"Doutor" Mercadante avacalha a academia. Em 2011, ele vai mandar nas verbas da pesquisa e na avaliação da pós-graduação. É a treva.

A matéria é da Folha de São Paulo:

A duas semanas de assumir o Ministério da Ciência e Tecnologia, o senador Aloizio Mercadante (PT-SP) levou ontem a retórica do palanque para a academia. Ele voltou à Unicamp após 12 anos para concluir o doutorado em economia com uma tese sobre o governo Lula. Saiu com o título, mas foi repreendido pelos examinadores por exagerar nos elogios ao presidente. Em tom de campanha, o petista anunciou o nascimento do "novo desenvolvimentismo" -um modelo baseado em crescimento e distribuição de renda. Com cinco livros de sua autoria sobre a mesa, ele resumiu a tese, de 519 páginas, em frases quase sempre na primeira pessoa do plural.

"Superamos a visão do Estado mínimo"; "Não nos rendemos à tradição populista"; "Retiramos 28 milhões da pobreza"; "Melhoramos muito o atendimento na saúde"
, pontificou, em momentos diferentes da apresentação. Empolgado, o senador ignorou o limite de meia hora e usou o microfone por 50 minutos. Dedicou boa parte do tempo ao repertório da Era FHC, com ataques ao neoliberalismo e ao Fundo Monetário Internacional. Num flashback do horário eleitoral, chegou a criticar o preço dos pedágios em São Paulo, bandeira que não foi capaz de evitar sua segunda derrota seguida na disputa pelo governo do Estado. 

Coube ao ex-ministro Delfim Netto, professor titular da USP, a tarefa de dar o primeiro freio à pregação petista. "Esse negócio de que o Fernando Henrique usou o Consenso de Washington... não usou coisa nenhuma!, disse, arrancando gargalhadas. "Ele sabia era que 30% dos problemas são insolúveis, e 70% o tempo resolve." Irônico, Delfim evocou o cenário internacional favorável para sustentar que o bolo lulista não cresceu apenas por vontade do presidente. "Com o Lula você exagera um pouco, mas é a sua função", disse. "O nível do mar subiu e o navio subiu junto. De vez em quando, o governo pensa que foi ele quem elevou o nível do mar..."
 
"O Lula teve uma sorte danada. Ele sabe, e isso não tira os seus méritos", concordou João Manuel Cardoso de Mello (Unicamp), que reclamou de "barbeiragens no câmbio" e definiu o Fome Zero como "um desastre". À medida que o doutorando rebatia as críticas, a discussão se afastava mais da metodologia da pesquisa, tornando-se um julgamento de prós e contras do governo. Só Luiz Carlos Bresser Pereira (USP) arriscou um reparo à falta de academicismo da tese: "Aloizio, você resolveu não discutir teoria...

Ricardo Abramovay (USP) observou que o autor "exagera muito" ao comparar Lula aos antecessores. "Não vejo problema em ser um trabalho de combate", disse. "Mas você acredita que o país estaria melhor se as telecomunicações não tivessem sido privatizadas?" A deixa serviu como para que Mercadante retomasse o tema do pedágio. A tese pareceu agradar a maior parte das 300 espectadores, que se dividiram entre o auditório lotado e um telão do lado de fora. Mas também despertou algumas críticas. "Achei bom, mas ele é muito militante, né? Parece que a campanha não acabou...", comentou o vestibulando Mateus Guzzo, 18, que disse votar no PSOL.  

"Essa ideia de que o pesquisador tem que dissociar a paixão da racionalidade é uma visão superada pela neurociência", defendeu-se Mercadante, na saída. Reverenciada pelo senador, a economista Maria da Conceição Tavares (UFRJ e Unicamp) não pôde ir, mas enviou bilhete elogioso. Nascida em Portugal, ela poderia ter corrigido o "discípulo e aluno dileto" quando ele, ao exaltar a política externa de Lula, disse que "não houve indicação de embaixador político neste governo". Em 2003, o presidente entregou a representação em Lisboa ao ex-deputado Paes de Andrade (PMDB-CE), que estava sem mandato. O ex-presidente Itamar Franco também chefiou diplomatas em Roma, antes de romper relações com o PT.

40 comentários

Bom dia, Coronel!

Não seria "avacalha" ali no título?

Abraço

Reply

A propósito, Coronel, este governo "entrante" será o dos Postes. Para começar, viu-se dois "postes" na foto de diplomação em que os dois cerram a boca para não mostrar os dentes, que é sinal de saia-justa: http://www1.folha.uol.com.br/poder/847518-dilma-e-temer-sao-diplomados-como-presidente-e-vice-presidente-da-republica.shtml

Reply

Como diria Voltaire, a diretoria da Unicamp tem os pés no chão, e as mãos tambem. E verbas no bolso, imaginam.

Reply

Além de ser um puxa-saco, sua capacidade intelectual é mínima, pois tentar jogar aquela conversa fiada de político numa banca examinadora para doutorado é pura ignorância.
PÔ, ELE PENSAVA ENGANAR QUEM ?
Só não recusaram a sua "tese" porque a Unicamp está de olho nas verbas federais, é só isso.

Reply

Impressiona quanto ao mérito. Um discurso eleitoral derrotado por duas vezes em São Paulo, é utilizado como tese de doutorado. E é aprovado. Como deverá ser o pós doutorado do novo doutor? Talvez a experiência como ministro, com defesa baseada em discurso contra José Serra. E tudo daqui uns trinta anos. Mas, que não pensem que terão vida fácil. A mediocridade é tamanha que ficará ainda mais evidente a incapacidade.

Reply

Coronel, a impafia deste Sr. ao defender um governo que está mais para MALUF e ADEMAR DE BARROS.

Reply

Bem o que ele defendeu? quais as perguntas foram feitas? Me admira os examinadores da banca aceitarem a participar desse palhaçada.

Gostaria de ver em vídeo v~e se acha alguém que tenha o palhaço falando.

Reply

Coronel,tomara que com as verbas que esse doutor do Paraguai mandar para a Unicamp,formem-se uns mil Doutores Brasileiros.

Reply

E ainda vem os governadores eleitos acovardados do psbd, oferecer o pescoço à guilhotina petista,...O que que eles querem afinal?...O pt nunca teve´e nem tará nada para eles,....
Assim fica mais fácil para o pt erguer logo uma cruz, na sepultura da oposição brasileira,...
É desse jeito que nasce uma ditadura,....

Reply

...e assim é que os nossos filhos vão embora e não voltam. Meu filho em seu primeiro ano de mestrado no Canadá ouviu de seu orientador..." o inverno será duro,mas vc nem vai senti-lo" ...e assim foi....Terminado o mestrado, aconteceu o que tem acontecido com a maioria dos filhos dos nossos amigos...não voltam ao Brasil.
Porque no mundo lá fora...o que importa é a competência e a dedicação ao trabalho. O mérito é compensado. E como.
No Brasil estamos vivendo tempos em que os crimes, de qualquer natureza, inclusive de doutorados adquiridos fajutatemente ,com bancas tão fajutas quanto o candidato a , parecem compensar. É só uma ilusão. A conta fatalmente cairá no nosso colo. Não existe atalhos para o desenvolvimento.

Reply

Isto é uma "tese"de doutorado, ou uma propaganda politíca demagogíca?

Reply

O que esperar de Mercadante, coronel?
Se o Brasil entrar em crise nos próximos anos, vamos enchê-lo de perguntas.

Reply

A defesa de tese foi na Unicamp ou na Universidade Florestan Fernandes do MST? A profundidade é a mesma, o clima é o mesmo e até algumas figuras são as mesmas. Só faltou a alma lusitana de Conceição Tavares, a Maria que vai com os outros petralhas. Com Merdandante agora doutor pela Unicamp, a ex-universidade assumiu a cara do governo lulla. Eles se merecem.

Reply

E aconteceu o esperado:Unicamp virou Uniban.
Quem se forma lá,ou já se formou e não tem como 'desformar',terá de levar pela vida o pejo de 'ah,aquela faculdade de doutores com validade vencida?'.Melhor tirar do CV.

Fica o registro de quem teve dois sobrinhos formados lá,um na área de Informática,outro em Eng.Mecânica,e ralaram muito,muito mesmo pra se manterem no nível alto de exigência dos professores doutores que não dava moleza.Dias e noites estudando,os melhores dias e anos de suas jovens vidas.E agora isso...
Não me conformo com a falta de reação da Unicamp,nem do Estado que sustenta aquele,agora,antro de picaretas.

¬¬

Reply

Mercadante

"Essa ideia de que o pesquisador tem que dissociar a paixão da racionalidade é uma visão superada pela neurociência"

Isso explica o montão de brasileiros com o Prêmio Nobel.
Ah Ah Ah

Reply

Que vergonhoso Unicamp.

Agora folhetim de campanha virou tese de doutorado.

Bom, quanto ao Mercadante, nada a declarar, sabemos que esse boçal não tem competencia nenhuma.

Reply

Ainda bem que já fiz a minha cirurgia cardíaca, com um velho mestre da Cardiologia pertencente a antiga equipe do Dr. Zerbini.
Pena de quem ainda irá se submeter a qualquer procedimento com os "novos profissionais".

Reply

"O Lula teve uma sorte danada. Ele sabe, e isso não tira os seus méritos"

o doutor ai terá que me explicar aonde esta o mérito em uma pessoa ter "sorte"????

mérito???

o doutor sabe o que significa mérito???

Lula fez por merecer por que teve "sorte"?

Reply

Ninguem ainda contestou esses 28 milhoes da pobreza? E´bom verificar, pois essa gente infla numeros e menteeeeeeeeeeeeeeeeee.

Reply

Sou docente de um programa de pós na área de Engenharia. Eu tinha a UNICAMP em alto conceito. Tinha...
Agora já não vou mais enviar meus bons mestrandos para um doutorado na UNICAMP. Vou procurar enviá-para uma excelente universidade no exterior. E que fiquem por lá...No Brasil, mérito, estudo, trabalho não contam. Aliás, estou ensinando o mesmo para meus meninos da graduação. Vão embora, jovens.
POBRE BRASIL DOS PETRALHAS!

Reply

CORONEL,

Eu sei que em São Paulo chove muito, consequentemente as águas vão enchendo os esgotos transbordando e Mer-d-andante sai boiando transvestido de (Douctor) com diploma de Doutor de Bosta.
A portugesa não quis pagar este mico, mandou um bilhetino.

Bacaria

Reply

Como tudo na vida, todos são iguais. só que alguns são mais iguais. Mercadante com certeza é mais igual.

Quem já defendeu tese de mestrado ou doutorado, sabe que sempre eles chamam á atenção, corrigem uma coisa aqui, outra ali. Isso é normal. Ninguém fica livre disso.
Delfinm chamaou á atenção pqe isso faz parte do teatro.
Na verdade defender tese nada mais é do que um teatro. Ninguém é reprovado.
Inagina se MERCA, Ministro de ciencia e tecnologia ia ser reprovado. É ruim, hein?

Reply

A Maria da Conceição Tavares pediu o penico e não foi! Talvez ainda lhe restando um pingo de vergonha na cara, não quis compactuar com a maior farsa da história da Unicamp. Mercadante, aqui vai um conselho pra tu, pega esse "diploma" e enfia ele no c.!!!!!!!!!

Reply

A Unicamp se associou para sempre com o Mercadante.

Reply

Prá que perder tanto tempo com êsse besterol?? era melhor êle têr mandado uma fita gravada, de seu programa eleitoral, que estava pronto.

Distribuição de renda?? podemos começar com 45 milhões, que a Une levou, de mão beijada, enquanto o Hospital São Paulo, que atende tantos brasileiros, têve que pedir empréstimo ao bco. o qual vai ser pago, 147 Mil, só de juros. Dinheiro que poderia melhorar outras áreas.

Isso porque o govêrno não repassa, a verba dos sus, a msis de dez dias,
fato inédito.

Bem distribuida, a renda vocês não acham? Isso tudo prá forçar a cpmf, o que vai acabar acontecendo, porque a farra com nosso dinheiro, vai continuar

Parabéns ao Delfim Neto, que pelo menos têve coragem, de dizer umas verdades, para po dr.

mercadanti, VOCÉ É UMA VERGONHA PARA NÓS,BRASILEIROS DE BEM. CONTINUA O MESMO PATÉTICO DE SEMPRE,COM OU SEM DIPLOMA.

Porque

Reply

Qual será a lógica e critério para o dotô merdandante na liberação de verba para pesquisa, já que o jeito petralha de governar sempre foi por “demeritocracia” e ser baba ovos, mas para quem tem um presimente que só nós temos, um judiciário nota 10,(escala de 100 à 1000), um anarfaberto, para fazer LEIS, esperar o que de uma universidade brasileira, estamos em fim de feira, compre um doutorado e leve um canudo do Mobral. (navegar é preciso estudar não é preciso).

Reply

Coronel,
um país comandado por essa corja, só poderia ser desse jeito. A mentira e a desonestidade são os requisitos para se da bem neste governo.

Reply

Vagabundos não se importam com o que diz a sociedade - por isso são o que são. Eles só querem existir...

Reply

Agora o 1º mundo vai ficar cada vez mais perto!
Se cada doto petralha comprar um canudo na Unicamp, logo, logo o submundo nos aguada ruma a 2001 uma patuscada na educação.
Próximo a defender Doutorado será Tiririca sobre o Leite derramado e o JABUTI que não me deram.

Reply

PERGUNTA:se alguém da planice estiver 12 atrazados pode fazer
a bagaça?

Reply

Coronel,

não se pode pedir o que as pessoas não tem para dar.

Dos medíocres só se pode esperar mediocridade...

Que pena que tais pessoas são tão ardilosas e sempre acabam com o poder nas mãos, para a tristeza dos mais corretos e trabalhadores, que usam sua energia e tempo para criar coisas boas.

Prossigo dizendo: NADA COMO UM DIA ATRÁS DO OUTRO.

Flor Lilás

Reply

DOUTOR MERCADANTE?! HAHAHA...
DOUTOR...HAHAHA...
DOUTOR MERDADANTE, ISSO SIM! HEHEHE...
ESTES PTRALHAS SÃO MUITO PANDEGAS!
SAI DAI DOUTOR MERCASAFADO! DEVOLVA ESRTE SEU NVO TÍTULO INGLÓRIO, PELO AMOR DE DEUS! VAI ESTUDAR E AI SIM VIRE DOUTOR! SAI FORA! DOUTOR?! SÓ RINDO MESMO!

Reply

Se essa emplacou na UNICAMP como é o curso de mestrado?
Mais um pouco os de graduação serão por correspondência.

Acho um desrespeito a todos os que se formaram e futuros formandos dessa universidade incluindo o corpo docente.
Onde estão os caras pintadas de 1992?

Reply
Arnesto do Brás mod

Coronel

Será que não dá pro Mercadante arruma prá mim uma Bolsa Doutorado ?
Não,não é bolsa pra pesquisa não !
É uma bolsa pra nóis que num conseguimo ser dotô ...!

Reply

Que vergonha nacional! uma tese ser apresentada nessa falta de nível acadêmico prova que o tiririca foi injustiçado, perseguidofazendo .Se não tinham coragem para reprovar não aceitassem, e os que já foram jubilados um dia podem recorrer,exigir indenização milionária?É um precedente isso que aconteceu na Unicamp?

Reply

Porque o Lula não assume a Reitoria da Unicamp ? Eu acho justo e apropriado. Avacalhação só presta bem grande ! Não pra avacalhar ? AVACALHEMOS !!! - Mulla, o magnífico.

Reply

Realmente, o fato de o futuro Ministro de Ciência e Tecnologia - que controla a CAPES e suas linhas de pesquisa, por exemplo - venha a ser aprovado em doutorado, com esse tipo de apresentação politizada, levanta questões éticas. Também chama a atenção a participação, na banca, de pai de ex-funcionário de Mercadante no Senado.

Reply

DOU A MÃO À PALMATÓRIA AO PT, REALMENTE ELABORARAM UM EXCELENTE PLANO PARA COLOCAR O BRASIL SOB SEUS PÉS. VOTARAM, AGORA AGUENTEM.

Reply

Sabe por que aconteceu, Coronel? Porque tanto a Unicamp como o falso doutor Mercadante conhecem o povo brasileiro e sua passividade. Tinham certeza que a população não ficaria do lado de fora da Unicamp vaiando o tempo todo, enquanto durasse a defesa da falsa tese.
E a oposição, onde anda com a língua enfiada? Que frustração, meu Deus! Que vergonha! Que descaramento!Que impotência!

Reply

O merdandante vai der doutor onera a causa, onde tem petralha, tem roubo, morte, mentira, etc .
Nosso país esta pela bola, não tem MPF, STF, ou qualquer outro órgão, já que o político brasileiro é da pior espécie possível, nada pelo povo tudo pelo bolso.
Para, se manterem no poder os “homens” os políticos vendem a mãe e entregam.

Reply