Seis meses depois, o "até logo" de Serra virou "adeus"?

No dia 31 de outubro, ao lado de correligionários, após ser derrotado por Dilma Rousseff, José Serra (PSDB-SP) afirmou: 

"Para os que nos imaginam derrotados, eu quero dizer que nós apenas estamos começando uma luta de verdade. Nós estamos no começo do começo. Nós vamos dar nossa contribuição ao País em defesa da pátria, da liberdade, da democracia, do direto que todos temos de falar e serem ouvidos, da justiça social. Vamos dar a nossa contribuição como partidos, da nossa frente de partidos, como indivíduos, como parlamentares, como governadores. Essa será a nossa luta dos próximos anos. Por isso, a minha mensagem não é de despedida nesse momento. Não é um adeus, é um até logo"


Quase 44 milhões de eleitores estão esperando até hoje o "estou de volta" de Serra para cumprir o que prometeu. Até agora, nada. Salvo algumas críticas no twitter, entremeadas com papos gostosos sobre futebol, dicas de filmes, livros e registros de efemérides, José Serra continua na sombra. Não soube o que fazer com 44 milhões de votos. Submergiu. Sumiu. Renunciou. Seis meses bastaram para que, mesmo dentro do próprio partido, Serra fosse trucidado politicamente. Faltou à José Serra um gesto maior, uma prova de que estava lutando, de que estava vivo.  Faltou a mesma coragem que faltou em alguns momentos da campanha. Portanto, senhores e senhoras, tirem alguns cravos das mãos do marqueteiro Gonzales, pois o presente está confirmando que o estilo era do candidato. Serra ainda poderá reverter o quadro? Qual o seu futuro político? Veja matéria abaixo, do Estadão, da mesma jornalista que fez a reportagem sobre Bornhausen e Aécio. Mas, com o devido desconto do apoio explícito ao mineiro, o que está escrito faz sentido:

A crise que enfraqueceu o PSDB paulista expôs o processo de isolamento político a que vem sendo submetido o ex-governador José Serra. Até a eleição de 2010, era ele quem concentrava o maior cacife de poder do tucanato no Estado. Desde a vitória da petista Dilma Rousseff, porém, Serra vem perdendo espaço na sigla. Foi assim na briga interna do DEM, em que seus aliados perderam o controle do partido, hoje nas mãos de articuladores mais próximos do senador Aécio Neves (PSDB-MG). 

O segundo golpe veio em seguida, quando seu maior parceiro em São Paulo, o prefeito da capital, Gilberto Kassab, dá sinais de que pode deixar o campo de oposição ao Planalto e levar o PSD para perto de Dilma e dos petistas. Um tucano que acompanhou de perto a crise paulista diz que Serra tem consciência de que o novo partido de Kassab, o PSD, reduz a força da oposição. Nos bastidores, porém, integrantes tucanos de grupos adversários a Serra acusam o ex-governador de não ter agido para conter a sangria que Kassab promove no PSDB. E para quem imaginou que o PSD ainda pudesse ser uma boia para acolher Serra mais adiante, expoentes da nova legenda afirmam que o tucano não cabe na sigla. Além disso, o próprio Aécio começa a se movimentar em busca de pontes com Kassab.

O temor de que Aécio tomasse a presidência do PSDB para fortalecer seu projeto presidencial em 2014 levou Serra a cometer o erro de empurrar o presidente nacional do partido, Sérgio Guerra (PE), para a reeleição. Quando ensaiou tirar Guerra de cena, já era tarde. Àquela altura, o deputado contava com o apoio de Aécio e do governador paulista, Geraldo Alckmin.Companheiros de Serra avaliam que ele também errou quando rechaçou de público a ideia de assumir o comando do Instituto Teotônio Vilela. Aecistas trataram de reservar o ITV ao ex-senador Tasso Jereissati (CE).

A escolha do deputado Duarte Nogueira (PSDB-SP) para liderar a bancada tucana na Câmara teve o dedo de Geraldo Alckmin. E, ato contínuo, Aécio empatou o jogo "Minas Gerais versus São Paulo" ao indicar o deputado federal Paulo Abi Ackel (PSDB-MG) líder da minoria.  Na montagem do governo Alckmin, o grupo serrista teve menos espaço do que gostaria. Três de seus mais próximos colaboradores acabaram na Prefeitura. Mauro Ricardo, ex-secretário da Fazenda, assumiu a secretaria de Finanças de Kassab. O ex-secretário de Planejamento Francisco Luna está no Conselho da São Paulo Obras. Ao ex-governador Alberto Goldman, o prefeito reservou uma vaga no Conselho de Administração da São Paulo Urbanismo. 

A sorte dos serristas não mudou na montagem do diretório do PSDB paulistano. Vereadores tucanos ligados a Serra e Kassab foram escanteados na primeira composição do diretório e seis deles e deixaram o partido. O ex-deputado Walter Feldman, outro expoente tucano ligado a José Serra, que o ajudara a fundar o PSDB, também decidiu abandonar a legenda.

35 comentários

Não seja, ou se faça de tolo Coronel.

É obvio que o Serra é o arquiteto do PSD.

Serra foi mais esperto que o Aecio e os dois serão candidatos a presidente em 2014. Um pelo PSDB/DEM enfraquecidos e o outro pelo PSD.

Reply

Coronel,

Concordo, Serra é passado! Não adianta malhar ferro frio.
Esta ai o Aécio fazendo as maiores burradas e o Serra NUNCA deu um pit no "minerin".

A oposição terá que ralar muito para combater a enxurrada de dinheiro para o lado do PT & Cia.

Nunca se fez tanto tráfico de influencias neste país como na era PT. A sujeira tomou conta.

Nossa unica salvação em 2014 é a Katia Abreu que tem forças para lutar contra essa gentalha.

Não vamos esquecer também, de reporteres como o do CQC que entrevistou o Renan Calheiros.

O resto é mofo!!!!!

JulioK

Reply

Serra não é passadol. Isso ficaria provado, caso ele viesse e dissesse com todas as letras: cuidem da bagunça que arrumaram, que eu vou cuidar da minha vida. Seria o caso, depois de tanto corpo mole que fizeram, com as devidas exceções, em suas campanhas. Sem deixar de ver certos equívocos das campanhas, ele ainda é um nome que não deve ser descartado. Porém, se estiverem preparados para enfrentar o PT sem ele, que tentem. Ai será visto o que realmente está acontecendo.

Reply

Muito engraçado ver o Brasil esfacelado,dividido,empobrecido,emburrecido,doente e mal amado,na mão de gente que nada sabe de cidadania,vivendo uma ditadura a muito tempo,sem que o cidadão possa protestar (pesquisas de popularidade são intimidatórias para a minoria),a Constituição ragada a toda hora (Aprenderam com FHC e sua reeleição) e a oposição (meia duzia) se debatendo entre si para ver quem tira melhor proveito desta desgraceira,para talvez ganhar mais algum.
Pobre povo brasileiro,sem identidade,perdido *nessepaiz**....
ABRAÇOS FRATERNOS

Reply

Complementando, as oposições parecem estar mais preocupadas em mostrar que é suave e maleável como o governo. Assim, não tem lugar para mais ninguém mesmo. Só para quem quer dar tempo ao PT para atenuar sua crise e deixar o governo continuar a realizar a pior gestão desde Tomé de Souza. Um partido governista em crise. A economia fazendo água, com inflação crescendo, juros em alta, PIB recuando, famílias endividadas, gastos públicos crescendo e sem eficácia etc. E todo mundo querendo apoiar a presidente.

Reply
WWW.MEUARARIPE.BLOGSPOT.COM mod

Quem é Serra eu sei. Ninguém fica ruim ou se imbeciliza da noite para o dia, ou com uma derrota.

Já não sei mais quem é Jorge Bonhausen e seus seguidores. Depois da conversa dele com Aécio, fico na dúvida.

E você, Coronel?
É Serra ou é Aécio?

Reply

pra mim Serra esta por trás do PSD....

Kassab gerencia o boteco pra ele, mas Serra eh o dono...

Kassab nao tem cacife politico para, de uma hora pra outra, virar líder nacional, levando consigo políticos cinquentas vezes mais tarimbados do que ele...

nao vejo como o rabo abanar o cachorro nessa...

Reply

Não acho que Serra acabou .
Serra sóa teria que sair da toca , um politico não pode ser esconder tanto, ele tem que mostrar seus projetos suas ideias , fica calado não dá para fazer politica assim , eu o admiro muito pena que o povo escolheu o poste . Foi na onda da propaganda enganosa .

Reply

Acho que Serra faz bem em se afastar até a poeira do enfrentamento no OK Corral de Aécio/Kassab/Alkimin baixar. Se ele entrasse no duelo aconteceriam mais baixas ainda. Por enquanto está todo mundo de pé, mesmo que cambaleando.

Abs.

Reply

A verdade é que a política brasileira está com mais de 80% de embusteiros e aproveitadores do povo!

Basta de imoralidades e de mentiras na política nacional!

Reply

Coronel se a criação do PSD esta provocando este maremoto todo no campo da oposição, imagina o tsunami que ocorrera no campo da situação com o racha entre Dilma e Zé Dirceu - PT x PTpaulista. Um novo partido esta vindo ai. Um Deputado Federal do PT com bom transito no Vale do Jequitinhona/Mucuri esta alertando e preparando sua bases para este acontecimento. Ver Petralha comendo Petralha não vai ter preço. - Ass. Gaucho do Marambainha.

Reply

A oposição está no CTI.Culpa dos lideres, todos, Serra, Aécio , FHC que não tiveram mão de ferro para unir e se fazerem respeitar, Deveriam ter agido no mensalão, foram frouxos, agora aguentem.Mas podem contar que nascerá uma outra oposição muito forte e coesa, aquela oposição que sempre sonhamos que sabe bater com competência, sabe tirar o couro deles com inteligência, sem a elegância que eles jamais tiveram conosco, dizendo a que veio, só que Sem Serra e Aecio sem suas vaidades.Chegar de apanhar

Reply

Coronel, é jogo de sena!
Serra fez o mesmo para se declarar candidato à sucessão presidencial, cozinhou o quanto pode e neste meio tempo todos diziam Serra isto... Serra aquilo... mas na hora mais conveniente declarou-se.
Ele vai voltar pro jogo.

Reply

Cada dia que passa,o imbróglio fica mais difícil de ser entendido.Lendo este último post,pensei se não existe na verdade, um outro ser por trás de tudo isto,e está rindo à beça,de todos os jornalistas e povo em geral, que não conseguem vê-lo,enxergar.EU,pessoalmente também creio que o Kassab não tem,não teve a capacidade de criar tudo isto sózinho.Tudo bem,o moço não tem brio,nem consciência,nem abilidade,mas tem uma ambição grande.QUEM,esta é a pergunta,está arquitetando tudo isto?Dizer que é o Serra,servia até ontem.Não mais.Sim,ele e o Alkimin estão às turras,e o governador está no plano da vingança pessoal e está arrumando direitinho tudo,para ser O grande cacique do PSDB.Que partido será este,ou é este,mon dieu?
Eu me rendo.Com Serra,Aécio,Alkimin,fazendo jogadas de terceira categoria,não tem como saber.
Uma coisa é certa:ELES TODOS vão chorar e muito nas próximas eleições.Muitos,mas muitos mesmo,darão o troco nas urnas.Bye,bye,políticos desonestos,fracos,sem brio.

Reply

Como invejo a Coréia do Sul. As vezes a melhor solução é separar.

A corrupção alcançou níveis insuportáveis no Brasil.
Estamos vivendo a fragmentação do Estado. Lembra as regiões menos desenvolvidas da África, governadas por ditadores

Tomara que Dilma acorde antes de ser engolida pelos companheiros. São os que estão mais pertos querem que seu governo dê errado. Está rodeada de lobos dentro de sua própria casa.
Quem será que comanda essa alcatéia?

Reply

Cel.

Também estou estranhando a atitude do Serra; silencioso demais.

Mas...quem sabe ele não está preparando uma grande surpresa ?? Pode ser que esteja aguardando o momento certo para surpreender, e poderá deixar muitos com a cara no chão.

Prefiro aguardar mais um pouco do que me precipitar em condenar o Serra por sua atitude, como fazem os jornais.


Chris/SP

Reply

Meu pai já sabia, este país não tem jeito não. No tempo dele já anulava o voto. Políticos aqui no Brasil só pensam no bolso deles, os brasileiros que se lixem.

Reply

>>

Lula foi derrotado 3 vezes e levou 12 anos para chegar ao paraiso. Serra está em sua segunda derrota. Se não desistir de ser presidente, ele tem direito a mais uma derrota em 2014 e poderá chegar ao paraiso, se estiver vivo, em 2018.

<<

Reply

Coronel

Lembra daquela "campanha" levantada pela "flolilás" de enviar e-mails aos governadores do PSDB e/ou "fale conosco" do PSDB fins devolver os livros didáticos?
Pois bem, enviei uma mensagem no mesmo dia e dias depois recebí uma resposta que é uma b.o.s.t.a! Sugerindo para que eu lesse os artigos do FHC e que o PSDB "estava estudando" a possibilidade de interpelar o ministro da educação sobre os livros. Tenha santa paciência! É desse geito que querem fazer oposição? Vão se f.u.d.e.r bando de 'oposicionistas' imbecis!
Que eu saiba, só quem faz oposição a esta bosta de desgoverno é aqui no blog do Coronel, o resto é piada de mal gosto!

PS: desculpe os palavrões é que não me contive. Se não publicar, não tem problema, não ficarei aborrecido e nem tão pouco deixarei de visitar e comentar no blog pois, acredito, este é um dos poucos espaços que temos para fazer oposição à corja de bandidos que está no "puder".

Reply

Que pena não, é mesmo Serra??

Você deixou, 44 milhões de eleitores órfãos.


Izabel/SP

Reply

Enquanto essa oposição de brochas brinca de ciranda cirandinha, Lula está a todo pique preparando as eleições de 2012 e 2014 usando a Dilma para saquear os cofres públicos. Depois esses bunda moles não sabem porque perdem as eleições.

"Lula faz visitas secretas a Dilma,
em geral à noite.

O ex-presidente Lula tem visitado Brasília sigilosamente, em geral à noite, para manter reuniões privadas com a presidenta Dilma Rousseff, a quem encaminha “demandas” que vão do preenchimento de cargos à fixação de prioridades, como no caso do projeto que pretende revisar o tratado internacional de Itaipu. Frequentemente, Dilma discorda de Lula, como no caso do tratado de Itaipu, mas sempre o atende".CH

Reply

É uma pena ver o Serra quieto. Mas ai tem coisa, o se tem. Pode ser que ele tenha tramado o PSD, pode sim quem sabe, ele era um grande amigo de Kassab até ano passado. Vocês sabem se ele já mudou de lado? Ele está quieto, e o PSDB desmorona, é fim trágico de um partido tão importante, que foi os TUCANOS, guerreiros, derrubaram a inflação, desenvolveram a nação, e agora, entregam de mão abertas o país ao PT. O que o Serra vai fazer? Lógico que é se esquivar dessa crise terrível e incontrolável da oposição.

Reply

Não se deixa um amigo ferido caído!Hoje a foto está de costas,amanhã de frente!!!.fonseca.

Reply

Serra é um dos pouquíssimos políticos em quem eu confio. Um cara decente, que infelizmente está no meio de cobras criadas.

Força, Serra. O Brasil ainda há de ter um presidente como você!

Reply

Sério, competente e com espirito cívico. É um politico com este perfil que queremos para presidente: José Serra em qualquer sigla(até no PSDB)para ao bem do Brasil.

Reply

Coturneiro de 5 de maio de 2011 14:16

recebi exatamente a MESMA resposta que você.

Será que chegaram a ler o que escrevemos ou é uma resposta "pró-forma" para enganar trouxa - que somos nós?!

De qualquer forma, agradeço por ter tentado!

Abraço fraterno,

Flor Lilás/PR

Reply

Serra gosta de por o pé na bola, parando jogo.
Fez isto varias vezes: para se dizer candidato, para escolher vice, etc.
Votei nele e lamento o que o Brasil perdeu de competencia, seriedade, progresso, moralizaçaõ.
Espero que ele aceite ser o candidato Prefeitura de São Paulo.
Estou aguardando as pesquisas.
Vou transferir meu domicilio eleitoral para São Paulo só para votar nele.

Reply

Gaucho do Marambainha, 5 de maio de 2011 12:01

Por favor, conte-nos mais desse "racha" entre o diabo e a dilmaldita!!

É verdade?
Será logo?

Eles não eram "cumpanheiros" em Cuba?
Guerrilheiros?!

Dê mais notícias!

Levante nosso ânimo!

Quero que os dois sejam colocados em um quarto escuro com duas foices na mão!

Flor Lilás/PR

Reply

Deixando de lado a questão partidária e petralhista, uma pergunta que não quer calar é a seguinte: Com toda essa incompetência oposicionista e com tanta trairagem dentro do partido, qual teria sido a condição de José Serra fazer um bom governo para o Brasil e os brasileiros? Qual teria sido a sua base de apoio para poder governar?

Reply

Já ocoreu em cuba Cizânias e antigo ex-comandante do exército de F.Castro o comandante Huber Mattos fora condenado a 20 anos de prisão, todos cumpridos até no relógio, não saíu nem um segundo antes, depois sumiu da mídia o episódio, foi na virada do século a soltura. Comunistas também têm expurgos nos congressos dos partidos comunistas em países onde tinham ou tem o poder. Um comunista caído em desgraça tem situação na sociedade quase tão humilhante quanto ser um inimigo do povo ou dissidente.
Os caídos em desgraça normalmente vão ao cárcere por muito tempo e os dissidentes o exílio ou paredòn.
Espero que o PT também tenha seu congresso e metade do partido caia em desgraça, teríamos no fim dois partidos, o PE ( partido do etanol) de Lula e o velho PT de Dirceu e a dama de paus, neocapitalista à chinesa, com eles o MST e outros grupos serão donos de estatais, os militares melancias serão soberanos e com propriedade de grande parte do país, como são na Rússia e em Cuba, talvez também na China.

DOIS COMUNISTAS NÃO SE GICAM.
antes só tucanos não se bicavam.

Reply

gicam = bicam ( em dedo grande teclando na internet temos erros ).

Reply

Em qualquer regime democrático, quem assume o governo tem 6 meses de trégua, depois disso é pau dentro. Portanto, é cedo cobrar certas atitudes de Serra, que não pretende virar presa fácil na armadilha preparada por Aécio. Aguardem muito mais do que essa leitura idiotizada, baseada em interlocutores, oferecida pela imprensa carniceira.

Reply

Vou dar meu pitaco.
Aqui em SP, tem gente saindo do PSB (partido que apóia os petralhas) e indo para o PMDB, que também é da base aliada, aliás, aliadíssima...
Pois bem. O PMDB não é bobo não. Vai lançar candidato próprio para o governo estadual paulista. Assim, é bom a petralhada ficar com as barbas de molho, porque o caldo pode entornar!
E o PSDB, partido sem definição momentãnea, que fique muito ligeiro porque as hienas petralhas estão rondando a carniça...
Se bobear SP pode cair nas mãos do nefasto PMDB, aquele mesmo PMDB de Quércia e Fleury que detonaram o estado e acabaram com o Banespa.
Entre petralhas e PMDB não sei quem é pior para o nosso querido e operoso estado.
O PMDB com Temer?
Os petralhas com a Martaxa relaxa e goza?
O PSD com Serra? Se Serra sair do PSDB, pode fazer dupla com Kátia no PSD em 2014 e se candidatar. Voto nessa dupla.

A coisa tá ficando nebulosa demais...


Maria, SP

Reply
Luz para Todos mod

Serra fez uma campanha totalemente errada, Não atacou, não disse as verdades que estavam entaladas na garganta de muita gente. Perdeu, perdeu sem lutar, despediçando a única chance que nós tinhamos de por um ponto final nesse petismo sujo.
Que vá com Deus !

Reply

Cel

Esta posição do Serra é uma COMPLETA FALTA DE RESPEITO para com seus eleitores?

CUSP...CUSP...

Não vai se eleger nem para guri de recado da Casa da Mônica!

Átila

Reply