Lula aumentou impostos federais em 15%. Só perdeu 1,4% com o fim da CPMF.

Com informações da Folha de São Paulo:

O Tesouro Nacional absorvia em 2003, primeiro ano de Lula, 21% da renda nacional, por meio de impostos, taxas, contribuições e outras fontes. Em 2011, com Dilma Rousseff, a proporção deverá se aproximar de 24%. Isso dá quase 15% de aumento. Não fosse uma escalada de despesas públicas (sobretudo as vinculadas ao salário mínimo) em ritmo intenso, a expansão das demais receitas teria compensado com folga a extinção do antigo imposto do cheque, que rendia algo como 1,4% do Produto Interno Bruto ao ano. A primeira gestão petista trabalhou para elevar as contribuições sociais, cujos recursos são destinados à previdência, à assistência social, ao seguro-desemprego e à saúde. Criou-se a contribuição previdenciária dos servidores inativos e elevaram-se alíquotas da Cofins (Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social).

Os programas de transferência de renda absorveram a maior parte dos recursos adicionais devido ao lançamento do Bolsa Família e, principalmente, aos reajustes do salário mínimo, piso de aposentadorias, pensões, auxílios e benefícios deficientes e desempregados. Já as verbas da saúde seguiram a regra, instituída em 2000, que fixa aumento correspondente ao crescimento da economia: com isso os recursos ficaram estáveis, com pequenas variações para cima ou para baixo, em torno de 1,7% do PIB.

No início do segundo mandato de Lula, durante as negociações para prorrogar a CPMF, o governo prometeu elevar o orçamento da saúde -que, com a contribuição de Estados e municípios, fica em 3,6% do PIB, metade do padrão do Primeiro Mundo. Com a derrota no Congresso, os planos foram abandonados, embora a arrecadação tenha continuado em alta. Elevaram-se o IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) e a CSLL (Contribuição Social sobre o Lucro Líquido), mas os maiores ganhos vieram da expansão da renda, da formalização de empregos e empresas. Para o ano que vem, o Congresso chega a estimar uma receita na casa dos 25% do PIB, ou R$ 985 bilhões. O comportamento da arrecadação neste ano, entretanto, aponta para algo mais próximo dos 24%.

Clique o quadro acima, publicado pelo Estadão, para ver quem está contra e a favor do aumento de impostos. A presença de AntônioAnastasia no lado esquerdo do quadro é uma vergonha para a Oposição brasileira.

33 comentários

Meu caro todo fanatismo tem seu preço. Todos aqueles que votaram no Lula, ops Dilma vão sentir no bolso como um imposto ferra com todos eles. Os gênios petistas alegam que a CPMF é um imposto de rico, pois pobre não tem conta bancária. Ledo engano. Na verdade é mais um incremento no Custo Brasil, que tem reflexo em tudo de alimentos a generos de primeira necessidade, e com consequente aumento da inflação. E dai,,, bem feito por não pensar antes de votar.

Reply

A oposição atual no Brail é medíocre.
Repensando o "nosso papel" como críticos do petismo, socialismo e marxismo conclui que também "estamos medíocres".

PRECISAMOS EXPOR AS CONTRADIÇÕES IDEOLÓGICAS, a diferença entre o discurso e a prática. DESNUDAR O LULA.

Democracia incopatível com Fidel, Chavez, etc.

LIBERDADE incompatível com a perseguição a homossexuais em Cuba e à IMPRENSA NOS PAÍSES SOCIALISTAS.

etc. etc. etc. É ISSO TEMOS QUE COLOCÁ-LOS PARA FICAR DANDO EXPLICAÇÕES DESTE DUPLIPEPENSAR.

Reply

Coronel,

quero registrar em seu Blog o termo :

Oposição "Drag Queen" para caracterizar a fraca e volúvel oposição que temos no país.

Quando interessa é "ele" e quando deseja é "ela".

E vamos levando.

Continuo com a campanha da criação de um partido que legitime os anseios daqueles que não se viram representados nestas eleições.

Solicito mais uma vez que abra espaço para registrar e-mails de pessoas em todos os estados visando a criação de comitês e o registro da agemiação partidária.

Um nome (segestão) :
Partido Nacionalista Brasileiro (PNB).

Grato,

Benne de BH.

Reply

Coronel, a PEC 29 ja' traz o CSS, que destina 0,1% de toda movimentacao financeira a saude!

A tal CSS foi impalantada pelo governo na PEC 29 antes de ser votada. A dita ja foi aprovada pelo Senado, dependendo apenas de aprovacao na camara dos dePUTAdos para entrar em vigor no proximo ano. Para que CPMF??

Vale lembrar que para que novos impostos entrem em vigor, devem ser aprovados no ano anterior!

Novela e futebol ao povo!

Reply

Mostrar a arrecadação do governo, o repasse para a saúde e a má utilização destes recursos é tão importante quanto a posição de não permitir o aumento da carga tributária.
O lula vai tentar passar para os seus eleitores a imagem de uma oposição insensível ao problemas da população e que se opoem a recriação do imposto também por "ódio e preconceito" contra ele, dilma e o pt.
Cabe a oposição agir com firmeza e não limitar os seus argumentos contrários apenas a elevação da carga e seu impacto na economia. O ideal é mostrar que a saúde não foi prioridade do governo, todos os números da oms e do IBGE demonstram isto. Não ter medo de atacar o mito, como a maioria da oposição tem feito nestes oitos anos.

Jorge Nogueira Rebolla
http://vermelhosnao.blogspot.com

Reply

Ao anonimo da 09:08, vc tem razao.

Pobre tem conta em banco e e' a parcela da populacao que mais paga taxas. Um exemplo disso e' a tal da taxa de manutencao, que e' cobrada pelos bancos para manter uma conta corrente. Esta taxa, porem, e' inexistente para contas com mais de 35 mil reais, ou seja, os ricos nao a pagam!

Alem de todas as outras taxas extorsivas que os bancos cobram para tudo, desde talao de cheques, cartoes de credito e afora...

Reply

Dilma Agradecendo aos Brasileiros Por Ter sido Eleita :
Brasileiros /Brasileiras, obrigada.
Como prova de meu reconhecimento e agradecimento lhes dou a CPMF .
Kkkkkkkkkkkk
Precisamos dela(CPMF) e de outros impostos para tentar cobrir o Rooooombo da divida interna que foi exageradamente aumentada no governo Lula .
Governo Lula gasta Muiiiiito, Endividou O Brasil !!
A Bomba vem ai !!!
Nikacio lemos
23 anos

Reply

Cel.

Penso que não adianta ficarmos aqui só expondo nossas opiniões.

Nós é que somos a oposição = 45 milhões de eleitores nas urnas + o35 milhões (brancos, nulos, abstenções) . Portanto, cabe-nos fazer barulho, muito barulho, caso contrário seremos tragados por esta oposição mediocre instalada.

Antes de tudo estes políticos só legislam em causa própria, e nós somos os últimos na fila.

Precisamos nos unir e ir para a rua e, se necessário, com panelaço e tudo mais, a exemplo do que fazem os países de 1º mundo.


Chris/SP

Reply

OFF TOPIC

Coronel, tenho um DESABAFO para fazer.

Lendo comentários sobre resultados das eleições, percebi que o Estado do Rio saiu como vilão ao lado de Minas.
Na MAIORIA das cidades do Estado do Rio praticamente NÃO SE VIU cartazes, santinhos, folhetos, bandeiras, etc... ABSOLUTAMENTE NADA, NADA, NADA... do então candidato SERRA.
Ao passo que a candidata governista teve todo o APOIO DA MÁQUINA DO GOVERNO. Só via propaganda de Dilma: Dilma só,Dilma com Lula, Dilma com senador do PT, Dilma ao lado de deputado do PT, Dilma, Lula e Cabral. Isso acontecia em quase todas as cidades, estradas, ruas, terrenos baldios, casas, praças, e além disso tudo, carros de som enchendo nossos ouvidos de ladainha. COVARDIA, CORONEL.
Como o senhor disse, "É DIFÍCIL LUTAR COM A MÁQUINA DE GASTAR DINHEIRO". E é mesmo! E se sabe também que "A PROPAGANDA É A ALMA DO NEGÓCIO.
Do jeito que ESSE MAU CARÁTER DO LULA fez propaganda PARA DILMA, elegeria até uma PEDRA!
Acho que essa eleição foi IMORAL, DESLEAL E ILEGAL.
Na cidade onde moro, por exemplo, PT VEM CONSIDERALVEMENTE PERDENDO FORÇA. Tanto que a candidata do PT não se elege mais por aqui. Mas, infelizmente por motivos citados acima, Dilma ganhou.
É o mesmo que competisse uma equipe de futebol cheia da grana com um time de várzea.
Quem pode garantir que o PT não ganhou desse mesmo jeito em outras cidades de outros Estados?
Fica aqui meu desabafo. Para mim o PT "ESTUPROU" os eleitores dessas cidades para votar em Dilma.

Grata, Coronel

Reply

Amigos voces ja assinaram o MANIFESTO POPULAR CONTRA A VOLTA DA cpmf- 7410.

Eu ja assinei, assine voce tambem e passe aos seus contatos. Lembram-se do Ficha Limpa. Só foi possivel por causa do apoio popular..

O coronel ja nos disse aqui na segunda feria que se quizermos ser escutados temos que viver de pressoes deste genero.

Assine rapido antes que votem a nova CPMF. Somos milhoes e temos que ser escutados.

O movimento começou ontem a tarde e a noite ja contava com 2.640 assinaturas.

Quanto mais pessoas assinarem melhor.

Reply

Concordo com anônimo das 10:32!
Temos que ir às ruas!
"Estardalhaço"!!!

Reply

Coronel,
Anastasia não nega seu professor, o Aécio Silvério Neves.

Reply

O respeito ao meu voto foi mantido. Beto Richa é contra esta roubalheira que a cambada quer trazer de volta para continuar engordando as contas secretas da quadrilha.

Reply

CORONEL E AMIGOS(AS),

O LULA E A SUA ESPERTA TURMINHA DA ESBÓRNIA, DIZEM QUE FIZERAM MUITO PELO BRASIL... É? MAS FIZERAM MUITO MAIS PELO PRÓPRIO BOLSO!
FICO EU CÁ PENSANDO... CADÊ O POVO BRASILEIRO DE VERDADE?
E PIOR AINDA... A ONDE FOI COLOCADO ESTE MONTÃO DE DINHEIRO ARRECADADO NOS ÚLTIMOS ANOS PELO GOVERNO FEDERAL DOS PETISTAS?
A INFRA ESTRUTURA DO BRASIL ESTÁ AOS PEDAÇOS, A SAÚDE EM CACOS, A SEGURANÇA PÚBLICA UM DESASTRE TOTAL, AS FORÇAS ARMADAS DA NAÇÃO QUASE OBSOLETA E OS IMPOSTOS CONTINUAM ALTÍSSIMOS... E A GENTE SÓ ESCUTA SOBRE AS MARAVILHAS ECONÔMICAS QUE O PT VEM FAZENDO PARA O POVO BRASILEIRO... ENTÃO TÁ NÉ!? MAS QUEM GOSTA DE MIGALHAS É PASSARINHO! CADÊ OS BILHÕES ARRECADADOS? A ONDE FOI PARAR OS NOSSOS IMPOSTOS BILIONÁRIOS?
E ESTES MELECAS AINDA QUEREM REAVIVAR A CPMF? A VÃO SE FERRAR!
QUEREM GRANA? VÃO TRABALHAR BANDO DE VAGABUNDOS!

DEUS NOS ABENÇOE E LIVRE DESSA CORJA DE PETRALHAS!

Reply

Nem pensar em pagar mais imposto!
Não vai sobrar prá mim não pagar o rombo da cumpanheirada!

CPMF NEM PENSAR!!!!!

Reply

CORONEL, PRECISAMOS LUTAR MUITO, AQUI EM MEU ESTADO SAIU NA CAPA DO JORNAL, "CONGRESSO PODE RECRIAR A CPMF, ADMITE SARNEY" VEJAM QUE TEATRO, A PRESIDENTA ANTA COMBINA COM O SARNEY E GOVERNADORES ALIADOS E ESTES PASSAM AO POVO A IDÉIA DE QUE SÃO OS GOVERNADORES QUE QUEREM A VOLTA DO IMPOSTO MALDITO. E O POVO POBRE PAGA A CONTA. O RICO DÁ RISADA E A OPOSIÇÃO PERDE A CHANCE DE AJUDAR AO POVO POR INCOMPETÊNCIA E BURRICE.

POIS NÓS POVO VAMOS A LUTA, CONTINUEMOS A ASSINAR A LISTA CONTRA CPMF, EU JÁ ARRUMEI MAIS GENTE.

FORA DILMASIA JÁAAAAAA.

Reply

É Coronel!

Minas Gerais não é mais a mesma. O Aécio e o Anastasia poderiam propor a mudança da bandeira do Estado. Invocar a História da Inconfidência é um escárnio à Nação. Duzentos anos depois, os mineiros passaram a ser a favor da Derrama. Vamos enfiar mais tributos goela abaixo do povo.

Reply

Pra que CPMF? Não ficaríamos todos ricos com o Pré-sal? Ou com o bio-combustível? A obscena senhora D tem é de baixar o preço do combustível, ou o petróleo não é nosso?

http://blogdovampirodecuritiba.blogspot.com/

Reply

Caro Coronel: O Anastasia nesta foto tinha tomado água de côco, ele está com uma cara de...

Reply

SOU CONTRA A CPMF, PORQUE ESSE GOVERNO LULA/DILMA NÃO GOVERNA PARA O POVO E SIM PARA SEUS AMIGOS.

AO INVÉS DE CRIAR MAIS UMA VEZ A CPMF, ESSE GOVERNO TEM É QUE PARAR DE EMPRESTAR NOSSO DINHEIRO PARA OS PAISES AMIGUINHOS DO LULA/DILMA AÍ SOBRARIA DINHEIRO PARA EMPREGAR NA SAÚDE SEM CRIAR A CPMF.

EM OITO ANOS LULA E DILMA PERDOARAM DÍVIDAS BILIONÁRIAS DE 11 PAISES. DOARAM NOSSO DINHEIRO SEM NOS CONSULTAR, ISSO NÃO É DEMOCRÁTICO.

Reply

Corone',
O PSDB esta se transformando, ou ja e', a antiga Roma. Como ja dizia o filosofo romano Marcus Tullius Cicero:
“A nation can survive its fools, even the ambitious. But it cannot survive treason from within....for the traitor appears not to be a traitor...he rots the soul of a nation...he infects the body politic so that it can no longer resist.”
Que diabos se passa com esse partido ?
Inte'.

Reply

NÃO PRECISA DE CPMF, NÃO SENHOR. A DILMA TEM O "BILHETE PREMIADO" DO PRÉ-SAL. COMO DISSE NO DEBATE DA GLOBO, É MUITO DINHEIRO. ENTÃO É SÓ USAR A DINHERAMA DO "BILHETE PREMIADO".

CHEGA DE IMPOSTOS. TEMOS A MAIS ALTA CARGA TRIBUTÁRIA DO MUNDO. O BRASILEIRO TRABALHA 5,5 MESES SÓ PARA PAGAR IMPOSTOS PARA ESSA CORJA. CHEGA DE "TAXA DE SUCESSO". CHEGA DE "TAMIFLU A 6 %". CHEGA DE ROUBALHEIRAS E DE MAIS IMPOSTOS.

Reply

esse anasta-azia, sei não..... tem os 23 cromossomos do papi aécio.....
expulsem-nos do partido, psdb !!!!

Reply

caro coronel, vendo coisa e outra me coloquei a pensar no caso aécio -anastasia, não seria a melhor forma de matar o inimigo dando corda à ele??? veja o senhor que o povão está entorpecido com este governinho medíocre, fazer o que ??? e ainda mais aécio é macaco velho e sabe que ir de embate contra o pt agora é suicídio, convenhamos, eu sou mineiro , e conheço muito bem nosso jeito de agir, sou de lavras, cidade vizinha da cidade natal de aécio e dentro da mesma região, com isto tudo quero chegar no ponto seguinte, normalmente aqui n se resmunga muito, se deixa o caboco fazer o que quer, quebrar a cara, e depois sim é que se intervem... hoje realmente é impossível combater o pt de frente, uma: o povo está comprado por alguns meros benefícios materiais; outra qualquer ação da oposição mais dura será munição para o pt atacar a mesma,abusando como sempre da máquina estatal para confabular mentiras e ademais os que já são oposição estão em bom número e estes não irão nunca bandear para o lado do lulo-petismo, o número só temde a crescer e não diminuir, então coronel é esperar a cobra se matar com o própio veneno...


DL.DC.

Reply

Caramba!
Tem mineiro na minha família, e sei bem como eles agem: sempre encima do muro, e na hora H fazem apenas o que lhes interessa.
Joaquim Silvério dos Reis era mineiro, não era?
Dentro da minha família, ando de costas pra parede quando com os mineiros.
Caramba!

Reply

Esse povo idiota bem que merece um governo como o da Dilma.
Vá se ferrar Anastasia!!!

Reply

Não que isso me faça concordar com o caso CPMF, mas o Jefferson tá certo. Coronel, não se luta de bodoque com quem tem carabina. Para o bem o para o mal, MG ainda vai surpreender a todos. Claro que acho (e espero)que o Aecio, velhaco do jeito que é, vai saber baquear a oposição com jeito.

Reply

Pergunta que não quer calar: se sou mineiro e quero votar na oposição para o governo de MG, em quem votar? Votei no Anastasia e, pelo visto, fui engano (pois imaginei que era da oposição). Não é justo colocar todos os mineiros no mesmo balaio, como se o comportamento de alguns de seus políticos fossem os mesmos de sua população. Basta lembrar o que fizeram (e fazem) vários políticos eleitos, por exemplo, por SP... Nem por isto todos os eleitores paulistas são Pittas, Malufs, Tiriricas, Suplicys, Martas, etc. Não dá pra comparar os políticos com a população em geral! Isto é tolice e um critério "modus tollens" de lógica (eliminação das hipóteses pela escolha arbitrária de uma delas). OBS.: mas se a "Mel" quiser continuar virada de costas pra parede com medo dos "mineirinhos" é um direito dela...esta fama a gente até aceita!)

Reply

Já disse aqui no blog e repito: Silvério dos Reis reencarnou em Minas Gerais! E qualquer semelhança não é mera coincidência!

Reply

Outra coisa: já contei aqui no blog a história de José do Egito, aquele que interpretou os sonhos do Faraó, virou o Chanceler de Ferro (J.W.Rochester, publicado pela FEB, se alguém quiser ler), história verdadeira, contada no Velho Testamento; para quem não conhece a história bíblica, José interpreta os sonhos que o Faraó teve: sete vacas gordas e sete vacas magras que comiam as gordas; sete espigas de milho gordas e sete espigas de milho magras e podres; cito de novo essa história, para comparar com o governo que sai, com o governo que entra; foram oito anos de vacas gordas, todo mundo feliz, comprando geladeira, TV, fogão, carro para pagar em 80 meses, e assim por diante; todo mundo feliz porque o Brasil vai sediar a Copa e as Olimpíadas; chegou a hora de pagar a conta da insensatez desse governo que sai; eles "deram pão e circo ao povo", como diziam os romanos; OS ANOS DE VACAS MAGRAS VÃO COMEÇAR; e eu vou começar por encerrar minha conta no banco; de hoje em diante só vou receber pagamento em dinheiro vivo ou cheque nominal, para sacar na boca do caixa; vou cancelar todos os cartões e talões de cheque; vou viver exatamente como viviam os meus avós e guardar meu dinheiro em casa, porque a merreca de juros que a poupança paga, não vale a pena guardar dinheiro em banco; é melhor começar a comprar dólar e euro, porque, logo, logo, a cotação dessas moedas vai disparar. Em 2011 estaremos de volta às verdinhas e aos ANOS DE VACAS MAGRAS, onde só tem razão quem tiver moeda estrangeira pra comprar mercadorias! Parabéns aos 53 milhões e tantos que votaram na coligação vencedora das eleições e aos quase 30 milhões que optaram por se abster nessas eleições.

Reply

Esse Anastasia tá me saindo um traidor de marca maior. Imagine a decepção dos mineiros que votaram nelle!

Petralha detected!

Reply

Resposta ao mineiro chateado com o Tia Anastácia: se ele está mordendo a mão que o alimenta (os eleitores), muito simples: descontentes na rua, ou melhor, panelaço na porta do Palácio, como fizeram os argentinos... ("panelaço na porta do palácio"; isso pode dar samba...)

Reply

Com seu talento pro samba vc pode compor jingles eleitorais para o nosso candidato em 2014, smmz...

Olha, pela repercussão negativa que deu em MG, talvez nem precise de panelaço no palácio, o Anasta deve se dar conta da bobagem que fez e voltar atrás. Se não, sua proposta não é de se jogar fora.

Reply