A favelização dos nossos índios.

Artigo publicado na Folha de São Paulo, intitulado "Questão indígena":

A QUESTÃO indígena no país, quando do julgamento do caso da reserva Raposa/Serra do Sol, em Roraima, foi objeto de um novo ordenamento. Dando ganho de causa a alguns grupos indígenas, o Supremo Tribunal Federal, ao mesmo tempo, estabeleceu um conjunto de diretrizes que deveria passar a orientar o processo de identificação e de demarcação de terras indígenas. Duas questões se impõem aqui: a avaliação do que está acontecendo em Roraima e se essas novas orientações estão ou não sendo efetivamente seguidas pela Funai (Fundação Nacional do Índio). Quando da demarcação da reserva Raposa/Serra do Sol, ela foi saudada pelos ditos movimentos sociais como uma grande solução, que equacionaria todos os problemas.Vozes mais sensatas já advertiam para os problemas daí decorrentes, como o abandono de populações mestiças e de brancos, deixando indígenas desempregados (edição de 1º deste mês, de "Veja").

No entanto, as vozes da Funai, do Cimi (Conselho Indigenista Missionário) e de ONGs nacionais e estrangeiras foram mais fortes, impondo uma situação que está se traduzindo pelo desamparo dessa região.Apostaram tudo na questão fundiária, como se fosse possível reverter a aculturação e a miscigenação indígenas, de séculos, e os índios pudessem voltar a ter uma vida igual à dos seus antepassados, anterior ao contato com os "brancos". O problema essencial dos indígenas não é fundiário, mas social. Hoje, possuem terras, porém faltam saúde, emprego, agricultura, pontes e estradas. Muitos dos indígenas, antes empregados, vivendo numa sociedade culturalmente mesclada e matrimonialmente miscigenada, migraram para as favelas de Boa Vista. Em vez da volta a uma utopia de uma comunidade originária, observamos o aumento da miséria e o deslocamento para áreas urbanas.

Os agricultores que foram desapropriados não tiveram suas posses e títulos de propriedade reconhecidos. O governo muito alardeou que eles seriam justamente indenizados, mas a realidade é bem outra. Suas terras foram consideradas como "tradicionalmente indígenas", o que significa que o valor da indenização já não se faria pelo valor da terra nua, mas somente pelas benfeitorias. Ficaram sem terras e sem dinheiro. As questões mais urgentes das populações indígenas dizem respeito à saúde, à educação, ao trabalho e à moradia, em condições que lhes permitam uma plena integração à sociedade. Necessitam de igualdade de oportunidades. Seu problema é social, exigindo políticas públicas adequadas, sem as quais tudo ficará reduzido a uma questão meramente fundiária, que já exibe sua falta de sustentação.

Contudo, a Funai e os ditos movimentos sociais não extraem nenhuma lição do que está acontecendo, repetindo as mesmas fórmulas ultrapassadas e, mais do que isso, desconsiderando a súmula do STF que disciplina a política indigenista. Por exemplo, a Funai, com o apoio de ONGs nacionais e internacionais, não reconhece o "fato indígena", a saber, a ocupação efetiva dos indígenas em determinado território quando da promulgação da Constituição de 1988.Continuam identificando terras indígenas pelo país afora, a partir de um certo conceito de ocupação imemorial, em regiões que, de há muito, não são mais indígenas. Se assim não fosse, Rio de Janeiro e Salvador deveriam ser as primeiras terras indígenas a serem demarcadas.

Tampouco é respeitada a decisão do STF que não mais permite a ampliação de terras indígenas, pois as existentes, uma vez demarcadas, indiretamente também demarcaram as áreas limítrofes como não indígenas. Eventuais problemas demográficos remetem igualmente a problemas sociais, que deveriam ser enfrentados por políticas públicas, como a de compra de terras pelos governos estadual e federal. Os agricultores não podem ser as vítimas nem os responsáveis pela miopia dos órgãos públicos. Urge que as decisões do STF sejam respeitadas, sob pena de o Brasil continuar refém de problemas que só se multiplicam, produzindo insegurança jurídica e abandonando socialmente os indígenas. Uma súmula vinculante é cada vez mais necessária.

KÁTIA ABREU (DEM-TO), 49, senadora e presidente da CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil).

12 comentários

existem certos "INTELECTULÓIDES" que representam ongs extrangeiras que acham que indio não é gente , é um ser superior da floresta que vive em comunhão com a natureza, esquecem que são seres humanos e como todo ser humano quer melhorar, progredir ter uma vida melhor para si e para os seus... como todo ser huano é curioso, quer aprender, entender o mundo e o seu mundo, esses bestas dessas ongs não podem querer que pessoas ou grupos de pessoas INVOLUAM , voltem para seu estado primitivo ... usando o pretexto fajuto de " estamos protejendo os indios deles mesmos e de nós" até quando??? Até o tempo das cavernas???

Reply

Coronel, acabaram de postar no orkut que a PresidANTA acaba de autorizar o início de Belo Monte! Ferrou o resto dos índios!

Alguém tem que checar isso e abrir o bocão!

Reply
Mensageiro do Apocalipse mod

Onde tem oca de "índio" identificado pela FUNAI ou por ONGs Internacionais...

... TEM RIQUEZAS NO SUB-SOLO.

Reply

E para completar, Coronel, essas áreas "desertas" poderão ser invadidas para extração ilegal de recursos e plantação de cocaína. Só falta isso mesmo.

Reply

A ação do Estado na Raposa/Serra do Sol foi desastrosa, produzindo unicamente pobreza.

Reply

Qualquer ser que tivesse pelo menos dois neurônios funcionando ao mesmo tempo saberia que o futuro da Reserva Serra do Sol seria este. Gritamos, falamos, brigamos, discutimos mas de nada adiantou. Agora, com exceção dos arrozeiros, o resto está colhendo o que plantou. Que as ONGS agora se virem p/resolver o problema indígena. Não queriam tanto a terra? Façam ensopado ou rizzoto com ela! Chamem o Charles da Cornualha!

Reply

Pra que ficar arrodeando tanto? Já não temos elementos suficientes para identificar as digitais de interesses estrangeiros nessa história? A questão não é nitidamente de soberania?

Reply

Cel

Pelo quadro apresentado podemos concluir que às Vossas Excelências, a Funai, o Cimi (Conselho Indigenista Missionário) e as ONGs nacionais e estrangeiras querem a favelização dos nossos índios para facilitar a atuação dos Traficantes, Evo Morales Cocalero e das FARCs.

Querem na realidade que o Brasil se Transforme no Maior Produtor Exportador e Consumidor de Drogas do mundo.

Porque não indicam como candidato a Presidente o Fernandinho Beira Mar ou Fernandinho Oceanfront

Este é meu ponto de vista.

Palavras do FHCannabis:
"Minha opinião é a de que a maconha pode ser tratada de forma diferente. Isto é, regulada como é o álcool e o cigarro"
Fernando Henrique Cardoso, ex presidente, PSDB-SP
Fonte: Trip
21/05/2011

Átila

Reply

Alguma chance de trazer todos eles e colocá-los na prça dos 3 poderes em Brasília? Não deve haver muitos, mas um miniêxodo cairia bem...Também seria legal ajudá-los a invadir sedes de Ongs em SP ou Rio.

¬¬

Reply

Coronel, ouvi dizer que algumas tribos continuam sacrificando crianças que nascem com defeito físico, até hoje. As autoridades e os defensores dos direitos humanos não vão intervir? Não seria mais decente negociar com os índios e colocá-las em abrigos para posterior adoção?
Eles podem matar livremente, são inimputáveis como os menores e como o terrorista Battisti?

Reply

A Raposa Serra do Sol nunca foi feita com a finalidade de proteger os indios. Foi somente para deixar as nossas reservas bem guardadas como querem as ONGS internacionais e o principe Charles dos cornos. Tudo foi feito para ficar bem longe das maos dos brasileiros. Toda a Europa tem grande interesse nas nossas riquezas minerais, pois as deles inexistem. E querem tb a nossa agua, pois lá fica o maior aquifero do mundo.
O resto é papo pro boi dormir.

Reply