Copa 2014: o vexame brasileiro.


Da coluna de Dora Kramer, no Estadão de hoje:

Tempo perdido. A aflição assola espíritos preocupados (todos dotados de bom senso e capacidade de fazer contas) com a infraestrutura necessária para a Copa do Mundo em 2014. O atraso é visível a olho nu e escriturado em relatórios técnicos. Considerando que o Brasil foi escolhido como sede do campeonato em outubro 2007, há três anos e meio, há um atestado de inépcia a ser lavrado em nome do governo brasileiro, cujas prioridades eleitorais condicionam toda ação à obtenção de dividendos políticos de curto prazo. 
 
Nesse período, o Planalto se ocupou da campanha presidencial de 2010 em detrimento de tudo o mais, tratando da Copa em 2014 e da Olimpíada de 2016 como fatos eleitoralmente rentáveis e nada mais. As obras em si foram relegadas ao segundo plano, como se as celebrações tivessem por si o condão de fazerem acontecer condições objetivas necessárias à realização das duas maiores competições esportivas do mundo.

Lula faturou, mas o prejuízo - eventual vexame - será do País. Isso sem contar o custo propriamente dito que, devido à pressa, desnecessária caso o trabalho tivesse começado de imediato, será muito mais elevado: no tocante aos recursos despendidos e ao afrouxamento dos mecanismos de controle dos gastos públicos.
..................................................................................
O governo petista vendeu para o mundo um produto que não tem para entregar: competência para organizar um evento com data marcada para começar e terminar. Ainda é tempo. Assine a petição "Eu Quero Mandar a Copa 2014 para a Inglaterra". Seja um vira-latas fiel ao Brasil, fiel ao dinheiro público, fiel aos nossos impostos. Diga não à incompetência que traz consigo a corrupção. Assine aqui. Copie e envie este link para a sua rede: http://tinyurl.com/3pc5tmz

8 comentários

A FIFA/CBF vetou um estádio pronto em São Paulo, pois não daria "lucro". Dai para dar seguimento ao circo e justificar sua decisão afirmaram, que a cidade de São Paulo não poderia ficar fora da Copa. Contaram para isso com o deslumbramento de um Gilberto Kassab e do devaneio de um doidivanas chamado Lula, que em mais uma de suas inúmeras bravatas (segundo o sr. Walter Feldmann, no Estadão de hoje) garantiu que o Corinthians teria o estádio da Copa com a ajuda dele. O resultado está ai para quem quiser ver e a Copa ainda vai ou para a Inglaterra ou para os EUA ou Canadá, quem viver verá. Para lhe dar mais esperança Coronel o ditador brasileiro Teixeira brigou com o ditador mundial Blater. Em junho tem eleição na Fifa e se o Blater ganhar, o que espero, a vingança será malígna e a Copa vai voar daqui.

Reply

Eles podem fazer melhor uso dos navios cruzeiro que o governo diz que vai colocar para servir de hotel. Ao invés de turistas eles deviam trazer um navio de engenheiros ingleses e outro de trabalhadores chineses para a coisa começar a andar. Ficaria até mais barato...

Reply

Os Brasileiros perderam a Noção do Ridículo,
veja quem foi e quem é o presidente,
o que esperar mais?
qualquer porcaria tá bom demais,
é um povinho que vive de esmolas, miseros favores e palhçada,
deixa esse povinho se f....!!!

Reply

Coronel.
Sei que orgãos como a Fifa são muito bem informados e competentes, mas será que eles não viajaram nas falácias e bravatas do molusco e pensavam que o Brasil estava realmente indo de vento em popa como alardeava a propaganda governamental. Digo isso pois tenho conhecidos que estudam e trabalham na Europa e eles me contam que pouco se ouve falar do Brasil por lá (eles não se interessam muito pelo nosso país), mas nesse pouco que se ouve só vem notícia de que o Brasil, no governo Lula, encontrou o caminho do progresso, que a pobreza acabou e que estamos todos enriquecendo. Será que não era essa a imagem que os integrantes da Fifa tinham do Brasil ao escolhe-lo para a copa? Creio que agora estão começando a ver um pouco a realidade, não do país, mas pelo menos da incompetência do governo petista. Mas mesmo assim não seria o caso de mandar e-mails para a Fifa expondo a realidade do Brasil e de como esse governo tem se sustentado apenas em mentiras e em propaganda enganosa? Que já teve mais de três anos para dar inicio às obras da copa e só agora começa a pensar no assunto e ainda assim mais preocupado de como conseguir diminuir a fiscalização para poder desviar mais dinheiro para as campanhas eleitorais de 2012 e 2014? Mande e-mail mostrando nossa realidade também para os orgãos competentes (comitês, federações) dos países que pleiteam a copa para que eles também pressionem a Fifa. Com certeza eles farão um levantamento mais realista de nossa realidade e pressionarão a Fifa com mais contundência, mostrando: "Vocês foram enganados. O Brasil não é nada do que o Lula falava. Ele mentiu pra vocês. Ele usou vocês para eleger a candidata dele. Etc. Etc. Etc."
Essa é minha sugestão.

Titônio Mga - PR

Reply

Mesmo não se ahando um "vira-latas" ou mesmo cachorro grande!.Devemos nos unir e fazer uma propaganda na INTERNET e em todos os meios com o objetivo(se é que é possivel) de transferir essa Copa do Mundo para outro país!.De outra forma correremos o sério risco de serem gastos verbas públicas em algo que não trará retorno.Poderá ser considerada A CULPA DO MUNDO 2014 e AS OLÍM PIADAS 2016!

Reply

Quem aposta que sairão verbas para tudo? Quem duvida que os eventos acontecerão, custe o que custar? Quem acredita ter o governo coragem de desistir dessa coisa toda? Quem não sabe quem vai pagar a conta?

Reply

Titônio das 10:57 deu uma ótima ideia. Mostrar aos países que desejam sediar a copa 2014 a incompetência da organização brasileira!

Reply

Coronel, um vexame que ninguém está comentando é do possível risco de o mundo testemunhar estádios ruindo, arquibancadas desmontando e outros problemas estruturais em que até morreriam torcedores. Com comunista no poder é assim, o povo precisa torcer e rezar o tempo todo.

Reply