O terceiro cacique.

Hoje existem dois caciques na política brasileira. Roberto Freire, o pernambucano que é deputado federal por São Paulo e que é dono do PPS. E Roberto Jefferson, cassado no mensalão, que é dono do PTB. Nos seus partidos, eles mandam prender e mandam soltar. Os dois bradam aspectos éticos no twitter contra o surgimento de novos partidos, diariamente, com um imenso telhado de vidro. Até entram no STF questionando inconstitucionalidades na liberdade de associação política. 

Freire é presidente vitalício do PPS, assim como Fidel Castro é o eterno presidente do Partido Comunista lá em Cuba. Aliás, o PPS é o antigo PCB, portanto não nos surpreendamos. Jefferson vende a legenda para um lado e para outro: na última eleição, vendeu os preciosos segundos para o PSDB, mas agora já faz parte da base do governo. Está surgindo um terceiro cacique. Com a "nanicanização" do DEM, César Maia será o cara. Hoje ele escreve um artigo na Folha de São Paulo mostrando os problemas advindos de uma fusão, referindo-se, indiretamente, às tratativas que o DEM está fazendo com o PSDB. Obviamente, César Maia é contra e nem esconde o principal motivo: 

Não é preciso analisar no detalhe para saber que alguns deputados federais e vários deputados estaduais e vereadores usarão essa circunstância para mudar de partido, sem os enormes riscos de uma nova legenda. O partido fundido ficará parlamentarmente menor que a junção das partes. Só soma tempo de TV e Fundo Partidário, o que também vai gerar atritos pelo uso.

Com o seu ex-blog, César Maia é a Maria Bethânia do DEM . Agora quer ser promovido a cacique, formando um trio com Roberto Freire e Roberto Jefferson. Foi para isso que ele trabalhou. Ser dono de um partideco no Brasil é uma atividade muito lucrativa. Resta combinar com os filiados e os eleitos do DEM que, aos poucos, vão descobrindo quem destruiu o partido e com que intenções.

7 comentários

Coronel, não dá pra segurar essa, vinda de um carioca puto...............


''Votar no Eduardo Paes para derrotar o Crivella é a mesma coisa que limpar a bunda com cocô! ''

Reply

Sem essa de fusão. PPS, DEM e PSDB devem seguir sozinhos como partidos independentes e coligarem-se em aspectos que forem ideais a todos. Os demais partidos são da base do governo e que se virem com o governo e o PT, que estão em crise profunda. Um partido que traz de volta quem nunca saiu, como Delúbio Soares, só pode ter acabado e ninguém ainda jogou a última pá de barro em cima. Que assumam os resultados ruins na economia, nas obras do PAC, no caos dos aeroportos e outras coisas furadas como o trem-bala, Copa e Olimpíadas. Cada um na sua.

Reply

Eu concordo com o Reinaldo Azevedo,
Blog
Reinaldo Azevedo
28/04/2011
Massa negativa: fundidos, PSDB, DEM e PPS podem ser um todo menor do que a soma das partes. Ou: Uma grande bobagem!
O que eu acho da fusão PSDB-DEM-PPS? A minha primeira e fundamental pergunta é esta: “Fusão pra quê?”

Reply

Percebe-se uma dificuldade dos paulistas em imaginar outra solução politica para o Brasil que não passe por José Serra.
Apesar de ter votado no José Serra com muito entusiamo e não ser paulista, sou obrigado a registrar que o maior culpado pala viabilização do PT foi FHC, com um governo racionalista e cruel por oito anos e inventor da reeleição, alías em condições muito mal faladas na época.
Não será falando mal dos que não são do PT que será revertida a atual situação.
Política é habilidade e jornalismo tem de ser isento.

Reply

Se o Serra vier novamente candidato a presidente, terá a metade dos votos que conseguiu no 1º turno de 2010.
Eu e muita gente que conheço deixarão de votar nele.

Reply

Eu já falo há anos que o César Maia foi o coveiro do DEM no Rio. Agora será o coveiro do partido nacionalmente. Parabéns Cesar Maia!!!!!!!!!!!!

Reply

coronel pq vc n pgar o historico do sergio guerra aqui em pernambuco pra os sulista qnto presidente do falido psdb e fraco.farca isso eu te ajudor.

Reply