Justiça seja feita.

Em uma campanha eleitoral onde as pesquisas eleitorais estão sendo flagrantemente manipuladas, é de louvar o candidato ao governo do Paraná, Beto Richa(PSDB), que tem impedido, legalmente, a publicação das mesmas no seu estado. A Justiça Eleitoral paranaense está dando um exemplo para o Brasil. Muitas vezes, neste Blog, denunciamos que os institutos não cumprem a lei quando não informam onde a pesquisa está sendo feita, prática comum do Ibope, por exemplo, bem como quando repetem sistematicamente as mesmas cidades em várias  pesquisas, como a Vox Populi e a Sensus fazem. O candidato tucano está exigindo que a Lei seja cumprida, impedindo que muitas pesquisas sejam simplesmente republicadas, em cima dos mesmos questionários, que são recalculados gerando novos resultados, de acordo com o pagamento do freguês. Tem instituto acusado de vender resultado por R$ 1 milhão, no Norte e no Sul. Da tribuna do Senado! A imprensa não repercute, por um motivo muito simples: resultado de pesquisa vende mais jornal e dá mais audiência na TV. Parabéns a Beto Richa e aos juízes do Paraná. Era hora mesmo de dar um basta na palhaçada.

8 comentários

Coronel, só para constar:
Certa vez, morando eu na cidade de Porto Velho, uma colega de faculdade estava fazendo um "bico", trabalhando para um instiuto de "pesquisa". Lembro-me claramente dela completando fichas, simulando entrevistas, dando vitória "apertada, para não dar na vista", a um determinado candidato.
Ele venceu o pleito.

Reply

Sinto muito corona, dessa vez o senhor está enganado: o Beto Censura só permitiu a publicação de uma única pesquisa nesta semana: a que foi feita pela Radar...

Foi divulgada nesta quinta-feira (30), a pedido de um aliado de Beto Richa (PSDB), uma pesquisa eleitoral para governador de um pequeno instituto, o Radar de Francisco Beltrão.

A consulta foi paga pela rádio CBN de Cascavel, cujo dono é Jacy Scanagatta, ex-prefeito da cidade e coordenador político da campanha de Beto Richa na região.

Nesta manhã, o diretor de jornalismo da rádio CBN de Curitiba, José Wille, já esclareceu no ar que a emissora da capital não tem nenhuma responsabilidade sobre a pesquisa.

A rádio também já avisou que não vai divulgar os números.

Reply

Discordo Coronel, discordo veementemente.

O modus da pesquisa (a deculpa encontrada por Richa) não mudou, o que mudou foram os números, manipulados ou não.

Richa tenta calar a imprensa, indiretamente, mas tenta e está conseguindo.

É assombroso que o PSDB Nacional ainda não o tenha repreendido e até mesmo um pouco incômodo.

Reply

Aqueles, ainda permanecem isentos para sentenças.

Reply

O PSDB nacional deveria ter seguido o mesmo caminho. Não é o Beto que "censura" ou deixa divulgar, apenas entra com o pedido para que se cumpra a Lei o que é acatado pela justiça.
A eleição qui será apertada,então a divulgação de pesquisas feitas daquela forma que o sr já cansou de demonstrar aqui poderia sim influenciar.
Ainda mais que os intitutos agora parecem trabalhar todos para um único coroné, então trabalham de maneira "casada".
E perguntar não ofende: seria a legislação tão draconiana que nenhum instituto consegue cumpri-la ou eles se acostumaram tanto a moleza da falta de fiscalização, que abandonaram completamente a metodologia científica e nem sabem (ou não podem) mais como trabalhar com ela?

Reply

Agonia do perdedor osmar dias.Igual o seu apoiador, de araque-lullabêbado-só gritaria.tchau osmar.

Reply

Ah tá.. ainda bem que há explicação! Tava achando que o homem tinha decidido contra a liberdade de expressão. Bobagem a minha né! Mas tem desculpa... é trauma do PT! Anyway, parábens a Beto Richa pela atitude. Se os institutos querem pesquisar, que o façam com a lisura que a lei pede.

Reply

TRE achou váriasirregularidades nas tais pesquisase impugnou.
E
o TSE , CONFIRMOU.

Parabéns a Justiça do Paraná

Reply