A oposição poderia, pelo menos, mostrar a língua para o governo.

O MEC insiste em distribuir o livro que adota a língua da rua, carregada de vícios e erros, como a correta, colocando este absurdo como norma a ser ensinada para as nossas crianças.  Diz que não vai interferir no assunto. O MEC é a autoridade nacional da educação, mas o ensino fundamental é uma prerrogativa dos estados, segundo a Constituição Federal e a Lei de Diretrizes e Bases. A União apenas determina as grandes políticas e repassa os recursos. Como está lavando as mãos sobre o tema dos livros que incentivam que as nossas crianças falem errado, cabe aos estados decidirem.

A oposição elegeu vários governadores e não tem bandeira alguma em comum. É um amontoado de egos pensando exclusivamente no seu pequeno quintal e, via de regra, chegando às eleições presidenciais sem nada para dizer ao eleitor. Recusar o recebimento destes livros seria uma grande oportunidade para a oposição mostrar que possui princípios e visão diferente em alguma coisa. Por exemplo, ensinar bem as nossas crianças, mantendo a unidade da língua, que é o que irmana todos os estados em torno de uma federação. A partir daí, não utilizar estes livros. Devolvê-los, após ato público que registre o fato. 

Nossos governadores de oposição se reúnem, de quando em vez, para tomar decisão nenhuma.  Façam uma reunião extraordinária. Comuniquem ao povo brasileiro que nos seus estados o português será ensinado de forma correta. É difícil fazer isso? Acham que vão perder votos? Pois não pensem que o povo gosta de falar errado. Não gosta. Uma das maiores vergonhas que as pessoas mais humildes carregam é a sua falta de instrução. Pais têm orgulho dos filhos que estudam. Que falam corretamente.

No dia primeiro de maio, publicamos este post.    Era sobre um livro oficial do MEC que mentia sobre os governos de FHC. Alí dizíamos que a  história é contada pelos vencedores, ainda mais quando os vencidos são covardes. E instávamos a oposição: 

Quer ver como é fácil acabar com esta máfia petista que está ensinando a história errada para os nossos filhos,  em livros panfletários, conforme informou hoje a Folha de São Paulo? Reúnam os oito governadores tucanos e informem ao MEC, em nota oficial, que estes livros não serão utilizados nas escolas estaduais. Devolvam tudo. Mandem de caminhão e despejem na frente do Palácio do Planalto. Isso é oposição. Mas imaginem se tucanos vão sujar as luvinhas brancas e os punhos de renda com algo assim. No máximo, vão escrever um artigo. E daqueles bem educados.

Até agora todos os governadores tucanos foram covardes diante de mais este absurdo. É por isso que temos cada vez menas oposição, como diria Lula.

23 comentários

ja éramos o c...do mundo em termos de educação...

agora viraremos as fezes...

sinceramente?

essa "escritora" tinha que ser chamada a se explicar, os livros recolhidos e queimados (esses sim são dignos de irem para uma fogueira!) e ainda pagar uma multa por um claro desserviço prestado a nação...

parece terrorismo educacional, isso sim...

uma maneira de implodir um pais corroendo suas estruturas...

vai ser uma beleza ver alunos falando errado e sendo aprovados pela promoção automática!

uma equação tenebrosa!!!!!

fala serio, há algum outro pais tão surreal no mundo quanto o Brasil?

não me interessa que merda de corrente pedagógica ou filosófica essa senhora segue, "os livro estão na estante" esta errado e fim de papo...

e o que mais me enoja eh o argumento de evitar o "preconceito" contra quem fala de maneira "diferente"...

não ha vida civilizada possível no relativismo...

Reply

Pior vai ser o STF assimilar esta jeringosa, e ainda insistem que é portugués...

Reply

O separatismo sulista bem que poderia abolir a língua portuguesa petista de seu território, começando por recusar os livros que a difundem.

Reply

Vamos dar asas à imaginação Coronel. Suponhamos que a secretaria da educação do estado de São Paulo, estado governado pelo PSDB, vete o uso do livro nas escolas públicas do estado. Estaria correto o veto? Certamente que sim. Se eu tivesse filhos na escola não desejaria que utilizassem esse livro.

Agora imagine as consequências para o governo estadual. Dou algumas dicas: lembre-se dos violentos protestos promovidos pelo sindicato dos professores antes das eleições do ano passado. E veja como o caso da estação de metrô em Higienópolis tem sido explorado pelos petralhas.

Já nos estados aliados com o governo federal, acha que o veto teria alguma consequência? Claro que não! Os governadores seriam até mesmo elogiados, é só comparar a reação a cheias no Rio com São Paulo. Lá o estado falha, morrem centenas e o governador vira herói, aqui em SP o estado faz o que tem que fazer, ninguém morre e o prefeito da capital e o governador são satanizados.

Resumindo, o MEC só está aproveitando a oportunidade para montar uma armadilha para os governadores de oposição. Quando fizerem o que é certo, serão acusados de elitistas e preconceituosos. Vão chegar nas eleição de 2012 com a pecha de antipobres.

Reply

Para falar errado como o sapo canastrão não precisamos mais de escola nem de livros rizíveis, basta entrar para a militância da quadrilha.

Reply

É a mais pura engenharia social em curso!!!
Como aquelas escolinhas do mst, onde se ensina a ser comunista, só que a nível nacional - uma madrassa enfiada goela a baixo dos contribuintes e, de quebra, ainda financiada por nós!!!

Reply

Cel.

Este livro “Por Uma Vida Melhor”, a começar pelo seu título (bom para livro de auto-ajuda) é um absurdo. Além de fazer apologia do erro, manterá, no mínimo, os alunos na ignorância. Isto deve ser influência do apedeuta que sempre fez apologia à ignorância !

Uma de suas autoras, Heloisa Ramos, ao conceder uma entrevista ao IG, soltou esta pérola:
“É importante que o falante de português domine as duas variantes e escolha a que julgar adequada à sua situação de fala”.

E, desde quando falar errado requer norma, se cada aluno já o faz por conta própria à sua maneira???? A escola é o lugar onde se deve aprender a forma culta da língua.

Este livro deve ser recusado pelos estados, caso contrário o Brasil nunca sairá da lama em matéria de ensino.


Chris/SP

Reply

É meu caro, a coisa está cada vez pior. Ontem presenciava uma conversa entre duas pessoas, sendo que um é universitário. Em pouco mais de 2 minutos, que eu os ouvi o universitário jamais usou o plural deixando evidenciado que ele nem sabe para que serve o "S". Dai me lembrei daquela velha máxima, que ao que parece o PT adotou e está colocando como verdadeira: "Falá portugues nois fala o que interessa é o deploma".

Reply

É como diria o didi,a oposição não "vareia" o seu discurso...
ass.:o.k

Reply

Para protestar e exigir nossos direitos:

acir@senador.gov.br
aecio.neves@senador.gov.br
aloysionunes.ferreira@senador.gov.br
alvarodias@senador.gov.br
anibal.diniz@senador.gov.br
antoniocarlosvaladares@senador.gov.br
armando.monteiro@senador.gov
benedito.lira@senador.gov.br
blairomaggi@senador.gov.br
casildomaldaner@senador.gov.br
cicero.lucena@senador.gov.br
ciro.nogueira@senador.gov.br
clesio.andrade@senador.gov.br
cristovam@senador.gov.br
cyro.miranda@senador.gov.br
delcidio.amaral@senador.gov.br
demostenes.torres@senador.gov.br
eduardo.amorim@senador.gov.br
eduardo.braga@senador.gov.br
ecafeteira@senador.gov.br
eunicio.oliveira@senador.gov.br
fernando.collor@senador.gov.br
flexaribeiro@senador.gov.br
francisco.dornelles@senador.gov.br
garibaldi@senador.gov.br
gilvanborges@senador.gov.br
gim.argello@senador.gov.br
humberto.costa@senador.gov.br
inacioarruda@senador.gov.br
wellington.dias@senador.gov.br
wilson.santiago@senador.gov.br
valdir.raupp@senador.gov.br
vicentinhoalves@senador.gov.br
pinheiro@senador.gov.br
waldemir.moka@senador.gov.br
vitalrego@senador.gov.br
itamar.franco@senador.gov.br
ivo.cassol@senador.gov.br
jarbas.vasconcelos@senador.gov.br
jayme.campos@senador.gov.br
joao.alberto@senador.gov.br
joaodurval@senador.gov.br
joaopedro@senador.gov.br
joaoribeiro@senador.gov.br
j.v.claudino@senador.gov.br
jorge.viana@senador.gov.br
jose.agripino@senador.gov.br
gab.josepimentel@senador.gov.br
sarney@senador.gov.br
lindbergh.farias@senador.gov.br
lobaofilho@senador.gov.br
luizhenrique@senador.gov.br
mario.couto@senador.gov.br
mozarildo@senador.gov.br
paulobauer@senador.gov.br
paulodavim@senador.gov.br
paulopaim@senador.gov.br
simon@senador.gov.br
pedrotaques@senador.gov.br
randolfe.rodrigues@senador.gov.br
renan.calheiros@senador.gov.br
ricardoferraco@senador.gov.br
roberto.requiao@senador.gov.br
rodrigo.rollemberg@senador.gov.br
romero.juca@senador.gov.br
sergio.oliveira@senador.gov.br
ana.amelia@senadora.gov.br
ana.rita@senadora.gov.br
angela.portela@senadora.gov.br
katia.abreu@senadora.gov.br
lucia.vania@senadora.gov.br
maria.carmo@senadora.gov.br
marisa.serrano@senadora.gov.br
vanessa.grazziotin@senadora.gov.br

Reply

Só falta o PT apoiar um livro didático e comprado pelo Mec, que ensine às crianças comer com os pés.
Sinceramente, eu já desisti do Brasi.

Reply

Luciano - 09:11

Desculpe-me, mas discordo do seu posicionamento.

Não sei se você é de São Paulo, mas eu sou. Gostaria que o Geraldo Alckmin vetasse este lixo de livro das escolas, se quiser manter um ensino de qualidade. Posto que este livro faz apologia do erro.

Não acho que Alckmin e outros governadores oposicionistas devam se curvar pensando se serão acusados de elitistas ou preconceituosos. Não é isto que está em jogo.

Aprender a falar e escrever corretamente, usando a norma culta da lingua nada tem de probrismo. Ao contrário, quem dominar com mais eficiência tal instrumento terá vantagens competitivas vida afora, sejam pobres ou ricos.

É preciso acabar com essa picaretagem !!!!


Chris/SP

Reply

CORONEL, DESCULPA A INSISTENCIA, MAS ONDE ESTARIA AQUELE TAL LIDER DA OPOSIÇÃO SR AECIO NEVES?

SIM, CADE AQUELE CARA HONRADO, PATRIOTA, DESTEMIDO, QUE JUROU QUE LIDERARIA OS GRUPOS OPOSITORES?

ISTO ME INCOMODA
OBS- O SITE DO SERRA ESTÁ MELANCÓLICO - PARADO- PASSIVO....

Reply

Isto foi escrito há 80 anos:

"A vida não me chegava pelos jornais nem pelos livros
Vinha da boca do povo na língua errada do povo
Língua certa do povo
Porque ele é que fala gostoso o português do Brasil."
Manuel Bandeira, no poema "Evocação do Recife", livro Libertinagem, 1929.

"Abaixo os puristas
Todas as palavras sobretudos os barbarismos universais
Todas as construções sobre tudo as sintaxes de exceção."
Manuel Bandeira, no poema "Poética", livro Libertação, 1930

Reply

Coronel, protesto é mostrando a bunda, não a língua.

Reply

AO PeTista das 13:12 (só pode ser.

Só o EX é que se vangloria de ser analfabeto.

O resto do Brasil quer falar a sua língua de forma correta. Unissona.

O mercado exige cada vez mais. E agora este pulha vem falar em "purismo"?

Estão levantando a quarta cerca para prender os porcos selvagens. Temos que dar uma grita geral, antes que seja tarde.

Para entender esta história, veja abaixo:

"Estava um aluno a se coçar e se remexer quando o professor lhe indagou o porquê. Este respondeu dizendo que recebera uma bala nas costas quando lutava contra os comunistas em seu país e perguntou ao professor se este sabia como prender porcos selvagens. E lhe explicou: primeiro você encontra um lugar adequado na floresta para colocar milho no chão. Depois de dias que os porcos estão comendo acostumados a esta benesse, você cerca um dos lados. Logo eles se acostumam e você então cerca um outro lado. E assim você o faz até o momento de colocar o lado com a porteira aberta até se acostumarem e quando se acostumarem você os fecha dentro do cercado. Assim em um segundo os porcos perdem a liberdade, ficam dando voltas dentro da cerca, porém logo voltam a comer o milho fácil e gratuito e esquecem de como teriam que caçar na floresta e aceitam a servidão". Esta foi a forma que encontraram para levar os países ao comunismo, socialismo e totalitarismo, através do simples espalhar do milho gratuito na forma de auxilio a renda, bolsas família, impostos variados, estatutos de proteção, cotas, subsídios, pagar para não plantar, programas de bem estar social, medicina e medicamentos gratuitos, novas leis, novos impostos e assim, a perda contínua da liberdade através destas migalhas.

GEneral Maximus Decimus Meridius
Curitiba-PR

Reply

Ao Chris/SP às 11:18

Também acho que a medida correta é simplesmente vetar e banir esse lixo no estado de São Paulo. E sim, eu sou paulista, e com muito orgulho. Acho que a escola é o lugar para se aprender a norma culta da língua, não desaprendê-la, pois essa norma também é a universal que nos une, independentemente de nossa região de origem.

No entanto, o que está em jogo aqui, já são as eleições municipais de 2.012. Um um veto do governo estadual, ainda que justo e correto, será explorado e manipulado pelo governo e pelo PT. Ou este veto é efetuado em conjunto pela maioria dos estados, ou não deve ser feito agora.

Você pode até discordar de mim, mas não vai poder negar o fato de que para um petista o que importa são os fins a serem atingidos, não os meios. Tudo pode ser usado por eles contra a oposição, inclusive um veto solitário de São Paulo a um livro escolar. Se não acredita nisto, veja a manipulação recente de um ensaio de Fernando Henrique Cardoso, e na semana passada, o caso da estação de metrô de Higienópolis.

Reply

Cel.

Este anônimo das 13:12, sei, não! Pela pegada, cheira a petralha.

Que picaretagem é esta de purismo???

Ao que eu saiba, somente quem dominar com mais eficiência a norma culta da lingua portuguesa é que terá vantagens competitivas onde quer que seja. O resto é coisa de esquerdopata ignorante!


Chris/SP

Reply

Caberia também, uma manifestação dos pais.

Não se pode calar diante desse absurdo.


Que chance terão essas crianças, que estudam em escolas públicas,
diante alunos de escolas particulares??

Eu não acredito, que o hadad, tenha toda essa fôrça. Na realidade deve ser algum esquema, muito bem engendrado, pelo govêrno.

QUANTO MAIS IGNORANTE,MELHOR.

Izabel/SP

Reply

Se não quiserem defender os governos de 1995/2002, podem deixar que FHC se defende sozinho, apesar de terem obrigação de defender o governo e o ex-presidente. Não o fazem por pura vesguice. Agora, não defender a Educação, ai já é demais. Estão eculhambando com a Língua Portuguesa e fica por isso mesmo? Absurdo.

Reply

LUCIANO - 16:02

Eu disse que Alckmin e os demais governadores oposicionistas! Se forem de todos os estados, tanto melhor!

Não precisa me lembrar do "modus operandi" petralha. Este todos nós conhecemos.

Só que tem uma coisa: hoje a oposição se curva por causa desse livro inútil, amanhã se curva por outro motivo, e assim por diante. Até quando a oposição terá de se submeter em nome de eleições ou sei lá mais o que???? Acho que tudo tem limite.

Também li os textos do FHC e a interpretação vagabunda e covarde dada pela imprensa. O caso Higienópolis foi mais uma mostra nojenta do que a militância petralha é capaz de fazer.

PS: Só para você saber, não sou brasileira nata (sou naturalizada) sempre morei em SPaulo, e me considero mais brasileira do que muitos brasileiros. Também me orgulho e adoro SPaulo !!!

Um abraço

Chris/SP

Reply

Quanto mais o povo comer os "S" e outras letrinhas, mais elles ficam felizes. O voto nelles fica garantido!


Chamem o SORRO!

Reply

A Nação assiste impassível a destruição do Brasil pelo governo do PT. O livro do MEC pretende validar o lulês e o tiririquês. E a autora ainda se diz 'professora' e o Ministério da Educação botocuda lava as mãos.

Reply