Mandou bem.

Da Folha de São Paulo: Em conversa reservada com José Serra (PSDB), o deputado Indio da Costa (DEM-RJ) admitiu ceder a vaga de vice a um político mais experiente em sua chapa à Presidência. Revelado agora, o diálogo ocorreu dias depois do primeiro turno.  Iniciativa de dirigentes das duas siglas, a operação foi cancelada quando advogados viram risco de impugnação da candidatura.  Nesta entrevista, Indio, 40, diz ter ajudado o tucano a avançar na "centro-direita" ao ligar o PT à guerrilha colombiana das Farc, afirma que o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, é a "força maior" do DEM e que a vez de Serra "não passou" 

Folha - Após o primeiro turno, aliados pressionaram para tirá-lo da chapa de Serra. Como o sr. reagiu?
Indio da Costa - Quando eu vi isso nos jornais, me encontrei com o Serra e disse que a vice era um cargo dele, e que ele tinha total liberdade para fazer o que quisesse. Disse a ele: "Fique à vontade, que muito mais importante que eu ser vice é a gente ganhar a eleição". Ele falou para eu não me preocupar com fofoca de imprensa, porque estava muito satisfeito e a gente ia continuar trabalhando junto.

Quem articulou a troca?
Não sei se foram setores que tentaram tirar o Indio da chapa, gente que estava enciumada... Para ser sincero, prefiro nem saber. Não sou uma pessoa vingativa. O que me coube, fiz. Disse ao Serra: "Fique tranquilo, que da minha parte você não terá dificuldade em nada".

Sua presença incomodou?
Muito mais a políticos do Rio de Janeiro, que têm uma visão pequena do processo, que nacionalmente.

O sr. está falando do presidente do DEM, Rodrigo Maia?
É você que está dando nomes (risos). Pode ser gente do PSDB, do PPS... Os candidatos proporcionais ficam dentro de uma bolha. Quem passa para uma eleição majoritária fura essa bolha. Poucos conseguem.

Suas declarações vinculando o PT às Farc atrapalharam?
Não. Aquilo contribuiu para trazer o eleitor de centro-direita, que não estava sendo disputado por ninguém. Eu sou um cara de centro, não sou de direita nem esquerda. No fim foi positivo, porque a Dilma teve que ir para a televisão dizer que o PT de fato conversava com as Farc. Isso não é questão de esquerda nem de direita, é de polícia.

O senador Arthur Virgílio, ex-líder do PSDB, já foi apontado como interlocutor das Farc...
Não é verdade. O Arthur Virgílio recebeu as Farc uma vez, numa reunião. Eu não marquei reunião com as Farc. Se fosse chamado, ia com a Polícia Federal e prendia todo mundo. Lugar de bandido é na cadeia, não em reunião. Vá a uma casa de classe média e pergunte. Se você é chamado para um papo com um traficante, você vai? Não vai!

A vez de Serra passou?
Com certeza, não. Ele tem 68 anos, é um garoto. Tem energia, é muito preparado, é um nome nacional. Dizer que passou a vez dele, isso não. Não vou me meter no futuro do PSDB. Acho o Aécio Neves um ótimo nome, não tenho nada contra ele. Agora, querer dizer que o Serra não tem energia, que acabou a vida dele... eu posso dizer que a energia dele é um negócio contagiante.

O DEM encolheu no Congresso e periga perder Kassab. É um partido em extinção?
Não. Seria fácil escolher candidatos com flexibilidade, que depois não fariam oposição. Kassab é a nossa figura maior. Farei todo o esforço para que ele se sinta confortável no partido.

Em 2008, o sr. quis disputar a Prefeitura do Rio, mas Cesar Maia escolheu Solange Amaral. Ele voltará a indicar o candidato do DEM em 2012?
Certamente não. Enquanto estava no cargo, ele transformou partido e prefeitura numa coisa só. Respeito muito o Cesar, mas agora a decisão será do partido.

36 comentários

Pelo menos, alguém de bom senso, com garra, e que pode nos representar, representar a classe média.
Ponto para o Indio.

Reply

Caro Cel.
A oposição vai cair de pau em cima, mas a dupla Índio e ACM Neto tem que aparecer mais...

Reply

Será que foi a famiglia Maia?

Reply

Coronel,
Taí um carinha que sabe das coisas. Tem visão e não coloca ambições pessoais a frente do partido, mesmo sabendo onde quer chegar. Já o "minerinho traíra" ....
Ps.: a CNI já encampou Aécio 2014(pode até ser, mas eu voto em branco)
JulioK

Reply

"Fique à vontade, que muito mais importante que eu ser vice é a gente ganhar a eleição"

grande Indio!!!!

com mais uns quatro desses a gente chega la de novo!!!

essa cacicada emplumada tem que entender que o mais importante eh acabar com esse projeto nefasto de totalitarismo e chegar ao poder para devolver o Brasil aos brasileiros...

quase politico nenhum da oposicao tem essa visão de grandeza que apresentou Indio nessa declaração...

a picaretada se preocupa mais com o seu curral eleitoral regional do que se empenhar para colocar o Brasil de volta ao caminho dos grandes projetos de mudança...

Reply

Muito boa a entrevista. O Indio da Costa cada vez mais me surpreende positivamente. Confesso que, por morar no Estado do Espírito Santo, o conhecia pouco até a Lei da Ficha Limpa. Posições claras, modernas. Parabéns caro Deputado. Cada vez mais me orgulho do voto que dei em Serra/Indio nas eleições de outubro/2010. O tempo vai dizer quem tinha razão. Feliz 2011 ao Coronel e aos Heróis da Resistência que todos os dias passam por aqui.

Reply

O DEM não me inspira confiança; onde se viu a centro-direita do país ter como modelo a esquerda americana?

Quero um partido conservador que defenda a economia de mercado, a livre iniciativa e o padrão ouro na moeda (os verdadeiros pilares da prosperidade).

Hereticus

Reply

ao contrário de 95 % dos parlamentares, que, assim como o PT, possuem UNICAMENTE a intenção de permanecer no poder INDEFINIDAMENTE, o índio mostrou

que o mais importante é tirar os comunistas de lá.

Reply

Coronel...

Esclarecedora entrevista. Ponto para Índio, ponto para o Brasil.
É bom ficar sabendo que a política brasileira tem alguém jovem, com posicionamento e o principal, sem vergonha de posicionar-se.
É disto que precisamos, políticos sem medo e que saibam posicionar-se. Há vida inteligente na política nacional.

Reply

Indio,

Junte-se aos 43 milhoes de brasileiros que nao apoiam as FARC's ...
Estamos so esperando um politico para nao dispersarmos.
Afinal esta dificil nao cair no canto da sereia ... com todos os jornais beatificando o PT tenho um certo receio que mais 4 anos de campanha politica da mumia os 43 milhoes que foram contra esse circo se desanime e caia em profunda depressao.

Ja disse que gosto do Brasil, mas sei que metade do que esta escrito nos jornais e mentira.
O Brasil so ganhou dinheiro nos ultimos anos porque a China e a India cresceram.

Estamos so vivendo mais um ciclo do tipo: "borracha, cafe" ... sempre vendendo commodities e desenvolvimento que eh bom "NADA".

O Lulla disse que eh facil governar o Brasil ...
Com dinheiro no bolso tudo eh facil ...
Queria ver o Lulla governar um Brasil entregue pelo Collor ...

Deveriam tocar "Wagner" para a descida de Lulla do Planalto. Faz mais o estilo fascista.

Reply

Índio tem tudo para ser um grande líder, o Brasil precisa de gente como ele;tomara que nunca se contamine com os corruptos.

Reply

Minha chapa para 2014: Indio e ACM Neto.

Reply

Um verdadeiro Líder é aquele que tem visão estratégica e põe os interesses comuns acima dos seus.
Índio da Costa é um verdadeiro Líder.
Uma nova luz se acende para a Democracia no Brasil.
Abaixo o PT
Viva o Brasil

Reply

Ele não está naquela lista que postaram aqui o link,dos que votaram pelo MEGA aumento dos próprios salários,sem redução de verba de representação?

Decepção...

¬¬

Reply

Cel.

Fiquei conhecendo Indio da Costa nas eleições 2010, e gostei da fala dele na entrevista:

"Fique à vontade, que muito mais importante que eu ser vice é a gente ganhar a eleição".

Este rapaz tem futuro !!!


Chris/SP

Reply

Fiquem de olho neste jovem de grande futuro. Com meus 74 anos de idade, tenho observado o comportamento político deste jovem, mas coerente e lúcido político, e nele vejo uma das grandes esperanças para o futuro de nosso País.

Reply

É muito duro!
Pô!
Coronel eu que faço parte do diretório do Dem de Itaperuna RJ, e que junto com outros membros do partido fizemos campanha para o Serra com nossos próprios recursos.
Apesar de ter mandado vários e-mail pedindo material de campanha ao Índio, não recebi nem resposta.
O Índio veio ao nosso município duas vezes e além de não nos avisar que viria ainda foi se reunir com lideranças que não estavam fazendo campanha para presidente.
Não entendo a razão de dar essa entrevista covarde para prejudicar o Dem RJ ainda mais.
O DEM RJ está bem vivo e vai mostrar a sua força nas próximas eleições, quem quiser ir para o PMDB que vá, mas pelo menos não cuspa no coxo onde comeu.

Reply

O que passou, passou, como reza o ditado e muitas músicas. Mas, caso as oposições tivessem cerrado fileiras desde o início, o vice teria uma função fundamental. Por burrice, ele não teve muita visibilidade dentro das oposições, mas teve mais para fora. Se tivesse ocorrido um confluência, teria conribuído muito.

Reply

Coronel

Temos que contribuir para apoiar cada vez mais o Indio da Costa, ois ele tem todas as condicoes de ser um grande lider.

Suas ideias e ideais sao modernos e tem ideiais nacionalistas e nao entreguista.

Brasi, apoio ao Indio.


Msrcelo de Curitiba

Reply

Aqui no RJ estamos torcendo para tê-lo como Governador em 2014.

Reply

Olá, Coronel. O José Serra e o Índio são os nossos Paladinos da Esperança. Este Guri é muito bom, mesmo!!!! Temos que investir nesta Dupla, pois, pelo que noto, todos estão parvos pelo que está acontecendo neste País. O Covil dos Petralhas.... Cadê a PE!!!??? Que falta faz a PE dos tempos do Generais Médici e Newton Cruz!!!!

Reply

Coronel meu amigo,

Talvez o erro na verdade esteja em não se acreditar no jovem Indio da Costa para colocá-lo com candidato a Presidente e não como vice. Se a Dilma que é um zero bem a ESQUERDA, pode vencer um homem como o José Serra por conta das mentiras ptralhas, por que não um jovem arrojado como o Indio da Costa não teria muito mais chances de vencer, inclusive entre os milhões de jovens eleitores(as) brasileiros(as)?
Está na hora e revermos os nossos velhos conceitos políticos no Brasil, para tirarmos esta esquerda rançosa, mentirosa e ditatorial do poder.

Reply

Reparem que o nome do deputado Índio da Costa sequer foi mencionado para compor a nova direção do DEM. Na minha opinião, ele deveria presidir a Fundação Tancredo Neves (sei que já não tem mais esse nome). Usualmente, essas fundações ligadas aos partidos exercem o papel de cabide de empregos. Mas com o deputado Índio, tenho certeza, serviria para formar a militância liberal e conservadora de que precisamos.

Reply

O Índio está batendo tambores para desqualificar as lideranças do DEM-RJ.
Se ele quer ser o nome da vez para a prefeitura do Rio 2012, deveria unir o partido e não atacar os que podem ajudá-lo.
O que me parece é que ele está arranjando um pretexto para juntamente com o Kassab, se bandear para o PMDB.

Reply

Tudo bem, Índio parece gente boa, etc. e tal.

Só que lendo friamente, é mais do bla-bla-bla "bom-mocista" que está pregando o caixão da "oposição": todo mundo é maravilhoso, a campanha foi ótima, Serra é cheio de energia (o que quer que seja isso...).

E tudo continua como dantes (e com salário de 27 "barão" por mês).

Reply

Jovem, preparado, corajoso, inteligente, articulado, ficha limpissima: o Brasil deixou de eleger um grande vice.

Reply

Gosto do Indio, acho êle muito equilibrado, jovem, ainda sem aquêle ranço politico.

Só não concordo, que o aécio, será o próximo candidato.

Devia sêr êle, começar dede já fazer oposição firme, e divulgar o seu nome.

CORAGEM INDIO,VAMOS FAZER OPOSIÇÃO.


Izabel

Reply

AMIGOS,
O Índio incomoda muito os incompetentes que se dizem de oposição e baixam as calças para o governo Petralhista! Ainda existe esperança, mesmo que única, em termos e fazermos oposição implacável a essa corja de ladrões!!! Índio por está sem mandato poderia se juntar aos 43 milhões de verdadeiros opositores e liderar o Governo paralelo de verdadeira oposição ao da terrorista!!!! Avante Brasil.... Nós ajudem a enterrar Aécio Neves!!!!

Reply

O Índio da Costa é do bem, tenho certeza disso. As eleições foram vencidas pela máquina de moer carne humana do governo lulista, paga com oceanos de dinheiro sujo.

Nem é bom pensar no que vem pela frente com essa corja petralha assaltando os cofres públicos e idiotizando cada vez mais a população brasileira, já tão bestificada. Conseguiram a proeza de emburrecer até muita gente que deveria ser mais esclarecida.

Reply

Quem falou en ACM Neto aí, pode tirar o cavalinho da chuva. Ele já está saindo do DEM e provavelmente irá para o PSDB, com o qual mais se identifica, segundo ele mesmo. O PR também o convidou, por intermédio do César Borges.

ACM Neto é da turmiha de Rodrigo Maia.

Acho que ele tem tudo para ser tucano. Quando o DEM questionou no STF, através de Demóstenes Torres, o critério racialista do Prouni, ele se apressou em dizer que a posição do partido não era a dele, que sempre fora a favor das cotas raciais. Também fez campanha do SIM no referendo do desarmamento. é outro que morre de medo de parecer conservador e sem "correção política".

É um tucaninho o Aceminho.

Reply

Tirante a parte de elogios ao Serra e que lembra muito o Collor, me parece que esse é o "cara" certo. Votei nele, não no Serra. Uma vez votei no Lula porque, entre outras coisas, tinha o Alencar como vice e deu no que deu. Diz-se que cachorro mordido de cobra tem medo de linguiça.

Reply

Meu Cel, no mes de novembro foram assassinados dois agentes da PF no estado do Amazonas, por amigos de dilma com uma AK-47. Mauro, um dos agentes mortos, era filho de Dr. Nailde Do Carmo Lobo, leitor deste Blog.

Reply

Seria interessante que o Indio da Costa lesse sobre a vida pública de Carlos Lacerda. Teria muito para se espelhar. Um bom político não precisa roubar e se tornar rico para poder se manter na tona.
Um bom político, que sabe o que quer, precisa apenas de coragem para dizer o que pensa. Não pode ser honesto como Pedro Simon, porém covarde. Aí não resolve nada.

Reply

até aqui está sendo tudo do mesmo; só com gente e mente nova poderemos criar fatos novos realmente motivadores e capazes de arrancar o pt do poder. Sem isso, é malhar em ferro frio com pedacinhos de pau.

aguia_dourada

Reply

Se Indio da Costa, na hora em que a nação mais precisava, admite ter cogitado ceder seu lugar a um político mais experiente significa que, mais do que muitos por aí, é um político que tem bem claro os desdobramentos que a posição as vezes requer - acima da vaidade e orgulho a responsabilidade e as ações de um político honesto.

Reply

Queriam rifar o índio, o único menos ruim na disputa!

Reply