Editorial da Folha pede revogação do refúgio de Battisti autorizado pelo velhaco, como o ex é conhecido na Itália.

Vejam o texto:

A decisão do ex-presidente Lula sobre o caso Cesare Battisti, oficializada no último dia do ano passado, foi tão esperada quanto lamentável. Lula não extraditou o criminoso italiano refugiado no Brasil e concedeu-lhe o estatuto de "imigrante". O caso adquiriu relevo porque ilustra de forma exemplar o mau hábito, desenvolvido nos últimos oito anos, de submeter decisões de política externa às conveniências paroquiais de adular certa militância esquerdista que apoia o governo. O italiano Cesare Battisti foi condenado à prisão perpétua em seu país pelo assassinato de quatro pessoas, quando militava num grupo de extrema-esquerda nos anos 1970. A condenação ocorreu à revelia, pois o assassino escapara em 1981 para o exterior.Fugiu em 2004 para o Brasil, onde permaneceu clandestino até ser preso em 2007. 

No ano retrasado, o Supremo Tribunal Federal anulou a condição de refugiado político que lhe havia sido conferida pelo governo. Decidiu que cabia ao presidente deliberar sobre a extradição, nos termos do acordo vigente entre Brasil e Itália. Ocorre que a decisão de Lula só seria justificável caso se configurasse o risco de o extraditado vir a sofrer perseguição política em seu país. Tal risco não existe: a Itália é notoriamente uma democracia cujo sistema judicial respeita os direitos humanos. Soube manter seu arcabouço democrático ileso ao derrotar grupelhos, como o de Battisti, que praticavam atentados terroristas e assassinavam inocentes escolhidos ao acaso. 

Guerrilheiros que na década de 1970 cometeram atentados na América Latina, inclusive no Brasil, partilhavam a visão totalitária que animava a extrema-esquerda italiana. Mas tinham a justificativa de que empregavam métodos violentos para combater governos ditatoriais. Utilizar esses métodos num país democrático e onde a maioria da população já vivia em boas condições nos anos 70, como a Itália, faz desses militantes, mais do que meros assassinos, verdadeiros psicopatas. Bem fará o presidente do STF, Cezar Peluso, se recolocar o tema em deliberação no plenário em fevereiro, quando termina o recesso judicial. Cesare Battisti deve ser extraditado para a Itália e lá cumprir a pena que lhe foi aplicada.

16 comentários

Cel

O Cara tirou férias nos Andradas por que se fosse para a Europa seria perseguido pela Interpol.

Átila

Reply

Depois que vieram à tona mais fatos a respeito do colega terrorista do pessoal da política, vai pegar muito mal o Supremo tergiversar novamente.

Reply

Bandidos da mesma facção se apoiam. A decisão da Farsa era esperada. E nós que paguemos o preço. Canalhas! Coronel, VELHACO é o termo que melhor se aplica à Farsa, quem o usou pela primeira vez? Muito apropriado.

Reply

Só tenho a dizer é que NADA justifica o assassinato e a mutilação de inocentes, nem mesmo a luta contra uma suposta ditadura.

Aqui no Brasil alguns ex-terroristas em cargos públicos participaram ou foram cúmplices de ações semelhantes às praticadas pelo bando de Battisti. Às vezes até penso se não seria bom revogar a lei da anistia, para levar essa corja toda às barras dos tribunais.

Reply

Se acha que o cachaceiro, cumparsa das farcs, da turma do mensalão, da turma do pcc, da turma dos saqueadores e de tudo quanto é maracutaia, deixaria de socorrer mais um "cumpanheiro" de crime.

Alem de tudo, foi covarde na sua decisão tomada horas antes da entrega do poder, deixou o abacaxi para ser descascado pela "coisa".

Reply

coronel, de nada adiantou a muié do cachaceiro e filhos tirarem o passaporte italiano. Lá eles nao vao poder entrar nunca. Serão perseguidos pelos italianos ...

O Nullo que nao tem aquilo roxo se esconde nos Fortes deçepaiz contando com a vigilancia dos militares que o PT tanto ataca. Tá com medinho de se expor.

Êta nóis. Mas o povo adora o animador de palco de circo mambembe, assim como gostam do Silvio Santos. Nao perceberam ainda a diferença entre um programa de tv e a vida real...

Esse é o pais dos tolos mesmo...

Reply

Coronel,
Esta novela do Battisti se resume ao seguinte:
1 - o criminoso é italiano
2 - seus crimes foram cometidos na Itália
3 - foi julgado e condenado por tribunais italianos
Daí a pergunta: e o que nós, brasileiros, temos a ver com isso? Nada! Então, por que tanta discussão sobre extraditá-lo ou não? È óbvio que não só tem que ser extraditado como já deveria te-lo sido há muito tempo.
Imcompreensível também foi a atitude do STF de empurrar o assunto para a decisão do Lula. Se há um tratado entre os dois países, cabe cumpri-lo e quem tem que decidir sobre esse cumprimento é a justiça e não o executivo. É simplesmente ridiculo o que está acontecendo.

Reply

Esse Luciano é o mesmo esquerdopata que chama os catarinenses de nazistas no blogue do Mosquito bolsa ditadura?Percebeu o perfeito uso da língua de pau?ele quer a revogação da anistia pra tirar o couro só dos 'agentes do estado',dos canalhas como Dilma,Gabeira,Zé Dirceu,Genuíno e Aloysio Nunes ,não!

¬¬

Reply

Quando o STF volta a trabalhar? E que dia esse caso (Batistti) vai ser analisado/decidido?
Quero acompanhar na tv. Ouvir os argumentos dos ministros.Espero que a Corte restabeleça as coisas nessa Casa da Mãe Joana em que se transformou o país.

Reply

De sua entrada no Brasil com documentos falsos não detectados pela PF no aeroporto(ou já sabiam e tudo estava arranjado),ele contou com uma rede de proteção dos amigos da Fred Vargas.O Rio não foi escolhido à toa,ele não foi se mocozar na favela de Heliópolis em Sampa,ele foi pro Rio pq tinha um anjo da guarda chamado Fernando Gabeira, que por sinal está mocozadinho,sem dar um pio sobre o caso,não revela os acertos feitos desde a França.Sabe que se abrir o bico contra Battisti acaba como Celso Daniel,prefeito do PT ou o italiano Roberto Puppo em AL.Quem tem ... tem medo,né não?


¬¬

Reply

O caso é simples:

Se Cesare Battisti fosse um partidário da direita, perseguido num país de governo de esquerda (ou extremista) como Cuba ou Irã, e tentasse se refugiar no Brasil, o molusco iria extraditá-lo sem pensar duas vezes.

No entanto, ele é companheiro de luta... [modo esquerdista]"É da esquerda, é do povo. Lutou pela liberdade, almejando a revolução marxista"[/modo esquerdista]. O ex não ia extraditar um companheiro, não é?

Welcome to Bananaland!

Reply

Tão liberando todo mundo, Coronel. O Olivério Medina foi o primeiro, agora esse tal de Batistti vai ser o segundo. Só os atletas cubanos é que foram forçados a voltarem prá Cuba, e presos, ainda por cima. Quem será o próximo a ser preso? Os militares? Vejam o que está acontecendo na Argentina de hoje. Dezenas de pessoas, militares ou parentes de militares, estão morrendo em calabouços. Os próximos, vão ser os do Brasil.

Reply

Primeiro ato do governo italiano deveria ser cassar a cidadania da "famiglia" queria ver a cara dos vagabundos sem cidadania e sem passaporte diplomático!

Reply

O caso vai para o TSE e tende a um empate.
O voto do desempate era do Eros Grau que aposentou. Se entrar o Adams, ele não estará apto a votar por ter participado do caso pela AGU (provavelmente vai se considerar inapto).

Reply

E eles ainda não recorreram a Haia? Tão esperado pelo vendido STF?

Reply

..Enquanto isso, o Battisti e a cumpanherada gargalham sem se importar com a família das vítimas do terrorista italiano - que hoje vive sob as cínicas proteções dos Bandidos que tomaram o poder no Brasil

Koukla

Reply