Maceió (AL) está se consolidando como um reduto tucano encravado no Nordeste, região prioritariamente petista. Neste segundo turno, o candidato José Serra (PSDB) não só venceu a presidente eleita Dilma Rousseff (PT) como teve mais votos do que governador tucano reeleito, Teotonio Vilela Filho (PSDB). Serra teve 60,8% dos votos válidos, e Teotonio, 49,7%. A petista recebeu na capital alagoana 39,2% dos votos válidos. No Estado de Alagoas, Dilma venceu tanto no primeiro como no segundo turno. Na eleição de 2006 para a Presidência, o candidato Geraldo Alckmin (PSDB) venceu duas vezes em Maceió o presidente Lula, que disputava a reeleição. O tucano teve 51,27%, enquanto Lula teve 48,73% no segundo turno. Na primeira votação, Alckmin venceu com 42,3% dos votos válidos, contra 30,5% para Lula. Na época, o bom desempenho de Alckmin na capital foi creditado à eleição de Vilela no primeiro turno para o governo.
..................................................................................
Natal e Aracaju também deram vitória para José Serra. Natal com 51% e Aracaju com 53%. Alguma outra capital no Nordeste?
..................................................................................
Natal e Aracaju também deram vitória para José Serra. Natal com 51% e Aracaju com 53%. Alguma outra capital no Nordeste?
32 comentários
No programa eleitoral, Téo nunca apoiava Serra. Só pegando carona na popularidade de Lula.
Reply"Téo, o tucano “amigo” de Lula"
http://veja.abril.com.br/blog/radar-on-line/eleicoes-2010/teo-o-tucano-%E2%80%9Camigo%E2%80%9D-de-lula/
Parabéns Maceió que não se curvou a onda vermelha.
ReplyO Nordeste precisa apenas ser catequizado, por gente como Manoel da Nóbrega, Anchieta. O nordestino não é culpado de ter se abrigado à sombra de tantos Sarneys, Renans, Collors, tantos crápulas. O nordestino continua tão somente sendo enganado. Um dia isto acaba.
ReplyComo Lula vai acabar, como Dilma vai passar.
Um dia , o Brasil será um grande São Paulo.
Excelente, Maceió!
ReplyPessoal, se os homens e mulheres de bem não se unirem é isso que acontecerá eleição após eleição.
SUGIRO A CRIAÇÃO DO PATRIOTAS:
http://o-labaro.blogspot.com/
Por favor, leia e se tiver intessado deixe seu nome e email para fabiobcgf@gmail.com
Se nos unirmos, podemos mobilizar a criação de um partido que preze verdadeiramente por ÉTICA e LIBERDADE.
FORA CAMBADA DE CHUPA TETAS DO ESTADO!
Leiam O Lábaro Estrelado: http://o-labaro.blogspot.com/
LIBERDADE E DEMOCRACIA!
estes governos isolados que são oposição tem que fazer bons governos ao seu povo, ter parcerias com estados como MINAS E SÃO PAULO, mostrar ao povo do norte e nordeste que somos melhores, como se faz isso, política meus irmãos, marcketing, não puro assistencialismo mas desenvolvimento com estudo e trabalho pra livrar o povo da ignorância que se encrustou no nordeste, norte, rio e grande parte de minas, escrevi o nome dos estados em minúsculos pois não merecem mais que isto da gente do SUL.
ReplyALVARO
Serra também venceu em Natal e Aracaju, e em cidades de porte do interior como Campina Grande, onde teve 60% dos votos.
ReplyCoronel... Novos oásis estão nascendo por aqui...
ReplyNão devemos esquecer estas importantes cidades Nordestinas..
Campina Grande
Serra 128 010 votos (60,21%).
Aqui vencemos tanto no primeiro como no segundo turno..
Aracaju (que tmbm nos deu vitoria nos dois turnos).
Serra 154 000 votos (53,81%).
Vitoria da Conquista... Que mesmo isolada naquele mar petista que é a Bahia (deus salve ACM Neto) nos deu vitoria nos dois turnos.
Serra 82 688 votos (55,91%)
Parnamirm RN
Onde tmbm tivemos vitoria nos dois turnos...
Serra 42 380 votos (57,72%).
E Natal RN... Onde em 2008 elegemos Micarla PV (traidora) contra Fátima do PT... No primeiro turno.
Serra 202 019 votos (51,72%).
Aqui em Natal o PSDB tem grandes chances de crescer, pois já é esperado em 2012 um grande embate entre o PSDB (Rogério Marinho) e o PT (Fátima).. A imprensa já espera e comenta este grande pleito que está vindo ai.. Justamente pelo fato dos dois terem sido os dois deputados federais mais votados na Capital..
Amenilson
Caros amigos , continuo achando que a Veja tem Elles na sua alça de mira. Aguardem !!!!
ReplyPrecisamos reconhecer e muitos já reconheceram que estava muito difícil, quase impossível vencer a disputa, travada deslealmente. O governo não fez o recadastramento do Bolsa Família, além de um monte de outras coisas não éticas como financiamento das centrais sindicais, falsos dossiês, roubo de idéias, "compra" de alguns jornalistas medíocres, instalação da política de vitimização do PT, dentre outras. Assim, no segundo turno, creio que a campanha na televisão melhorou muito, afinal é muito complicado bater no tema da ética, pois o "povão" vota com o bolso regado a bolsa família.
ReplyCorreção, Coronel, a presidenta não foi eleita, foi nomeada pelo Coronel Lula.
ReplyCaro Coronel,
ReplyPois é,em BH, Serra só venceu no segundo turno por que a população(?)
é mais esclarecida.
Mas o que sei é que Aecinho(como diz meu marido),sempre foi traíra, pensando só no seu projeto pessoal.
Ponho aqui um comentário (com modificações) que fiz no GenteDecente:
ReplySou de PE e moro na Bahia. Infelizmente perdemos essa. Em PE o molusco é Deus, teve lá, na Bahia e no Ceará uma votação grande, cerca de 70% dos votos. Nesses lugares a bolsa família atende a metade da população, mas nada é irreversível. Vejam as votações no pequeno Sergipe(53X46, com governador do PT), Alagoas(53X46), o RN(59X40) e a Paraíba(61X38, sem apoio dos dois postulantes), que acredito que tenham a mesma proporção de pessoas recebendo a bolsa, a vitória da coisa variou de 60% a perto de 50%. Mesmo com a bolsa família é possível tentar reverter.
O que me revolta é parte importante da classe média daqui do NE e do resto do país que sabendo quem são os petralhas, pois tiveram acesso a estudo, votam no lixo. Uma parte por cumplicidade financeira e outros por doutrinação.
Não devemos estimular birras regionais.
Houve traição? Sim houve, como em 2006. A desgraça é que os políticos da oposição, e do psdb, em particular miram primeiro seus projetos pessoais e o país que se dane.
Erraram muitos: o candidato Serra, Aécio, o marqueteiro, Sérgio guerra (putz). Já foi muito falado aqui nesse espaço mesmo. O que devemos fazer é uma oposição consequente e verdadeira. Colombo, Paulo Bornhausen, o Índio, Geraldo, Marconi, Kátia abreu, Demóstenes, Richa, Agripino, Jarbas (este mostrou uma lealdade incrível) LHS e outros estão aí pra isso, cumpram seu papel!!!. Nos estados governados pela oposição tem que haver tolerância zero pros baderneiros do mst, pros pelegos cachorros, pros corruptos, pra bandidagem. Eles tem de mostrar que se diferenciam do governo da coisa respeitando a lei, o direito de propriedade, fortalecendo o judiciário local, política decente com funcionários públicos, etc. Só assim acumularemos capital político pra voltar em 2014 e brigar de novo.
Nada de oposição morna, de por um suposto "bem da nação" aceitar as políticas do governo federal. Só nos resta esse caminho, e somos a maioria.
p.s. Minas tb me decepcionou (na verdade os mineiros que votaram na coisa): em Juiz de Fora ela ganhou com 68,84%!! Como explicar isso? E isto ocorreu em outras cidades importantes do país
Sou Maceioense e me orgulho disso. Nas últimas eleições demos a vitória aos tucanos que disputaram a presidência e nesta última eleição expelimos o excremento da política nacional, Fernando Collor, que nem se quer foi para o 2º turno da disputa para o governo.
Replypara 20.55. Até podemos montar um grupo, um movimento, mas partido nao. montar é facil o problema é que nao somos politicos. Nao teremos qq chance.
ReplyEstou mais de acordo com a ideia de hj cedo do coronel. Criarmos Manifestos como o ficha limpa o tempo todo.
Um manifesto com mais de 200 mil a 500 mil assinaturas nao tem deputado, nem senador que resista. Imagine um manifesto com 10 milhoes de assinaturas. Os politicos de Brasilia nunca mais vao dormir. Estao lá para trabalhar.
Se pensarmos friamente eles sao nossos empregados. Só que fazem o que querem, porque nunca demos ordens a eles.
Esta na hora de começarmos a exigir serviços de verdade. E de boa qualidade .
Como diz meu querido coronel nao podemos perder o foco. Somos mais de 44 milhoes de brasileiros.
Ja estou pensando e entrando em contato com pessoas sobre o primeiro Manifesto. Dentro em breve conto a todos. Mas vai demorar uns 2 meses pois impllica em falar com muitas pessoas, juristas, etc...
Para mim um Manifesto que tem que ser feito é civico. Nao queremos que coloquem o preto e o vermelho nas cores da nossa bandeira.como veem fazendo ha 8 anos. Isso é uma Vergonha.
Tenham certeza que a hora que pegarmos o jeito vai ser Manifesto todo mes.
Mas nao podemos nos dispersar, tampouco desistir.
Unidos venceremos.
E porisso conseguiremos milhoes de votos.para cada reivindicação.
O caminho é esse.
Todos temos os nossos empregos e com certeza nao nascemos para ser politicos. Mas podemos como brasileiros fazer um barulho danado como Oposição.
Lembrem-se que a oposição esta em minoria no Congresso e no Senado, mas tem o apoio de no minimo 50 milhoes de brasileiros de Norte a Sul do Pais.
Vamos fazer e apresentar ao coronel uma lista de prioridades .
no minimo passaremos aqui 4 anos como pitt bulls, coisa que nunca antes na historia deste pais aconteceu.
Depende apenas da nossa atençao, e dedicação por algumas horas do dia ao nosso Brasil.
Dos 224 municípios do Piauí, Serra venceu em 2, sendo que 1 deles é Uruçuí, município que mais se desenvolveu nos últimos anos e que tem se destacado como centro do agronegócio no estado e grande produtor de soja com uma crescente colônia de gaúchos.
ReplyO raciocínio é exatamente esse: onde as pessoas prosperam por conta do seu próprio esforço e sem depender de esmolas Serra obteve vitórias; quem não consegue viver sem a teta do estado ficou com Dilma.
Tenho esperanças de que ainda estarei vivo para ver todo o meu Piauí com a consciência que o povo de Uruçuí demonstrou nesta eleição.
Minha tia mora em Aracaju há muitos anos e votou Serra. Ela, os três filhos e o marido, sergipano! Ela é do interior de SP. Todos os dias mandava e-mail falando do Serra. Acho que ela conseguiu alguns votos pra ele! Valeu aracaju!
ReplyCaro Coronel: Quero registrar que em Campina Grande na Paraíba, sobre a liderança de Cássio Cunha Lima, o Serra ganhou nos dois turnos.
ReplyAcho uma injustiça com o Brasileiros dividir o país do jeito que estão falando aqui.
ReplyProva disto são os estados de Roraima,Acre ,Pará e Rondônia.
Isolados como estão ,mesmo assim não de deixaram enganar.
São uns Heróis,assim como são todos os nordestinos que votaram em Serra ou contra o pt.
A culpa é dos políticos,que há décadas somem com o dinheiro que a parte que produz manda para lá.
Ficaram todos ricos e milionários.
A eles interessa manter o povo na pobreza,para trocar o voto por uma esmola.
O que tem de haver mesmo é o surgimento de uma nova geração entre eles mesmos,gente com estudo , preparo e senso de moral e civismo para administrar de verdade os municípios.
Talvez não seja tão tarde,já que os próprios pobres se acostumaram `as esmolas.
Li em todos estes dias comentários de nordestinos que também trabalham e estudam,tanto quanto nós do sul, de que não é fácil arrumar quem queria trabalhar,preferem ganhar só a tal esmola na forma de bolsa-família e outras benesses.
O problema é a geração que cresceu achando isto muito bom nestes 8 anos.
Para o Álvaro, das 20h56min: boa idéia essa das parcerias. Os governos estaduais de oposição, devem, já a partir de 1º/jan/11, se unir num projeto de governo "padrão oposição" digamos assim. Afinal, são 8 estados com PSDB e 2 com o DEM. São mais da metade da população!!! Pronto! Essa união oposicionista pode anular qualquer pretensão petralha em boicotar esses estados. Sim, sabemos que elles são revanchistas e vingativos! Nesses 8 anos de petismo, SP foi boicotado das mais diversas maneiras. A maior aberração foi na construção do Rododanel. SP contribui demais com a riqueza do país, só que não recebe de volta na mesma proporção!
ReplyA oposição com governos padronizados pode ser o começo do fim dos petralhas!
Por ex.> se um estado for boicotado pelo governo federal, um governo da oposição vai lá e socorre aquele estado. Pronto, anulamos o governo federal!
Só que para isso precisamos pensar grande. Pensar no Brasil, e não ficarmos nos acusando, como agora no caso da derrota para a Presidência. Já passou. Agora é pensar nas próximas eleições. A fila andou e tem que corrigir os erros para não repetí-los de novo!
Boa noite, Karen - SP
Campina Grande, cidade paraibana onde o Bolsa Familia e a popularidade de Lula não intimidou lideres da oposição. 60% Serra X 39% Dilma
ReplyInfelizmente, o Brasil como um todo vendeu sua herança por um reles prato de lentilhas. Estamos amarrados uns nos outros. A solução só virá quando todos estiverem "plantando lentilhas", em vez de esmolando um prato.
ReplyHereticus
Viva o Partido Conservador Brasileiro. O novo PCB. O arauto da Prosperidade.
Aracaju fez o que pode Coronel! Mas há os comunas na prefeitura e no governo!=/
ReplyPara 21:51
ReplyRe
...Ao menos um orgulho para quem mora na conturbada Macéio!
ReplyÉ nóis!! \o\
A verdade é: somados só Sul (S 8.493.558 e D 7.267.073), Sudeste (S 20.910.091 e D 22.540.695) e Centro-Oeste (S 3.568.877 D 3.439.882), Serra perdeu. Isto prova que o problema foi a sua propaganda. Claro, a diferença foi abissal no N (S 2.993.512 e D 4.038.339) e NE (S 7.672.382 e D 18.405.389), mas ainda que nesta duas regiões ficasse empatado, Serra perderia a eleição
ReplyA verdade é que somados Sul, Sudeste e Centro-Oeste, Serra teve menos votos que Dilma. Perderia mesmo sem os votos do Norte e Nordeste. (repeti, em síntese, porque deu erro na mensagem).
ReplyVc diz que o Nordeste é reduto Petista? Acho isso errado. Lá está sendo criado o partido que vai desbancar o PT que é o PSB. Fiquem de olho.
ReplyObrigada Arrelia pela sua observação. Estou muito triste em ver como o Nordeste está sendo rejeitado, até porque temos o DEM e PSDB predominando na nossa capital, Natal.
ReplyOntem me aborreci com isso no twitter.
Quero aproveitar e ressaltar o que disse o anônimo acima:
"Nos estados governados pela oposição tem que haver tolerância zero pros baderneiros do mst, pros pelegos cachorros, pros corruptos, pra bandidagem. Eles tem de mostrar que se diferenciam do governo da coisa respeitando a lei, o direito de propriedade, fortalecendo o judiciário local, política decente com funcionários públicos, etc."
É assim que penso. Temos que ser firmes e não dar trégua para a petralhada, mas também temos o dever moral de dar o exemplo para o Brasil que apoiou a representante das FARC. Tolerância zero e administração dez!
A cidade de Campina Grande, na Paraíba, deu proporcionalmente a maior vitória de Serra em um cidade no Brasil. José Serra obteve 60,21% dos votos válidos na cidade, enquanto dilma chuck roussef 39,79%. Mais de 20%. Devemos isso ao desempenho e dedicação do maior líder política da história da Paraíba: Cássio cunha Lima. Esse blog deveria olhar a cidade mais de perto. Não nos curvamos ao bolsa-família nem aos petralhas.
Replyentao, o Nordeste nao eh so PT nao...
Replyo problema eh que o PSDB trabalha muito mal o marketing naquela regiao...
e falando em marketing, quando teremos a grata noticia de saber que o tal Gonzales nao eh mais o marqueteiro tucano?
Coronel, se souberes de algo, faz um post bem vistoso, alguem para comemorarmos bastante...
Isto mostra que nordeste é Brasil do Bem, diferentemente do que havia sido postado no twitter.
ReplyÉ bom lembrar que em Campina Grande-PB, a cidade mais importante do interior do Nordeste e que tem 400mil habitantes, Serra teve 60,21% dos votos.
ReplySe não me engano, o PT nunca ganhou uma aqui em Campina.
Campina Grande sempre se destaca pelo pioneirismo e pela capacidade de sua gente, sendo a cidade do país com maior número de doutores por metro quadrado.