O Superior Tribunal Militar (STM) liberou nesta terça-feira (16) o acesso do jornal “Folha de S.Paulo” ao processo que, durante a ditadura militar, levou à prisão a presidente eleita, Dilma Rousseff. Por 10 votos a 1, o plenário concedeu o pedido feito pelo jornal, que havia sido impedido de conhecer os autos. Com a decisão, o jornal poderá consultar e fazer cópias do processo, mas somente após a publicação da decisão no "Diário da Justiça", o que deve ocorrer na próxima segunda (22).
A advogada da "Folha de S.Paulo", Tais Gasparian, lamentou que a decisão tenha saído apenas depois das eleições. “Foi uma vitória da sociedade, mais que uma vitória da 'Folha de S.Paulo'. Esses documentos históricos jamais poderiam ser subtraídos. É lamentável que o pedido tenha sido deferido pós eleições”, disse. O julgamento sobre o caso havia sido interrompido em 19 de outubro, com placar de 2 votos a 2, por um pedido de vista da Advocacia-Geral da União (AGU). Segundo o coordenador de Assuntos Militares da AGU, Maurício Muriack, a União deveria ter sido citada na ação. O relator do caso no STM, ministro Marcos Torres, foi o único a votar contra o acesso do jornal aos autos. Ele entendeu que isso fere o direito à privacidade da presidente eleita. Segundo o ministro, não houve pedido de autorização a Dilma para ter acesso ao processo.
No início do julgamento, Torres propôs que fossem citadas na ação também a presidente eleita e outras 71 pessoas envolvidas no processo, instaurado durante a ditadura militar. A sugestão foi rejeitada pela maioria dos ministros. O ministro relator citou ainda em seu voto a legislação que trata do acesso a arquivos públicos e que, segundo ele, justifica o sigilo do processo no caso. “Acho que só com o consentimento dela [Dilma Rousseff] e dos outros deverá haver o afirmativo ou não para que seja reproduzido ou colocado à sociedade [o processo]”, afirmou o relator.
A maioria dos ministros, no entanto, entendeu que o acesso do jornal ao processo deve ser irrestrito, até porque os autos já estiveram disponíveis por anos nos arquivos militares. “Uma pessoa que deseja servir a Pátria como homem ou mulher pública não pode desejar que fatos históricos relacionados à sua vida sejam subtraídos da informação do povo. Assim como não pode subtrair do público fatos personalíssimos de sua vida, como a saúde”, afirmou o ministro José Coêlho Ferreira.
A ministra Maria Elizabeth Guimarães Teixeira Rocha deferiu em parte o pedido do jornal. Ela sugeriu que fosse mantido o sigilo apenas de alguns trechos de 3 dos 15 volumes do processo. Segundo ela, é importante preservar relatos degradantes de torturas sofridas pelos envolvidos. Para o ministro Cerqueira Filho, a imprensa deve utilizar as informações do processo com responsabilidade. “[Negar o acesso] é voltarmos ao período das cavernas, é conduzir a humanidade às trevas. No momento, a solicitação tem relevância política, e os impetrantes terão o discernimento de não atingir a honra e a imagem das pessoas. Que se abram os arquivos”, disse.
58 comentários
Neste momento está tendo um apagão em gyn, meu Cel.
Replyagora?
Replyque gracinhas...
depois das eleições tudo aparece...
eh banco quebrado, arquivo secreto....
o jogo eleitoral do PT, pode escrever ai, foi mais sujo do que nos imaginamos...
A estas alturas, deve estar 'repaginado'.
ReplyTempo para isso tiveram e muito, desde a primeira solicitação da Folha.
Lilyane
Parece que condicionaram o acesso aos autos à publicação da decisão. Aposto que esse acórdão só será publicado depois que tiverem blindado a maoísta-destemperada com a faixa presidencial no peito. Em breve teremos um presidente eleito e uma nomeada por ele, pois, segundo disse a faixa dele está colada no peito, não sai nunca mais.
ReplyBelos arquivos! Que se abram todos então...
ReplyAí é que está a questão.
ReplyQuando alguém concorre a um cargo PÚBLICO a sua privacidade fica comprometida em virtuda das pessoas - eleitores - terem obrigatoriamente de conhecer, ou pelo menos saber, quem é a PESSOA QUE PRETENDE DIRIGIR OS DESTINOS DA NAÇÃO BRASILEIRA.
Faz parte do jogo político, ou pelo menos, deveria fazer.
É dever do judiciário, garantir esse direito a toda população brasileira e não ficar escondendo os perfis dos candidatos.
Lamentavelvemte isso só veio a se tornar mais ou menos público após as eleições e mesmo assim, com a nítida sensação de que os juizes ainda estão escondendo alguma coisa.
Se não é isso, por que ainda estão mantendo trechos do processo sob o "CONVENIENTE SEGREDO DE JUSTIÇA" e, negando informações que deveriam ser de conhecimento de toda a nação brasileira.
Na melhor das hipóteses isso cheira, e muito mal, a conchavos palacianos selados ainda nos porões do primeiro turno das eleições, visando garantir ao judiciário a aprovação presidencial do debochado e absurdo aumento de 56% nos vencimentos dos magistrados.
Não duvido nada se estiverem faltando folhas...nada nesse governo presta mais...está tudo podre, bichado...bando de soldadinhos de chumbo que cuspiram na Constituição ao obstruírem parte do curriculum da vida da Ronaldinha de lula...
ReplyCel,
ReplyNão entendi porque o julgamento quando foi suspenso estava de 2x2 e agora terminou em 10x1. Como isso pode ocorrer.
Coronel,
ReplyÉ melhor a Folha correr p/copiar os arquivos, antes que a "justiça" impeça DE NOVO o povo de saber o q a Dilma fez na Ditadura.
Agora é tarde?
ReplyPois então que se consulte os prontuários de outros futuros candidatos do pt,antes que bloqueiem de novo `as vésperas de eleições.
Coronel, não sei porque do seu espanto.
ReplySomos um país de covardes.
Sempre se alegam: Em nome da normalidade é preciso evitar certas coisas.
E dito isso, a bandalheira continua em nome das nossas intituições.
Bando de cagões de rabo preso, isso sim.
Oficiais generais recebem um por fora para manter-se de boca calada.
Isso acho que o brasileiro não sabe. E isso vem de muito tempo, não é novo, talvez eu revelar isto seja novidade, pois nunca ouvi um cagão falar disto.
É por isso que não fazem nada. É pelo por fora.
Agora, como sempre disse: a Receita não sabe?
Duvido muito, mas falta macho.
PROVAVELMENTE OS DOCUMENTOS QUE A INCRIMINARIAM JÁ FORAM DESTRUÍDOS...
ReplyNão entendo nada de processos. É só uma suposição, uma hipótese. Deixo as pessoas que comentam aqui esmiuçar o tal processo.
ReplyPergunta:
Será que o STM não alterou dados (se puder fazer isso) do processo e por isso que o tribunal está deixando que abram os arquivos de Dilma???
Acho que isso não vai dar em nada. E esse processo não terão arquivos tão comprometedores contra Dilma, por conta dessa suposta (????) alteração.
Se a abertura desse processo fosse abalar o cargo de Dilma, os ministros desse tribunal, PT, Lula, Dilma e corriola não iam permitir essa abertura. É porque não vai comprometer coisíssima nenhuma.
É o que eu penso.
Ola Coronel é uma boa noticia, mais será que tem ainda alguma coisa la que tinha antes? Acho que se liberaram é porque ja limparam tudo. Um abraco
ReplyMarquinhas
Pelo jeito não consta algo de tão grave que se possa atribuir a DILMÁ.
ReplyDe resto, agente já conhece ela, o mineiros agora irão conhece-la.
Agora is too late!! Já tiraram tudo o que seria comprometor.
ReplyÉ uma palhaçada este STM.
Koukla
Depois dos generais melancia, agora temos, também, almirante melancia.
ReplyA quem pergunta acima:
Replynão, não creio que alteraram o processo. Até porque já sabem que a Folha tem uma reprodução do processo obtido do acervo da ditadura que consta na Unicamp.
A Folha iria publicar a matéria do processo no 2º turno. Deu para trás. Como eu disse no twitter do jornalista da Folha que acompanha o julgamento no STM: Agora Inez é morta.
A novidade nesse processo é que Dilma - sob tortura, diga-se - delatou mais de 10 nomes de companheiros da Var-Palmares.
Meu twitter: @Rolando_Brian
ah, agora só vão restar páginas que põem a guerrilheira como coitadinha vítima do 'sistema'.... quem garante que os documentos não foram fotoshopados para a guerilheira sair bem na foto? do pt pode se esperar tudo.
ReplyOs esqueletos já viraram cinza, Una nistureba de esqsqueletos. Duvido que algo concreto saia daí.
ReplySó haverá mais motivos para reclamações indenizatórias. Pobre Brasil. É o que creio.
Que palhaçada! Agora, não precisa mais, não.
ReplyQue se abram os arquivos...
Que se façam os rolinhos...
Que se abram as pernas...
Que...
Coronel.
Reply“Acho que só com o consentimento dela [Dilma Rousseff] e dos outros deverá haver o afirmativo ou não para que seja reproduzido ou colocado à sociedade [o processo]”.
Hummmmm... quer dizer então que vai ser preciso a "autorização" de uma pessoa que cometeu crimes contra a Nação, para que o POVO tome conhecimento?
Socorro, para que chamar a polícia? Chamem o ladrão...
Coronel,
ReplyMuito interessante a sugestão de Pfui 20:24...
Não seria de muito bom alvitre pedirmos vistas de processos de algumas figuras chaves do pt?
No mínimo daríamos uma bela chacoalhada na piscina de lama...e quem sabe, como resultado desse movimento, muita sujeira em decomposição viria à tona!
Nesse caso porém, precisaríamos estar prontos para uma contra- partida que certamente viria...
Muita sujeira apareceria de todos os lados mas, não está mais do que na hora de depurarmos o corpo administrativo desse país???
É Coronel... Matéria para pensarmos com muita atenção e parcimônia.
PS: Obrigada pelo carinho Chris.
Cel,
ReplyOs processos que constam nos arquivos da Unicamp são complemente diferentes do que estão nos arquivos do STM, inclusive o jornalista Polibio Braga, que também solicitou a liberação dos processos de dilma que estão no STM, já possui cópias dos processos que estão arquivados na Unicamp.
Adendo
ReplyE temos que pedir as tais vistas antes que percamos a liberdade para fazê-lo. E creiam, estamos muito próximos disso...
Espero que estejam sem maquiagem para foto.
ReplyCara dura é assim.
ReplyO autor dos embargos às vistas populares não foi o Relator.
Foi ato do Presidente do Tribunal e que agora votou contra seu próprio ato.
Cara duríssima. Merece prêmio: pijama e uma motosserra para barbear-se.
Vou dizer o que tem no prcesso: nada
ReplyDilma é incompetente, qualquer ação terrorista que tivesse sua participação fracassaria.
Não foi torturada, no primeiro tapa que levou entregou todos os companheiros. Deve ter virado "cachorra", ou seja X9 dos militares. A prova é o fato de estar viva. Se fosse perigosa, teria ido pra vala como Lamarca e tantos outros. Infelizmente sobreviveu, e graças à anestia do Figueiredo está novamente arrombando cofres.
Carlos Chacal.
Uma entrevista antológica do poeta Ferreira Gullar.
ReplyQuem será "a mulher de um burguês da alta aristocracia carioca" que está trepando com o Lula?
http://ven.to/dxS
Depois de consumado o engodo não adianta mais explorar esse assunto agora. O mal já está feito.
ReplySe algo der errado contra as liberdades no Brasil devemos debitar aos senhores e senhoras ministros e ministras do STF e STM. Graças a esses maus brasileiros é que nada foi divulgado sobre a vida pregressa da tenebrosa.
É CORONEL POSTEI SOBRE O AUMENTO PARA OS MILITARES E FUI DEVIDAMENTE VETADO NÃO É MESMO?
ReplyVIVA A DEMOCRACIA
SALVE OS OFICIAIS
E QUE SE DANEM OS PRAÇAS
NORMAL JÁ ESPERAVA POR ISSO
E TENHO DITO
Querido Coronel,
Replyninguém se choque se nada de importante lá existir...
Tenho a certeza plena de que "maquiaram " o processo, pois senão por que não liberar TODO o material ANTES da eleição??
Senhorinha com +de 50 - fiquei comovida com seu agradecimento!
Realmente ando pensando na saúde de todos nós - esses 44 milhões de brasileiros que estamos ENOJADOS de tanta podridão! Haja coração e equilíbrio para aguentar o tranco.
Estou profundamente deprimida também com tudo isso que está ocorrendo e com medo do futuro, apesar da Senhorinha ter me chamado de SOLDADO - o que muito me honrou!
Soldados do Coronel do Coturno! E somos todos nós, não é?
Com que armas lutaremos?
Coronel - precisamos cuidar para que "nosso blog" continue seguro e longe do acesso dos maus.
Além disso, continuar trocando ideias para achar soluções SÓLIDAS!
Que acham que acontecerá quando o Serra retornar da Europa?
Ainda tenho esperancas...
Será que sou burra ou louca?
Flor Lilás
De fato os autos sobre a prisão de Dilma estiveram por anos a disposição de quem quisesse vê-los. A própria Folha de São Paulo chegou até a publicar a "ficha" da Dilma, que muitos disseram ser falsa. O que ocorre é que nos autos tem coisas que comprometem mais os torturadores do que a torturada.Os que já tiveram acesso ao processo dizem que muitos vão desejar nunca ter tido acesso a eles. Será um tiro pela culatra. Quem viver verá.
ReplySr. Coronel:
ReplyCreio que essa notícia merece ser comentada:
http://www1.folha.uol.com.br/livrariadafolha/829246-conheca-livro-recomendado-pela-presidente-eleita-dilma-rousseff.shtml
Só pode ter alguma insuficiência olfativa a tal "senhôra"...ref. ao comment das 22.12
ReplyCel.
ReplySegundo blog do RA, a Folha poderá ter acesso ao processo após a publicação da decisão no Diario de Justiça, o que deve ocorrer na próxima segunda (22).
Então, aguardemos !
Chris/SP
Anonimo das 22:12 ,outro dia tb me peguei a comentar isto ,pois como mulher ,não consigo imaginar umatrativo nêle,chega a beirar-me o asco.Eu soube da governadora do Para,tem mais para mim ,molusco só cozido e com paprica.
ReplyAnonimo das 22:12 ,outro dia tb me peguei a comentar isto ,pois como mulher ,não consigo imaginar umatrativo nêle,chega a beirar-me o asco.Eu soube da governadora do Para,tem mais para mim ,molusco só cozido e com paprica.
Replypois é... até parece q vai surgir alguma coisa q incrimine a presidANTA... tempo tiveram para mexer em tudo e dar um fim nos assuntos comprometedores... quem não conhece até acredita...
ReplySe foi autorizada a abertura do processo é muita ingenuidade acreditar que lá exista alguma coisa contra a Dilma. No final terão que pedir desculpas e ela usará esse processo pra conseguir a bolsa-ditadura.
ReplyEste país não é sério.
Coronel,
ReplyInteressante manobra. Deram a noticia com estardalhaço, todos fazendo o maior movimento e assim ninguém "ARRIOU" o sarrafo no 'MÍSERO SALÁRIO MÍNIMO' de R$ 540,00 p/ janeiro 2011.
Vamos ver que ao final , o processo da Dilmagoga, foi comido pelos ratos , baratas, cupins, molhado pela chuva e etc...; portanto não poderão dar qualquer informação util para nós.
ReplyÉ a forma ptista de dar uma explicação.
nos bastidores do g20 só tinham comentarios sobre como pode ter urna eletrônica na eleição e não consegue fazer o enem sem fraude
Replykkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Como sabem que o processo da Unicamp é diferente daquele que nos foi negado saber antes das eleições, aquele que ficou trancado no cofre do STM ?
ReplyOlha o achaque!!!
Reply...o tesoureiro José Fillippi Jr escalou para a missão de procurar potenciais doadores Jose Eduardo Dutra,João Vaccari Neto, Antonio Palocci e Jose Eduardo Cardoso para cobrir R4 24 milhões e fechar a contabilidade eleitoral da dilma.
Cuidado com os bolsos.
Vão tirar até picolé da mão de criança
e ainda censuram trechos?uai,as torturas são degradantes?pois q provem...
Replycomo queriam punir militares torturadores sem mostrar os atos degradantes que teriam feito?
basta a caclahada dizer " fulano de tal foi torturdor"?é ruim,heim salgadinho?
¬¬
truque sujo pra cobrir a safada.
esse cara relator tem coisa com ela?aí tem?desde quando presidente tem privacidade?nem Obama tem,e nem foi terrorista...
desde qdo se pergunta pra réu se aceita ou não seus processos abertos pra consulta nos sites dos Tj?salvo se for realmente coisa protegida pelo segredo?e são casos elencados por lei.Não consta terrorismo,guerrilha.
só aqui memso,nesse arremedo de nação.
Cel,
ReplyPrimeiro gostaria de desejar parabens pelos tres anos de luta incessante e ardua.
Aqui vai uma noticia chocante!
Será que tem a mao das ratazanas.
Tentando fazer Cash??
A Receita Federal confirmou que o navio interceptado no porto de Gioia Tauro, no Sul na Itália, com uma tonelada de cocaína embarcou em Navegantes, S.C.
A apreensão, uma das maiores da droga no país europeu, aconteceu nesta segunda-feira.
Segundo a Receita Federal, a droga estava em navio de bandeira alemã num setor do porto brasileiro onde não há fiscalização????
A embarcação atracou em Santa Catarina no dia 22 de outubro e zarpou no dia seguinte. No dia 24, ainda teria passado por São Francisco do Sul, também em Santa Catarina, antes de seguir para a Europa.
A droga foi avaliada em 200 milhões de euros (cerca de R$ 470 milhões) e seria de altissima qualidade. O carregamento foi encontrado dentro de um veículo agrícola(trator Colheitadeira),fabricado no Paraná? N Rolland? E em um dos containeres que estavam na embarcação.
A Receita Federal irá se reunir amanhã com representantes da Polícia Federal para discutir??? o caso. ??
Estranho, muuuuiiiitttooo estranho esta estoria!
É Fato!
Ta no jornal O GLOBO.
Coronel.
ReplyQuanto mais eu aprendo sobre politica, mais eu vejo hipocrizia no processo. Bom senso parece ser coisa inexistente nos bastidores da politica!
"Ele entendeu que isso fere o direito à privacidade da presidente eleita."
Muito bem, quando estiver em processo de selecao para emprego, vou me recusar a fornecer minha ficha criminal, por ferir minha privacidade.
E para fechar,
"Segundo ela, é importante preservar relatos degradantes de torturas sofridas pelos envolvidos." Como se todos fossemos sadicos e estivessemos apenas interessados em querer ver pessoas sendo torturadas e humilhadas, e nao na verdade por tras dos atos da "presidanta" eleita.
Fala serio! Estao perdendo-se na demagogia burocratica da politica brasileira. Bando de hipocritas e canalhas. E da'-lhe novela e futebol para as massas de manobra, vacas de presepio e povo brasileiro! Mediocre!
Mais uma coisa Corone'!
ReplyNao duvido se ainda a Fiona (Shrek) sair como heroina, que foi torturada e humilhada pela causa da democracia!
E viva a terra do "jeitinho", do malandro. Do doutor sem doutorado. Das entidades publicas que funcionam para interesses privados.
Das universidades publicas, onde apenas elites estudam e ainda criam "cotas" para mostrar justica social. Que hipocrizia!!
A terra do "rouba mas faz", como se roubar o dinheiro publico fosse menos grave que assaltar alguem na rua!
Como dizia o Legiao Urbana, a quase 50 anos atras: "Na favela, no senado... sujeira pra todo lado..."
O que mudou nos ultimos 100 anos?
O que vai mudar nos proximos 100 anos?? NADA...
Antes tarde do que nunca.
ReplyQue se abram os arquivos secretos para a confirmação daquilo que já se sabe.
abs. a todos - Parabens a F.S.Paulo.
Ao anônimo das 01:26
ReplyO valor da tal carga de cocaína VVP (Very Very Pure) bate na casa dos 250m de Euros.
E também foi apurado que o navio partiu de SANTOS.
Bandoleira
Folha de São Paulo? A folha é o forro do bolso do colete do PT!!!
ReplySerá que um país inteiro estará na mão desse folhetim?
E o Estado de São Paulo e a Veja, últimos bastiões da Democracia desse país - não possuem nada similar guardado para desmontar mais uma farsa?!!!
O que interessa é a frase abaixo:
Reply"A ministra Maria Elizabeth Guimarães Teixeira Rocha deferiu em parte o pedido do jornal. Ela sugeriu que fosse mantido o sigilo apenas de alguns trechos de 3 dos 15 volumes do processo."
ou seja liberaram só o que todos já sabem.
Mantenha-se o sigilo apartir de dilma/vania/norma, foi detida em diante.
ReplyOs processos no STM são os mesmos que estão na Unicamp. São os processos levados a julgamento pela Auditoria Militar. Quando eles foram liberados para que os advogados tivessem vista, não sei se por Geisel ou Figueiredo, um mutirão em São Paulo, ligado à Diocese da cidade (Paulo Arns) com mimeógrafos da PUC reproduziu boa parte dos documentos. A partir deles, publicaram o livro Brasil: Nunca Mais. Em seguida surgiu o grupo Tortura Nunca Mais.
ReplyOs documentos reproduzidos foram mais tarde transferidos à Unicamp.
Quando a Casa Civil soube que a Folha já tinha o processo por meio da Unicamp, colocou seus cães-jornalistas - PHA, Emir Sader, Rodrigo Vianna - para desencar o jornal em seus respectivos blogs. Isso foi na semana que antecedeu ao 2º turno. A Folha então, temendo mais represálias ou repercussões negativas, deu para trás.
O julgamento de ontem foi pura encenação. A Folha já tem o conteúdo do processo, a Casa Civil já sabe disso e o STM também. Por isso um juiz que votou contra no primeiro parecer mudou o voto. Para não ficar como censurador na foto. É isso.
Cel,
ReplyRepare bem o absurdo que é a análise dos membros do STM, aliás um tribunal julgados por muitos juristas como dispensável, pois a justiça militar inexiste em todas as democracias do mundo moderno.
Veja o que o relator desse caso de dilma junto ao STM, ministro marcos torres, único voto contrário, à liberação dos processos da dilma ao jornal folha de São Paulo, disse: "seria interessante ter o consentimento da presidente eleita para liberar os seus processos". A que ponto chegamos.
Tem varios comentaristas alegando que não existe nada contra a dilma nesses processos e que, pelo contrario, há situações embaraçosas e comprometedoras para os "torturadores". Não se enganem pois se isso fosse realmente verdade, o PT, que de bobo não tem nada, e é um excelente partido somente de oposição, diferentemente dos atuais partidos de oposição (psdb, dem, pps), já teria providenciado a liberação desses processos, inclusive antes da realização das eleições.
Coronel:
ReplyMais importante para estudar a atuação da Vanda depois de sua prisão (ou o que mais consta dos autos arquivados no STM), seria a divulgação dos arquivos e memórias dos movimentos dos quais ela participou, tipo VAR-Palmares e
COLINA.
O que consta nos autos dos processos oficiais arquivados é pura burocracia processual e jurídica. Todos são iguais e, a uma altura dessa do campeonato, já está tudo modificado, rasurado ou reduzido de acordo com as conveniências.
Dos documentos das organizações subversivas e revolucionárias constam quedas de aparelhos, prisões de contatos, apreensões de documentos e armamento, tudo "coincidindo" com sua prisão. E, pior, alguns desses acontecimentos com a presença física da encarcerada "in loco". Quanto a maus-tratos e torturas, esses mesmos movivimentos expõem suas dúvidas por não haver sequelas físicas ou mentais na Vanda, troféus exibidos com orgulho pelos demais presos, o que a levou a entrar, feliz e satisfeita, para a carreira política.
A essa altura do campeonato, o que tem lá deve transformar a dentão na Joana D'Arc brasileira... lamentável.
Reply