A fim de tentar conter a alta do preço da gasolina, o governo decidiu alterar o percentual de álcool anidro que é adicionado ao combustível. Medida provisória estabelece o piso mínimo de 18% e o máximo de 25%. A nova regra altera o intervalo de 20% e 25% que vigorou até agora. Com a mudança, o governo fica autorizado a reduzir a quantidade de álcool anidro adicionado à gasolina. A Folha apurou que o governo deve editar hoje ou nos próximos dias decreto interministerial que reduz a mistura, hoje em 25%, para 18%.A mudança está prevista na MP 532, assinada ontem por Dilma Rousseff e que deve ser publicada hoje no "Diário Oficial da União".
Com o aumento do preço do álcool combustível (hidratado), o consumidor que tem carro flex migrou para a gasolina. A maior demanda pelo derivado de petróleo exigiu volume maior de anidro, cujo preço disparou.O governo prevê que o menor percentual de anidro reduza seu preço e, por consequência, o da gasolina. O Planalto considera que a medida é uma forma de mostrar controle no impacto dos preços do etanol na inflação.Segundo a mesma MP, o etanol será tratado como combustível, e não mais como produto agrícola. Assim, o produto passa a ser regulado pela ANP (Agência Nacional do Petróleo). A medida visa garantir o abastecimento do produto na entressafra. (Da Folha de São Paulo)
11 comentários
NÃO CONSIGO ENTENDER,EXEMPLO SE EU COMPRO E PAGO POR UM LITRO DE UÍSQUE, EU LEVO PRA CASA UM LITRO DE UÍSQUE , EU NÃO QUERO COMPRAR NADA BATIZADO , COM O QUER QUE SEJA, COMO AQUELES DO PAÍS VIZINHO!!! AGORA EU NUNCA VÍ NIGUEM COBRAR MAIS CARO O UÍSQUE BATIZADO DO QUE O ORIGINAL!!?? É O CASO DA NOSSA GASOLINA "BATIZADA" COM ALCOOL, EM QUE O PREÇO SOBE POR QUE O ALCOOL SUBIU... TIREM TOTALMENTE O ALCOOL DA GASOLINA, POIS QUANDO EU COMPRAR GASOLINA EU QUERO GASOLINA... SE EU QUISESSE ALCOOL , COMPRARIA ALCOOL OU SE TRATANDO DO BRASIL ESSE ALCOOL TAMBEM VEM "BATIZADO" COM OUTRAS SUBSTANCIAS??? ESTÃO VENDENDO GATO POR LEBRE AOS BRASILEIROS, CASO DE PROCOM!
ReplyEliminem a tal cide que o preço cai creio que uns R$ 0,60 por litro.
ReplyCoronel,
ReplyÉ isso ai!! Planejamento tipo PT!!
Deixa a mer.. acontecer e depois sai correndo remendar o estrago e criando assimetrias!!
Ok, e como ficam os motores que sairam regulados de fábrica para queimar 25% de alcool??? Vão poluir e gastar mais combustível fossil.
É isso ai Tigrada, estamos retrocedendo 30 anos com essa corja PeTista, mas com TV de LCD na sala!!!
Atenção, Coronel e postantes:
ReplyFavor lembrar aos milhares de usuários deste Blog que: aquela história de proporção de consumo (70% do preço do etanol em relação à gasolina) é coisa do passado. Consultem qualquer instituto técnico na área de mecânica automotiva (que não tenha rabo preso com os comunas, bem dito) e poderão verificar que atualmente nos motores flex, o rendimento com etanol está muitissimo próximo daquele a gasolina, o que, por si só, justifica o uso do produto verde. Uma das razões é que em todos esses anos, o rendimento com gasolina avançou muito menos que o equivalente com o etanol, sendo que o último "tirou" grande parte da diferença em rendimento dos primeiros veículos movidos com a mistura etanolica. O motivo é que para poder usar os dois combustíveis, a industria teve que fazer "uma média" em termos de funcionamento, abaixando o rendimento para uso com gasolina pura e aumentando com o etanol. Por várias vezes pude comprovar isso na estrada - houve uma vez que enchi o tanque com gasolina e não houve diferença alguma. Definitivamente: O problema não está no circuito produtivo do etanol, e sim na petralhabras que, além de ter de contabilizar os custos normais de produção, ter que "fazer caixa" para sustentar toda essa corja da esquerda!!!
Mais uma incompetência de gerência. E adotam medidas paliativas. Gerenciamento assim ainda é elogiado pelos adoradores gratuítos.
ReplyDá minha parte eles podem tirar todo o álcool anidro da gasolina, pois desde que comprei um carro flex nunca mais usei essa porcaria da Petralhobrás, o problema é que quando eles diminuem o álcool anidro a gasolina perde qualidade, as sujam mais freqüente e o motor "bate pino".
ReplyA gasolina tipo C, vendida nos postos sem álcool anidro fica uma droga.
Coronel,
ReplyEssa redução do percentual de álcool na gasolina significa que vai aumentar o percentual de água e de solvente barato na mistura!!
Vou trocar meu Chevettão por uma carroça movida a jegue! Vai ter um jegue puxando outro jegue!!
O desgoverno do PT vai entrar pra história além de outras aberrações imorais, como o governo da água na gasolina. Nem os militares chegaram a tamanho abuso em plena crise do petróleo!
Replytô na área
ReplyTá FALTANDO É SOLVENTE NA PRAÇA!!!.
Perguntem aos fabricantes de tinta.
fui.....
GASOLINA A R$3,00 , ESSE É O NOSSO "BILHETE PREMIADO" QUE A DILMA NOS PROMETEU ANTES DA ELEIÇÃO!! VIVA O POVO BRASILEIRO!!!
ReplyVIVA O PRÉ SAL....
SUGESTÃO :
ReplyCombustíveis
Presidente Dilma, diante do quadro inflacionário, do descontrole das contas públicas e, agora, da falta de combustíveis, se me permite, gostaria de lhe fazer uma pergunta e apresentar uma sugestão. A pergunta: hoje a senhora já sabe exatamente o que é uma herança maldita? A sugestão: diante do fiasco da Petrobrás, que tal trocar Sergio Gabrielli por Roger Agnelli e lhe dar carta-branca? Garanto que o mercado, os acionistas e os consumidores ficariam muito mais satisfeitos e a senhora ainda corrigiria, em parte, uma enorme injustiça.