Marina Silva já botou milhares na miséria com a Raposa Serra do Sol. Vai conseguir o mesmo com milhões de produtores rurais?

Em 19 de abril de 2010, Marina Silva, esta mesma Marina Silva que hoje desrespeita a democracia em conchavo com ongs internacionais, espalhando inverdades contra o Código Florestal aprovado pela maioria da Câmara, comemorava o primeiro ano da implantação da Reserva Raposa Serra do Sol. Vejam parte do artigo que ela publicou, cuja íntegra pode ser acessada aqui.

Foi a primeira vez que um índio fez uma defesa na mais alta corte do país. Ao final, os índios saíram vitoriosos em última instância, o que garantiu a conquista definitiva da Terra Indígena Raposa Serra do Sol.
Talvez não fique claro para muitas pessoas a importância emblemática dessa vitória. Por que usar toda essa estrutura do poder público para garantir que “apenas” cerca de 20 mil índios vivam em um território que é doze vezes maior que o da cidade de São Paulo?
A resposta é que essas pessoas – para serem como são, produzirem como produzem, consumirem como consomem, pensarem como pensam e viverem como vivem – precisam desse território. É parte da identidade delas, de quem elas são. Foi lá que amadureceram uma cosmovisão, uma ciência e um mistério que é só delas. Esse território e elas são parte do mesmo corpo, não existem separadamente. Quando você subtrai o território, essa significação também desaparece.
Ainda assim, você pode estar se perguntando agora: em que isso pode ajudar o Brasil? Esse desejo de preservar não seria apenas uma atitude romântica para barrar o progresso e manter as coisas como elas são, sem benefício real para o país? A resposta é que nós temos muito a ganhar, enquanto sociedade, com um Estado que não apenas tolere, mas respeite e saiba identificar o valor do imenso patrimônio sociocultural e ambiental que ainda temos.
Existem muitos benefícios, inclusive práticos, em ter acesso ao conhecimento ancestral desses povos, mas o grande benefício de proteger esses territórios, reconhecendo e assegurando a sobrevivência de tudo o que existe nele hoje, é que continuaremos sendo uma nação múltipla e rica em suas diferenças. Seremos um país onde existe São Paulo, da forma como é, do tamanho que é, com suas virtudes e problemas, e existe também Raposa Serra do Sol, da forma como é, do jeito que os índios vivem lá. E isso é o Brasil.

Agora leiam o post de Reinaldo Azevedo, publicado em cima de uma reportagem publicada pela revista Veja desta semana, um ano depois que Marina Silva escreveu o que está acima, já em plena campanha eleitoral. A Reserva Raposa Serra do Sol, dois anos depois, gerou somente miséria, fome e desdita. Para agricultores e para indígenas. Apenas quem saiu lucrando foi esta especuladora ambiental chamada Marina Silva e a camarilha de ongs internacionais que a suporta. 

Agora assistam ao vídeo onde Marina Silva ataca Aldo Rebelo, que era contra a demarcação contínua da reserva. Quem tinha razão? Quem tem razão no Código Florestal? O Brasil vai cometer mais um crime contra o seu povo para atender aos interesses internacionais defendidos por Marina Silva?

26 comentários

nao tem jeito, essa gente so leva miseria aonde vai...

antes era apenas o socialismo que levava miséria para todos os cantos do planeta...

agora surgiu mais essa praga do ecoterrorismo, que leva a mesma miséria aonde antes havia riqueza e produção...

essa gente eh tarada por pobreza!

sem pobres eles nao sobrevivem...

por isso são contra a remoção de favelas, o ensino da língua portuguesa culta aos analfabetos e contra os ruralistas que geram produção e riqueza...

repito, eh uma gente tarada por pobreza, desde que eles - Marina e sua trupe - nao passem necessidade, eh claro...

eh como Paloffi, que descarrega no aluguel de um apto de 640 m2 a fabulosa quantia de 15 paus, dinheiro que a maioria dos pobres jamais verá na sua miserável vida...

Reply

Nunca fui com a cara dessa mulher.
Certinha demais, humildinha demais, SAFADA DEMAIS.

Uma anti brasileira, que se uniu a essas ongs, para delapidar, as florestas brasileiras.

No momento ela está pensando, mais em seu bolso.


Izabel/SP

Reply

CORONEL, EXCELENTE TEXTO.
VAMOS ESPALHAR PELA INTERNET

Reply

Essa mulher é uma verdadeira ET. Parece que está fora da realidade e do contexto nacional. Fala um monte de bobagens. O fato de a população indigena ter diminuido é obviaente que muitos deles estão na cidade e muitos se casaram com imigrantes portugueses na época, e outros com descendentes. Lógicvamente que muitos também quiseram viver e aprimorar-se em conhecimentos e numa sociedade mais evoluida. Para ela os indios não querem crescer, querem sempre continuar andando pelados e sem cultura.

Reply

Primor de antilógica a afirmativa de que os índios seriam ameaça às fronteiras. A verdade é que,sem defesa a fronteira é vulnerável a invasões e à entrada de entorpecentes e armas.
Ao depois vale compreender que povos que vivem da agricultura precisam de áreas demarcadas. Os caçadores, pela própria "profissão", dispensam limites.

O absurdo é que ministros do STF não tivessem estudado um pouco mais a origem da propriedade e a razão dos limites para áreas rurais.
De interpretação equivocada a interpretação mais equivocada resultam danos irreparáveis para a sociedade

Reply
Escudeiro da Verdade mod

Cruz-credo!

Conseguiram o impossível, piorar a vida de todo mundo.

Fazendeiros vendendo churraquinho de filé-miau, índio no lixão disputando território com urubu e o discurso ambiental passou de esperança a terror.

Marina Silva, no melhor estilo Mulher do Capeta, fez da Serra do Sol numa sucursal do Inferno.

Reply

Essa Marina, hummmmmmmm! até a filha do Aécio votou nela.
Imagina isso presidente, sai debaixo, ia ser um chororo, danado.

Reply

Coronel lendo o artigo do Reinaldo Azevedo li um comentário de uma pessoa que fala de uma ação militar lá em Roraima em 1993. Tratou-se de alguma invasão de nosso território?

Reply

"A resposta é que essas pessoas – para serem como são, produzirem como produzem, consumirem como consomem, pensarem como pensam e viverem como vivem – precisam desse território"

Tai Coronel, concordo com o Saci do Acre, só que...Tirem daqueles safados as Mitsubishi, as antenas parabólicas, as TV de "prasma", agua encanada, luz elétrica e toda mordomia do mundo "dos branco", ai sim, vou aceitar que eles fiquem com toda essa terra.
São índios para ter a terra, mas querem viver com toda mordomia do civilizado que rala para manter essa corja de chupim.
Outra coisa, chega de irem a Brasilia posar para jornalista bocó usando tanga de penas, estamos carecas de saber que aquilo é uniforme para ir "prás capitar" enganar os bobos, pois eles se vestem como nós.
Indiarada safada.

Reply

É uma demagoga, como todos esses oportunistas que se escondem atrás de bandeiras sofistimáticas. A BR 116 tem matado e destrudo famílias e estão defendendo o papagaio-do-colarinho-vermelho!Enquanto alegam preservar estão destruindo. E pior, destruindo a a coisa mais sagrada na vida: a família!

Reply

Esta mulher é uma praga mesmo, até onde ela pisa nem erva danina cresce mais...RM

Reply

Cel.
Sinceramente, não entendo como o povo brasileiro foi induzido a votar nesta “terceira via”. Essa mulher nunca teve NADA a oferecer, sequer aos eleitores da terrinha dela. Se não tivesse existido Marina, a eleição passada teria mesmo sido definida em um único turno? Talvez sim, e o resultado teria sido o mesmo. Dilma presidente. Em compensação teríamos apenas Serra como segundo colocado, assumindo sem uma terceira colocada, a frente da oposição a Dilma. Marina atrapalhou tanto Dilma quanto Serra. E continua a atrapalhar Serra, querendo ser ainda a terceira via. A via de bancar a coitadinha analfabeta tardiamente alfabetizada, que num milagre da floresta amazônica, passou a entender de tudo, ler e assimilar todos os textos que lhe caem às mãos... Barela... Continua a mesma mocinha esperta (sim, esta característica não podemos negar...), aproveitando-se da melhor maneira possível do que o povo brasileiro iludido lhe concedeu...
Ah, Marina morena, você se pintou...
Pintou de verde, mas do verde dólar, não da floresta amazônica.
Nem dá para dizer que é socialista, ou mesmo comunista. Tanto para um, como para outro, são necessárias leituras, e não rápidas pinceladas dadas por sei lá quem são os assessores dela...
Eu acredito que um dos poucos que realmente leu Marx e Engels, viveu em Cuba, é um senhor que quer mandar sozinho em Brasília...

Reply

cel,

Gostaria de ver essa rainha do mogno candidatar a um cargo executivo para sangrar essa fdp.

Reply

Procurem no google por:

"Verde, a nova cor do comunismo"

Mel

Reply

Coronel,
esse povo merece. Votaram no velhaco, o reelegeram e ainda elegeu a Anta II. Não pode reclamar de nada. Só nós, os cuturneiros.

Reply

concordo com o anonimo das 18:51.
não existem mais indios autenticos. tinham que ser tratados como qualquer brasileiro.

Reply

Li hoje a reportagem da Veja e não vi nada que fosse surpreendente para mim. Muita gente alertou as autoridades sobre o que iria ocorrer, não era necessário ser vidente para isso. Ainda comentei isso com alguns colegas meus que são petistas que o que aconteceu na reserva raposa do sol, na europa seria facilmente qualificado como limpeza étnica. E o pior é que foi endossado pelo STF.
.
A demarcação dessa reserva foi um fato gravíssimo. Resta agora apenas investigar quem estava por trás de todas as pressões que ocorreram para que a demarcação ocorresse. Temos que impedir que volte a ocorrer. Existem outras reservas planejadas em várias regiões do país.

Reply

O que aconteceu lá na Reserva Raposa Serra do Sol foi a maior vergonha e injustiça, inclusive com o aval dos ministros do STF.

A policia federal, sem mandado judicial, invadiu as fazendas de ruralistas como se estivesse caçando bandidos.

Os ruralistas, prósperos donos de terras, e indígenas que trabalhavam honestamente para o sustento de suas famílias foram banidos como animais.

Hoje os fazendeiros vivem situação miserável, e os índios viraram favelados em lixões em Boa Vista.

Como fecho, palavras de RA:
"Não tem jeito. A única saída para o homem do campo no Brasil é lutar pelo direito de ser considerado bicho. Aí, quem sabe, ele terá a proteção do Ibama e do Meio Ambiente."

CÓDIGO FLORESTAL, JÁ!!!!



Chris/SP

Reply

Que se torne público em todo território nacional que Marina Silva não tem o menor respeito pelos índios que habitavam São Paulo. Já eram, preserve SP assim cmo está para servir de escada aos índios lá de cima e que decerto são mais índios do que os que habitam a região Sudeste...

Isso que é tratar iguais desigualmente? Né não? Rapazzz, se eu tivesse um pezinho índio da região de SP eu lascava a borduna no coco dessa alma penada porque ela já morreu e esqueceram de enterrar a carcaça...


¬¬

Reply

Eu votei na Marina.

Depois da eleição passei a acompanhar o noticiário político diariamente e também a pesquisar o posicionamento dos políticos no passado. Percebi que caso ela tivesse vencido, seria um governo com apoio dos petistas, pois não há nenhuma diferença no discurso e nas práticas. Talvez até pior do que o atual.

Alguém duvida que ela tenha votado na Dilma?

Marina, tô de mal...

Essa música, na minha opinião, explica tudo .... (tirando uma ou duas frases...)


http://letras.terra.com.br/gilberto-gil/46219/

Reply

Marina sempre esteve a serviço das ONGs internacionais. No caso da RI Raposa Serra do Sol o interesse era nas riquezas minerais. Se é que alguém ainda não leu sobre este assunto que foi tão debatido na época e polula pela internet indico estes links que mostram exatamente o que acontece e o que esta pseudo-ex-petista defendeu:

http://niobio.spaceblog.com.br/

http://www.rondoniadinamica.com/colunas/para-entender-porque-20-mil-indios-ganharam-tanta-terra,628.shtml

http://www.orkut.com/Community?cmm=5993549&hl=pt-BR

http://www.midiaindependente.org/pt/blue/2008/04/416946.shtml

Reply

O General Heleno já falava sobre o interesse das Ongs na Raposa Serra do Sol na época da demarcação forçada por Lula através de sua ministra das ONGs internacionais. Veja algumas das declarações deste grande patriota neste link:

http://retira.net/rv47/n4708.htm

Reply

Se o que está neste link

http://2bguardas.blogspot.com/2010/01/operacao-surumu-1993-roraima.html

for verdade, além de explicar o interesse Marino-Lulista em demarcar essas terras tão acirradamente, mostra uma necessidade muito grande de nos aprofundarmos no assunto. A preocupação do General Heleno, mostrada neste link http://retira.net/rv47/n4708.htm , não é sem fundamento, pois ele deve ter informações que nunca chegaram à grande mídia e devia saber do que estava falando. Isso tudo é muito grave.

Reply

Pois li na coluna radar que a doença que a impediu de participar do programa pode ter sido causada pelo stress das discussões do Código Florestal. Fatura todas, a favor ou contra, é sempre a santinha frágil mas lutadora pelo bem das florestas ....

Reply

CORONEL,
Essa mistificação chamada Marina Silva, a "verdinha" não só levou a miséria a região denominada Raposa Serra do Sol, como está acumpliciada com os vendilhões que estão entregando parte do NIÓBIO-minério de altíssima importância para muitos produtos que exigem alta tecnologia e que tem em abundância nessa área- ao preço de nada para a Inglaterra que se transformou na distribuidora mundial desse minério aos países que dele precisam.Como se sabe, as ONGs milionárias que financiam as atividades da Marina tem na Corôa Inglesa seus principais mantenedoras.Mais um detalhe, 95% das reservas de Nióbio do mundo estão no Brasil, com forte concentração no Amazonas e Roraima.O que essa camarilha internacional quer com a ajuda desses vendilhões do Brasil é desocupar a região amazônica dos brasileiros que ali vivem para assim continuar expandindo o contrabando das riquezas minerais que lá existem.BANDO DE CALHORDAS.

Reply

Gozado que quase nunca falam que os índios são brasileiros, não são nenhuma nação aparteada do Brasil.

Reply