O Mensalão, montado pela Sofisticada Organização Criminosa comandada pelo José Dirceu, que jogou o PT e o Governo Lula na lama da corrupção, foi financiada por dinheiro desviado dos cofres públicos. A revista ÉPOCA obteve o relatório final da Polícia Federal sobre o caso. Ele revela que o dinheiro usado por Marcos Valério veio dos cofres públicos e traz novas provas e acusações contra dezenas de políticos.
São as voltas que o planeta político dá. Em Brasília, como se percebe, ele gira com especial rapidez. José Eduardo Cardozo agora é ministro da Justiça. Foi sob o comando dele que a Polícia Federal produziu sigilosamente um documento devastador, cujas 332 páginas resultam demolidoras para muitos dos próceres da República. Trata-se do relatório final da Polícia Federal sobre o caso do mensalão, que encerra oficialmente os seis anos de extensas investigações conduzidas por delegados, agentes e peritos especializados no combate ao crime organizado. A peça já está sobre a mesa do procurador-geral da República, Roberto Gurgel, e deverá seguir em breve para o gabinete do ministro Joaquim Barbosa, o relator do caso do mensalão no Supremo Tribunal Federal.
Liderada pelo policial Luís Flávio Zampronha, delegado que coordena o caso desde o início e integra a divisão de Repressão a Crimes Financeiros, a PF vasculhou centenas de contas bancárias, esmiuçou dezenas de documentos internos das empresas envolvidas no esquema e ouviu cerca de 100 testemunhas. Produziu-se esse minucioso trabalho por determinação do ministro Joaquim Barbosa. O objetivo era produzir provas acerca dos pontos que não haviam sido contemplados nas investigações da CPI dos Correios e da Procuradoria-Geral da República. As dúvidas dividiam-se em três perguntas elementares:
1. O mensalão foi financiado com dinheiro público?
2. Houve mais beneficiários do valerioduto?
3. Qual era o limite da influência de Marcos Valério no governo petista?
A investigação da PF dissolve essas incertezas – e faz isso com muitas, muitas provas. A resposta às duas primeiras perguntas é sim, sem dúvida. A resposta à terceira? Nenhum. Não há mais argumentos falaciosos, teses descabidas ou teorias conspiratórias que permitam ignorar os fatos colhidos pela PF. Derrubam-se, assim, os mitos que setores do PT, sobretudo sob a liderança moral e simbólica do presidente Lula, tentaram impor à opinião pública. O mensalão não foi uma farsa. Não foi uma ficção. Não foi “algo feito sistematicamente no Brasil”, como chegou a dizer o ex-presidente.
O mensalão, como já demonstravam as investigações da CPI dos Correios e do Ministério Público e agora se confirma cabalmente com o relatório da PF, consiste no mais amplo (cinco partidos, dezenas de parlamentares), mais complexo (centenas de contas bancárias, uso de doleiros, laranjas) e mais grave (compra maciça de apoio político no Congresso) esquema de corrupção já descoberto no país. O significado político e, sobretudo, simbólico do fim desse debate é enorme – e pode alterar os rumos do processo do mensalão no STF, que até o momento tendia para uma vagarosa morte jurídica.Leia mais aqui.
31 comentários
Será que há esperança dos culpados serem punidos?
Replycomplementando o comentário das 01:56:
Reply"Quero trazer à memória o que me pode dar esperança" -
Lamentações de Jeremias, Cap.3, vv. 21, trad. de João Ferreira de Almeida.
Há quatro anos a pizza do mensalão vem sando assada pelo Min Joaquim Babão, á única dúvida é quando o STF vai servi-la para nós.
ReplyA "japa" sabe muuuito bem o destino da grana , tanto quanto o lucinho.
ReplyDepois de terem roubado até onde a vista não alcança, esses e essas f.d.p. do partido da sofisticada organização criminosa têm a cara de pau de falar em CONSPIRAÇÃO E EM reeditar a CPMF para a saúde... F.D.P. MIL VEZES MALDITOS.
Replyxiii, pegaram o ator da mão na merda?
Replykkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk...
e se a PF investigar mais deve aparecer muito mais gente, muito mais!!!
e o "convidado de honra" das falcatruas também esta la, não podeira faltar, o senador das fazendas invisíveis dadas como garantia de um empréstimo bancário, certo?
Aposto que agora o reajuste do judiciário sai rapidinho.
ReplyQuero ver essa gentalha toda é na C A D E I A!
Replye os petralhas, principalmente o cínico-mor, o chefão da turma toda, quer convencer o pais inteiro de que foi tudo um golpe armado contra ele...
Replyo babaca realmente confia no seu poder de contar mentiras...
O PSDB colocou o país no rumo fazendo uma ampla REFORMA ESTRUTURANTE: PLANO REAL, LRFISCAL, PRONAF, PROER, LUZ NO CAMPO, BOLSA-ESCOLA ETC...
ReplyDepois, veio Lula e deixou sua única criação: O MENSAÇÃO!
PS: Além de ter implementado no país a cultura da CORRUPÇÃO como norma, comum e aceitável, em todas as esferas da sociedade.
Governo Lula-PT: UM PÉSSIMO EXEMPLO PARA O BRASIL!
"Disto me recordarei na minha mente; por isso esperarei".
ReplyLamentações de Jeremias 3.21
Parabéns ao ministro José Eduardo Cardoso por este relatório.
ReplyQuero ver a cara do velhaco contestando este relatório da Polícia Federal.
ReplySeria tão bom ver as mentiras petistas caindo uma por uma.
Como a esperança é a última que morre, quem sabe não será o começo da queda do castelo de areia petista?
DEUS É MAIS!!!
quando vi essa materia ontem a noite, pensei que hoje iria esta na capa do globo, e de outros jornais.. me esqueci ontem era primeiro de abril...
ReplyCoronel,
ReplyO J. Barbosa tem a faca e o queijo nas mãos para provar que ele não é um mero cotista no STF!!
Coragem Barbosa!!!!!
JulioK
É ver se agora as oposições deixam de ficar elogiando o governo e partem para fazer o que deveriam ter feito há oito anos. Oposição é oposição. Oposição não tem de ficar elogiando governo. Agora, um caso de corrupção vem novamente com informações demolidoras, que poderiam ter sido descobertas pelas CPMIs da época. Agora, não tam mais justificativas para aguentar o cinismo e a arrogância do governo sobre o assunto.
ReplyAgora todos vão tirar da algibeira que SABIAM da trama, embora na época tivessem engolido aquela patrnha do Lula de que não sabia de nada, que era só uma mancada de uns aloprados etc.
ReplyNão vamos nos esquecer que a oposição quis o impeachment do Lula e que o papagaio-de-pirata chamado Fernando Henrique Cardoso manobrou nos bastidores para que a oposição não tomasse qualquer atitude no sentido de promover o impeachment do então presidente "que não sabia de nada".
Zé do Coco
Olhem, se nao tem petralha, tem mineiro. Se revezam e muito bem.
ReplySe aturam e ja' sabemos o porque.
A verdade e' dura? paciencia, mas elas tem que ser ditas e divulgadas.
Lilyane
Cel.
ReplySerá que agora vai????
É a chance do Ministro Joaquim Barbosa demonstrar o que faz no STF.
É a última chance para acreditar que ainda há justiça neste país!
Chris/SP
Tá, só que isso nós já sabíamos e dai?
ReplyAlguém vai em cana?
Alguém vai ter os direitos políticos cassados?
Vão ficar só nessa lenga lenga até caducar o prazo para punir os mensaleiros?
O velhaco, pai do mensalão e maior beneficiado por ele, continua a rir da nossa cara desfilando pelo mundo e fazendo suas gracinhas.
De denuncias estamos fartos, queremos é ver resultados.
Coronel,
Replyo Joaquim Barbosa e seus pares irão deixar o processo prescrever. Este filme já vimos em preto e branco e agora vamos velo em cores. Este é o país das bananas... e dos otários.
O texto cita também o caso Daniel Dantas. No resumo, queriam dinheiro. Dantas não deu e acabou sendo perseguido. Levou cana. Tá solto, mas o processo corre.
ReplyNão vou me admirar se daqui alguns dias a PF e o MP iniciarem um processo contra o Bradesco e a Vale. Será a cumpanherada utilizando o poder do Estado para perseguir.
Olha, estou tão desiludida com a justiça petralha que sei que isso vai dar em nada, como sempre.
Reply.
Tempo e dinheiro gasto à toa. A PF trabalhou durante 6 anos para chegar a essa conclusão mas a justiça vai arquivá-lo rapidinho.
Estou enojada.
Money is money.
maria, SP
E agora, pt e lula pilantra, vão continuar a dizer que é mentira?
ReplyMas eu não me iludo, não, infelizmente não vai dar em nada! Esse juiz do mensalão não está muito afim de julgar os ladrões.
Lucia
Começou a operação lulla frita. Trouxa do molusco.
Replyserá que o "moreno escuro" tem coragem p/ fazer o que é certo, ou será que ele é apenas mais um banana na folha de pagamento do Lula?
ReplyO que diz o relatório, também:
Reply"O Relatório final da Polícia Federal no caso do Mensalão do PT enviado ao Supremo Tribunal Federal confirma o pagamento de propina a deputados e desvio de dinheiro público para custear campanhas eleitorais. O documento (...) revela que Freud Godoy, amigo e ex-segurança do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, admitiu ter recebido dinheiro do valerioduto, esquema comandado por Marcos Valério."
---
Com certeza Lula não sabia!!!
Curiosidades.
ReplyRT @ConversaAfiada: Zé Cardozo tentou pousar de papagaio de pirata na "denúncia" da Epoca contra o Dantas. // e demais TT
http://www.conversaafiada.com.br/politica/2011/04/02/fabula-de-esopo-como-a-epoca-obteve-o-dossie-contra-dantas/
Coronel,
ReplyApesar de tanta evidência a justiça brasileira podre como está vai livrar a cara de todos os envolvidos, pois fazem parte da quadrilha e como todos os crimes que vimos desse governo petista, esse também ficará impune, porque esses togados são uma vergonha para o Brasil. Só espero que não tenham a desfaçatez de se darem aumento nos já exorbitantes e descabidos salários.
Alguém vai preso por 5 anos? Claro que não! Tudo isso é só teatro. A justiça no Brasil é mais corrupta que os próprios políticos!
ReplyEis uma trabalho que merece admiração. Por ser silencioso, técnico, persistente na busca das provas que geraram os fatos.
ReplyQuem vê um relatório assim pronto não faz ideia da tarefa dura que é conseguir documentos, extratos, perseguir caminhos de papel e eletrônicos. Admiro esse tipo de competência, é a PF que orgulha os contribuintes que pagam seus salários merecidos, nesse caso ao menos.
Minha admiração cresce quando penso no poder da pressaõ que devem ter sofrido, nas tentativas de fazerem sumir provas documentais e testemunhais via ameaças de todo tipo.
Se os culpados serão punidos agora é com os magistrados que abusam da preguiça. Que não falte punição por falhas na elaboração do relatório, por desqualificarem meios pelos quais as provas foram conseguidas, nem dúvidas sobre o que informam.
¬¬