Enquanto a Dilma faz um trem-bala, a Polícia Federal não tem dinheiro para comprar bala.

O corte no orçamento da Polícia Federal para este ano afetou a fiscalização em regiões de fronteiras e as ações de combate ao narcotráfico e contrabando de armas. O dia a dia das operações foi prejudicado devido à suspensão dos gastos com diárias para delegados e agentes, segundo os policiais. Há relatos de problemas estruturais, como o fechamento de um posto na fronteira com o Peru, e da falta recursos para manutenção de carros, compra de combustíveis e coletes à prova de bala. A redução vem na esteira do contigenciamento no Orçamento da União, determinado por decreto assinado em fevereiro pela presidente Dilma Rousseff.

No Ministério da Justiça, com orçamento previsto de R$ 4,2 bilhões para 2011, o corte foi de R$ 1,5 bilhão.
Agentes relataram à Folha que os cortes comprometeram a Operação Sentinela, feita com a Força Nacional de Segurança e a Polícia Militar nos Estados. A ação combate crimes como tráfico internacional de drogas, entrada de armas, contrabando e imigração ilegal. Houve redução do efetivo desde a Amazônia até o Rio Grande do Sul. No Brasil, a atuação da PF nas fronteiras abrange uma linha de 16.399 km. Projetos como o Vant, de fiscalização com um avião não tripulado, devem atrasar. 

No Pará, uma patrulha que monitorava o rio Amazonas em Óbidos foi retirada.No Amazonas, o posto de Eirunepé, próximo ao Peru, não está funcionando desde o mês passado. O superintendente da PF no Estado, Sérgio Fontes, disse que na fronteira com a Colômbia e o Peru a Operação Sentinela será levada apenas "até onde der". "O corte foi muito severo." Em Mato Grosso do Sul, a redução no efetivo chegou a 60% nas delegacias da PF de Corumbá e Ponta Porã, na fronteira com o Paraguai. Segundo agentes federais, foram suspensas blitze preventivas nas rodovias. Policiais que atuam em Ponta Porã descreveram à Folha um cenário crítico. Carros estão parados por falta de manutenção e equipes estão comprando combustível fiado. Com o contingenciamento, a maior parte do efetivo vindo de outros Estados teve de deixar a cidade. O sindicato dos policiais diz que a delegacia opera hoje com menos da metade do pessoal em relação a 2010.
 
Na fronteira do Rio Grande do Sul, outro importante ponto de combate à entrada de armas, também houve redução no número de policiais, segundo os agentes. "Onde trabalhavam dois agentes, agora tem um", disse Paulo Paes, que preside o sindicato local dos policiais. Em Porto Mauá e Porto Xavier, há quatro agentes para cobrir 150 km do rio que separa o Estado da Argentina. Centenas de caminhões atravessam diariamente a fronteira, mas na prática o trabalho dos agentes se resume ao controle de migração. (A reportagem é da Folha de São Paulo)

16 comentários

deve ser essa a tática inovadora do ministro Cardozo no combate ao trafico de drogas e ao contrabando de armas anunciada pouco dias atras...

tirar as fiscalizações das fronteiras...

Reply

"Onde trabalhavam dois agentes, agora tem um","

isso deveria dar cadeia ao responsavel do governo que permite que um único policial, sozinho e praticamente indefeso, realize tarefa tao perigosa...

uma irresponsabilidade total...

um crime contra a vida dos agentes, que são colocados na linha de frente sem as condições necessárias para garantir a própria segurança que dirá fiscalizar fronteiras...

bastam dois bandidos para render facilmente o agente colocado ali como isca...

Reply

Bem caro Coronel, isso não é novidade.
Na época do FHC a PF do RS ficou até sem telefone e sem luz por falta de din din, veículos então nem se fala.
No final do governo do FHC a PF era um caos só, foi o ministro petralha que hoje governa o RS que tirou o PF da situação que estava, pois tinha interesse em fazer as operações espetáculosas, lembra?
Logo, a PF deve ao Tarso Genro ter chegado à potência que chegou, nisso não é possível criticar o velhaco, pois no seu desgoverno a PF foi muito prestigiada. Só começou a pisar na bola quando começou a trabalhar para o PT, e a bater de frente até com o STF, na Operação Satiagraha, por exemplo.
Madame Satã está fazendo a PF voltar aos velhos tempos.

Reply

Coronel,
pelo visto, o país ficará pior quando o, com licença da má palavra, Sarney, era presidente. Até alguns setores do governo os funcionários ficaram sem receber salários por três meses. A Anta II é capaz de botar o Merdadante digo, Mercadante para Ministro da Fazenda. Não esqueçamos que ele apoio o plano do confisco da poupança. Cuidado velhinhos, sua poupança, com essa corja no poder, está em risco.

Reply

Virou esclusivamente polícia política, para perseguir apenas os adversários do regime ou aqueles que saibam demais...

Reply

A nossa polícia política sem grana?

Reply

Isto é grave, Cel!

Enquanto candidata à presidência, a Dilma disse que iria ser ferrenha no combate ao narcotráfico e contrabando de armas. E que iria instalar não sei quantos "vants" nas fronteiras. (Teve até bate-boca com o Serra)
E agora corta orçamento justamente na área da PF ???

E ainda querem fazer plebicito para desarmamento das pessoas de bem, com a quantidade de armas ilegais que vão entrar pelas fronteiras. É o fim da picada!


Chris/SP

Reply

Para mostrar isso, um grande feito do governo que sabemos a que veio, não chamam o TRALH ...com hora marcada, campeão absoluto na divulgação dos furos da gloriosíssima enquadradora de adversários !!!

Reply

Qualquer semelhança com "algo ruim" que está em curso, não é mera coincidência! Em breve o país estará fazendo inveja ao beiçola de carácas!

Reply

Anônimo das 6,54 - na mosca. É exatamente esse o objetivo. E vão até ´pedir um auxílio pro Cabral para implantar as tais UPP's, isso aquela que avisa o bandido pra ele fugir pra outro lugar pois a área vai ser invadida. Ora com essa atitude o contrabando de armas e drogas nas fronteiras acabarão. Como não constarão nas estatísticas, vão dizer que o governo Dilma foi extradordinário pois acabou com o contrabando.

E aguente o achaque da Receita sobre o seu bolso para pagar as despesas.

Reply

Durante a campanha eleitoral, a então candidata dos petistas e atual presidente eleita, disse que a PF estava tinindo e que ia até colocar Vants, um instrumento voador sem piloto etc. para a segurança de fronteiras. Agora, por que não vaia para a TV explicar tudo? E a imprensa que criticava Serra e suas propostas? O que dirão agora? Onde estão as análise sobre o governo e suas decisões?

Reply

Não é só o corte da grana para desviar para beneficiar a construção do Trem-Lorota-Para-Boi-Dormir...

"O corte no orçamento da Polícia Federal para este ano afetou a fiscalização em regiões de fronteiras e as ações de combate ao narcotráfico e contrabando de armas."

Quem mais lucra com a redução do efetivo da PF na fronteira??? Não é curioso que então vem o tal deputado defendendo a venda de maconha e, aberto o precedente, de outras drogas no BR????

Mas onde estão os tais VANTs? Depois não digam que Serra não avisou!

Reply

Ué, cadê as "naves espaciais" que o governo diz que tem para vigiar as fronteiras?

Reply

CORONEL,
A campanha eleitoral da dupla Lula/Dilma a cada dia se desmascara: foi uma fraude só.Agora Dilma, com a cumplicidade do seu Ministro da |Justiça, cumpre o verdadeiro compromisso com os quadrilheiros do Forum de São Paulo, assegurando a sobrevivência dos bandidos das FARC's.A canalhada bolivariana cubana,venezuelana,boliviana agradecem penhorados aos maconheiros "hermanos" petistas.

Reply

Um país em falência...

Reply

Coronel, sei que a situação nos prejudica mais do que a eles, mas quem sabe estes policiais federais que bateram bumbo para o PT durante 08 anos, perseguindo a donazelite, não enfiam o rabo entre as pernas e vão chorar pitangas em Brasília.

Reply