A presidente eleita, Dilma Rousseff, mandou abortar qualquer negociação com os partidos aliados para que cada um mantenha os mesmos ministérios em seu governo. Segundo a Folha apurou, a petista avisou a interlocutores que não aceitará essas imposições como critério para repartir os cargos da Esplanada, tampouco entrará no xadrez ministerial vestida numa "camisa-de-força". Ela disse que seu poder de escolha não pode ficar engessado pelas demandas da base, ainda que, em alguns casos, o pleito de manter as pastas seja contemplado.
A determinação de Dilma é uma clara reação ao "pacto de não agressão" firmado entre PMDB, PR, PP, PTB e PSC, selado para ampliar seu poder de barganha. Dilma não quer repetir a "fotografia" do atual governo, apesar do carimbo da continuidade. "A presidente eleita vai montar o seu ministério e cabe aos partidos da base aliada darem sustentação a isso. E todos nós vamos nos colocar contrários a pressões que dizem que tudo tem que ficar como está", disse o líder do governo na Câmara dos Deputados, Cândido Vaccarezza (PT-SP).
Dilma costuma dizer em conversas privadas que atender a essa demanda significa perder autonomia para definir sua própria equipe. A ideia de manter intocados os territórios hoje ocupados partiu do PMDB, defensor da tese de continuar com seis ministérios sob sua tutela. Ela não havia gostado da ideia, e ficou ainda mais contrariada ao ver o PMDB selar pacto com outros partidos. Em reunião na Granja do Torto anteontem, Dilma determinou que o assunto fosse tratado com seu vice, Michel Temer, presidente do PMDB. Enviou-lhe um recado: quer que ele atue como vice, e não como defensor dos interesses do partido que comanda.
A mensagem foi entregue a ele em almoço realizado ontem com os coordenadores da transição. O peemedebista assegurou que atuará em nome do governo, não da legenda. Ele e Dilma conversam sobre isso ontem. O presidente do PT e integrante da coordenação, José Eduardo Dutra, entregou à eleita as demandas dos partidos, com uma constatação que revela as dificuldades de acomodar tantos aliados: "Todos querem manter o mesmo espaço [no governo] e, se possível, aumentar". Dilma considera estratégicos alguns ministérios-caso de Cidades e Comunicações -e quer nomear pessoas de sua confiança para eles, mesmo que as pastas sejam entregues a partidos.
..............................................................................
Comentário: Vejam os termos usados na matéria da Folha tais como Dilma "mandou", Dilma "determinou", Dilma "enviou recado", Dilma "ficou contrariada". Parece que as exigências dos partidos, todas negociadas muito antes, lá no apoio eleitoral, agora soam como surpresa. É, nós aqui somos todos um bando de panacas. A melhor de todas é essa que o jornalismo da Folha cunhou, de que Dilma mandou Temer agir como vice, não como presidente do partido. Temer teria respondido, se tal fato tivesse ocorrido, que Dilma deveria agir como presidente do Brasil e não como militante do PT. Mas Temer é mais esperto: montou um blocão com 220 deputados e sem o PT, que será a base para Dilma aprovar ou não quaquer coisa no Congresso. A pseudo irritação de Dilma faz parte da entrega. É óbvio que está tudo negociado. A verdade está na última oração do longo texto: "mesmo que as pastas sejam entregues a partidos". O resto é aquele jornalismo político sectário da Folha.
16 comentários
O Barracão da Presidanta já está sendo armado...Quero ver os probos do PMDB et caterva aceitarem ordem da muié do Lulla...
ReplyA briga vai ser boa...e baixaria também...
VAMOS ASSISTIR DE CAMAROTE VIP!! POBRE BRASIL!!
Koukla
Será muito divertido assistir a toda a confusão na luta por tetas. Briga de gente grande. No meio, tentando mandar, um pessoa sem qq jogo de cintura. Triste é lembrar que poderia estar sendo tão diferente, com a rataiada correndo. Pobre Brasil! Pobre classe média que está pagando tudo!
ReplyE dias piores virão....
Quem vai dar as cartas é o blocão que o Temer mandou formar. O PT e outros partidos menores (PC do B, p. ex.), não podem medir forças com o blocão de 220 deputados. Chegou a hora da onça beber água: a fatura está sobre a mesa e d. Dilma, além dos escândalos que já estouraram e que envolvem seu nome, terá que baixar a guarda e aceitar caladinha as imposições do Turco.
ReplyOu o PT pensa que ganhou a eleição sozinho, somente com base nos mentirosos índices de popularidade de Lula?
Temer começa a comandar o próximo Governo, mais cedo que se supunha.
ReplySurpresa?
Coronel,
Replyquem sabe possamos contar com a autofagia dessa corja insane.
Agora Dilmaldita começará a tomar do próprio veneno.
Quem faz pacto com o diabo colhe queimaduras de terceiro grau!
Que se autodestruam e nos deixem livres.
Flor Lilás
Nao sei se o termo é da reportagem ou se foi a Dilma que usou, mas é simbólico o: "mandou abortar"...
ReplyBem feito!
ReplyIsto é para profissionais e tomara mesmo que o Temer ,o elegante transilvânico (autoria de um anônimo em outro post) , governe logo de cara ou pelo menos não deixe a turma do pt `a solta , como estiverem nos últimos tempos.
Altobello !
A Petralhada está em polvorosa!! O Presidente TEMER já está mostrando a que veio!!
ReplyComeça o polgrom da petralhada...
Mais um cadáver insepulto: EST SP 17.11.10 pg A10
"No juri do Caso Celso Daniel, promotor acusará PT" - palavras do promotor Francisco Cembranelli:
"Há referências na denúncia a um grande esquema de corrupção instalado na prefeitura de Santo André. A morte de Celso Daniel foi encomendada"
"Eram bandidos experientes qeu foram contratados em negociação que será revelada durante o júri".
E la nave va...
Koukla
Cel,
ReplyMuito apropriado um artigo cjuo título é > O governo da hidra petista vem aí
https://www.midiaamais.com.br/brasil/4542-o-governo-da-hidra-petista-vem-ai
Se os 8 anos do molusco já foram um tormento, imagine como vai ficar o panorama politico?
Salve-se quem puder.... mas a minoria silenciosa precisa estar mais atenta ainda. Desta vez a OPOSIÇÃO não pode vacilar, se pisarem na bola - IMPEACHMENT!!! SEM DÓ!!!
Não teremos mais tempo para evitar que o Brasil se torne uma ditadura marxista/comunista.
Que DEUS nos proteja e nos ilumine!
O PREÇO DA LIBERDADE É A ETERNA VIGILANCIA!
É sintomático… Eu acho que o Michel pegou na rata da dilma, meu Cel.
ReplyPS- rata ou ratona?(Risos).
Reply"Dilma determinou que o assunto fosse tratado com seu vice, Michel Temer, presidente do PMDB. Enviou-lhe um recado: quer que ele atue como vice, e não como defensor dos interesses do partido que comanda."
ReplyUma Presidanta eleita que já se beneficiou tanto das intervenções fraudulentas do Sapo Barbudo nas horas (quantas) vagas, quer agora dar o tom da música ao PMDB, ela vai ver o que é bom para tosse...
Interessante. Se ela pediu para Temer ser vice e não presidente do PMDB, o Temer pode pedir que ela seja presidente e não militante do PT. Tem cada coisa. Até parece que ela não sabia o que Temer iria fazer. Ou que Temer não saberia que ela iria fazer. Essa análises jornalísticas são de muita profundidade. Que coisa.
ReplyA Dilma mostra ser a Dilma-mada, uma fantoche dos ratões gordos do PMDB e outros aliados "muy amigos" e querem dividir o butim da vitória, peitar o povo e suas aspirações, o zé-povinho nem sabe o que é corrupção, petistas e outras calamidades. Este pessoal que votou na Dilma mada pensou apenas na BOLSA FAMÍLIA (ESMOLA) e os manguaceiros ameaçaram que Serra acabaria rápido o bolsa-família e
Replyo povo ficou com medo e votou nela.
REALMENTE QUEREMOS FIM DO PROGRAMA BOLSA-FAMÍLIA, mas não como eles falam mas com trabalho para todos, e um país com desemprego mínimo pode sobreviver com programas sociais voltados à recolocação em novo emprego, todos os estudantes na escola pública recebam grátis o transporte, material escolar, uniformes e saiam do nível médio com qualificação técnica e quem quiser possa fazer a universidade, onde cada um pague aquilo que pode.
Na USP por exemplo, um estudante de família classe A pague a faculdade como se particular fosse, a classe média alta B pague 20% da prestação e as pessoas de classe média e mais baixa nada paguem. Isto é justiça social e não as cotas racistas do Pega-trouxas(PT), as cotas tem que ser para quem está na pobreza e precisa de incentivo para a nova geração mudar de classe social.
Dilma, como eu já sabia e todo eleitor consciente também, não passa de uma "garotinha" manobrada e sem um pingo de poder.
ReplyIsto é uma veeeergonha!!!
Um dia o presi”mente” disse que o irmão era um lambari, ou seja foi pego em uma tramóia, claro que elle com mais de (trinta) anos no sindicato nunca, jamais seria pego numa tramóia tão rale, real”mente”, isso é para quem não manja das tortuosidade da vida política, mas o pt, achou que era esperto e só se f...u porque, o pmdb não é, e nunca
Reply