Ao tratar das imbecilidades proferidas pelo deputado Jair Bolsonaro (PP-RJ) a respeito de homossexualismo, o colunista da Folha de São Paulo, Fernando Barros e Silva, cai na mesma abordagem preconceitudo e gratuita, reunindo em poucas linhas o que a PL 122, a militância gay e os ditos movimentos sociais GTBLSXYZ, caracterizariam como homofobia. Não é. Acima desta coluna tosca, ofensiva, que carrega preconceitos enrustidos, está a liberdade de expressão, de opinião e de imprensa. A mesma que protege o deputado que querem condenar. Leiam abaixo.
" O deputado Jair Bolsonaro é um tipo fascistão. Truculento, homofóbico, lida mal com as diferenças e os valores democráticos. Os gays, em particular, parecem deixá-lo "maluca" de raiva. Sabe-se que indivíduos muito hostis ou agressivos, que se sentem ameaçados pela existência de homossexuais, costumam ser enrustidos. O ódio projetado no outro é apenas um sintoma, uma defesa contra si mesmo. Mas quem seria eu para suspeitar que existe uma "Jairzona" enjaulada na alma do capitão? O ser humano é complexo.
A polêmica envolvendo esse personagem de almanaque tomou, no entanto, outro rumo. Discute-se se ele, com suas palavras, praticou o crime de racismo e os limites da liberdade de expressão no país. Preta Gil lhe perguntou: qual seria sua reação se um de seus filhos namorasse uma negra? E ele: "Preta, não vou discutir promiscuidade com quem quer que seja. Meus filhos foram muito bem educados. Não viveram em ambiente como lamentavelmente é o seu".
Digo logo: um país em que Bolsonaro não fosse eleito deputado tenderia a ser um lugar melhor. Mas pretender cassá-lo ou condená-lo por racismo em função dessa fala me parece um grande equívoco. Não só porque seria a melhor maneira de transformá-lo em vítima. Mas, sobretudo, porque o que ele fez foi apenas manifestar a sua opinião. Grosseira, retrógrada, mas que representa uma parcela da sociedade. A liberdade de expressão nos garante a possibilidade de falar o que quisermos (nos limites da lei), mas também nos obriga a ouvir o que nos desagrada.
Bolsonaro incitou o racismo? E se ele fosse um negro e dissesse que não gostaria de ver sua filha casada com um branco? Seria racista? Devemos ser bastante restritivos em relação a atos racistas. Mas seria bom que fôssemos também mais elásticos e liberais em relação às palavras. Temos deficit de cultura democrática. Deixem Bolsonaro falar. Ele é o seu maior inimigo."
34 comentários
o que eh mais curioso eh que entre toda essa jornalistada que agora caiu de pau em cima do Bolsonaro, nenhum deles tem preconceito algum...
Replysão seres iluminados, tocados por alguma especie de divindade que faz com que se sintam superiores...
punir liberdade de expressão com cadeia ou cassação de mandato eh simplesmente uma volta a Idade Media...
quando pensamos que o mundo evoluiria, com as pessoas tendo mais direitos individuais, vemos o politicamente correto praticado por uma minoria tomar conta da maioria e nos levar para o obscurantismo absoluto...
Coronel,
ReplySobre o Bolsonaro, se a frase em questão é aquela transcrita por si, não existe ali nada que se possa acusar. Seria um contexto que desconheço ? Certo. Mas ali só quem quer entender coisas que não foram ditas.
E também sobre este deputado....elegante (eheh)... por vezes diz coisas interessantes, que devemos prestar atenção. Me lembra outra pessoa que por vezes, ou mero acidente, dá um pontapé em qualquer coisa acertada: Lula.
Como se vê, mesmo os imbecis podem, de quando em vez, dizer coisas que vale a pena ouvir
Abr, BR
Por quê estes caras não cairam de pau na Globo, quando uma personagem de novela, negra, chamou outra, loira, de branquela azeda?
ReplyQuando o falecido chamou Pelotas de cidade exportadora de viados ninguém reclamou. Riram para puxar o saco. Em Cuba e no Irã, os gays são perseguidos de forma implacável, nenhum petralhinha se manifestou sobre o assunto. Nos países islâmicos, as mulheres são apedrejadas até a morte, nenhum grupelho feminista se manifesta na frente das embaixadas daqueles países. O verdadeiro teste da democracia é respeitar a liberdade de expressão e isso inclui opiniões diversas das nossas.
Reply... e também pergunto: por que esse imbecil desse colunista não falou nada qdo o sr. mula da çilva disse que Pelotas exportava veados?
ReplyFala aí do mensalão, ô chapa-branca!
Lucia
Não perco tempo lendo essas porcarias meu caro Coronel. Jair Bolsonaro é de longe, o ÚNICO deputado DECENTE na Câmara Federal, além de ser o ÚNICO que defende e assume ser de DIREITA!!! Assim ele tem e SEMPRE terá o meu apoio incondicional!!!! Eu não quero que distribuam Kit Gay para meus filhos e não casei com uma mulher negra!!! Isso faz de mim homofóbico e racista???? Pro inferno com essa falsa moral da esquerda que apenas quer tirar Bolsonaro do caminho!!!!
ReplyCel.
ReplyAlguns jornalistazinhos fazem questão de propagar a ignorância.
Antes, porém, deveriam consultar as leis e a CF antes de sair por aí falando um monte de besteiras.
O texto de RA de 04/04/2011
às 6:31 - título: "Ignorantes de bom coração. Ou: quem pode queimar o quê?" explica muito bem as bossalidades do jornalismo.
Chris/SP
>>
ReplyOutra perguntinha:
E se a Preta Gil fosse branquela, a resposta de Bolsanario seria considerada racista?
Estão usando o Bolsanario para calar nosso direito a liberdade de expressão, só isso.
Essa celeuma aprontada pelo 'politicamente correto' e por esta gentalha fascistóide, está conseguindo dividir os brasileiros e também está desenvolvendo a intolerancia entre nós.
<<
O lula disse que Pelotas era polo exportador de viados,a marta relaxa e goza,insinuou que o kasab era gay e por isso não merecia votos.....e ai?
ReplyABRAÇOS FRATERNOS
.
ReplyDo Blog J. P. Fontoura – O Portal:
.
A Trilogia Ideológica e a Polissemia de Interesses Sociais.
.
Quando critico o comportamento do político, em exercício ou não, na realidade estou criticando um ser social interagindo na sociedade que é o instituto da organização através do qual o ser antropológico tenta viver em harmonia. Mas este instituto impõe normas que atribuem deveres e restringem direitos a esse “ser”, parte de uma natureza com leis próprias não subordinadas e contrárias à organização social.
.
De nada valerá a tentativa de convivência social em harmonia sem considerar esta verdade absoluta. Não serão a imposição de deveres nem a restrição de direitos que limitarão a força do ser antropológico interagindo na natureza se ele é matéria desta...
.
Este ser antropológico - que somos todos - pode ser “anjo” ou “demônio”, mas não por sua vontade, sim porque a natureza lhe impõe que seja assim... ...Ora! Mas por quê? Porque as mesmas forças do que chamamos de “vida” são, também, as do que chamamos de “morte”, que, no universo da natureza, tem outro nome, pois nessa não existe vida no conceito que nos impõem nem muito menos morte, porque na “dimensão” em que vivemos “matéria não morre”!... ...Mas existe uma outra força que é a essência do convívio social e tendente ao equilíbrio entre as “ações” e as “reações” desse “ser” e é um instrumento a ser utilizado para a harmonia social. Eis a razão porque deveríamos exigir que o político tivesse essa compreensão e fosse o agente promotor dessa harmonia.
.
Devemos nos conscientizar de que a plenitude harmônica de uma sociedade é uma utopia. Não podemos desperdiçar nosso tempo em busca do Jardim do Éden, mas sim concentrarmo-nos na busca desse tão necessário equilíbrio entre os instintos primitivos do ser antropológico títere da natureza. Mas está mais do que provado que não é privilegiando segmentos do Estado, principalmente, quando ele se constitui como uma Monarquia apelidada de Democracia, que o atingiremos.
.
Na busca desse equilíbrio devemos ter em mente que a "sociedade natural" teve origens a partir da natureza orgânica do agente antropológico – o ser humano – não do ordenamento dos estados constituídos, pois estes são apenas invólucros das sociedades modernas. Os agentes gestores, desse estado, devem se subordinar à sociedade não esta a eles.
.
Não podemos, em hipótese alguma, admitir a ambigüidade dominadora e obscena da trilogia ideológica: Esquerda, Centro e Direita e esquecermos de que as “tendências às políticas de objetivos sociais” são polissêmicas apontando para todos os quadrantes desses interesses e formadora da contradição aos fundamentos naturais do desenvolvimento social... ...Enquanto este é a “base para organização e harmonia da sociedade moderna” a polissemia de interesses sociais é a natureza do ser antropológico interagindo na sociedade, mas esta interação, embora repudiando "os freios", suportará “a moderação"...
.
A maioria dos pensadores sociais sempre teve grandes idéias ou “idéias grandes”, mas isoladas e com contornos personalistas; esquecida de que a sociedade natural se fundamenta em “princípios comuns”, que devem se consolidar na sociedade moderna. Foi esta distorção que, até agora, abrigou os grandes equívocos da convivência social onde prevaleceu o egocentrismo do ser humano com efeito contrário ao do agregador nas tentativas que se fez e faz para consolidar essa harmonia, que só poderá ser alcançada a partir do ordenamento consuetudinário dos “instintos primitivos” do equilíbrio de forças antagônicas, que agregam e desagregam, mas que são próprias da natureza humana.
.
Caberá ao Estado já evoluído, representante da Sociedade Organizada, não permitir que o personalismo de seus agentes se sobreponha ao interesse social polissêmico, fundamento do equilíbrio entre as “ações e reações” dessa harmonia, que, ao se consolidar, possibilitará a paz social!...
J. P. Fontoura.
Nada dá ao sr. Bolsonaro o direito de chamar de promíscuas a cantora, sua família e o meio em que ela vive. Podem até ser, mas ele não pode injuriá-la e difamá-la. Nenhuma lei lhe dá esse direito; muito menos a Constituição. Há maneiras e maneiras de expressarem-se convicção e opiniões.
ReplyE por que um negro, um mulato, um branco, um mestiço...não poderia dizer o que pensa sobre qualquer assunto e aguentar as consequências do que falar? Ou os elogios? Ou as críticas? Ou as ações judiciais? O problema é que, muita gente quer falar o que bem entender, sobre qualquer coisa, sobre qualquer pessoa. E não sofrer consequência alguma. Não arcar com nenhuma responsabilidade. Assim fica difícil.
ReplyE o que dizer quando o mandatário maior de um país, diz alto e bom som que todos os males do mundo são causados pelos louros de olhos azuis.
ReplyMais racismo que isto ímpossivel..
e teve uma ex-BBB, insignificante como todos, que uma vez estava no tal programa de radio do Panico...
Replyestava atras de um namorado...
e de cara, já disse que "loiro" não servia, porque ela não gostava de loiros...
todos riram e acharam graça...
agora imaginem....
nem preciso continuar, ne?
Essa Preta Gil sempre cria polêmica fazendo o tipo "ofendidinha". Já não perceberam que ela gosta mesmo é de aparecer? Ou então é muito recalcada.Só se fez mesmo depois que o paizão virou ministro(aliás, sem expressão nenhuma).Não sei quanto ao Bolsonaro(não voto nele), mas quanto a mim sou ALTAMENTE PRECONCEITUOSA com gente que se faz as custas de cargo e dinheiro público(caso do Gil, da filha do Gil, da irmã de Caetano, da irmã de Chico Jabuti e por aí vai).Estão(essa gente)pensando que o meu dinheiro é capim? EU TRABALHO,PÔ! E agora? Quem vai para a cadeia? Eu, o Bolsonaro ou elles? AH! E a mim não interessa se o buraco de atuação é o da frente ou o de trás.Cada um manda no seu buraco. Mas não usem o meu dinheiro para tapar qualquer que seja dos buracos(corporais, emocionais, mentais...) que tenham ou venham a fazer(mensalão, desgoverno,estelionato eleitoral...)
Replya turma do politicamente correto eh tao ignorante, autoritária, fascista e truculenta que provocou ate um milagre...
Replyo isento deixou a preguiça de lado e produziu um texto da própria lavra a respeito do assunto defendendo o direito de Bolsonaro - e acrescento de todas as pessoas - de dizerem o que pensam, goste a turma do PC ou não...
ninguém deu autorização alguma pra essa gente mandar nas pessoas e dizer o que elas podem ou não falar...
o momento não eh de recuo, eh de partir pra cima desse bando de fascistas que querem tirar o direito a liberdade das pessoas se expressarem...
Bolsonaro não promoveu nem pediu linchamento ou violência de homossexual algum...
apenas disse que não concorda com aquele estilo de vida, ponto final.
Essa argumento de que quem tem muita raiva de gays é enrustido provavelmente é mentira. NO entanto, eu nunca vi alguém que não fosse gay usá-lo.
ReplyFernandinho Barros e Silva escrevendo bobagem na Folha?
ReplyOra, contem uma novidade.
ESTA É A FALSA MORAL BRASILEIRA!
ReplyO LULLA XINGOU OS PELOTENSES DE VIADOS E NINGUÉM PEDIU A CABEÇA DELE.
O LULLA ABENÇOOU O MENSALÃO E NINGUÉM PEDIU A CABEÇA DELE.
ISTO É DEMOCRACIA! CADA UM FALA O QUE PENSA E PRONTO. NINGUÉM É OBRIGADO A GOSTAR DO QUE EU GOSTO...
BOLSONARO ERROU? MAS E OS ERROS DE ALGUNS OUTROS POLÍTICOS NÃO SÃO MAIS GRAVES? POR QUE NINGUÉM CAI DE PAU NELES?
DEIXEM ESTE PAPO DOS DOIS BOBÕES (BOLSONARO E PRETA GIL) PARA ELES RESOLVEREM E VÃO CUIDAR DO QUE REALMENTE IMPORTA.
Faço minhas as palavras do Ricardo Noblat e dos que comentaram o artigo: "Os facistas do bem" http://migre.me/4bh66. Isto é que é isenção.
ReplyO Fernandinho ( ou será Nanda?) Barros e Silva é um valentão. Quando é pra bater no Bolsonaro, ele fica todo excitado. Lula disse que Pelotas exporta viado. Matilde Ribeiro disse que negro ter preconceito de branco é legal.E por aí vai. Fernandinho comentou algo? O cara é um tosco, mais um.
ReplyFernando Barros e Silva, LAMNTÁVEL SEU ARTIGO.
ReplyNa ânsia, de defender o maldito, politicamente correto,você ocorreu em um êrro muito grande, mostrou seu lado totalmente obscuro, completamente PRECONCEITUOSO.
Ao insinuar que Bolsonaro é inrustido, agiu muito pior que o deputado, que só respondeu a uma provocação.
Muito triste tudo isso, porque somos todos iguais.Quem se esforça em mudar isso, é o nosso patético governo.
Izabel/SP
Ontem no programa do silvio santos, o agnaldo timoteo, se referiu a uma sua ex mulher como, aquela negona linda.IMAGINE SE A FRASE FOSSE PROFERIDA POR UM BRANCO?? Cadeira elétrica???
ReplyQuem provocou todo esse ódio racial, foi o maldito pt, que quanto mais desgraça melhor.
Agora, cabe bom senso as pessoas, senão, o racismo vai aumentar cada vez mais.Infelizmente.
Izabel/SP
O jornalista ao tentar ofender o Bolsonaro chamando-o de gay enrustido cometeu o crime de homofobia. Pois acha que chamar alguém de gay é ofensivo e usa isso para ofender alguém então conclui-se que ele pensa que ser gay é motivo de vergonha, portanto é homofóbico. E aí? Ninguém vai processá-lo?
ReplyTitônio Mga-PR
Poucas pessoas (fora ele, nenhuma)têm coragem de expressar o que realmente pensa. Parabéns ao cidadão Bolsonaro.
ReplyIsso e coisa do PT e Oposição que estão pagando esses pograminhas pago com o nosso $$$$$$ para complicar esse homem que não tem medo da oposição podre desse país!
ReplyJá que se vai processar o Bolsonaro por ofensa ou racismo porque deu sua opiniaão sobre filho seu namorar negra, é o caso de processar também esse jornalista que levanta suspeitas de que Bolsonaro é gay. Para Bolsonaro - do jeito que ele tem aversão a ser considerado gay -, isso deve ser uma ofensa inaceitável à sua honra.
ReplyÉ isso: é só começar um festival de processos pra todo lado, encher a juizada de processo imbecil. Quem sabe assim eles ou a OAB não se movimentam para que possam cuidar de coisas que a população precisa URGENTEMENTE e acabam com essa palhaçada ridícula?
Do que estamos falando?
ReplyBolsonaro não disse em hora alguma que o problema da Preta era ser negra, mas sim, ser promíscua, o que ela mesma faz questão de alardear!!!! E isso é falta de educação, sim. Falta de valores que são transmitidos no berço.
O Gil mesmo sempre gostou de falar que gostava de um "baseado". Foi isso que a Preta viu em casa a vida toda! E foi a isso que o Bolsonaro se referiu: ao exemplo dos pais. Onde está o racismo?
Sejamos coerentes!
Há reportagem na qual a Preta se declara arrependida de ter construído essa imagem de promíscua. Imagem construída quando relata suas opiniões, gostos e atos. A defesa de Bolsonaro é a exceção da verdade.
ReplyEditor, pela primeira vez entro neste blog e leio comentários de tão grande bom senso e visão. Parabéns!
ReplyDeputados e senadores têm imunidade parlamentar, ou seja liberdade total para manifestar opinião e voto, mas os deputados são durante os 4 anos o dia inteiro deputados, opiniões sobre projetos de lei, propor mudança em lei não pode ser feita pelos cidadãos e a rigor nem mesmo defender mudança em qualquer lei, pois configura apologia ao crime e é inafiançavel com reclusão por muitos anos.
ReplyAos cidadãos há apenas os abaixo assinados com projetos de iniciativa popular. Se rechaçados no congresso o governo poderia até mandar prender todos os signatários do abaixo assinado, pois seriam apologistas de crime e o crime de FORMAÇÃO DE BANDO OU QUADRILHA.
Por mais asqueroso seja o que um parlamentar FALE ou manifeste voto, é melhor a liberdade total de falar que a liberdade relativa e os petralhas medindo cada palavra dos congressistas oposicionistas, visando a cassação deles e troca por governistas no lugar.
******* A LÍBIA É AQUI*****
deve dar muito dinheiro escravizar criançinhas, queimar índios, gays e negros...
ReplyO cara deve dar palestras do tipo: como bater na sua esposa sem deixar marcas...
Motivo bonito é que não deve ter sido para ele ter tanta grana...
Qual será a alegação do canalha? "Deus ajuda quem prega sua palavra" ???
acho a coisa mais divertida essa gente PODRE que prega o amor de cristo, uns dando mais dinheiro pra igreja do que pros próprios filhos...
Deve ser isso, o cara fez uma igreja! ta ai a explicação! Nada no Brasil da mais dinheiro do que inventar uma religião!
PARA UM BRASIL DECENTE, BOLSONARO PRESIDENTE...Concordo plenamente com o Deputado Bolsonaro, preta gil é promíscua assumida e se porgulha disto, o pai é maconheiro e faz apologia as drogas, mesmo quando ministro. Bolsonaro é o único político que encara de frente estes comunistas que querem nos tirar o direito de educarmos nossos filhos com dignidade e dentro dos princípios cristãos. Cada um têm o direito de viver com quem bem entender, até com gato, rato, cachorro, devemos respeitar o direito de escolha de cada um , assim como devem respeitar o nosso direito. Somos cidadões, pagamos altos impostos sem retorno algum. Além de tentarem nos calar ainda querem determinar como educar nossos filhos. Querem levar para as Escolas o chamado "kit gay", com estorinha nojenta, tentando disvirtuar nossos filhos, chegou, basta. Temos que mostrar a estes comunistas e roubadores da Nação que não somos "preconceitosos" e sim temos um CONCEITO BEM FORMADO A RESPEITO DE COMO EDUCAR NOSSOS FILHOS, COM DIGNIDADE E RESPEITO.
ReplyHOMOSSEXUALISMO SEGUNDO A BÍBLIA:
Reply"E,SEMELHANTE, TAMBÉM OS VARÕES, DEIXANDO O USO NATURAL DA MULHER,SE INFLAMARAM EM SUA SENSUALIDADE, UNS PARA COM OS OUTROS, VARÃO COM VARÃO, COMETENDO TORPEZA E RECEBENDO EM SI MESMOS A RECOMPENSA QUE CONVINHA AO SEU ERRO."
PRECISA FALAR MAIS ALGUMA COISA?