Nós, os anônimos.

Comentário recebido de um de nós, um anônimo:

Por incrível que pareça, a estratégia arquitetada por uma liderança experimentadíssima foi um retumbante fracasso: o ex-senador Jorge Bornhausen, se a autoria do projeto tenha cabido a ele, claro. Quase tudo já foi dito: o nome DEM é pavoroso, a entrega da presidência ao filho de César Maia foi um fiasco e, sobretudo, o partido que, de fato, havia sido responsável pelo modernizante no governo FHC omitiu-se. Sim, senhores, a agenda privatizante do governo tucano era do PFL. A bancada desse partido foi mais fiel à orientação do governo do que a do PSDB. Pesquisem, não confiem no que estou a dizer. Serra foi um crítico acerbo das políticas levadas a cabo por Pedro Sampaio Malan. Cobrar do PSDB, notadamente de Serra, a defesa do legado de FHC? Parece piada tendo essas informações. O que lhes parece? São Paulo precisa do governo federal para quê? Que história é essa de que o governo paulista não pode ser liderança de Oposição. Quem não pode é o governo de Alagoas, pois recebe de transferências da Previdência Social mais do que arrecada e produz. Mas São Paulo? Em certo grau, até Minas e a Capital de São Paulo. E o que vimos e vemos? Agachamento (desculpem-me da expressão grosseira). 

Se o PSD assumir essa agenda modernizante, incluída aí até a vida partidária (atração de profissionais liberais e empreendedores em geral), não tem pra ninguém. Querem ver? Que silêncio é esse diante da excrescência que é o imposto sindical? Vencemos a CPMF no passado. E esse símbolo (caro) do atraso? Enfim, amigos, não nos precipitemos na crítica ao ainda não partido. Mas vamos forçar a barra para que o velho Afif Domingos possa renovar o discurso liberal, tornando-o atual, crítico e, sobretudo, vencedor. Estamos, homens de bem, à disposição dessa obra. Não queremos boquinhas. Onde estão os quadros, inclusive intelectuais, para essa empreitada? Estamos aqui, senhores, à volta de um Augusto Nunes, para citar outro nome dos grandes nossos. Não fossem esses caras, o que teria sido de nós? Já não basta sermos 44 milhões sem representação política? Chega de sofrimento e humilhação! Nesse sentido, perder um quadro como Inocêncio de Oliveira foi salutar para o PFL, o nosso campo. O Prof. Antônio Paim, honradíssimo, eu sei, mas ideólogo de partido com essa missão? Só por brincadeira. Mas era e é o interlocutor, no campo intelectual, do venerável Jorge Bornhausen. Criem um instituto de verdade para a formação de quadros, dêem vez aos nossos que estão sendo esmagados nas universidades. 

Boa sorte, PSD! Mas estaremos alerta: o Coronel, Reinaldo Azevedo (tenho certeza), grande parte dos amigos deste Coturno Noturno, humildemente eu incluído. Não nos venham com velhacarias. Venham como se apresentou às urnas o ex-prefeito de Ariquemes: internet banda larga para toda a cidade. Hoje ele é governador de Rondônia. Ele mesmo opera blog e Twitter, como FERRAMENTAS DE GOVERNO! Os jovens o entendem. Nós o entendemos. Sei que ele é do PMDB, mas quem disse que teremos o monopólio da inovação? Alonguei-me em demasia. É o espírito do Coronel e de Nariz Gelado. A gente se sente em casa. Levantemos a cabeça! Ouçamos com atenção as palavras do profeta Isaías: fortalecei as mãos desfalecidas, robustecei os joelhos vacilantes, dizei a quem não tem ânimo: NÃO TEMAIS! 

Boa Páscoa, amigos.

49 comentários

Coronel,

É por ai!!!
Nada de imediatismo, pois são 30 anos de massacre do pensamento liberal!!!

JulioK

Reply

Coronel,

RA ? Duvido. Não sei por qual razão, mas o "liberal" RA se transforma em social-democrata quando assume a defesa de FHC e José Serra. Parece uma coisa irracional, de apaixonado. Talvez seja por receio de que o PT tome SP dos tucanos, sei lá.

Postei lá comentários em defesa de Kátia Abreu durante o episódio de FHC e o "povão" e ele não os publicou. Tão somente dizia que FHC estava pegando carona e usurpando a tese da defesa da classe média, feita antes por Kátia em seu discurso no Senado.

Reply

Sei não, mas depois de ler o post começo a acreditar que nem tudo está perdido.
Vamos prá briga, pessoal. E não se esqueçam: do pescoço prá baixo é canela...
Boa Páscoa a todos!

Reply

Ia me esquecendo: pode incluir no time os professores Marco Antonio Villa, Demétrio Magnoli e Marcelo Hermes.

Reply

Parabéns, obrigado e Feliz Páscoa

Reply

Alguns comentários:
1. Quanto ao Serra: Exato, é isto mesmo. Eu mesmo defendi ele nas duas vezes candidatos, mas se houvesse um candidato plenamente Liberal, eu cortava o Serra.

2. Quanto ao AFIF: votei nele em 1989 com muita convicção. Ele precisa aparecer de novo, é ótimo de mídia e tem um extenso trabalho a favor do pequeno empresário.

3. Quanto ao DEM: DEMonizo este nome até hoje, prefiro PFL e sua história, da qual ele deve se sentir orgulhoso.

4. Quanto ao PSD: AFIF e Katia Abreu dão ao Partido uma tendência Liberal que me interessa.

5. Quanto a Cesar Maia: é o reflexo da falta de fundamento dos Partidos Brasileiros. Onde que este senhor é liberal? Até brizolista já foi.

Ainda estamos órfãos mesmo.

Reply

Esqueci uma coisa:

O ciclo da Ditadura, prá mim, só fecha quando o Serra assumir a presidência. Não porque eu queira, a História tem destes caprichos.

Reply

tô na área
Os blogs do bem são MILHARES.
Não se preocupem,pois vão reverberar tudo que for democracia e liberdades individuais.
Não são necessários sómente "líderes",mas pessoas com pensamentos claros ,honestos e que se distanciem de qualquer manipulação das leis.
tão facim,para quem teve e tem um bom berço.

fui...

Reply

IRRETOCÁVEL

Parabéns.

Reply

Prezado Anônimo

É sempre bom saber que existe, entre nós, uma pessoa com discernimento como o seu para aclarar algumas dúvidas.

Além, claro, do estimado Coronel, que todos os dias compartilha conosco do seu grande conhecimento.


Feliz Páscoa!!!!


Chris/SP

Reply

com certeza, estamos nessa!

Reply

Excelente! Onde eu assino?

Reply

Oposição é bom e salutar, não julgue um livro pela capa, e um ser humano pela aparência externa, porque entre suas paginas um livro pode te dar um novo horizonte, e o homem pode ser a Lina mestra de tua vida

Reply

A minha crítica ao PFL e aos partidários é que não se pode ficar trocando o nome de uma legenda e um ideal político apenas porque o outro lado(VIGARISTA, HIPÓCRITA e POPULISTA) vem com um discurso de descontrução daquilo que COMPROVADAMENTE deu certo(Liberalismo econômico, PRIVATIZAÇÕES, PLANO REAL, etc...).
O PT foi muito eficiente em desconstruir e em demonizar tudo de bom que o PSDB-DEM fez em 8 anos de governo. Infelizmente para o lado do mal!
Mas o próprio PSDB-DEM foram muito INCOMPETENTES em não saber defender aquilo de bom que fizeram para o Brasil!
E que o PT usou e muito nesses 8 anos de Governo Lula.

Reply

infelizmente acho que o PSD, mais cedo ou mais tarde, vai aderir...

não acredito que tenha "aquilo roxo" para bater de frente com o petismo...

só vejo ali Katia Abreu com "bolas no meio das pernas" o suficiente para defender ideias contrarias a essa mistura porca de "socialismo-assistencialista-sustentado-pelos-otários-capitalistas", criado pelo petralhismo...

Reply

Pois é, posto está. Esperanças transferidas para a dissidência da oposição, cuja própria posição é indefinida. “É, mas é melhor alguma coisa do que nada”, dir-se-á. E a bola segue, rolando.

O instituto da reeleição, em país com 35% de carga tributária, 70% dos quais abocanhados pelo governo federal; onde a grande indústria pertence multinacionais, estas em franca expansão também no setor agropecuário, produção em escala (para exportação aos seus países, a dólar barato), produz um cenário cômico, em termos de competição política.
A reeleição restabeleceu o sentimento de poder imperial, e o objetivo maior, de quem nele está, é promover mudanças constantes na Constituição e ir garantindo a permanência desse mesmo poder imperial.

Desculpe, Coronel, comentar assim. Pode não agradar, mas é o que penso que é.

Reply

Dá um ânimo, muito bom.

Reply

Eu desisti do Serra logo depois que ele mostrou Lula no seu programa eleitoral. Votei nele porque não havia alternativa mas sabia que a mudança seria apenas para mais seriedade ou honestidade, como queiram.

Espero para ver no que vai dar o PSD mas confesso que não tenho muita esperança. O PT viciou o sistema.

Mago

Reply

Assino embaixo, chega de sofrimento e humilhações. Ter que aguentar a petralhada dizendo que a Dilma não foi terrorista, que é uma grande gestora, é o fim da picada. Esse é o país do PT, o país da mentira e da roubalheira. Um país de Otários com a oposição que está aí, que se quisesse, teria desmascarado toda essa hipocrisia e teria ganho as eleições.
Sou uma das 44 milhões que espera que a oposição faça o seu trabalho.

Reply

Quando, neste deserto de ideias em que nos transformamos, Pátria Amada Brasil, leio um texto com início, meio e fim, coerente, sem nenhum erro gramatical e provávelmente bem revisado, é sinal de que há algo de bom no reino da Dinamarca. Desculpem-me pela longa oração. Se fosse no Twitter, acho que tomava bomba.
Uma bela Páscoa para todos, tanto para os amigos como para os inimigos.

Reply

Acertou na mosca. O imposto sindical é o gen do PT e nenhum partido o combate.

Reply

Excelente, mas uma coisa eu senti falta, vão apoiar ou não Dilma?

Barao de Itauna.

Reply

Quem é esse CORONEL???

Reply

Muito bom o comentário.

São de pessoas assim, lúcidas e com clareza , de pensamentos,
que percebemos que não está tudo perdido.

Parabéns ANONIMO

Boa ´páscoa a todos.


Izabel/SP

Reply

quando disse ali acima que o PSD vai aderir, cedo ou tarde, ao governismo mequetrefe, estava incluindo o fazer oposicao branda, propositiva...

fazer essa merda de oposicao que temos hoje eh ate pior do que aderir ao governo literalmente...

oposicao propositiva eh ADESÃO!

então o PSD aderindo logo, ao menos nos ficamos conhecendo a verdadeira cara de cada um...

aderiu? riscamos da lista...

agora ficar nessa de oposicao propositiva eh ser covarde, fazer jogo duplo, não ter bolas o suficiente para assumir posição e tentar assim ficar enganando tanto um lado quanto o outro...

Reply

Anonimo, faca o favor de se identificar. O pais precisa dessas vozes e desses raciocinios claros.

Lilyane

Reply

Perfeito. Grande lucidez!

Reply

tô naárea
É sintomático e deprimente a adesão de Gerdau ao petismo/comunismo
Vai lutar para destruir seus concorrentes,entre eles a provável Vale siderurgica(sic),será usado como bucha de canhão e esfarelado como todos os "empresários"que pensaram que o comunismo vive de acôrdos que se cumprem.
É uma ideologia em que mesmo membros considerados fubdamentais são jogados no lixo ou morrem.
Tomara que tenha o mesmo fim após ajudar a raspar fundos do BNDES.

fui...

Reply

muito bom ,boa Pascoa.

Reply

Realmente tem toda razão,o nome foi erro, pior impossivel, mas entregar nas mãos dos Maias que já estavam desgastados e decadentes no Rio de Janeiro,pelo péssimo governo e alianças podres, foi a gota d"água.Ainda bem que concordo com vc, nem tudo está perdido, ainda dá tempo, sem medo, sem meias palavras,sem trégua, partir pra cabeça como eles sempre fizeram conosco quando eram oposição.Entrepidez é o que falta,será que depois de tanto apanhar ainda não aprendemos a bater? Já estou vestindo minha armadura, guerra!...

Reply

Esse cara que falou que o povão não devia votar só pode ser petralha infiltrado no movimento.


RACUMIN NELE!

Reply

Coronel


VAI QUE É TUA!

O segundo maior país de aquisição (exportador para o Brasil) nos anos de 2007, 2008 e 2009 foram as Ilhas Caiman num total de mais de US$ 52 BI (FOB). É um país com menos de 50 mil habitantes e PIB em torno de apenas US$ 2 BI anuais.

http://www.receita.fazenda.gov.br/Historico/Aduana/Importacao/2007/dezembro/tabelas/tabela50.htm
http://www.receita.fazenda.gov.br/Historico/Aduana/Importacao/2008/dezembro/tabelas/tabela50.htm
http://www.receita.fazenda.gov.br/Historico/Aduana/Importacao/2009/dezembro/tabelas/tabela50.htm

Creio que merece uma investigação, não?

Reply

Cel

MUITO BOM endosso a o post.

Átila

Reply

Tô começando a ter um "fiapo" de esperança!
Vamos em frente,querido Coronel!

Feliz Páscoa a todas as pessoas e bem!

Reply

Todo anônimo tem direito a seus 15 minutos de fama.

Reply

Nem tudo está perdido. Está começando uma reação, principalmente na internet.

Eles nunca vão conseguir alienar a todos.

Reply

Cris

Poderia enviar o link da informação acima. Está confuso.

Reply

Cris

Será que eles deixaram esse rabo de dinossauro à mostra? rsrsrs

Reply

Caro amigo.
Ótimo comentário, inclusive no tocante ao imposto sindical que é utilizada para farra dos pelegos e
prejuízo no salário do trabalhador.
Estou entre os 44 milhões e com esperança no PSD. Abrs.

Reply

Assino em baixo. Também estou de acordo com o Nélio. Abraços e Feliz Páscoa para o "timaço de comentaristas", como diria o nosso Augusto Nunes.

Reply

Com a cabeça erguida desejo-lhes Boa Páscoa,Coronel e Nariz Gelado!

A propósito e além dele,seu aniversário,querido Coronel,foi em 25 de março???

Nome Próprio

Reply

Coronel,
nosso anônimo disse tudo. O Serra medrou quando da campanha. O PSDB sempre foi populista, baixa ver os programas que hoje fazem o bolsa esmola, todos originário do governo FHC. O PDS está sendo mais criticado e combatido pelos "democratas", PPS e PSDB. Só em ter a Kátia Abreu e as críticas desses partidos, merece meu apoio. Vamos aguardar.

Reply

Essa audiência seleta é que amplifica a responsabilidade de cada aposta do Coturno.

Avante!

Reply

Mandou bem aí o comentarista, mas não deve ser tão anônimo quem se expressa com tanta clarividência. Escolha um nickname e torne-se um anônimo notável como o Coronel.

Reply

Pegando carona na sugestão do colega sobre o uso da internet, temos o exemplo desse feriadão com inúmeros congestionamentos em rodovias federais e estaduais. As concessionárias deveriam priorizar a orientação dos usuários instalando antenas para conexão sem fio à internet, e mantendo ativos e atualizados serviços em seus sites e no Twitter, reduzindo um pouco o sofrimento e orfandade dos motoristas. É o que políticos e governantes devem cobrar.

Reply

O que o Brasil precisa é de uma UDN (União Democrática Nacional) e não de um PSD.

Reply

"- Feliz Páscoa !!!..."

Reply

Acho que o anônimo do post sabe de mais coisas, para estar tão seguro e confiante.

Eu continuo humildemente esperando para formar uma opinião a respeito, muito desconfiada, por sinal. É por ignorância, sim, e não poderia ser de outra forma: o PSD ainda não mostrou a que veio e o que será de fato. Quando (e se) mostrar...veremos. Quero continuar confiando nos seus fundadores.

Porém, minha dúvida vai se transformando em preocupação. Para dar crédito a um grupo, é preciso mesmo diminuir outro quando os dois são a favor da democracia? Não entendo.

A propósito, acho também que o Serra, como Ministro do Planejamento de FHC, tinha todo o direito de DISCORDAR de algumas políticas econômicas de Pedro Malan. Democracias prevêem o contraditório, desde que não haja prejuízo para o povo. Creio que não houve.

Reply

Perfeito Coronel! Precisamos arregimentar nomes que estejam no anonimato e fazer frente a essa hidra sugadora que é a bandalheira petista; São Paulo é uma nação moderna dentro de uma outra nação, atrasada e espoliada pela corja petista.Só que São Paulo não tem uma representatividade política à altura da sua pujança econômica e por isso, não tem como defender-se da sanha predadora do governo federal.A pequena empresa e a classe média, sempre fortes nos paises do primeiro mundo, estão exangues e falimentares em nossa nação, vivendo exclusivamente para o pagamento de altos impostos. Isso TEM QUE ACABAR, é só acontecerá quando tivermos representação real, vigorosa.Vamos lutar juntos e fazer valer nossos direitos!

Reply