PSD recebe um reforço de peso e um discurso sem meias palavras.

A senadora Kátia Abreu (TO) entrega nesta terça-feira, 5, sua carta de desfiliação do DEM, onde era uma das principais lideranças nacionais, para aderir ao projeto do PSD - o Partido Social Democrático, lançado pelo prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab. A migração para a nova legenda será oficializada na quarta, em discurso no plenário do Senado.
Andre Dusek/AE - 05.08.2010

A filiação ocorre em meio ao descrédito provocado pelo anúncio de fusão com o PSB, ideia que não vingou, e a leitura de que a nova sigla será linha auxiliar do governo. Ela garante que a fusão com o PSB jamais existiu como proposta séria e que o PSD será de oposição, mas afirma: "Oposição não é empresa de demolição: não precisa de adjetivos, mas de caráter". 

Por que deixar o DEM?
Em busca de uma tribuna mais eficaz para defender meu ideário. O DEM cumpriu missão histórica admirável, viabilizando a transição democrática com Tancredo Neves e José Sarney, e garantindo a estabilidade dos três governos seguintes. Mas vive momento de turbulência interna. Deixo o partido, mas não mudo minha identidade: as ideias e objetivos são os mesmos.
Se é assim por que não foi possível uma solução interna?
O convívio partidário é como um casamento. Quando o desgaste ultrapassa determinado ponto, em que a confiança é atingida, não adianta insistir. O DEM não pratica internamente a democracia que prega externamente. Se mostra constrangido em assumir o ideário liberal.
O PSD surge num contexto que já abriga 27 legendas. Não há partidos demais?
Não é questão de quantidade, mas de qualidade. A maioria dos partidos brasileiros não pratica a democracia interna, nem exerce interlocução com a sociedade. A democracia precisa começar dentro dos partidos, e isso não ocorre. O quadro partidário brasileiro passará inevitavelmente por um rearranjo. O PSD apenas deu a partida. Outras siglas surgirão, outras desaparecerão. É questão de tempo.
Mas o PSD já nasceu provisório, anunciando fusão com o PSB.
O PSD nasce com ânimo definitivo, para ocupar um espaço que precisa ser preenchido no cenário partidário nacional: os ideais da economia de mercado e do Estado democrático de Direito. Será o partido da classe média, que se expandiu continuamente desde o Plano Real e hoje reúne mais de 100 milhões de brasileiros que não estão representados no espectro político-partidário.
Por que o PSD desistiu da fusão com o PSB?
Não houve desistência porque não houve essa decisão. A ideia de fusão foi apenas uma hipótese inicialmente colocada, em ambiente de tempestade de ideias, em decorrência das dificuldades operacionais de se criar uma nova legenda. Mas, na medida em que se aprofundou a discussão, foi posta de lado. Eu mesma jamais pensei em ingressar num partido cujo ideário é bem distinto do meu.
Então será um partido de centro-direita?
Essa nomenclatura está inteiramente ultrapassada. O PSD não vem estabelecer um duelo ideológico, esquerda versus direita. Não vem lutar contra, mas a favor - não do governo, mas do País. Essa classificação é falsa, anacrônica. Basta lembrar que o PT, que se define como de esquerda, aliou-se ao Partido Liberal, que estaria à direita, para eleger Lula e José Alencar em 2002. O PL depois mudou de nome, mas não significa que tenha mudado seu DNA.
O prefeito Kassab se definiu como um político "de centro, com uma leve tendência para a esquerda". E a sra.?
Kassab, ao mencionar essa tendência à esquerda, quis enfatizar sua preocupação com o social, não estabelecer um vínculo ideológico. Ele é um homem da economia de mercado, que sabe dos benefícios sociais que ela gera onde é de fato praticada. Esse é um mito que precisa ser desfeito: o de que a preocupação com o social é monopólio dos socialistas, da esquerda. Não é.
Mas seu vínculo com o agronegócio é frequentemente interpretado como uma contradição com o discurso social.
Essa é mais uma falácia dos que querem atribuir aos socialistas o monopólio do bem e vilanizar seus adversários. Os produtores rurais, que tenho a honra de representar, são muito mais eficazes na erradicação da pobreza que os seus críticos. São responsáveis pela produção da melhor e mais barata comida do mundo, gerando emprego e renda, no campo e na cidade. Hoje, há uma forte classe média rural, que antes não existia. E não foi criada pelo Estado, mas pela economia de mercado. Até há duas décadas, o Brasil importava alimentos. Hoje, é um dos maiores exportadores do mundo, garantindo superávits sucessivos na balança comercial.
Outra leitura feita é a de que o partido será uma linha auxiliar do governo.
Faremos oposição, mas não como um fim em si mesmo. Oposição não é empresa de demolição. Quem assim pensava e agia era o PT. Oposição é parte da ação governativa. O eleitor, ao eleger os governantes, elege também quem os fiscalizará. Não se trata só de disputar o poder, mas de oferecer ao eleitor um norte, um caminho para o País.
Numa linha "oposição generosa", como alguns propuseram?
Oposição não precisa de adjetivos, mas de caráter. É preciso que haja compromisso com princípios e metas. Quando o governo estiver em consonância com nosso programa, terá nosso apoio. Quando não estiver, não terá. Ter caráter é ser, acima de tudo, fiel a si mesmo e aos seus próprios princípios. Por essa razão, ao mesmo tempo em que votei pelo salário mínimo de R$ 545, votei contra uma medida provisória que capitalizava o BNDES. Em ambos os casos, fui fiel ao princípio da responsabilidade fiscal, com o qual estou comprometida.
Como fica a relação com o PSDB, parceiro histórico do DEM? Com Serra ou com Aécio?
Manteremos a interlocução, com certeza. Construímos uma etapa fundamental da história contemporânea do Brasil, que foram os dois governos de FHC. Mas não seremos satélite de ninguém.
Como avalia uma oposição debilitada como a atual?
O risco é desmoralizar a atividade política e favorecer a chamada democracia direta, como na Venezuela chavista, que opera por plebiscitos.
Diz-se que uma das condições de seu ingresso no PSD foi a garantia de presidi-lo.
O PSD não terá dono. A decisão é das bases do partido. Queremos um partido que tenha nas prévias um instrumento para as decisões.

Entrevista concedida a João Bosco Rabello, de O Estado de S. Paulo

40 comentários

O medo de bater pesado em tudo que se diga "social" é um mal sinal. Ser refém da linguagem da esquerda já é uma capitulação à esquerda.

Torço pela Kátia Abreu, gosto dela, mas temo que por esse tipo de rendição e medo, ela venha a ser posta nas cordas pela esquerda, até dentro do próprio partido, que é ambíguo.

Reply

Denúncia no Claudio Humberto, em 04.04.11, gravíssima:

Cláudio Humberto
Lula distribui R$ 61 bi para 27 países em 2 anos

Somente nos dois últimos anos de seu Governo, o ex-presidente Lula distribuiu mais de R$ 61 bilhões do contribuinte brasileiro para 27 países, a maioria na America Latina, sendo oito na África, para além de algumas das mais tenebrosas ditaduras, como Líbia, Síria e Irã. Parte expressiva dos recursos saiu do Brasil por meio de financiamento do BNDES para obras tocadas por empreiteiras favoritas do Governo.

Perplexidade

A lista dos 27 países que Lula deu dinheiro causou perplexidade nos senadores, até os governistas, da Comissão de Assuntos Econômicos.

Mão grande

A indignação dos senadores também decorre do fato de que os R$ 61 bilhões terem deixado os cofres públicos sem autorização do Senado.

‘Desembolsos’

Oficialmente, o BNDES admite “desembolsos” de US$ 1,2 bilhão na América Latina e de US$ 906 milhões na África. Ou R$ 3,38 bilhões.

Primeiro eles

Os R$ 61 bilhões destinados por Lula aos 27 países em dois anos é um valor superior à soma das transferências para os Estados, no período.

Reply

Onde está Denise Frossard? Continua no PPS c/ Roberto Freire? E a Transparência Brasil, ainda acontece?
Por favor, Coronel, e a sua bússola?

Reply

Certa, a Katia Abreu.
O 'social' não é domínio da esquerda ideológica.

Reply

Se eles conseguirem instituir as prévias, as "Primárias", como dizem nos EUA, e forem sinceros em sua execução, será um partido revolucionário, no bom sentido, na vida brasileira. Que assim seja.

Reply

Esse entrevistador do Estadão me deixou a impressão de ser alguém mais interessado em satanizar o agronegócio e a direita do que conduzir uma entrevista.

Mas eu ainda mantenho a esperança de que o PSD possa se tornar uma espécie de DEM depurado. Já que os maus não saem do DEM, os bons saem e continuam a sigla, com outro nome.

Mas ainda falta muita gente importante.

Reply

Essa mulher é fera, não enrola, consigo entender o que ela diz, vai direto ao ponto sem papas na língua. Ela como Presidente se sairia muito bem.

Reply

sei la, não sei...

quero ver eh como a senadora ficara se daqui a 9 meses Kassab resolver parir o seu filho verdadeiro, ou seja, oficializar o rala-e-rola com os socialistas pernambucanos...

vai mudar de partido de novo, senadora?

ou vai entrar na moda do socialismo?

ate o presidente da OAB agora deu pra dirigir o órgão como se fosse um líder socialista...

basta ver o que ele disse a respeito dos juízes do nordeste não quererem trabalhar durante o período mais quente do dia...

parece discurso de palanqueiro socialista e populista...

Reply

e esse negocio de "social" no nome do partido, eu vou com os colegas aqui do blog, eh difícil de engolir essa pieguice...

só faltou enfiar um "trabaidô" ali no meio do nome do partido...

Reply

Essa ânsia para comandar as legendas partidárias é maior do que se pensava.
O kassab saiu porque queria ser presidente do DEM, o índio saiu para ser pres. do PSD RJ, porque não conseguiu ser o presidente do DEM RJ, A Kátia Abreu está saindo porque quer ser a pres. do PSD, a Marina vai sair do PV porque também quer ser presidente de qualquer coisa até de partido.
Espero que essa motivação toda ajude a dar uma chacoalhada na política, que atualmente está vergonhosa.

Reply

Não tenho dúvidas...será candidata a presidência do país...e levará.
Artur VHH

Reply

Muito bons os posicionamentos da senadora Katia. Ela me lembra Carlos Lacerda.
O social não pode ser patrimonio exclusivo do PT, corrupção sim.
O PSDB paulista vem desenvolvendo tutela politica, têm de mudar de posição. Até prévias para escolha de candidatos são contra.
Gostei da sigla PSD.
Sucesso PSD, democracia e probidade são fundamentais.

Reply

Muito bons os posicionamentos da senadora Katia. Ela me lembra Carlos Lacerda.
O social não pode ser patrimonio exclusivo do PT, corrupção sim.
O PSDB paulista vem desenvolvendo tutela politica, têm de mudar de posição. Até prévias para escolha de candidatos são contra.
Gostei da sigla PSD.
Sucesso PSD, democracia e probidade são fundamentais.

Reply

Cel.
Também tive um palpite agora.
Será candidata a presidente.Não creio que ganhe.
O PT permanecerá no poder por muitos anos ainda, infelizmente.

Reply

Tem outros graudos a desembarcar no PSD. Aguarde.

Reply

Admiro muito a Katia Abreu. Espero que ela seja ativa no PSD.
O próximo a se filiar será o Serra, será?
Vamos aguardar!!!!!!

Reply

ANONIMO - 07:48

Não seja tão pessimista!!!

Acho Katia Abreu uma mulher com todos os predicados necessários para chegar até onde ela quiser. Pode ser até a Presidência, por que não ????

Quanto ao PT, ainda aparecerá alguém com coragem para desconstruir esta grande mentira. E as mentiras já estão aparecendo uma a uma!!!

Dilma mais parece uma ilha cercada de incompetentes por todos os lados. E acho que é isto que vai derrubá-la um dia, não tão longe de chegar.

Sou otimista! fazer o quê?


Chris/SP

Reply

"Ela me lembra Carlos Lacerda".

Aonde, anônimo da 11:05?

Reply

Pois é: "Oposição não é empresa de demolição: não precisa de adjetivos, mas de caráter". Não é empresa de demolição, mas não é governo. Gosto da senadora, mas vai ser mais um partido da tal oposição, que não fará nada. Serra perdeu a eleição por não saber ser oposição, nem a kátia Abreu sabe, pelo visto. Estão todos procurando um lugar cômodo, tranquilo, e nós eleitores que não toleramos a esquerda, procurando em quem votar. Estamos perdidos, cegos, mudos e surdos no tiroteio, em que só os eleitores perdem. Só os políticos ganham, pois mantêm seus cargos e privilégios. Esse é o Brasil Coronel!

Reply

quem sempre espera encontrar políticos com capacidade administrativa e voltados para o bem do povo, pode esquecer. Nada mais serão que "um novo grupelho", pensando em si mesmos e distribuindo beneses para quem estiver "perto da panela". Votar, só por "obrigação"...

Reply

Esses oposicionistas perdem a chance de dizer a que vieram (e fazer realmente barulho) por um medo insano (e creio infundado) de se dizerem, ou serem chamados, direitistas ou conservadores. Vai entender...

Reply

Kátia Abreu seria, de fato, a primeira mulher presidente do Brasil, não mera dublê dos interesses idelógicos de quem não merece confiança alguma do povo brasileiro.

Reply

Logo o Kassab vai deixar a Prefeitura de São Paulo. Se for candidato a Dep.Federal poderá até ser eleito. Para Governador de São Paulo nunca, para Presidente, jamais. Seu partido aqui em SP vai atrapalhar o PSDB tanto na eleição do Prefeito, quanto a do Governador e do Presidente. O Kassab é o coringa do mal. Onde ele estiver, ao invés de ajudar, ira atrapalhar.

Reply

Acho que o Serra deveria ir pra lá com Katia, Indio e Kassab, deveria deixar esse partido que vive em cima do muro..

Reply

Coronel
Sinceramente ??
É mais do mesmo.
Ninguem tem coragem de assumir abertamente o ideário de direita.
E lhe digo mais. O PT está e vai continuar se dando bem , mais por covardia da direita , do que por méritos da esquerda.
A esmagadora maioria dos brasileiros é a favor da privatização, mas ninguem ,(não entendo porque), abraça abertamente essa bandeira. Uma lástima...
E essa moça, apesar de admirá-la, infelizmente, é mais do mesmo....
Um politico autentico e de carater, não pode ter receio de pejos...

Reply

Social, socialista, democrático, trabalhista, todos com discurso obtuso e atrasado da esquerda do século XIX. Recentemente tive uma reunião com um diretor, ou coisa que o valha, do ministério do meio ambiente e a toupeira citou o "companheiro lenin".

Estamos lascados com gestores deste porte.

Reply

Correção do meu comentário (o primeiro): mau sinal e não "mal" sinal.

Reply

Pela entrevista, a senadora está até um pouco confusa. Não era assim na tribuna do Senado. Agora, pareceu estar com meias palavras, tentando não dizer que segmento pretende representar no novo partido. Pena. Pode caminhar para o ostracismo se continuar assim. Parece que está surgindo um novo idioma, o "kassabês". Nesse idioma, a pessoa fala, fala e alguém que escuta, não fica sabendo de que se trata. Dá para imaginar na TV: "não somos de direita, nem de esquerda, nem de centro, não somos de oposição, não somos da situação, não atacamos ninguém, só queremos ser favoráveis ao Brasil". E um monte de gente assistindo e sem entender, afinal de contas, de que trata.

Reply

Prezado Coronel,
em 2006, quando ambos comentávamos no blog do Noblat, previ o fim do DEM, por vê-lo sem correspondência com os segmentos da sociedade nos quais historicamente buscava seus votos.

Aí está.

Saudações democráticas.

Reply

Sou o Anonimo das 10:38 e concordo plenamente com o Anonimo das 11:02 .
É uma lástima o Bolsonaro ser tão destemperado.
É o único politico de coragem no Brasil...
Pode-se questionar a razoabilidade de suas afirmações , mas é o único com coragem de dizer o que pensa...e é isso que espera o eleitor.

Reply

Retificando e destacando uma parte onde ela define, um pouco, quem pretende representar: ...ideais da economia de mercado e do Estado de Direito. Será o partido da classe média, que se expandiu desde o Plano Real e hoje reúne mais de 100 milhões de brasileiros. Também ela fala em ideario liberal. Não podia deixar de destacar isso. Porém, ainda, está muito tímida. Se o PSD for fazer o que ela diz nessas frases, estarão batendo de frente com o PT. Então, só poderão ser de oposição ao governo. Se for favorável ao governo, não fará nada do que diz na entrevista. Assim, demonstra estar com medo de ser oposição à presidente. Isso não é bom.

Reply

O nome DEM é uma merda , cheira a herança maldita que gaúchos descarregaram no Rio de Janeiro , fingindo-se de direitistas.

Reply

Quem vai apagar a luz do dem???
Será que os Maia vã vender a sigla para grupos sem partido e depois irem para o PR ?
Um partido sem ninguém pode ser vendido, o grupo comprador se filia em massa e faz uma convenção partidária que pode até mudar o nome do partido, os maias podem se filiar a outro partido ( como parte do acordo de venda, o partido não pediria os cargos dos maias e tudo ficaria ainda pior para o Brasil).

Reply

Se Katia Abreu vai ser a presidente do PSD não sei, mas se for Kassab, acho bom colocarem a senadora para traduzir as falas dele. Até agora Kassab não conseguiu dizer coisa com coisa. E cá como nota de rodapé, se Katia Abreu e Indio da Costa estão com Kassab na empreitada vou começar a olhar esse PSD com um pouco mais de atenção.

Reply

Coronel.

Eu sei que vc gosta da Katia.
Na minha opinião ela esperou a primeira opotunidade pra sair do DEM.

Quem assitiu Kassab no Roda Viva, eu assisiti do começo ao Fim.

Kassab é Dilma, foi Lula.
Ele tem uma gratidão enorme por Serra.
Se hj ele é conhecido nacionalmente deve a Serra, que deixou pra ele a maior capital do Brasil e ainda trabalhou p/sua reeleição contra o candidato do seu partido no caso Alckmin.

Se em 2014 Dilma por algum motivo não puder ser candidata eo candidato for Lula, e Lula ganhar.
Vai ter o apoio do Kassab, e o apoio da Katia?Ela vai dizer as coisas que dizia do lula qdo ele era presidente e ela estava no DEM?

A pergunta que não quer calar.
Indio da Costa que chamou a Dilma de terrorista, assantante de banco, a cabeça de uma organização de promovia assaltos.Vai dizer o que agora num partido onde o dono diz com todos as letras que apoia Dilma.Que ela está fazendo um bom governo e que sempre apoiou Lula. Lula foi um bom parceiro e espera tb fazer uma boa parceria com Dilma.

Reply

Roubar as bandeiras delles é uma coisa, mas não precisa usar a mesma língua de pau.

Não precisa ter na sigla nada de "S". Pra começar...

Está entregando os pontos, sim, mas falta coragem para assumir que 'sendo um deles ou se fazendo passar por um', ficará menos na posição de janela...


Mas, vamos dar tempo ao tempo. Se o partideco ( é, partideco, vai ficar muito tempo da UTI neonatal ainda até ganhar peso), deixar claro com todas as letras que é contra as cotas, contra bolsa escola ou similares, contra Ongs que dominam o país, contra CPMF, contra jogar no rabo dos aposentados e de quem começa a trabalhar cedo os 'rombos fantasmas' da Prev., contra mandar dinheiro para fora sem devido retorno, contra a revisão do tratado de Itaipu antes de 2023, contra a promoção automática dos burros nas escolas, travestida de avanço progressivo ( como se pudesse haver avanço 'regressivo'), enfim, se não constar no programa do partido nem nos discursos, nada disso, sinto muito, mas vai ser só mais um macarrão na sopa de letrinhas...

Tem partido demais, siglas demais, Pra que PSD e PSB? eleitor nenhum vai saber nadar nesse cocho de siglas vazias de ideologias( é o que ela quer não? fora ideologia... hummm. Se juntar PSD e PSB = PSDB?! epa outro? PSDB-2?
como se já não fossem todos sublegendas dos partidos pacman ¬¬
PT e PMDB, que tudo devoram...

Reply
MANOEL JOSÉ DA SILVA XAVIER mod

Gostei muito e, por isso, concordo, com a parte que refere que a preocupação com o social não é monopólio do socialismo. Os benefícios sociais são consequência do liberalismo; nele todos têm mais saúde, mais educação, mais segurança, etc.

Reply

Kátia Abreu PRESIDENTE 2014

Reply

Tá ficando bom!!!!! Kassab acertou em cheio!!!! E vamos formando uma oposição séria e HONESTA!

Reply

Sou Tocantinense e tinha muito orgulho de tê-la como minha senadora, meu orgulho agora está "suspenso". Espero que a senadora não se bandeie pro lado da quadrilha vermelha e que esse partido tenha coragem de mostrar a verdadeira cara desse governo mascarado que aí está.

Reply