Defensoria recomenda que Enem seja anulado. O bom senso recomenda que o ministro reincidente seja demitido.

Da Veja:

A Defensoria Pública da União (DPU) revelou nesta segunda-feira que vai recomendar ao Ministério da Educação (MEC) que anule o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) realizado no último final de semana. A prova deste ano foi marcada por dois erros graves: um nos cartões de resposta e outro em parte dos cadernos de perguntas.Se o MEC não acatar sua sugestão, a Defensoria Pública informou que vai ajuizar uma ação civil pública em nome dos alunos prejudicados pedindo a anulação das provas. Os problemas causaram confusões e reclamações de muitos estudantes, que afirmam não ter recebido orientações sobre as falhas nos locais de prova. A primeira confusão aconteceu porque, para evitar cola, o Enem tem quatro versões de prova: amarelo, azul, rosa e branco. As questões são as mesmas, o que varia é a ordem. Em milhares de casos, por um erro no encarte, folhas do caderno de prova amarelo estavam misturadas com folhas da prova branca. Embora o número das 90 questões no caderno de prova e no cartão coincidissem, havia discrepância no cabeçalho do gabarito. As 45 questões de ciências humanas estavam sob a tarja ciências da natureza e vice-versa, o que causou dúvidas. A DPU disponibilizou um endereço de e-mail para o qual os alunos que se sentirem prejudicados pelas falhas do MEC podem divulgar nome, local da prova, falhas encontradas e orientação do fiscal quando o erro foi relatado. Essas informações servirão de base para a Defensoria, caso resolva, de fato, mover a ação coletiva.

(Charge de Zé Dassilva, publicada no Diário Catarinense)

42 comentários

KKKKKK ESTE GOVERNO É UMA PIADA KKKKKK!

Reply

Com efeito, o ministro tem que assumir a responsabilidade. Não adianta simplesmente demitir o presidente do Inep. Lembremos que os escândalos de outrora levaram o presidente do Inep Reynaldo Fernandes a se demitir no ano passado.

Se trocarem o presidente do Inep apenas, é possível que no ano que vem estejam trocando novamente.

Reply

Aguardo, ansiosamente, o dia em que alguém, ao olhar para o meu País, para o nosso Brasil, recomende a exclusão dos últimos oito anos da nossa História. De bônus,ficaríamos livres dos que por aí devem vir.

Reply

O DISCURSO ESTÁ ERRADO. Nao sei onde corrigir, meu talento é outro mas porque escrevo isso?
Ontem, durante a transmissão da F1 ouvi várois empresários, políticos (situação e oposição) presidentes de bancos, todos elogiando o governo e o Brasil. Nem o episódio da tentativa de assalto ao Button teve grande alarde.
O caso ENEM é só mais um que vai ser esquecido ou manipulado como fizeram com Serra.
Repito, ou mudamos o jeito de desmascarar essa gente ou o pior virá, mesmo que seja em doses homeopáticas.

Mago

Reply

Coronél... graças ao Bom Deus, que escreve certo por linhas tortas, nunca teremos um livro escrito de próprio punho daquele que se vai...imagine a colaboração a "curtura" detipais....rsrsrr

Reply

Jornal O POVO, do Ceará: "Justiça cearense determina suspensão do Enem 2010
O procurador da República, Oscar Costa Filho, informou que com a decisão ainda não prevê a anulação das provas. Segundo ele, o Ministério Público está analisando a validade do contrato de realização do certame e deve pedir a anulação do exame

08.11.2010| 13:52

sem votos ainda
CompartilharEnviarImprimirCorrigir-+Mudar tamanho
Atualizada às 14h54min



Justiça acatou liminar do Ministério Público Federal e determinou a imediata suspensão do Enem 2010 até posterior deliberação. A juíza da 7ª Vara Federal, Karla de Almeida Miranda Maia, acatou o argumentou do MPF que o erro da impressão das provas - o caderno de provas - apresentava questões divididas entre o cabeçalho de Ciência da Natureza e de Ciências Humanas, levou prejuízo para os candidatos. A decisão tem efeito em todo o Brasil.



O procurador da República, Oscar Costa Filho, informou que com a decisão ainda não prevê a anulação das provas. Segundo ele, o Ministério Público está analisando a validade do contrato de realização do certame e deve pedir a anulação do exame. Segundo o procurador, a decisão vem trazer segurança e estabilidade a todos que enfrentam essa comoção nacional. O fato do diretor do Inep ter aventado realizar provas separadas para o mesmo concurso, apenas confirma o total desconhecimento dos princípios que informam os concursos públicos, entre os quais a igualdade.



A decisão da juíza não sugere quais providências devem ser tomadas pelo Inep a fim de marcar novas provas.



"A disponibilização do requerimento àqueles estudantes prejudicados pela prova correspondente ao caderno amarelo e a intenção de realizar novas provas para os que reclamarem administrativamente não resolve o problema. Novas provas poriam em desigualdade todos os candidatos remanescentes", afirmou a decisão da juíza."
(http://www.opovo.com.br/app/fortaleza/2010/11/08/noticiafortaleza,2061672/justica-cearense-determina-suspensao-do-enem-2010.shtml)

Reply

Cade o protesto da pelegaiada das uniões de estudantes?
A UNE, a UBES? Cambada de pelego.
Que se danem esses trouxas que votaram nesse "guvernu progressista" ou que nem forma votar.
Que sofram na carne para aprender o custo de compactuar com a corrupção e a incompetência.

Reply

Acredito coronél que o prefácio seria escrito por Tiririca e as notas de roda pé por Maguila....rsrsrsr

Reply

Lula tem razão mesmo...

o Tiririca eh a cara da sociedade brasileira...

Reply

Sou estudante da universidade federal do mato grosso , eu sei como a maioria dos alunos si dedicam pra conseguir entrar pra universidade federal ou ganhar uma bolsa de estudos..
São dias , noites , estudando abrindo mão de passeios etc e tal pra conseguir uma vaga..
É uma TREMENDA FALTA DE RESPEITO NÃO SÓ COM OS ALUNOS MAS COM AS FAMILIAS,..
Não é facil fazer uma universidade..
por mais que seja bolsista ou esteja na federal..
tem livros , xerox etc..
o ENEM é chance de realizar sonhos , mudar de vida ,
è falta de vergonha do governo permitir que isso aconteça..
PORQUE ELES PERMITIRAM..
FALTA DE RESPEITO, COMPENTENCIA ETC.

Si atual governo tivesse o minimo de decencia o atual ministro de educação já teria se demitido ..
há tempos no vazemnto dos gabaritos..

Quem sabe hoje , não estariamos passando por isso

Reply

O pior é que a m***a continuará, apenas as moscas é que serão outras.

Esta questão do Enen é outra vergonha.


Coronel, gostei da charge com o Tiririca.



Chris/SP/Capital

Reply

... e o MEC lá querendo processar quem estava querendo fazer valer os seus direitos. É aquela frase: "No Brasil, o poderoso mata e o defunto é que vai para cadeia".

Reply

Segundo a gráfica, essa manutenção do sigilo do conteúdo é que impediu que fossem "feitas revisões", como a leitura do material impresso.
O negócio é o seguinte: ou o exame sai direitinho, sem erro, mas com quebra de sigilo, ou, então, preserva-se o sigilo, mas a prova sai com erro. Exigir as duas coisas ao mesmo tempo parece ser demais para os ineptos...
Fonte:Reinaldo Azevedo/veja

Reply

"Em milhares de casos, por um erro no encarte, folhas do caderno de prova amarelo estavam misturadas com folhas da prova branca."

I-na-cre-di-tá-vel

Que lástima! Ponhamo-nos no lugar do jovem que se esforçou durante um ano, teve lutar contra o nervosismo, e viu isso pela frente...

Espero que esse governo de merda perca muitos e muitos e muitos votos daqueles a quem já considerava "no papo".

Reply

e epilogo do governo lula esta uma piada pronta da pior qualidade.
mas, sempre pode e vai piorar, eu nao tenho a menor duvida quanto a isto.
apenas tempo porque uma coisa e trapalhada de lula(que tem o perdao eterno da massa de inocentes uteis que sao grande parte dos brasileiros), mas com dilma esta paciencia nao vai existir, pois a comparacao sera inevitavel.
vem tempos dificeis por ai....

Reply

OS MINISTROS SÃO CARGOS DE CONFIANÇA, ESCOLHE-SE POR SER AFINADO E TER A MESMA LIHHA DE CONDUTA DO PRESIDENTE. FERNANDO "ENADE" É ISTO TUDO AFINADO COM A INCOMPETENCIA E TER CONDUTA DEPLORAVEL TAL COMO SEU CHEFE.

Reply

Olha aí, coronel.

http://g1.globo.com/vestibular-e-educacao/noticia/2010/11/justica-federal-aceita-liminar-que-pede-suspensao-do-enem.html

o MEC é mesmo uma MERCadoria.

Reply

A Justiça Federal do Ceará aceitou o pedido de liminar do MPF para cancelar o ENEM, agora o que irão fazer, existe um problema temporal nesta bagaça. Vamos ver algumas hipóteses:

a) Cancelamento do enem deste fim de semana.
- O que acontece com os milhões de alunos que perderam seu tempo, stress gerado e a credibilidade da instituição (se ainda tem alguma).
- Quanto tempo se leva para elaborar uma nova prova, publicar e marcar uma nova data.
- O que vai acontecer com as notas que deveriam ser usadas pelas universidades, irão elas esperar pelo novo exame?
- Com quem fica a responsabilidade desta trapalhada?

b) Cancelamento das Questões com Problemas
- Para não prejudicar ninguém, todas as questões erradas ou não publicadas nos diversos cadernos não deveriam ser canceladas para todos os alunos, independentemente da cor da prova, infelizmente estariamos premiando os ruins.

c) Ação Coletiva de Perdas e Danos
- Não era uma questão para uma ação coletiva dos 4,5 mi de alunos contra o me (minusculo mesmo), pois essa já é a 2ª grande trapalhada deste ministro. Afinal, é mais 1 ano perdido.

Reply

Coronel.

"Paradoxo do Asno de Buridan X paradoxo de Haddad".

Se o asno não fosse um ser digno de respeito, faria alguns comentários!

Cumprimentos.

Reply

A Justiça Fed. do Ceará suspendeu o enem...ih....

Reply

Cel,

Eh que ficaram fazendo campanha politica e não tiveram tempo de organizar e fazer coisa correta e descente. E a mesma coisa censo do Ibge, tah tudo feito nas coxas.

Reply

DIGNOS CORONEL E AMIGOS(AS),

E durante os debates a Dilma vivia atacando o José Serra por causa do sistema de ensino do Estado de São Paulo, bem... E agora petralhada?
Mas que mer... esse ENEM e esse Ministério da Educação que vocês montaram eim!
E agora eleitores(as) da Dilma, vão dizer o que sobre este bando de incompetentes mentirosos?
Meu Deus que País é este?
Olha que tivémos coisas ruins ocorrendo em outros governos federais do Brasil, mas este que ai está, conseguiu superar todos os demais nesse quesito em pelo menos 200%!!!
Que Deus nos proteja desses governantes lesa pátria!

Reply

Como comentei no blog do Reinaldo, o pior é que a maioria dessa garotada prejudicada no Enem sem dúvida votou na Dilma... Bem feito! Vê se agora aprende seus cabeçudos!

Reply

Já que o quadrúpede cultural do lula não foi com ele nessa viagem bem que poderíamos carimbar o passaporte dele para uma outra viagem: direto para uma penitenciária de segurança máxima.Pensei primeiro em algum haras mas lá só animal puro sangue.

Reply

Sr. Coronel:

Será?

http://oglobo.globo.com/educacao/vestibular/mat/2010/11/08/une-ubes-criticam-erros-do-enem-2010-exigem-retratacao-do-mec-por-ameaca-no-twitter-922971998.asp

Reply

Coronel,
Que alegria (apesar de lamentar pelos trouxas estudantes que estudaram e se inscreveram nesta palhaçada) em ver o último exame do Enem desta cambada de vagabundos safados ser este RETUMBANTE FIASCO.

É o desgoverno do cachaceiro analfabeto, fechando o seu ciclo com chave de merda...

O ministro (rsrs, esse incompetente não pode ser ministro nem numa olaria...) Haddad confirmou que tem o "Toque de Merdas", toda sua gestão foi uma grande merda, um retrocesso na educação do país e agora culminando com esse maravilhoso e lindo fiasco.
Que me perdoem os amigos blogueiros que tem seus filhos inscritos nesta palhaçada, mas eu não poderia deixar de curtir essa imbecilidade e esse vexame dos petralhas canalhas.

Apóio a indicação do Haddad para gerenciar uma olaria, quem sabe gerenciando merda ele se sai ainda melhor do que foi até agora, este sofrível e desprezível politiquinho petralha de última categoria.

O que se pode afirmar com tranquilidade é que "nunca antes na história destepaiz" tivemos a educação nas mãos de uma corja de vagabundos, analfabetos e incompetentes.

Sds

Reply

Coronel, me recuso a escrever sobre algo que não existe, seu comentário das 16:08 apesar de fidedigno e citar falcatruas petralhas, DEVIDO AO TOTAL FRACASSO do desgoverno e turma da erenice & cia os petralhas nada conseguiram apurar, o cachaceiro e os petralhas deram só "um puxãozinho de orelhas" na corja, o poste ficou sem o apoio de uma da quadrilha que pode se quiser, entregar todo o esquema.

Reply

double clixk agiu e clicou duplo para eu não por meu nome no comentário mandado há 1 minuto.
bpistelli

Reply

Coronel o PT vai dizer que a culpa dos erros no ENEM foi do Serra ou do FHC. Pode esperar. Claro tambem vai culpar as zeliti , e vai dizer tambem que nunca antes na historia deste Pais se viu um Ministro da Cultura tão bom. Aguardem.

Nao duvido que ele diga que o Ministro é a reencarnação de Einsten. Tudo é possivel.

Reply

Acho que depois dos últimos epsódios menos dignos deste desgoverno parte da população que vinha totalmente avoada deu uma aterrisada; espero que os jovens consigam, sentindo na pele, captar a ineficiência e incompetência que assola o País e que percebam que tem tudo nas mãos para transformar toda essa situação.

Reply

É como estão avaliando boas cabeças pensantes. O assunto foi jogado no colo dos prejudicados e da Justiça. E o MEC fica de fora? Afinal, quem foi que gerou e vem gerando a maior confusão prejudicial a tantas pessoas? Quem foi apressado a ponto de querer acabar com um exame de avaliação de escolas, transformando-o, praticamente, num novo vestibular? Em tão curto espaço de tempo?

Reply

Brava Defensoria Pública. O DESgoverno não é uma piada, isso tudo é proposital. Acordem!!!!!!

Reply

Coronel,

a consequência dessa situação para os nossos jovens é gravíssima.

Há universidades federais que aceitam os resultados do ENEM para o vestibular, que começará muito em breve.

Isto significa que milhares de jovens ou não poderão prestar vestibular com o apoio de sua nota do ENEM, ou não conseguirão entrar em uma universidade federal no ano de 2011.

É um descaso total com a juventude que estuda e se esforça.

Enquanto não levarmos a sério tudo isso, sem deixar que este tipo de acontecimento se perca no tempo, continuaremos a ser um país governado por esse governo nada sério!

Eles tudo podem porque nós tudo permitimos!!!

Além de despedir esse ministro relapso, tem que criar uma estrutura correta e digna, o mais rápido possível.

É o segundo ano que há problemas com o ENEM. Já não chega???

Flor Lilás.

Reply

Só falta a petralhada dizer que as provas erradas no enem foram por culpa e sabotagem da oposição e do Fernando Henrique!!!

Reply

M - E - C

MINISTÉRIO

DA

EDUCAÇÃO


CAÓTICA

Reply

Coronel,

O Hadad apareceu no JN defendendo o ENEM ..., dizendo que não tem que refazer o exame para todos, com a desculpa de que contabilizaram só 2% de provas com erros!?@!

Primeiro, que não é só isso, como sempre, MENTEM. Segundo: pode uma aberração dessas na cabeça de um cara que está ministro??? Defendem tanto a "igualdade soçial", mas os supostos 2% podem se ferrar na desigualdade de condições? Ou mesmo os supostos 98% podem se ferrar, se fizerem o que querem fazer (aplicar nova prova só para os reclamantes, os supostos 2 %).

Como sempre, falam uma coisa e fazem outra. Em hipótese alguma pode haver condições desiguais para os alunos. Nova prova IGUAL PARA TODOS!

Cambada de vigaristas enganadores.

Reply

Ei !!! UNE !!! Pra voceis titirica, pior que tá não fica.

Reply

Baygon nelle! Vai ser incompetente assim no Palácio do Planalto.

Reply

Engraçada a charge. No final da semana passada estávamos brincando no final do trabalho dando palpites dos nomes para o ministério de Dilma. Tipo Protógenes Queiróz para a Justiça, Edir Macedo para as Comunicações, Stédile para Agricultura e, é claro, Tiririca para a educação...

Reply

Esse erro grotesco não seria para ter um aditivo no contrato?
Visto que terão que anular esse Enem e fazer outro com todos para que haja igualdade entre os alunos.

Reply

Coronel, boa noite, depois do vexame do ENEM pode se preparar, pois, com certeza, amanha teremos pesquisa de avaliação do governo Mula com 87% de aprovação.

É só aguardar. Faz parte...

Reply

Novo nome para o ENEM:

E NEM que a vaca tussa.


Pior do que tá não fica.


bpistelli mandou este email.

Reply