A ciência verdadeira defende o novo Código Florestal.

A opinião abaixo é do físico ROGÉRIO CEZAR DE CERQUEIRA LEITE, 78, professor emérito da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), presidente do Conselho de Administração da ABTLuS (Associação Brasileira de Tecnologia de Luz Síncrotron) e membro do Conselho Editorial da Folha de São Paulo. Leia, abaixo, o texto que ele escreveu sobre o relatório Aldo Rebelo.

 Codigo florestal: e a preservação do homem?

“O ambientalismo brasileiro acabará se desmoralizando se continuar nessa rota dogmática. É preciso lembrar que, afinal, o homem também é espécie a ser preservada”.

“Um dos principais pontos de conflito em torno da proposta da nova legislação florestal, atualmente em tramitação no Congresso, se refere à preservação de matas ciliares (aquelas que se desenvolvem ao longo de rios, riachos, lagos etc). Uma faixa de 30 metros deveria ser preservada, de acordo com o desejo de ambientalistas, independentemente do tamanho da propriedade, da região, etc. A proposta inicial do deputado Aldo Rebelo para a nova legislação florestal interfere com essa doutrina inflexível. Foi ele então atacado violentamente, como, aliás, é de hábito, por ONGs e ambientalistas avulsos, acusado de estar fazendo o jogo dos ruralistas.

Para analisar esse problema ético, recorremos à obra de Espinoza, principalmente àquela intitulada "Ethica Ordine Geometrico Demonstrata". Um rio que corta ou ladeia uma propriedade cresce linearmente com as dimensões de uma propriedade, enquanto sua área cresce com o quadrado de uma de suas dimensões, se a propriedade aumentar mantendo sua forma geométrica. Com isso, perdas de terra decrescem geometricamente com o aumento das dimensões de uma propriedade. Tomemos um exemplo: uma propriedade quadrada de um hectare, ladeada por um rio em um dos lados, perderia 30% da área para cultivo, enquanto uma outra área com 10 mil hectares, com a mesma geometria, tem apenas 0,3% de sua área preservada. 

Nessas condições, podemos concluir que, mesmo esquecendo o passado implacavelmente reto do deputado Aldo Rebelo, as críticas a ele feitas são injustas, pois os números demonstram que as beneficiadas pela sua proposta seriam as pequenas propriedades e a agricultura familiar, não os ruralistas, o latifúndio, a agroindústria. É um resultado incontestável, pois é pura geometria. Essa irracional exacerbação de ânimos ocorre principalmente quando provas concretas não existem. O ambientalismo brasileiro acabará se desmoralizando se continuar nessa rota dogmática. É preciso lembrar que, afinal, o homem também é espécie a ser preservada. 

A segunda questão polêmica é a remoção da obrigatoriedade de reflorestamento de áreas desmatadas. Ora, esta seria penalidade retroativa e, portanto, juridicamente contestável, além de inviável na prática. Embora desmatar na região da Amazônia seja crime, exigir reflorestamento retroativamente seria enfraquecer a legislação para aplicações futuras. Por outro lado, também é uma infelicidade que se avoque neste século 21 a importância econômica da biodiversidade. Os cientistas, os tecnólogos e os empresários brasileiros já são capazes de desenvolver e produzir novas moléculas. Até meados do século passado, o homem recorria à natureza para obter produtos medicinais e outros.

Hoje, a inteligência e a diligência humana fizeram com que criássemos nossos fármacos a partir de matérias-primas abundantes, inclusive da biomassa, por sínteses de moléculas complexas, tornando obsoletos os métodos extrativistas, e sem recorrer à criatividade errática da natureza, cujas criações servem aos seus próprios propósitos, e não aos da humanidade.”

11 comentários

Parabéns ao Professor Rogério, o Brasil precisa muito de mais homens como ele.

Reply

Claríssimo o texto do Prof. Rogério. Parabéns!!!

A questão é convencer os petralhas com o cérebro obtuso.


Chris/SP

Reply

Ambientalistas, onguistas, petistas tem um neurônio apenas quando muito, saõ amebas mesmo.

Reply

Da Folha.Poder:

A presidente Dilma Rousseff cancelou a sua participação na comemoração do 1º de Maio organizada pela Força Sindical e outras quatro centrais-UGT, CGTB, Nova Central e CTB.

Com o cancelamento, ela deixará de dividir o palco com adversários como o governador paulista Geraldo Alckmin (PSDB) e o senador Aécio Neves (PSDB-MG).


NÃO FARÁ FALTA ALGUMA!!!!


Chris/SP

Reply

As matas ciliares são extremamente necessárias para preservação das nascentes e dos cursos de água. Sempre foi regulado pela largura do do rio e ou curso de água.

Reply

Cel.

Segundo a Folha, veja a peróla que a Martaxa soltou pelo afastamento de Dutra:

“O ‘companheiro’ foi o primeiro presidente de partido a expor publicamente um problema de saúde - a exemplo de postura adotada pela presidente Dilma Rousseff quando anunciou ter sofrido câncer linfático. ‘Serve como exemplo para próximos políticos não enrolarem quando estiverem em dificuldades’, afirmou a senadora.”
====================================

Ela é grosseira, mal educada, deselegante, destrambelhada, pior que um trem-bala, sem freio.


Chris/SP

Reply

Off topic


Resposta da Senadora Marta Suplicy
às críticas de José Serra.


"A estratégia para lidar com o tráfico de drogas, armas e pessoas no país não pode se limitar à vigilância pura e simples de fronteiras, mas priorizar ações de inteligência envolvendo os países limítrofes, defendeu ontem Marta Suplicy (PT-SP). A facilidade na compra de armas nas fronteiras, registrada em reportagens dos últimos dias, e artigo do ex-governador de São Paulo José Serra motivaram a senadora. No artigo, Serra critica o governo e diz que a vigilância nas fronteiras é falha.

Para Marta, o foco na vigilância das fronteiras é "atrasado e ineficaz", e citou o exemplo dos Estados Unidos, que passaram a agir diretamente no combate aos cartéis e não tanto na vigilância da fronteira com o México."


Pelo que eu entendi, liberou geral.

Reply

Coronel, esse artigo traz fotos da prisão do Zé Dirceu. Mas parece que a foto do ancinho, em destaque, não tem nada a ver com o pauzinho na mão do perigoso agente da repressão.

São esses os nossos heróis da Inconfidência ?



http://gentedecente.com.br/notic/brasil/politica/2769-jose-dirceu-estrela-so-na-tv-do-bispo-mesmo.html

Reply

Comentário ao anônimo das 19:14

Eles escracham os americanos, mas quando interessa, vão citando só aspectos das práticas legais que interessam, se é que isto é verdade.

Reply

Eu não seria contra mesmo a uma faixa de mil metros de rios como Tietê, Paraná e Amazonas, 300 metros para afluentes e cem para nascentes, desde que todas as terras das margens dos rios sejam todas ESTATAIS e o governo pague a desapropriação de sítios, cidades e partes de fazendas, a marginal do Tietê ficaria a 1100 metros do rio ( a distância das duas seria de 2,4 Km e a mata virgem teria que ficar no meio, desapropriar todos os imóveis de perto dos rios, os rios menores teriam 600 metros de floresta, 300 de cada lado e assim os ambientalistas pagariam impostos sobre alimentos orgânicos para pagar pelas desapropriações.
Nos morros onde planta-se café e maçãs os petralhas de Marina Silva deixariam como está, pois são áreas muito pequenas. DUVIDO QUE A DAMA DE PAUS FIQUE UM DIA NO PODER se isto for aprovado como querem os ambientalistas, o melhor é:
proteção adequada às margens de rios e morros.
Criar gigantescos parques nacionais que seriam uma " reserva florestal" de cada bioma, uma área contínua mantém os animais evitando cruzamentos consanguineos entre eles.
Quem deixar mais que o mínimo de reserva prudencial, algo como uma reserva legal de 20% seria contada a área como produtiva pela média da fazenda, evitando os cálculos do Incra que dizem que todas as terras da amazônia são improdutivas, COM 80% DE RESERVA LEGAL MAIS 30% DE RESERVAS DE MARGEM DE RIOS E VÁRZEAS E HOJE NÃO PODE HAVER SOBREPOSIÇÃO DE RESERVAS, algo como a reserva legal estar justamente na área do rio e deixar uns 50 metros de vegetação, dando os 20 a 40% da propriedade, o resto seria coberto pelos parques nacionais, com terras estatais e visitadas como monumento e não de entrada proibida para os seres humanos, nós também somos natureza.
NAS PRAIAS EXISTE UMA "RESERVA LEGAL DE 400 METROS DISTANTE DO MAR e quem for autorizado a construir ou construiu antes tem que pagar o laudênio ou aluguel do terreno para a união. Ninguém é dono da faixa de 400 metros a contar do mar no ponto da alta maré viva (máximo).
Em Santos a água já entra nos prédios em dias com vento e maré viva simultaneamente. Logo o mar vai tomar a primeira quadra do oceano de prédios de Santos.

Reply

Só pode ser inveja. Quanto Obama disse que Lula era o "cara" lula entrou num orgasmo ininterupto por mais de 3 meses. A declaraçao de um Presidente amercano tem peso... E ele, Lula acreditou. Mas cutucou tanto os EUA que foi solenimente ignorado.

Reply