Atenção! Data Coronel desmancha a pesquisa Datafolha para os incautos.

O pior erro que pode existir é partir de uma premissa errada para tirar conclusões. Obviamente, estas conclusões serão erradas. Vejam, abaixo, o comentário recebido que, infelizmente, cai na armadilha do diretor do Datafolha. Vamos fazer um post com desenho sobre isso, para facilitar o entendimento de alguns incautos:

Vamos revisar as premissas?

A primeira delas é: a pesquisa Datafolha citada pelo comentarista acima é a mesma pesquisa que errou em mais de 3 pontos a favor da Dilma (algo em torno de 3,5 milhões de votos) e 3 pontos contra Marina Silva(algo em torno de 3,5 milhões de votos). Acima da margem de erro, que era de 2 pontos percentuais. Tem alguma lógica usar uma pesquisa errada para tirar conclusões absurdas, tentando mostrar que parte dela, a que se refere ao segundo turno, estaria correta? A análise de primeiro e segundo turno em uma pesquisa é feita sobre a mesma amostra, sobre as mesmas entrevistas. Portanto, se estava errada no s resultados do primeiro turno também está errada nos prognósticos do segundo turno! Aquilo lá não vale mais nada. Aquele lixo lá é passado, foi enterrado pelo fracasso das suas previsões. Deu para entender ou precisa desenhar?

A segunda premissa para analisar a pesquisa Datafolha de ontem é que não tem cabimento que o instituto queira que os seus dados, carregados de erros, valham mais do que os resultados oficiais do primeiro turno. O TSE já apurou e os percentuais estão lá, exatos e indiscutíveis. A comparação da pesquisa publicada ontem deve ser feita sobre quantos votos efetivamente Dilma fez no primeiro  turno e sobre quantos votos efetivamente Serra fez na mesma oportunidade. É sobre estes dados verdadeiros, reais e insofismáveis que devem ser projetados os dados da pesquisa de ontem. Então, vamos lá, olhando os dados do TSE x os dados da Pesquisa Datafolha de ontem:

  • Dilma fez 46,9% dos votos no primeito turno, pela apuração oficial. Se agora aparece com 48% na Datafolha, ela cresceu 1,1% nas intenções de voto.
  • Serra, por sua vez, pelos números do TSE, conquistou 32,6% dos votos no primeiro turno. Agora aparece com 41% e cresceu, portanto, 8,4%. 
  • Cada ponto percentual representa 1 milhão de votos no Brasil. Então, Dilma cresceu pouco mais de 1 milhão de votos. E Serra cresceu quase 8,4 milhões de votos.
  •  Não existe mais esta coisa de "eles tinham" na última pesquisa Datafolha. Agora "eles tem" no TSE. Portanto, joguem a pesquisa fajuta do Datafolha, lá na véspera do primeiro turno, na primeira lata de lixo aque aparecer na sua frente. O que eles querem é "lavar" a imagem horrorosa que restou para os institutos de pesquisa. Este é o golpe por trás da análise torta e enviesada que estão fazendo.
Pelos números e pelas projeções acima, Serra cresceu ou não cresceu muito mais do que a Dilma? Ok, não estamos tirando os votos brancos, nulos e indecisos da nossa conta? Não tem problema, vamos lá de novo, considerando os votos projetados pelo Datafolha para o segundo turno!  
  • Dilma tem os mesmos 46,9% dos votos no primeiro turno, segundo o TSE, e agora aparece com 54%. Cresceu, então, 7,1%.
  • Serra tem os mesmos 32,6% de votos no primeiro turno, pela apuração oficial e, agora, aparece com 46%. Cresceu, portanto, 13,4%. 
  • Dilma levou para si em torno de 7,1 milhões de votos e Serra levou para si algo como 13,4 milhões de votos.
  •  De novo! O TSE já publicou os votos válidos e não adianta querer buscar o que estava projetado lá atrás, na pesquisa errada. A projeção deve ser feita em cima dos dados reais, até porque agora só existem dois candidatos.
Entenderam a conta? Serra cresceu 6,3 milhões de votos a mais do que Dilma, o que signfica 6 pontos percentuais. Quando a pesquisa Datafolha de ontem é projetada sobre os dados reais da apuração do primeiro turno, do TSE, e não sobre os dados mentirosos daquela velha e desacreditada pesquisa do primeiro turno, quem cresceu foi José Serra.

Agora vamos desenhar a continha do crescimento dos 25% do Serra, para que o nosso anônimo comentarista entenda bem o cálculo. Na verdade, o crescimento é um pouco menor. De novo, a premissa essencial: consideramos os votos válidos do primeiro turno comparados com os votos dados a Serra pela pesquisa Datafolha de ontem. Vejam o quadro:

Por favor, se ainda não deu para entender a jogada do Datafolha, coloquem na área de comentários.Se fizermos as contas do quadro acima sobre os votos válidos, Serra terá crescido 41,1%( ou 13,4%/32,6%), enquanto Dilma terá subido 15,1% (7,6% sobre 46,9%). A constatação é uma só: na corrida do segundo turno, Serra está levando 65% dos votos de outros candidatos, enquanto Dilma está levando 35%.

Mais uma questão. Se restaram apenas dois candidatos, é aceitável que um instituto e um jornal digam que Dilma caiu e Serra não cresceu? Que estupidez é esta? E nem venham com indecisos, brancos e nulos pois, no primeiro turno eles foram 9% e, agora, estão projetando 11%. Eles não vão fazer grande diferença. É óbvio que tanto Dilma quanto Serra cresceram, só que Serra cresceu mais. 

Para finalizar, uma projeção arriscada. Apenas 10% dos 20 milhões de eleitores de Marina Silva estão indecisos. Pelo que a pesquisa mostrou, dos eleitores que votaram em outros candidatos no primeiro turno, 70% foram para Serra e 30% foram para Dilma, pois Serra cresceu mais do que ela. Para ganhar as eleições, só tem uma saída. Serra tem que tirar 4 milhões de votos da Dilma. Não é voto de Marina. É voto de Dilma!

31 comentários

CORONEL
Texto do Reinaldo Azevedo sobre os Jornalistas e donos de agencia que viraram jornalistas comentaristas.
Mas o que moveu essa gente? Há os venais de sempre, e nada há a dizer a respeito deles porque são convictos como um táxi — não os de Nova York, que só aceitam levar a gente para um determinado lugar se também estiverem indo para lá, hehe… Há os ideológicos, que buscam o mesmo resultado dos vendidos, distorcendo a verdade por convicção; acreditam que a canalhice, quando crença ou ideologia, se torna uma virtude. E há os covardes de sempre — talvez sejam os piores, já digo a razão —, que temem a patrulha e emprestam substantivos e adjetivos novos ao consenso. Então se deixam engravidar pelo ouvido.
BRASIL DEMOCRATICO.
SERRA PRESIDENTE.

Reply

É isso Coronel, aqui não tem manipulação. Serra vai crescer cada vez mais, até a VITÓRIA. Com amostras viciadas jamais terão resultados convincentes, com aproximação correta. Fazem manipulação em vez de pesquisa. E continuo afirmando que o Serra não precisa fazer acordo com a Marina para vencer. Do PV precisa, pois é um partido que tem gente séria em suas fileiras. Estamos conseguindo muitos votas, esclarecendo às pessoas o que esta em jogom nessas eleições. Continue firme no leme, aqui em baixo é muita disposição. Com Serra até a derrota final da esculhambação que tomou conta do Brasil.

Reply

Li,ontem no orkut, comunidade oficial da dilmentira(apoiamos lula agora é dilma PT), que analisando os resultados desse Datafolha por regiões chega-se à conclusão que é impossível o não crescimento da petista em algumas regiões e que Serra não teria crescido em todas as regiões.
Mesmo tendo crescido a 48%, pouco mais de 1 ponto, e Serra quase 8 pontos no total nacional, com a migração de parte dos votos de Marina, metade ainda estariam indecisos, é preciso atentar pelo fato de que há mais de 2 semanas a boneca inflável do Lula vem perdendo votos em todas as regiões, menos no nordeste/norte e mais nas outras regiões. A hipótese mais provável é que continua a sangria dela, cuja tendência é se acelerar até 31/10, mas alguns eleitores de Marina migrados para a petista leva ao equilíbrio do resultado geral, dando 1 ponto de crescimento.Por exemplo, na região sul só Serra cresceu, porque os votos migrados de Marina para a petista tiveram que cobrir aqueles que ela perdeu, porque já vinha perdendo e assim será, até sua derrota final por mais de 10%. É Serra presidente, já se sente isto nos comentários dos membros da tal comunidade oficial do PT, e o crescimento da comunidade oficial do Jose Serra, no orkut é a prova mais sensível, ontem estava 126.440 pra nós e 125.721 pra eles.

Reply

Entendi. Para mim está bem claro!
Abraços, coronel.

Reply

Só quatro milhões? Acredito que vai tirar muito mais, só no Sudeste, sem contar as demais regiões.De uma coisa tenho certeza, Lula não consegue transferir mais votos, chegou ao teto.Destilaram tanto ódio, raiva, rancor que deu um medo danado nos eleitores mais conservadores.A sangria vai continuar, vai "pintar" desespero logo logo,aí afundam de vez.

Reply

Tem que desenhar para essa gente, pois o horizonte deles é limitado...

Reply

Coronel

Mais uma vez está certo, a conta é por ai mesmo, quanto aos 4 milhões de votos, penso que devem ser garimpados nos estados do sul, RS inclusive. São Paulo e Minas devem ser o mapa da mina, pode render preciosos votos com um bom trabalho no Pará, MT, MS, Acre, Tocantins, Goiás, ES e porque não no RIO, com ajuda do Indio.

Reply

Gostei do resultado (diferenca de 7):

- SERRA TA NA ASCENDENTE.

- Se ja tivesse na frente daria tempo pra subir e descer de novo.

- JAMAIS vamos perder a militancia (hj vou reverter um voto pra nois - pra mim é um por dia). Ontem na festa convenci um cara q tava c info errada do serra.

RESUMO: MAOS OBRA: A DIFERRENCA DE NOS pra eles é que somos FORMADORES DE OPINIAO (temos argumento, nao somos massa de manobra). E Elles nao tem esse poder...

Atencao: somente dessa forma estaremos abrindo um vinho na noite de 31/10. SERR A Presidente

PS: gostei do cachorrinho uivando no programa do Serra!

Reply

É isso aí :

No "frigir dos ovos", a realidade é que Serra tem que tirar 4 milhões de votos da bandida !

É uma tarefa factível, mas vai exigir muito trabalho e convencimento.

Não podemos ficar no "oba-oba", pois a petezada é ardilosa. Nada de salto alto.
No Nordeste ela já bateu no seu teto, lá não cresce mais !!!
No resto do País dá para Serra tirar votos.

O Ciro Gomes vai nos ajudar muito nesta tarefa.

Ao trabalho gente !

Reply

Coronel:

O uso da pesquisa do Datafolha de três de outubro faz-se necessário por uma questão de consistência de análise. Parte-se da premissa que, se o instituto erra, os erros tenderão a ser os mesmos naquela pesquisa e na de agora – os graves erros do Datafolha foram evidenciados pelo resultado do primeiro turno. Uma maneira de se chegar a um resultado mais coerente poderia ser a de usar o percentual de erro do Datafolha na pesquisa de três de outubro, em relação ao resultado do primeiro turno, e aplicá-lo na pesquisa atual. Mas isso é um pouco questionável porque as variáveis de comportamento do eleitorado irão variar de um turno para outro. De todo modo, e isso é o que importa para os que queremos livrar o Brasil dessa corja que nos governa, sobram evidências de que o Datafolha erra muito e de que o erro é a favor de Dilma. Isso significa que, muito provavelmente, a diferença entre Dilma e Serra é menor do que sete pontos e que a curva de crescimento de Serra é mais ascendente do que essa que o instituto divulga.

Antonio

Reply

GENTE DECENTE:
ATENÇÃO TUCANADA!
LuLLa está com raiva e LuLLa com raiva, torna-se um bandido político capaz de qualquer coisa para destruir seus inimigos.
Olho nos passos da quadrilha e de LuLLa.
LuLLa continua sendo o personagem a ser derrotado.
E isso se verifica quando vemos o que provocou a queda de Dilma.
Se analisarmos direito, os escândalos não foram capazes de, sozinhos, derrubarem as intenções de voto de dona Dilma.
Mas o tema "aborto", mais a possibilidade de cerceamento da imprensa e o tal PNDH3, que são temas muito mais ligados ao PT de LuLLa, do que a Dilma, mesmo sendo ela favorável ao aborto, é que derrubaram a dita cuja.
Essa guerra é de valores e conceitos.
Olho em LuLLa Tucanada.

gentedecente

Reply

Coronel, eles vão errar de novo e desta feita a margem não será pequena não. Portanto, ilude-se quem pensa que esses institutos vão mostrar a verdade, principalmente o Serra na frente um segundo sequer.
No entanto, o problema é que o Serra não larga o telemprompter para fazer o mesmo que a Marina fez. Ora, os petralhas estão aproveitando as vantagens do bom desempenho econômico herdado para implantar novamente a ditadura, desta feita maoísta que é objetivo da Dilma guerrilheira e terrorista há anos. Conter a taxa de natalidade via UPAs (unidades para abortos) é outro passo importante para nos tornar iguais aos nossos vizinhos e nos enfraquecer como Nação.

Reply

Coronel, te dou mais um milhão e meio de votos para Serra: se dez por cento dos eleitores de Marina estão indecisos e entre os que decidiram 70% migraram para Serra, é lógico especular que 70% desses ainda indecisos decidam por Serra. O principal é que a campanha de Serra pegou fogo. Aqui na pequena praia de Gravata passou uma entusiasmada carreata com bandeiras do Serra, com mais de 200 carros, liderada pelo deputado Dado Cherem.

Reply
Bulmmastiff - Fpolis mod

É petralha dando de bom moço!

eles são assim mesmo, descalificam eles mesmos ( é verdade que Dilma perdeu votos)e depois fala o que quer para as pessoas acreditarem ( serra não ganhou isso tudo), pois bem, dentro do meu nicho Seera levou 100% dos que votaram em marina.

E olha que tem informação de dois estados, pois sou Carioca e radicado em Floripa.


Direita Volver!

Reply

Coronel, onde eu acho a pesquisa com os dados detalhados?

Abraços.

Reply

Coronel, o marketing do Serra pode usar a tela do Banco Central na questão da Dívida. É só ampliá-la e usar sem demagogia alguma. E e estão falando no horário eleitoral da Dilma que o Brasil é credor externo. Isso é a maior cretinicce. Só os títulos de não residentes no Brasil, estrangeiros então, da Dívida Pública, em reais, já bate R$ 400 bilhões! Está no site do BC. Fora o que foi dito por mim anteriormente que a Dívida Externa total é de U$ 309 bilhões!

Outro escândalo é que só dívida da Petrobras está em R$ 100 bilhões conforme seu próprio balanço. Aí o cara fala que pagou U$ 5 bilhões ao FMI! Tem que ter estômago para suportar um petista.

Vá em G1.com.br, clique em economia, em pesquisa escreva "TESOURO CAPTOU"! Segundo o mercado, o tesouro captou U$ 1.250 bilhões no exterior em 60 dias.

Esses assuntos são relevantes visto que o pessoal de baixo crê com tudo que o Lula "pagou a dívida do Brasil"!

ISSO ESTÁ NO PROGRAMA ELEITORAL DO LULA! PARA USAR ESSA TELA DO BANCO CENTRAL TEMOS QUE AGIR RÁPIDO. O ENDEREÇO DO SITE DIVULGADO CORRETAMENTE, COM ÊNFASE, VAI FAZER OS INTERNAUTAS BUSCAREM NA WEB. EMBORA TENHAMOS 30 MILHÕES DE PONTOS DE ACESSO, PARENTES E AMIGOS DO DONO DO PONTO PODEM SER INFLUENCIADOS. PODEMOS DIZER QUE A INTENET PODE INFLUENCIAR MAIS DE 80 MILHÕES DE PESSOAS RAPIDAMENTE.

O SITE DO BC PODE ARREBENTAR A CREDIBILIDADE DESSE GOVERNINHO LULA. E COM EFEITOS NEGATIVOS DURADOUROS SOBRE A PESSOA DO LULA MENTIROSO.

Reply

Coronel, o blogueiro do contra que foi mais honesto foi josias de sousa, onde ele diz que Serra cresce mais que dilma na largada do segundo turno...sobre esse comentário que o senhor postou, é coisa de petista, e só ver o modo como ele se despede dizendo saudações.

Reply

Coronel, para tudo e veja por favor, coloque aí os vídeo de mais um padre revoltadíssimo com o pt e cia... ela chama-os de canalhas,calhordas e tudo o mais... fantástico, ele arrasa com tudooooooooooooo...
http://www.youtube.com/watch?v=hA6h1dFgbc8
.
http://www.youtube.com/watch?v=lpjYttjds6g
.
http://www.youtube.com/watch?v=JYNP8JrDepo

Reply

Raciocinio perfeito, Coronel.
Só o Marcos Coimbra não entende.
O Noblat, finge que não vê…

Reply

Coronel, o segundo turno cai o meio de um feriadão. Isso é bom ou ruim para o Serra? Sua análise por favor.

Reply

Coronel
Quem vê pesquisa não vê urna ou tá lá no UOL

Dados do primeiro turno (%):

Dilma – 46,91
José Serra – 32,61
Marina – 19,33
Brancos + nulos - 8,64

Dados da pesquisa do Datafolha, conforme publicado pelo próprio instituto:

Dilma Roussef
Perde 9% de sua votação no primeiro turno (Ad)
Ganha: 22% dos votos de Marina (Bd) e 2% dos votos de José Serra (Cd)

Ad = 0,09 x 0,4691 = 4,2219%
Bd = 0,22 x 0,1933 = 4,2526%
Cd = 0,02 x 0,3261 = 0,6522%

José Serra
Perde 5% de sua votação no primeiro turno (As)
Ganha: 51% dos votos de Marina (Bs) e 5% dos votos de Dilma (Cs)

As = 0,05 x 0,3261 = 1,6305%
Bs = 0,51 x 0,1933 = 9,8583%
Cs = 0,05 x 0,4691 = 2,3455%


Matematicamente ambos os candidatos tem, hoje, os votos que receberam no primeiro turno subtraindo-se as perdas e somando-se os ganhos. Desta forma, desprezando considerações sobre nulos e brancos que somaram 8,64% no primeiro turno, a pesquisa do Datafolha encontrou, forçosamente, os seguintes percentuais.

Dilma Roussef - Vd - (%)
Vd = 46,91 – 4,2219 + 4,2526 + 0,6522 = 47,5929%

José Serra – Vj – (%)
Vj = 32,61 – 1,6305 + 9,8583 + 2,3455 = 43,1833%

No universo do voto válido teriam: Serra 47,57 e Dilma 52,42; números que deveriam ser publicados como:

Dilma – 52%
Serra - 48%

Entretanto, considerando o erro introduzido pelo Datafolha em relação a sua última pesquisa antes do primeiro turno, o percentual de Dilma Roussef deve ser reduzido em 6,18% (A pesquisa dava Dilma com 50% e a votação mostrou 46,91%, portanto erro de 6,18%).

Desta maneira, matemática e coerentemente pode-se dizer para todo o Brasil que pela última pesquisa do instituto Datafolha, José Serra já está na frente de Dilma:

Dilma – 52% menos 6,18% = 48,78%

Conseqüentemente José Serra – 51,21%


Quem se habilita a conferir estes números e resultados?

Tem mais, como não quer perder a pose, o instituto publicou um resultado diferente deste encontrado pelo próprio instituto nas entrelinhas da pesquisa. Ao resultado publicado, considerando-se o erro introduzido pela pesquisa em relação à votação de Dilma e Serra, teríamos.

Dilma (48pp menos 6,18%) = 45%
Serra (41pp mais 5,2%) = 43%

Pois é. Quem pode afirmar que o Datafolha não manipulou números mais do que no primeiro turno para agradar quem lhe paga? Se a Dilma aparecesse com 1% a menos, qualquer um diria: considerando o erro do Datafolha no primeiro turno.....

É! Pois é! Tem gente que acredita na urna eletrônica. Ganhe quem ganhar, as urnas sem conferência são uma burla no processo eleitoral.

Reply

CORONEL, vejo absoluta coerência no seu raciocíneo ou seja, o ponto de partida será o resultado obtido efetivamente na votação do dia 3/10, que serve precípuamente para analisar/calcular as projeções de votos e avaliar, doravante, os resultados das pesquisas a serem realizadas para o 2º turno. Partir dos resultados das pesquisas às vesperas do dia 03/10, é a única forma,com má fé e calhordice, para iludir os desavisados, acalmar a militância petrfalha ,e,acima de tudo,para contestar a realidade que vem se desenhando para a vitória de Serra para Presidente.

Reply

É tudo de uma lógica gritante, até aborrecida. Só vendidos fingem não enxergar. E não dá para discutir com bandidos apelando unicamente à razão, como se a discussão que promovem fosse para iluminar e não para tumultuar, obscurecer. Então, têm que ser desmoralizados e ficar claro que estão mesmo é a soldo. Exatamente o que faz o COTURNO, através do DataCoronel, para mim o instituto dos institutos. Pau na canalha!

Reply

Coronel:

uma pequena ressalva, que nos ajuda a sermos otimistas mas cautelosos: Dilma teve 46,9% dos VOTOS VÁLIDOS no primeiro turno e a pesquisa Datafolha indica que ela terá 48% dos VOTOS TOTAIS. Não podemos comparar um número ao outro. Temos que comparar votos válidos com votos válidos. Nesse caso, Serra saiu de 32,4% para 46%, do primeiro para o segundo turno e Dilma saiu de 46,9% para 54%.

Saudações serristas,
Rafael Ferreira

Reply

"Coronel, o segundo turno cai o meio de um feriadão. Isso é bom ou ruim para o Serra? Sua análise por favor."

Nos feriadões são as classes com mais dinheiro que acabam deixando suas cidades e viajando: classes A, B e parte da C. Parte da classe C e inferiores não possuem recursos e necessitam economizar.

Seguindo este raciocinio uma eleição no meio de um feriadão é prejudicial ao Serra e favoravel à Dilma, que concentra seu voto nas classes inferiores.

Reply

Coronel
Aqui com meus amigos estamos fazendo o seguinte raciocinio: O dado real que existe é o resultado oficial do 1º turno, diuma 47% e SERRA 33% (arredondando) de votos válidos. A pesquisa datafolha é uma foto do momento e diz o seguinte: pelo simples fato de haver 2º turno os candidatos restantes agora estão assim, diuma 48% e SEERRA 41% dos votos nominais, pois não tem sentido falar em votos válidos com simples intenção de voto. Esse é o ponto de partida para a campanha do 2º turno. É por si mesmo uma partida animadora pois a anta está em queda e cada voto virado vale por dois.
Os indecisos agora são de outra natureza. Certamente estão analisando o novo quadro que pintou. Arrisco-me a dizer que provavelmente irão em maioria pro SERRA 45, mas é simples palpite, claro.
O quadro é animador: 1- a anta tá na defensiva e com viés de queda 2-SERRA já parte de um patamar de quase empate técnico e com viés de alta 3- A anta bateu no teto no NE e SERRA pode crescer em MG, SP, PR, SC, GO E RJ desde que haja empenho dos governadores eleitos 4- 4 milhões os separam e teremos que suar a camisa o que é bom pois não cochilaremos.
Por fim ainda temos a VEJA.

Reply

Coronel, não tem um erro aí não????

"Serra, por sua vez, pelos números do TSE, conquistou 33,6% dos votos no primeiro turno. Agora aparece com 41% e cresceu, portanto, 7,4%."

Não seriam 8,4%, já que ele saiu de 32,6 (e não de 33,6%) e foi a 41%.

Reply

Excelente e preciosa análise. Ouvi falar do blog, mas não tinha ainda experimentado, só mesmo me calçando no Reinaldo Azevedo como referência de jornalismo da internet sério. Parabéns, Coronel (e como chamam o senhor por aqui, né?), ganhou um leitor cativo. O blog está agora nos meus favoritos, tornando-se leitura obrigatória

Reply
Mário Figueirôa mod

Boa tarde Coronel,
Mais uma vez parabéns pela análise porque todo mundo no Brasil se acha técnico de futebol e agora, pelo jeito, analista político e matemático!!!
A sua análise serve até p'rá quem estuda em escola pública e é "passado de ano" !!!
Se o SERRA não comentou faz muito bem porque, mais uma vez insisto, tem que impugnar TODAS AS PESQUISAS vendidas.
Os dois únicos "institutos" que acertaram foram DataCoronel e SOMA de Brasília (análise para o DF).
Abração

Reply

SENHOR CORONEL.

Assisti aos vídeos do Padre Paulo Ricardo (PNDH 1, 2 E 3). Assista ao vídeo 2 e analise por favor.

Grata

Reply

VOCES ESTÃO MISTURANDO OS NÚMEROS DAS PESQUISAS...

46.9 É SOBRE VOTOS VÁLIDOS...
SOBRE O TOTAL É DE 43%...

LOGO O DATA ESTÁ FALANDO QUE DILMA SAIU DE 43%..PARA 48%....OU SEJA DE 46,9 PARA 52..DOS VOTOS VÁLIDOS..SEM BRANCOS E NULOS...
ENTÃO SERRA SAIU DE 30..PARA 41...
............
OU VOCES USAM OS NÚMEROS REFERENTES AO TOTAL DE VOTOS...OU NÚMEROS SOBRE OS VOTOS VÁLIDOS.....
tem engenheiro aqui.....

Reply