Da Folha Poder, informando que não apenas estão abertas as portas para corrupção nos "pacotões" da Copa como a própria lei de responsabilidade fiscal foi mandada para o espaço, liberando empréstimos sem que isto conte no limite do endividamento. Tudo em nome da "bola".
Após inúmeras tentativas, a Câmara dos Deputados aprovou na noite desta quarta-feira, por 272 votos favoráveis, 76 contrários e três abstenções, o texto básico da medida provisória 527, que incluiu as regras que flexibilizam as licitações para as obras da Copa do Mundo de 2014 e da Olimpíada de 2016. A proposta ainda pode ser modificada, pois os destaques ficaram para ser apreciados apenas no fim do mês.A medida dribla parte das regras da Lei das Licitações e cria o chamado RDC (Regime Diferenciado de Contratações). Segundo seus defensores, a novidade poderá agilizar contratações para todas as obras de ambos os eventos. Deputados oposicionistas têm reclamado da medida provisória alegando que abre brecha para "corrupção".
O texto acaba com a exigência de apresentação de projetos básico ou executivo antes da licitação. Diz que o governo pode apresentar apenas um "anteprojeto de engenharia" e o custo de toda a construção fica a cargo do vencedor. Entre as mudanças feitas pelo relator, deputado José Guimarães (PT-CE), em relação à última versão do RDC, apresentada pela deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ) na Medida Provisória 521/11, está a possibilidade de os municípios contratarem empréstimos para obras da Copa e da Olimpíada até 31 de dezembro de 2013 sem que isso aumente seu limite de endividamento apurado com base na receita líquida real.
Ele também acatou emenda do PTB, que estende para capitais que fiquem a até 350 km das cidades sedes o regime diferenciado. A emenda é de interesse do deputado Jovair Arantes (PTB-GO), para beneficiar especificamente o aeroporto de Goiânia. A votação do texto era apontado como o primeiro teste da nova ministra da articulação política, Ideli Salvatti (Relações Institucionais). Ela teve reunião pela manhã com o presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS), pedindo agilidade na votação e, pela tarde, participou de encontros com lideranças do governo no Congresso. O governo, porém, não conseguiu finalizar a votação graças a obstrução de líderes oposicionistas, contrários ao texto. A MP 527 tratava, originalmente, da criação da Secretaria Nacional de Aviação Civil.
15 comentários
aprovaram o pacotão da corrupção?? como se já não houvesse....
ReplyEsse nosso país é muito rico! roubam, roubam, roubam e ainda tem grana pra ser roubada ahahahaha
Só espero que esses 165 que se (?), tenha pelos menos um bom motivo para declinarem-se do VOTO, que isso fique registrado nos “CÙS DO FAMIGERADO cungresso nacional”.
Reply“ordem no congresso”
Tá bom de mais!
Nossa corja de congressistas nos deixa de Boca abrida, isso que nos fazem hoje já é um espectro de décadas descaso e conivência, entre quem vota e que é votado, nuca se cobrou uma virgula de um congressista, e como nós que delegamos o voto e conseqüentemente teríamos de cobrar sobre essa prerrogativa que lhes atribuímos.
ReplyCoronel,
ReplyO PT quer se livrar de tudo o que ajudou a construir para travar o Brasil nas últimas decadas. Com isto chegou ao poder.
Agora que é governo (lá se vão 8,5 anos) quer fazer o que não era permitido aos outro.
O problema é que o PT é incompetente e só liderando o maior assalto da história aos cofres públicos e rebaixando o nível político e social do país conseguirá tocar essa me.. para frente.
É lamentável que minha filha vá ter que pagar essa conta no futuro.
JulioK
Foi dado mais um passo, para acabar, tambem, com a Lei de Responsabilidade Fiscal. Esta pouca vergonha, ficara permanente, mesmo com o fim da copa. A roubalheira e a corrupçao, foram institucionalizadas.
ReplyO que precisaria ser aprovado para essa gente toda é um outro regime diferenciado, mas de prisão.
Replylembra daquela musica da Sandy e Junior?
Replyvamo pula, vamo pula, vamo pula, vamo pula...
agora eh:
vamo roba, vamo roba, vamo roba, vamo roba...
Coronel
ReplyÉ incrível.
Em nome da Copa-14 e Rio-16 oficializou-se o roubo. E agora a céu aberto.
Estão enchendo uma bolha, que vai estourar daqui a pouco, e não vai adiantar propaganda dizendo que está tudo bem, que os níveis de popularidade da atual está ótimo, e outras mentiras mais.
A explosão será ouvida nos quatro cantos do Brasil e do mundo.
E a "pequena" conta terá que ser paga pelos mesmos trouxas de sempre: nós todos, com aquele característico nariz vermelho.
E o povo aplaude pedindo bis...
General Maximus Decimus Meridius
Curitiba-PR
Quem comanda esse 171 aí é a turma do 666...
ReplyVÃO DE RETRO CAPETAS !!!!
É isso ai meu povo, está instaurado no Brasil o sistema da Cleptocracia, vamos torrar tudo e quando a conta vier, o governo recria a CMPF, mas como dizem alguns "prefeitos", que seja IMF (imposto sobe movimentacao financeira) pois contribuicao nao é partilhada, fica so com o governo federal, imposto tem que dividir. Tiro no pé...........
Reply>>
ReplyCom esse tal "Regime Diferenciado de Contratações" que é a realização de um dos maiores desejos do PT desde que ele existe, a petralhada vai deitar e rolar!
De agora em diante, o Palocci e seus 20 milhões de "renda" (e isso é só o valor que sabemos!) em quatro anos vai parecer um amador.
8.666 = infinita Besta.
ReplyTá explicado!
Há muito o Brasil deixou de ser o "país do futebol". Entretanto, cada vez de maneira mais acirrada e contundente, estamos competindo por ganhar o título de "país da corrupção". O Planalto é o novo Maracanã.
ReplyEm bom português, Curto e Grosso: "roubar é de lei"
ReplyRastreaar a evolução patrimonial dos canalhas. Divulgue a lista da votação.
Reply