Já faltam "passageiros" para o trem-bala da Dilma. Procuram-se empreiteiras para o leilão. Desesperadamente.

Da Folha de São Paulo:

O presidente da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), Bernardo Figueiredo, responsável pela concessão do trem-bala, disse que as empreiteiras nacionais tentam boicotar o leilão, marcado para segunda-feira. Para ele, as pressões por adiamento não são para que outras empresas possam oferecer proposta, mas, sim, para continuar com as tentativas de mudar o modelo de concessão e forçar o governo a aumentar os benefícios aos futuros construtores e operadores do sistema. "Onde se bate mais no projeto? É o custo que vai estourar. A quem interessa que se revejam custos? Empreiteiras. Qual o interesse deles? É que nós assumamos [mais riscos]. Botar contingência, aumentar financiamento, mais capital. Isso não vai acontecer." De acordo com ele, se houver adiamento, será possível para as empreiteiras "falar em repensar, em colocar um orçamento mais confortável [para eles]". 

As críticas foram feitas após o anúncio da desistência das empresas francesas, publicado pela Folha. Ontem, a embaixada do país formalizou a desistência com uma carta ao ministro do Transportes do Brasil, Paulo Passos, em que se coloca à disposição para voltar ao projeto caso a data do leilão seja modificada. Os espanhóis enviaram carta pedindo o adiamento. Japoneses e alemães também apontam que dificilmente continuarão no projeto. Bernardo afirmou que os franceses não estavam mesmo interessados e continua acreditando que haverá três consórcios disputando. Mas um deles seria com empreiteiras paulistas que também já não se dizem dispostas a concorrer se o leilão for confirmado para segunda. Bernardo diz que ao menos o consórcio sul-coreano vai se apresentar. "Os coreanos não têm a dependência das construtoras. A engenharia deles está associada", disse o diretor. A desistência dos franceses se deu principalmente pela falta de compromisso de grandes empreiteiras nacionais com o projeto.

Segundo fontes que participam do processo, as empreiteiras querem que o trem-bala seja feito como obra pública e a concessão aconteça depois de pronto. No modelo atual, a concessão é dada para quem construir. Com isso, a margem para fazer a obra estaria pequena para padrões brasileiros. Em nota, Luiz Fernando Santos Reis, presidente do Sinicom (que reúne as empreiteiras), disse que não é do feitio das empresas nacionais fazer boicote. "Não há tentativa de boicote. Elas podem ter estudado o projeto e visto que não é possível devido ao risco ou tipo de obra."

14 comentários

Coronel,
sim, mas, o que não falta, é dinheiro. Já pensou o valor dos recursos não contabilizados?

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Trem-Bala e arrocho econômico, negação de aumento ao funcionálismo é ANTAgônico.
Natural, é o PT/PMDB em ação.
Topa Tudo Por Dinheiro.

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A primeira obra de DIlma será o maior fracasso da história.
O que veremos será o desperdício do dinheiro público para "glorificar" uma incompetente e má administradora.

A saúde, a educação e principalmente a segurança pública tem muito mais prioridade do que essa extraordinária estupidez

Isso será a maior demonstração de sua incompetência administrativa.

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É bizonho se fazer afirmações desse tipo, quando os bons estudos mostram que essa obra é inviável tecnicamanente. Nem DANDO R$ 5 bilhões e prometendo todos financiamento praticamente a juros zero ninguém que seja sério vai querer.

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Coronel,

quando alguém aqui do "nosso" blog vai ajudar e montar uma petição oficial??

XÔ TREM BALA.

Flor Lilás

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Do jeito que andam as coisas pelo Rio de Janeiro, não seria melhor fazer um trem a prova de bala? Fica até mais barato, podem usar o trem blindado paulista de 32.

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Só uma correção, Coronel.

O correto é "Procuram-se empreiteiras...".
Não "Procura-se empreiteiras...".

De resto, o blog está impecável como sempre.

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CORONEL:

O projeto do Trem Bala prevê uma trajetória saindo do Centro do Rio de Janeiro, parando no Galeão, em outro ponto do Estado do Rio (Rezende ou Barra Mansa), talvez em Aparecida, em São José dos Campos, em Cumbica, em São Paulo e em Campinas, percorrendo cerca de 600 km.

Alguns "pequenos" detalhes:

1) Prevê 96 km de tuneis. O Metrô de São Paulo em construção há 40 anos tem apenas 48 km.

2) Foram feitas 80 sondagens. Uma a cada 7,5 km. Em qualquer prédio faz-se 1 sondagem a cada 10 metros.

3) O traçado, para uma linha cuja precisão é menor que 1 centimetro, foi feito plotando-se em cima de fotografias aéreas, algo como o que vimos no Google Maps.

4) Está prevista a Estação de São Paulo no Campo de Marte. A Aeronáutica ainda não foi consultada, nem os arrendatários dos hangares, nem a Prefeitura, nem a Cia do Metrô. Sem Metrô chega-se em 2 horas e demora-se outro tanto para chegar na Faria Lima.

5) A demanda estimada (para viabilizar os cálculos) é 3 vezes maior que a atual demanda de ônibus e aviões somada.

6) A tarifa considerada para viabilizar o projeto é de R$ 199,00 por viagem. A Azul está rindo à toa, oferece viagem pela metade. A Cometa por 1/3 desse preço.

7) Ninguém conversou com o "pessoal" da baixada fluminense se eles vão permitir o trem passar lá sem ser apedrejado ou metralhado.

8) São Paulo está a 800 metros de altitude, ao longo do Vale do Paraíba o planalto desce um pouco, quando chega na Serra das Araras, a 50 km do Rio, está a 700 metros. Aí desce abruptamente ao nível do mar (altitude zero do Rio). Como um trem a 300 km/hora só anda na reta e sem praticamente nenhuma inclinação, ou o túnel começa em em Aparecida para chegar baixinho na Baixada Fluminense, ou a partir do alto da Serra das Araras vem em viaduto (de 700 metros de altura), "bem baratinho e seguro".

Daí o orçamento de 63,4 bilhões de reais , quando se aprimorou um pouco os calculos.



Um detalhe: nesse tipo de obra faz-se a concorrência, normalmente, ao ganhador paga-se o chamado "down payment" de 10% (a famosa entrada) e este faz a "cortezia" de pagar uma comissão de uns 5% ao padrinho do negócio.



Normalmente também (Ferrovia do Aço, Ferrovia Norte Sul, Transamazônica, Açudes no Nordeste, etc), quando acaba o dinheiro (sabidamente insuficiente por ter sido orçado abaixo do real) a obra pára e o empreiteiro cobra uma indenização. Viva o povão que continua feliz!!!



OUTRO DETALHE: Se o Governo simplesmente queimasse esse dinheiro com orçamento de 2 anos, seriam 2 anos perdidos. Mas ele vai botar R$ 21 bilhões do BNDES e outro tanto dos Fundos de Pensão dos funcionários da Petrobras, do Banco do Brasil e da Caixa Economica. E se a obra parar ou der prejuizo (um dos 2 é certeza), como é que fica? Quebram o BNDES, todos os fundos de pensão e consequentemente seus aposentados. Crise social, com certeza.



SÓ PARA TERMINAR: COM 63 BILHÕES DAVA PARA CONSTRUIR E DOAR 2 MILHÕES DE CASAS POPULARES, OU RESOLVER O PROBLEMA DE ESGOTO DE TODAS AS CAPITAIS BRASILEIRAS. SE APLICADO NA SAUDE, NÃO TENHO DADOS PRECISOS, MAS DARIA PARA FAZER UNS 50 HOSPITAIS PADRÃO ALBERT EINSTEIN.



Mas porque fazer isso, se temos a CPMF para enfiar guela abaixo para o povão pensar que com isso vai ferrar os ricos? Coitada da classe média que está no meio do fogo cruzado...



__._,_.___

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Que mudem o nome dessa birosca inútil para Trem da Alegria logo de uma vez.

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Caro Coronel:

Todos nós sabemos que o trem bala não é economicamente viável, eu disse que uma viagem demoraria entre 2:30 e 3 horas, e uma viagem direta uma hora, e o preço da viagem de R$ 200,00 é de passagem de avião em horário normal, ainda que em pico de demanda seja um pouco mais caro. Um trem-bala tem que ter trajeto muito reto e trilhos perfeitos, para o trem andar a 500 km \h e o trem nacional vai andar à metade, em trem comum de alta tecnologia chega-se à mesma velocidade e com estradas que não precisam ter trilhos perfeitos. O CUSTO DE UMA ÓTIMA LINHA FÉRREA COMUM É DEZ VEZES MAIS BAIXO QUE A LINHA DE TREM-BALA.

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Samuel 25112010 20:35
Complementando o anônimo das 25 de novembro de 2010 11:45
Os primeiros dados sobre os trens balas americanos:
Tampa e Orlando, com velocidades que alcançarão os 270 km por hora, inicialmente destinado US$ 1,25 bilhão
Los Angeles e San Francisco, com velocidades de até 350 km/h tem US$ 2,25 bilhões disponibilizados.
Outros trechos futuros entre as cidades de Eugene e Portland e Seattle; Cincinatti - Cleveland no centro-leste; Chicago - Detroit também no centro-leste, e uma linha do noroeste que ligará Washington DC, Filadelfia, Nova York, Boston, Brunswick
Os orçamentos mostram uma discrepância grande com os do trem bala brasileiro, por exemplo:
O TRECHO ENTRE LOS ANGELES E SAN FRANCISCO, DISTÂNCIA = 550KM ORÇAMENTO INICIAL USD 2,25 BI
DISTÂNCIA NO TREM BALA BRASILEIRO = 600KM ORÇAMENTO INICIAL DE R$ 63 BILHÕES
Pergunto: O que está fazendo essa diferença fenomenal entre os orçamentos e ainda as empreiteiras não toparem entrar nela? Algum custo oculto? SERÁ O BENEDITO?

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E tome lambança!

O governo faria muito melhor se gastasse esse dinheiro na estrutura de estradas, aeroportos e portos... obviamente de uma forma tal que não apareçam buracos na pista ou o porto afunde.

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Me candidato para ser passageiro, quanto tão pagando ?

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Ao comentarista das 21:13 25.11.10

..é claro que nos U.S.A. o custo é muitooooooo menor...lá a corrupção é menor e a JUSTIÇA funciona e bota na cadeia quem rouba...

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