A segunda pesquisa Datafolha no segundo turno da eleição presidencial apresenta um cenário de estabilidade. Dilma Rousseff (PT) tem 54% dos votos válidos (excluem brancos, nulos e indecisos), contra 46% de seu oponente, José Serra (PSDB). Os dados são exatamente os mesmos registrados em levantamento realizado na semana passada. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. A taxa de indecisos, porém, oscilou para cima e agora está em 8% (era 7% na pesquisa anterior). Os que pretendem anular o voto ou votar em branco, 4%, eram em número idêntico na semana anterior.Leia mais aqui.
Datafolha veio igual. E você, acredita?
sexta-feira, 15 de outubro de 2010 às 20:27:00
Da Folha Poder:
36 comentários
O que eu acredito é no risco da fraude! Como evitar?
ReplyEsses malandros vão faudar as urnas!
ReplyCORONEL,ELES IRÃO TENTAR INFLUENCIAR O ELEITORADO ATÉ O FINAL....SÓ NOS INSTITUTOS DE PESQUISA QUE SERRA NÃO AVANÇA....PIADA....
ReplyCORONEL,ELES IRÃO TENTAR INFLUENCIAR O ELEITORADO ATÉ O FINAL....SÓ NOS INSTITUTOS DE PESQUISA QUE SERRA NÃO AVANÇA....PIADA....
ReplyNão deu pra entender o número de rejeição na pesquisa atribuída aos candidatos. Alguém pode explica Cresceu o número de eleitores que dizem não votar no candidato tucano --sua rejeição passou de 63% para 66%. No caso de Dilma, a rejeição oscilou um ponto para baixo, caindo de 68% para 67%.
ReplyA metodologia das pesquisas, no Brasil, foi abandonada nos EEUU há mais de duas décadas. pois induz a erro, ao considerar o viés quantitativo, não o qualitativo.
ReplyIsto para não falarmos no manipulativo.
Institutos? Seria melhor dizermos "instituídos", a serviço do poder corruptor. No mundo petralha, nada é confiável.
Serra Presidente dos brasileiros.
O data exu do blog gente decente, traz o seguinte resultado dot tracking:
ReplySerra 49 x 46 Dilma
hoje eu fui pesquisada pelo tracling. O número do telefone que me ligou era de São Paulo (DDD 11)
A BATALHA PELO SEGUNDO TURNO FOI FEITA POR NÓS, A RESISTÊNCIA VOLUNTÁRIA. SOMOS A RESISTÊNCIA FRANCESA. ENQUANTO NOSSOS GENERAIS LUTAVAM EM CAMPOS ISOLADOS, DEFENDEMOS SERRA PRESIDENTE CONTRA UM ADVERSÁRIO TRUCULENTO. AGORA NOSSOS GENERAIS ESTÃO LIVRES PARA A BATALHA FINAL. CRIAMOS MUSCULATURA. A CAVALARIA CHEGOU. TEMOS CONDIÇÕES DE FAZER UMA GUERRA ATÔMICA. NÃO DÁ PARA SE CONTENTAR COM A MARGEM DE ERRO. PODEMOS CHEGAR AOS 60%. ENGAJAMENTO TOTAL, DE TODOS.
Replyconforme o instituto tabajara ta dentro da margem de erros,seria interessante o blog postar esse video, reflete a realidade das pesquisas.
Replyhttp://casseta.globo.com/videos/v/previsao-de-tempo-com-margem-de-erro-de-pesquisa-tabajara/1355442/
coronel...é 6% !!...votos totais !!...e indeciso aumentou !! não seja frio !!! estamos na direção certa !
ReplyÉ só a coisa começar a configurar de forma diferente do que o Coroner Lua da Sirva deseja e logo aparecem esses institutos para tentar jogar um balde de água fria na oposição. O problema é que não estão conseguindo mais dissipar o nervosismo dos petralhas e sequazes. Estão até gaguejando e, por incrível que parece, denotam que não vislumbravam jamais ter que retornar ao botequim para tomar 51 e voltar a planejar novo golpe contra a sociedade. Eu mesmo que era petralha até ontem, já virei a folha, igual ao PP e tantos outros.
ReplyVejamos, então, como será o desenrolar do caso Erenice e sua chefe Dirma.
Claro que eu acredito! Acredito sim que o PT pediu pra aumentar a verba autorizada para a campanha da Dilma, milhões! Já devem estar no cofre do datafolha, pô! É nisso que eu acredito!
ReplyA onda Serra continua!! Todos ligados até o fim, concentrando esforços rumo a vitória. Vamos atropelar os PTralhas nas urnas. Em Minas Gerais a onda Serra só está no começo, Aécio Neves e os mineiros farão a diferença. PRO ALTO E AVANTE SERRA!
Replydilma 47 % x Serra 41%, logo 88% de intenções de votos válidos. Na regra de três simples, bem facinha, a gente chega aos seguintes números, vou fazer passo a passo caso algum dilmista leia.
Reply88 - 100
47 - X
47 * 100 = 4700
4700 / 88 = 53,4
88 - 100
41 - X
41 * 100 = 4100
4100 / 88 = 46,6
53,4 - 46,6 = 6,8
Só nos arredondamentos o datafalha ajustou 1,2%, ou seja, de 135.000.000 de eleitores o equivalente a 1.620.000 votantes sumiram, escafederam. É incompetência, burrice, preguiça, má-fé ou dindin no bolso por quê ninguém é de ferro?
Se obedecessem as regrinhas de arredondamentos: 53,4 cai para 53 e 46,6 sobe para 47. Na brincadeira o datafalha inflou a intenção de votos da dilma em 2%. Quanto será que foi o após a vírgula na intenção de votos totais?
Depois ainda dizem que um tal de pig quer derrubar o profeta de nove dedos...
Cel,
ReplyA KANALHADA vermelha está louca. Não tenha dúvida se assassinaram brasileiros inocentes, como não comprariam esses fajutos tipo XOV ILLUPOP?
Que Deus nos livre do terçeiro segredo de Fátima. COMUNISMO!
Não apostaria mais que R$ 100,00, mas eu acredito na tendência dos eleitores, que os institutos mostram.
ReplySe realmente Dilma parou de sangrar, a eleição fica muito mais árdua e difícil. O que me deixa extremamente preocupado é essa 2 semanas foram favoráveis à José Serra e mesmo assim ele não alcançou a metade dos votos válidos. Quem está atrás tem que correr para ultrapassar e não ficar administrando.
Coronel!
ReplyEstas pesquisas vão continuar com o mesmo número até o fim, pois estão sendo pagas a peso de ouro para isto. Mas as urnas dirão o resultado oficial e se Deus quiser será 60% para Serra, 35% para a "terrorista" ou aborteira como queiram.
Gente. Nunca escrevi para este blo. Sou do Rio de Janeiro, e tenho observado um grave erro da campanha do Serra. Por que mandar o Indio para o RGS? Desculpem, quero detalhar algo que esta ocorrendo no RJ e que pode tirar do Serra, cerca de um milhão e meio de votos. POR QUE.Serra não garantiu explicitamente que não importa que o Estado e Prefeitura do RJ não estejam com ele. Irá garantir a Olimpíada? A Copa. O PAC? e os Royalties, irá? É preciso ser incisivo nestes pontos. O RJ é o terceiro colégio eleitoral. Quer votar em Serra, mas tem medo de perder tudo isso. O que vocês acham. Estou errado? Vária pessoas já me confirmaram esta dúvida. No dia do voto isto irá pesar. Pode perder três por cento dos votos. me expliquem, pois não entendo ede assertiva...ssa falta
ReplyA diferença nos votos validos e de 6,9 serra tem 46,5 e dilma 53,4 como arrendondao dilma pra cima e serra pra baixo 7 pontos nao exite so existe 6 e 8 intitut comprado
ReplyCompletando minha opinião aqui do RJ. O carioca comum não está preocupado com aborto, corrupção. O RJ foi abandonado nos últimos 16 anos. Agora surgiu uma chance de melhoras. Quais as garantias que terão.O RJ vive um momento diferente de todo o Brasil. Tem que ser focado de maneira diferente. O interior está mais forte e tem amplo domínio do Cabral.O Serra tem que vir aqui e dizer isto para todo mundo ouvir.
ReplyQual o problema do meus comentários sobre o RJ? Quero ajudar, quero votar no Serra. Mas quero que ele abra os olhos. O RJ é pequeno, mas concentra muitos votos.
ReplyIndecisos subiu, DIlma caiu e diferenca de votos valido se mantem? Como Pode?
Reply88% sao os votos validos...
Dilma tem 47% do total ou 53.4% dos validos
Serra tem 41% do total ou 46.6% dos validos
A diferenca eh de 6.8%, nao de 8%...7% se o Datafolha quiser quebrar o galho
Estranho foi a popularidade do lula aumentar 3% e bater recorde na mesma pesquisa. Claramente manipulada, vergonha
Replyeu fico indignado com algumas coisas nesse pais, isso eh crime, as pessoas q comandam esses institutos nao sabem o temanhu da merda q tao fzd. estao influenciando uma eleicao nacional porra, vcs n perceberam isso ainda, isso vai mudar o rumo do Brasil. depois do resultado do dia 31 as coisas vao tomar rumos diferentes, dependendo d qm vencer...
ReplyACOOORDEM IRRESPONSAVEIS!!!
Tracking do ninho ou datafolha?!?
ReplySerão 16 dias de tensão...se o próprio PSDB não atraplhar...
A diferença em votos válidos é de 6,9% e não 8%. O Dtafolha arredondou os números do Serra para baixo e da Dilma para cima. O IBOPE hoje foi contratado e vai fazer as pesquisas do PT também, junto com a VOX. Quanto querem apostar que a diferença da Dilma para o Serra vai aumentar?
ReplyNao entendo estes institutos. Uns trabalham com numeros inteiros, outros tem precisao de decimos.
ReplyNo caso do datafolha, se está 47 x 41, em termos de votos validos dá 53,4% x 46,6 %. Então a diferença é de 6,81% e não 8%. Considerando que Roseana se elegeu parece que com margem de 0,08%, qualquer decimo é importante. Este datafalha é oráculo. Não tem nada de ciencia exata. O jucelino acerta mais que estes fakes.
Coronel,
ReplyNa verdade a pesquisa chapa branca, mesmo que esteja correta, mente na totalização dos votos válidos, afrontando a matemática. Dilma aparece com 47% das intenções e Serra com 41%. No universo válido de 88, Dilma teria 53,4% e Serra 46,5% e, pela matemática "não petista", teríamos Dilma 53% e Serra 47% no arredondamento. Assim sendo, a diferença caiu 1 ponto percentual. Sempre faço minhas continhas e saio navegando na rede vendo os comentários. O Reinaldo Azevedo fala a mesma coisa, ou melhor, eu constatei a mesma coisa que ele !!
Concordo com os anônimos das 20:28 e das 20:30: ESSES CANALHAS VÃO FRAUDAR AS URNAS, colocando um malware para alterar a contagem dos votos. Como preservar as urnas "limpas"?
Abração
Duas coisas para pegar os lesos são o preço da gasolina na bomba que considera os milesimos e o resultado de pesquisa que é mais grosseiro que jogo de bocha.
Replyesta pesquisa tem um erro de dois para mais ou para menos ou para maisomenos equivalente a dois dedos a mais ou a menos ou seria duas vezes mais com menos na menos um. É a verdadeira pesquisa achada na rua.
ReplyHe!He!He! Quanto dinheiro não deve ter rolado pro Datafolha apresentar essa comédia! Vocês acham mesmo que haveria tanto desespero entre os petistas se esse resultado fosse real? Não duvido que a próxima pesquisa diga que a Dilma está subindo e o Serra caindo. Isso é só muita corrupção.Últimos suspiros de um governo podre. O povo nas ruas já definiu! Serra presidente do Brasil!
ReplyAlguém entendeu a matemática do Datafolha?
Replyhttp://pilordia.blogspot.com/2010/10/datafolha-que-matematica-e-essa.html
senão vejamos:
Dilma = 46/88 = 53,40 = 53%(e não 54%)
Serra = 41/88 = 46,59 = 47%(e não, 46%)
Foi só um erro inocente? ou algo por trás? em pleno JN?
Um coisa é anunciar para milhões de telespect 54 a 46 outra é 53 a 47, não acham?
Coronel, você deve ter visto o post do Reinaldo Azevedo sobre o cálculo do Datafolha, certo? A observação dele foi perfeita.Parece pouco ficar discutindo uma questão de arredondamento no cálculo da pesquisa, mas isto faz diferença nas manchetes da mídia. Pois se Datafolha tivesse calculado corretamente a diferença entre os candidatos a manchete de toda mídia poderia ser diferente da que fizeram hoje. Ou seja, ao invés de falarem que Datafolha revela que diferença entre candidatos se mantém poderia dizer que a diferença entre candidatos continua caindo em favor de Serra. Isto faria uma enorme diferença no moral dos militantes dos partidos, certo? Agora entendo porque você perguntou se alguém acreditou no Datafolha de hoje.
ReplyA questão do cálculo conforme discutido no blog Reinaldo Azevedo segue abaixo:
===================================
Caro Reinaldo, sua observação é perfeita. O Datafolha precisa sim se manifestar e explicar porque a distribuição de pontos válidos (88) entre Dilma (47) e Serra (41) não permite que se chegue ao número mágico da diferença entre os candidatos de 8 pontos. Como você já detalhou temos que 47*100/88=(53,40) e 41*100/88=(46,59), portanto 53,40-46,59 = 6,81 pontos e não 8 pontos como Datafolha informou. Você chegou no 6,9 porque usou somente uma casa decimal no seu cálculo e eu usei duas casas decimais. O arredondamento que usaram fere a regra clássica de cálculo numérico, ou seja, trunca-se a decimal do número quando a fração do número é menor que 0,5 e arredonda-se para cima quando é maior que 0,5. Assim é realmente estranho que os matemáticos do Datafolha tenham ferido esta regra e aplicado a regra de arredondamento de forma invertida e desfavorável ao Serra. Pode parecer pouco, mas se utilizarmos a regra de arredondamento de forma convencional (53,40 passaria a ser 53 e 46,59 passaria a ser 47) a diferença poderia ser 6 pontos e não 8 pontos como foi anunciado pelo Datafolha ou no máximo 6,81 conforme se apurou no cálculo sem aplicar arredondamentos. O Datafolha deve uma explicação. É claro que para justificar os 8 pontos de diferença entre os candidatos eles podem dizer que os 47 da Dilma não são bem 47 e sim 47,5 e que os 41 do Serra não são 41 e sim 40,5, mas aí é subestimar demais a inteligência do eleitor brasileiro. Ou que tenham coragem de dizer ERRAMOS a diferença entre os candidatos, pois ela deveria ser 6 ou no pior das hipóteses 7 (6,81) e não 8 ou então que expliquem melhor a distribuição dos votos válidos (88 pontos). Abraços.
===================================
NÃO É FRAUDE NÃO.É o seguinte: Vai para a praia no feriado, já perdeu; Não troca seu voto de Dilma para Serra, já perdeu; Se voce vota por que quer, não vai votar no Serra, já perdeu... e por ai vai.Qualquer dia, ninguém precisa mais votar, as pesquisas votarão por nós. E a Justiça nada vê. Virou feira de quem dá mais.Desde 1980 acompanho eleição e tirando o escandalo da proconsult no RJ, em que Brizola quase acaba sendo roubado, esta tem sido a eleição mais fedorenta contra a vontade soberana da livre escolha.
ReplyEles estão dando uma diferença de seis a sete por cento. Com certeza deve estar no máximo em dois por cento. O restante é pela volatividade do voto na Dilma. Lembram-se no primeiro turno de Pernambuco. Voce diz que vota no candidato na pesquisa e não comparece as urnas. Isto ocorreu nos votos da Dilma, e pelo que tenho observado nas últimas eleições, no segundo turno as abstenções são maiores. Isto é o que mais preocupa o PT. Pois as abstenções atrapalham muito mais a Dilma
ReplyVeja que ótima idéia este leitor do blog Pitacos deu...
ReplyPrezada Equipe Pitacos,
Um dos meu afazeres é tentar recuperar a memória dos fatos, e buscar a razão.
Desta vez me ative às questões sobre o Plano Real e a oposição feita pelos valorosos companheiros do Partido dos Trabalhadores.
Pois bem, consta na Wikipedia – encontre link abaixo – que na campanha Presidencial de 1998, o PT em sua propaganda política colocou fogo em uma nota de R$ 1,00.
Seria realmente interessante reapresentar este filme à população, e talvez, alertá-la que o PT pretende acabar com o Real.
Se me permite o trocadilho, pagar na mesma moeda...
Avante!
S.
PS: Plano Real, na Wikipedia, clique aqui.