ainda que "o secretário, por sinal, foi agora preso numa operação (referindo-se a Luiz Daldegan, preso na Operação Jurupari com ex-integrantes da cúpula da Sema). Eles estavam fazendo apenas fraude política com a questão ambiental e prejudicando o agronegócio do Brasil. Mas saí vitoriosa e quem fez a opção pelo que dizia o Mangabeira, pelo que dizia o Blairo e pelo que dizia o ministro da Agricultura, se não está politicamente derrotado, eticamente está", disparou a ex-ministra. 

O senador Blairo Maggi, um dos maiores proprietários de terra no Brasil, considerado o maior produtor se soja do mundo,  também foi convertido e passou a atacar o Código Florestal, tendo sido recentemente desmascarado no plenário do Senado, pela senadora Kátia Abreu (PSD-TO). Ontem, informam que manifestou apoio à Dilma Rousseff, no encontro dos senadores do PR, para que ela não aceite a emenda patrocinada pelo PMDB. O que existe por trás do "ambientalismo" de Blairo Maggi?

O primeiro fato é que licenças ambientais concedidas pelo seu governo levaram ao descontrole das queimadas em Mato Grosso, no fim de 2007, segundo dados do INPE. No embate dele com Marina Silva, Lula optou pelo governador, causando a demissão da ministra do Meio Ambiente. O fogo consumiu parques e reservas da Amazônia e do Cerrado. Levou diversas cidades a declararem estado de calamidade pública, cancelou aulas, superlotou hospitais públicos. No entanto, o fato também gerou uma investigação criminal.  O inquérito acaba de chegar ao STF que, como se sabe, não é infenso à influência do Planalto, muito antes pelo contrário. Para o bom entendedor, meio inquérito no STF basta.

O segundo aspecto é que existe uma estranha história ligando Blairo Maggi à Brasil Ecodiesel, um programa de Lula que continua capengando. Há um contrato mal explicado em que toda a soja utilizada é comprada das fazendas do senador, a preços para lá de especiais. E que na composição do biodiesel, em vez da mamona e do algodão, a soja de Maggi passou a representar 97% da matéria-prima. Atualmente, a Brasil Ecodiesel vive uma enorme crise, com o preço das ações desabando, o que pode estar prejudicando os interesses comerciais do ruralista que virou ambientalista. Se houver algum leitor ou comentarista com maiores informações, favor postar na área de comentários. 

O apoio de Blairo Maggi ao veto de cláusulas do novo Código Florestal escancara a realidade: para os grandes produtores, tanto faz, tanto fez uma nova legislação. Eles estão protegidos pelo lobby, pelo poder político, pelo tráfico de influência. E por uma rede de corrupção que derruba até ministros, não mesmo, Marina Silva? Vamos ver se a "ambientalista", que no fundo é uma lobista de interesses internacionais, vai se unir com o "ruralista", que no fundo é um oportunista, mais preocupado com os próprios interesses políticos e empresariais. Talvez a união de Maggi com Marina abra, de uma vez por todas, os olhos da imprensa e da própria Dilma.

10 comentários

E nao podemos esquecer que esse Blairo Maggi e amigo intimo do Sebento e que num desses anos passados, nao me lembro ele foi considerado por publicacoes estrangeiras como o MAIOR DESMATADOR DO MUNDO". So isso ja o coloca em primeiro lugar na preferencia de alguem como Marina Silva, uma infeliz petista disfarcada de ambientalista. Eles usam preencher os cargos com sempre com a pior escolha. E Marina nunca deixou de ter essa amentalidade. E uma marca registrada do PT. Imcompetencia e corrupcao.

Reply

Aqui esta Coronel:O senador Blairo Maggi (PR) admitiu, em entrevista à TV Senado, que, durante seu mandato como governador (2003-2010), ficou com a fama de maior desmatador do planeta, inclusive, ganhando o “prêmio” Motosserra de Ouro, do grupo ambientalista Greenpeace, em 2005. No entanto, ele garantiu que conseguiu reverter o desgaste de sua imagem, com disciplina e diálogo.
http://mtja.com.br/geral/maggi-diz-que-reverteu-a-fama-de-maior-desmatador/

Reply

Culpa sua, Coronel! Foi só botar no Blog que ela não sabia negociar nada e agora começou a se mexer. Daqui a 40 anos ela será um exemplo de agregação de valores.

Reply

O Congresso tem de reagir, desta vez o Senado e derrotar esse papo furado de oportunistas e lobbistas. Enquanto ficam lutando por nada, o Brasil perde mercado internacional para produtos agrícolas e carnes. Isso não que r dizer que deva ser desmatado de forma indiscriminada, porém, o Código não autoriza desmatamentos e nem motes no campo e florestas. Regulariza situações de ocupação e de produção. Ponto. Assim, a ex-senadora deveria para de brigar por causa ruim. O senador Maggi deveria parar de fazer demagogia. O Congresso deveria parar de ter medo e avançar. Ponto.

Reply

Assisti Marina respondendo sobre a sua Transversalidade Politica e nao ouvi em nenhum momento propostas transversais sobre o modo operandis dos partidos políticos. Esquerdista revolucionario muda os nomes mas nao muda os costumes.

me engana que eu gosto safados

Reply

Marina e Maggi, essa dupla dá caldo...


¬¬

Reply

Não marine não, não marine não/Pois marinar é simbolo de ilusão.
Quando Marina defende os estrangeiros
está marinando todo povo brasileiro.
Bote aí no dicionário, o modo discri-
cionário que é MARINAR.
Marina como crente sua posição desmente e passa a pecar.
Ensinando a todos o verbo marinar.
Não marine não, não marine não/pois marinar é simbolo de ilusão.
É ISSO AÍIII GEEEENTEEEEEEEE.
lAURO

Reply

Marina, Marina por favor não marine
me ensinando MARINAR.
Olhe só o que está fazendo aos agri-
cultores dizendo que é pecado plantar
De MARINAR eu tenho medo, pois marina é um arremedo levando pobres a fome passar.
Faz isso não Marina, deixe de MARINAR
pois MARINANDO saiba que isso é pecado. Ao MARINAR com seu ambientalismo, defendendo o paisagismo não se importando com o alimento. Sabemos que seu MARINAR
sempre pronto a combinar, com todos teus intentos.
VAI PRA LÁ MARINAAAAAAAA
LAURO

Reply

BLAIRO MAGGI NÃO É DÉBIL MENTAL e preferiu usar o óleo de mamona para ele retirar os óleos mais nobres que têm uso para a cosmética e os mais pesados substituem o óleo de lubrificação, o único derivado do petróleo sem substituto vegetal com viabilidade, se colocar óleo de soja no carro, dura quinhentos quilômetros e tem que ser trocado, ou toda vez que encher o tanque com gasolina.
Óleo de mamona já é usado como lubrificante em outros países. Transformar em biodíesel é dar um atestado de burro com firma reconhecida a Maggi.

Reply

Marina Silva fez várias tabelinhas com sua algoz em debates pré-eleições... imagine com outros.

Petralhas sempre podem afundar mais um pouco... mesmo já estando no fundo do poço.

Reply