Dilma mente no debate: avião que era para guardar as fronteiras está quebrado e não voa, há 60 dias. Isto é Dilma.

Da Folha de São Paulo:

Apresentado por Dilma Rousseff (PT) no debate como uma revolução nos modos de patrulhar fronteiras, o único Vant (Veículo Aéreo Não Tripulado) existente no país está parado num galpão no aeródromo em São Miguel do Iguaçu (PR), a cerca de 40 km de Foz de Iguaçu. O aparelho não voa há pelo menos dois meses, segundo os policiais ouvidos pela Folha sob a condição de que seus nomes não fossem citados. Os equipamentos ópticos usados para captar imagens estão desmontados. Mais: a aeronave em teste não pertence ao governo brasileiro, mas a uma empresa israelense. O primeira equipamento comprado só deve chegar no ano que vem. O Vant funciona por controle remoto e possui um sofisticado sistema de captação de imagem, com câmeras e sensores. Cada avião custa cerca de R$ 8 milhões, tem 9,3 metros de comprimento e a envergadura das asas atinge 16,6 metros. O primeiro teste foi realizado em julho de 2009. Em dezembro, o Ministério da Justiça gastou R$ 655 milhões no projeto. O pacote inclui a compra de 12 aeronaves, treinamento de técnicos para operá-los e transferência de tecnologia -o plano do governo é produzir esses aparelhos. A implantação do programa está prevista para durar até 2014. Policiais da fronteira relataram à Folha que cerca de 20 agentes brasileiros foram treinados por técnicos israelenses. Quando os israelenses deixaram o país, há 60 dias aproximadamente, nenhum brasileiro foi autorizado a colocar no ar o avião. De acordo com esses relatos, o programa de controle aéreo da fronteira está tão incipiente que a PF ainda não criou o que os policiais chamam de doutrina de uso. Num exemplo hipotético, se um avião avistar um barco carregado de cocaína num rio, o que o técnico em terra deve fazer? Os exércitos que usam Vants têm procedimentos detalhados de uso para evitar problemas. Não há, também, o detalhamento das bases terrestres para operar os aviões.

18 comentários

Taí a amostra da incompetência da candidata oficial, tanto que nem sabe o que acontece na sua sala ao lado, quanto mais o que está ocorrendo nas fronteiras.

Reply

É evidente que essa compra tinha outro objetivo cuja efetiva utilização desse aparelho era apenas um detalhe.

Isso é a competência da candidata que o Coroner Lua tanto propala, às avessas, evidentemente.

Reply

Existe algo que funciona nesse desgoverno do cachaça?
Essa turma é incompetente até para mentir.
Raça infame só serve para "lunfar", surrupiar, desviar.

Reply

A galinha dos ovos de ouro está vivendo em paz ... Este é o resumo da ópera.

Reply

UAI - Foi por isso que Serra, dada as respostas vazias ou infundadas, disse que Dilma escuta o galo cantar só que não sabe onde.

Reply

Com o valor de 1 único brinquedo de luxo desses, que vamos apelidar Robodilma, poderíamos comprar duas aeronaves turbohélice Grand Caravan, equipá-la com o que há de melhor, e ainda levariam 20 policiais (10 cada.

O Robodilma tem limitações pela pilotagem remota, e garanto a voces que alguém vai ficar sem telhado qualquer hora.

Reply

kkkkkkkkkkk...

pertencem aos judeus, eh?

a petralhada vai deixar os "malvados" judeus tomando conta do território nacional?

por que não vão em busca da tecnologia palestina ou iraniana, aqueles dois celeiros de modernidade?

ou quem sabe consigam tecnologia cubana para patrulhar nossas fronteiras, tipo aviõezinhos de papel...

Reply

se avistarem um navio recheado de cocaína devem fazer o obvio...

contactar o companheiro Evo, ora bolas...

Reply

Cel, bom dia.

Inclusive existe atrito entre a FAB e DPF sobre o tema.
O proprio Cmdt da FAB Juiniti Saito, afirmou ser atribuição da FAB o patrulhamento aéreo de fronteira(vide lei), e não reconhece direito de uso pela DPF do VANT, já que o mesmo pode interferir no tráfego aéreo.

A DPF esta em mero teste, onde a boneca do lula afirma(mente) equivocadamente que esta em operação, mente novamente....

Reply

Isso é coisa de pilantra,é brincar com dinheiro público,...Tá na cara que eles não tem e nunca tiveram um projeto sério para o Brasil, o que ela quer, é unicamente o voto, para continuar com essa picaretagem,alem de encobrir a roubalheira que aí está.

Reply

É o que o Roger disse aí em cima. A FAB disse que derrubaria o VANT se a PF continuasse operando sem autorização.

E vamos ser claros: não é da alçada da PF operar um avião de espionagem na fronteira com o Paraguai. A informação antecipada de onde o tráfico vai cruzar a fronteira envolve, necessariamente, a varredura além da fronteira por mais que se diga que não.

Reply

Coronel

Muito bem colocado pelo nosso amigo Roger, as áreas de atrito criadas entre a PF e FAB por causa desse brinquedinho dos jaqueta-preta.

Para quem ainda não tem idéia do que é um VANT (Veículo Aéreo Não Tripulado) o mesmo nada mais é do que um aero-modelo de grande porte, de altíssimo custo de operação e manutenção e de eficácia duvidosa.

E tem mais ainda...vive caindo, por isso os nossos técnicos não estão autorizados a sua operação.

Foram concebidos para voar sobre territórios em estado de guerra de altíssimo risco para pilotos de aeronaves de observação que poderiam ser abatidos por baterias de mísseis SAM (Surface Air Missile).
Definitivamente esse não é o caso de nossas fronteiras...ainda.

A turma da fronteira está careca de saber os corredores por entram as drogas e o contrabando. Já foram filmados pela rede Globo sem nenhum esforço.

Entretanto, continuamos não tendo pessoal, veículos e procedimentos claros para executar uma interceptação.

E fica ainda uma pergunta:
- Como fazer com a TRANS-COCALERA que luis inácio financiou para o cumpanhêro presidente cocalero evo morales com dinheiro do nosso BNDES?

Responde dillma...

Reply

Devem estar felicísimos e rindo à toa os traficantes das Farc , os bolivianos e os paraguaios.

Reply

tô na área
Fabricar estes aviões por aqui?
Tá Brincando Coturno?
Se até os americanos IMPORTAM alguns destes para seu uso,Os RUSSOS importam também,como acha que os botocudos produziriam por aqui?.Esta tecnologia está a anos luz de nosso alcance e não vai haver o tal repasse de conhecimentos com Israel que por sinal foi OFENDIDO E INJURIADO pelo nosso "grande" líder e seu pigmeu representante de relações exteriores.
Vamos comprar através de um leasing,com restrições,pagar o aluguel e ficarmos quietinhos.
Em tempo:mão temos qualquer procedimento definitivo quanto ao que fazer se identificarmos através destes aviões um objeto,barco,auto,ou outra operação irregular na fronteira.
Só de burocracia levaremos meses para tomar uma atitude.
Estes aparelhos servirão como o balão dirigivel que instalaram no Rio,mini-aviões que instalaram no Rio,ou seja NADA DE NADA.

fui..

Reply

Bandidos derrubaram um helicópter no Rio. Imagine o que vão fazer com esse avião. Uma AK47 resolve o problema! Pelo menos ninguém morre!

Reply

Essa porca gorda é uma mentirosa, vem com essa do aviãosinho que esta quebrado, sem condições de uso. Na verdade nossas fronteiras estão desguarnecidas, por interesse próprio da bandidagem petista. É por ali que vem a cocaina fornecida pelo indio cocaleiro, amigo do cachaceiro, e tambem entram armas e munições para a bandidagem toda.

Reply

Mas Coronel. Quando é que o Lulinha poderá brincar com esses aviõezinhos com os juistikes deles? Ele está louco para estrear esses VANT's, sentado, claro, na cadeira da presidência do Brasil, e ainda com os dois pés em cima da mesa.

Reply

Porque o Serra não mosta mais uma mentira, colocando o avião para o povo ver que ele está parado e que nem do governo brasileiro é ?

Reply