Para copiar e espalhar.

Saiu na Folha e por um lapso não foi publicado aqui o artigo abaixo, de Ferreira Gullar. Copiei na íntegra, lá do Blog do Angelo da C.I.A:

Vamos errar de novo?
FAZ MUITOS ANOS já que não pertenço a nenhum partido político, muito embora me preocupe todo o tempo com os problemas do país e, na medida do possível, procure contribuir para o entendimento do que ocorre. Em função disso, formulo opiniões sobre os políticos e os partidos, buscando sempre examinar os fatos com objetividade.
Minha história com o PT é indicativa desse esforço por ver as coisas objetivamente. Na época em que se discutia o nascimento desse novo partido, alguns companheiros do Partido Comunista opunham-se drasticamente à sua criação, enquanto eu argumentava a favor, por considerar positivo um novo partido de trabalhadores. Alegava eu que, se nós, comunas, não havíamos conseguido ganhar a adesão da classe operária, devíamos apoiar o novo partido que pretendia fazê-lo e, quem sabe, o conseguiria.
Lembro-me do entusiasmo de Mário Pedrosa por Lula, em quem via o renascer da luta proletária, paixão de sua juventude. Durante a campanha pela Frente Ampla, numa reunião no Teatro Casa Grande, pela primeira vez pude ver e ouvir Lula discursar.
Não gostei muito do tom raivoso do seu discurso e, especialmente, por ter acusado "essa gente de Ipanema" de dar força à ditadura militar, quando os organizadores daquela manifestação -como grande parte da intelectualidade que lutava contra o regime militar- ou moravam em Ipanema ou frequentavam sua praia e seus bares. Pouco depois, o torneiro mecânico do ABC passou a namorar uma jovem senhora da alta burguesia carioca.
Não foi isso, porém, que me fez mudar de opinião sobre o PT, mas o que veio depois: negar-se a assinar a Constituição de 1988, opor-se ferozmente a todos os governos que se seguiram ao fim da ditadura -o de Sarney, o de Collor, o de Itamar, o de FHC. Os poucos petistas que votaram pela eleição de Tancredo foram punidos. Erundina, por ter aceito o convite de Itamar para integrar seu ministério, foi expulsa.
Durante o governo FHC, a coisa se tornou ainda pior: Lula denunciou o Plano Real como uma mera jogada eleitoreira e orientou seu partido para votar contra todas as propostas que introduziam importantes mudanças na vida do país. Os petistas votaram contra a Lei de Responsabilidade Fiscal e, ao perderem no Congresso, entraram com uma ação no Supremo a fim de anulá-la. As privatizações foram satanizadas, inclusive a da Telefônica, graças à qual hoje todo cidadão brasileiro possui telefone. E tudo isso em nome de um esquerdismo vazio e ultrapassado, já que programa de governo o PT nunca teve.
Ao chegar à presidência da República, Lula adotou os programas contra os quais batalhara anos a fio. Não obstante, para espanto meu e de muita gente, conquistou enorme popularidade e, agora, ameaça eleger para governar o país uma senhora, até bem pouco desconhecida de todos, que nada realizou ao longo de sua obscura carreira política.
No polo oposto da disputa está José Serra, homem público, de todos conhecido por seu desempenho ao longo das décadas e por capacidade realizadora comprovada. Enquanto ele apresenta ao eleitor uma ampla lista de realizações indiscutivelmente importantes, no plano da educação, da saúde, da ampliação dos direitos do trabalhador e da cidadania, Dilma nada tem a mostrar, uma vez que sua candidatura é tão simplesmente uma invenção do presidente Lula, que a tirou da cartola, como ilusionista de circo que sabe muito bem enganar a plateia.
A possibilidade da eleição dela é bastante preocupante, porque seria a vitória da demagogia e da farsa sobre a competência e a dedicação à coisa pública. Foi Serra quem introduziu no Brasil o medicamento genérico; tornou amplo e efetivo o tratamento das pessoas contaminadas pelo vírus da Aids, o que lhe valeu o reconhecimento internacional. Suas realizações, como prefeito e governador, são provas de indiscutível competência. E Dilma, o que a habilita a exercer a Presidência da República? Nada, a não ser a palavra de Lula, que, por razões óbvias, não merece crédito.
O povo nem sempre acerta. Por duas vezes, o Brasil elegeu presidentes surgidos do nada -Jânio e Collor. O resultado foi desastroso. Acha que vale a pena correr de novo esse risco?

22 comentários

"Lembro-me do entusiasmo de Mário Pedrosa por Lula, em quem via o renascer da luta proletária"

não consigo entender como esse cara enganou tanta gente!!

o sujeito eh um ogro!

e agora esta se revelando o presidente que mais delinquências cometeu no exercício do cargo...

e esse caráter não se adquire de uma hora pra outra, isso vem de longe...

mas como tem otário que cai na conversa desse Lula, eh impressionante...

e muita gente "estudada", metida a esperta mesmo...

Reply

Ferreira Gullar, alé de excelente poeta, inteligente e homem de grande sensibilidade, gosta de gatos. Esta ultima virtude, para mim, é o certificado de bom-caratismo. Abraços da Kk

Reply

Decididamente, NÃO, NÃO VALE A PENA correr o risco, elegendo a tal senhora. De AVENTUREIROS já tivemos nossa cota.
Contudo, o Brasil é um país fadado ao fracasso e ao retrocesso. Já poderíamos, em 08 anos de governo lula ter formado uma geração de jovens BEM EDUCADOS. No entanto, formamos uma legião de analfabetos funcionais que não conhecem nada da nossa história recente.
E o povo se contenta com isso... e mais um "pretenso" sucesso na economia, com uma bolha de consumo insustentável, que vai estourar no colo do próximo presidente, seja qual for.
Ninguém merece.

Reply

Coronel,
Dá uma olhada no que aquela ANTA¹³ velha, MALTRAPILHA, com pinta de SUJO(Leonardo Boff) andou escrevendo no blog do seu "amigo" NOBLAT!

Não sei nem porque divulgam aquele LIXO¹³!

Reply

http://g1.globo.com/politica/noticia/2010/09/mais-de-20-autoridades-tiveram-dados-sigilosos-acessados-no-rs.html

O PSDB PUNE e coloca na CADEIA;

O PT dá prêmio, aumento de salário, bônus e um cargo comissionado com DAS maior!

BANDO DE VAGABUNDOS¹³!

Reply

Eita povinho sem vergonha, o povo brasileiro,por um misero dinheirinho se vende.

Reply

Cláudio Manoel, humorista do Casseta e Planeta, que lutou contra o Judiciário pelo direito de fazer humor com as eleições, desistiu da ideia, depois de ser atacado, molestado e perseguido pela patrulha ideológica da militância xiita que não sabe o que é uma brincadeira, uma piada, mas sabe perfeitamente o que é censura, e gosta disso:

http://tvglobo.casseta.globo.com/claudio-manoel/2010/09/06/surra-de-dilma/

Reply

Nunca gostei de comunista, mas Ferreira Gullar deu um exemplo de que a cultura faz com que pessas do nivel dele passe a ver o que realmente importa numa sociedade, e que as pessoas cultas ve no ato enquento os ignorantes so vão reconhecer com o tempo e a historia
Parabens ao Poeta.

Reply

Ferreira Gullar como sempre sábio...pena que quem lê este tipo de artigo são pessoas que trabalham e lutam por um país melhor e não os vagabundos parasitas que ou se instalaram na máquina estatal ou vivem de migalhas pagas pelo governo lula...acho que o País deveria ser dividido geograficamente em dois,uma parte para os que querem trabalhar e a outra para esses vagabundos que passam o dia fazendo filhos,roubando ou vivendo de bolsa isso ou aquilo...nossa vida seria bem melhor...

Reply

Entrem em http://www.savethemales.ca/bulgarian_marxist_terrorist_ti.html, e vejam por si sós. O Brasil pode mais!

Reply

Lula sempre mentiu para o povo, tendo como único objetivo conquistar o Poder, e nele permanecer. O grande problema é que este povo se identificou com as mentiras e as conquistas de Lula.
E o nosso Brasil, como fica?

Reply

Essa gentalha vota na origem regional do candidato. E isso foi reforçado escandalosamente pelo Lula.

Não votam em Serra porque é paulista.


Lilyane

Reply

O PAÍS TEM QUE SE FODER MESMO, TEM QUE FICAR NA MERDA PRA APRENDER, CAMBADA DE OTÁRIOS ESSE POVO VENDIDO, E A CULPA MAIOR É DO PSDB QUE TEM VERGONHA DE LUTAR POR SEU LÍDER, A CULPA MAIOR É DE SEUS LÍDERES REGIONAIS, COMO LEONEL PAVAN, ARTUR VIRGÍLIO, JATENE E OS LÍDERES ALIADOS, MERECEM SUCUMBIR NA ESCURIDÃO DO TEMPO, JÁ JOSE SERRA ESTE SERÁ LEMBRADO PELA LUTA PELO PAÍS MELHOR QUE TODOS UM DIA SONHAMOS, NÃO DOU 1 ANO PRO PAÍS ENTRAR EM RECESSÃO, O POVO JÁ NÃO TEM COMO COMPRAR DE TANTA DÍVIDA QUE TEM, VAMOS ENTRAR EM COLAPSO, AI EU QUERO VER O LULA VIR A PUBLICO DAR SUA LINNNDA EXPLICAÇÃO QUE ISSO É CULPA DO FHC QUE DEIXOU PRA ELE ESSA HERANÇA MALDITA, MAS DESTA VEZ O PÚBLICO NÃO VAI QUERER SABER POIS QUANDO MEXEM NO BOLSO AI É A UNA VEZ QUE O POVO SENTE E SE REVOLTA, NÃO PENSAM EM MAIS NADA QUE NÃO UM DINHEIRINHO.QUANDO NÃO PUDEREM MAIS COMPRAR EM 353224 VEZES NAS CASAS BAHIA, QUANDO BLOQUEAREM O CARTÃO DE CRÉDITO, QUANDO NÃO PUDEREM COMPRAR SUAS MOTOS 125 CC ZERO KM. VIVEMOS NUM PAÍ DE MERDA MESMO,MERECEM O GOVERNO QUE TERÃO, POVO BURRO MERECE SER SUBJULGADO.

Reply

Vou começar a pensar em que país será melhor eu me mudar e criar meus filhos depois que essa gente dominar o poder.
Me impressiona o quanto "na cara" está os planos e a safadeza do PT e o povo não consegue enchergar.
Talves seja consequencia dos vários anos da baixa qualidade no ensino público.
Há nuvens negras se aproximando do Brasil. E não é pra qualquer guarda-chuva não !
Mas enfim, ainda há esperanças mas estou desanimando com o que tenho visto.

Reply

Coronel,

Segundo GULLAR:

"Pouco depois, o torneiro mecânico do ABC passou a namorar uma jovem senhora da alta burguesia carioca."

QUEM ??????

Reply

Acho que o Gullar criou um slogan perfeito para campanha: duas vezes o Brasil elegeu presidentes que surgiram do nada: Deu no que deu. Vc quer tentar de novo?

Isso e a verdadeira historia da Dilma de namorada de terrorista a muambeira, a Chefe da Casa Civil Fantoche, sao o suficiente para criar " duvida razoavel"

Acho que este e o video do Blog do Aluizio Amorim, onde ele mostra Ze Dirceu, Lula, Duda, Mantega e o Gushiken, falam tudo

Reply

Grande artigo, Coronel. Grande artigo. Não pensei que o escritor Ferreira Gullar, também estava do lado dos não corruptos, não traidores da nação, não comunistas. Parabéns pelo post.

Reply

apoiando o Jeca Tatu,
"duas vezes o Brasil elegeu presidentes que surgiram do nada: Deu no que deu. Vc quer tentar de novo?"

Reply

MAIS OUTRA, DAS MUITAS ADVERTÊNCIAS, DE PESSOAS SENSATAS !
E A MASSA DE MANOBRA LULLO-PETISTA, ESTÁ INFORMADA ????? TEMO QUE NÃO !!

EIS A QUESTÃO !!

Reply

Em uma propagando do PT aparece Lula afirmando a competência da sua candidata para Presidente da República.Ora, que parâmetro tem esse Presidente para avaliar o trabalho de quem que seja se nunca trabalhou nem mesmo no cargo de Presidente.Com certeza ele está acreditando na propaganda milionária que pagou nestes anos de mandato e que lhe atribuem os duvidosos 80% de aprovação, e, que isso basta para ungir de competente sua até então obscura candidata.

Reply

das 15:17,
para Lula, "o negócio, é levar vantágem",

Reply

coronel, sinceramente, tenho fé em Deus Nosso Senhor, que essa dupla lula/dilmá, e o resto da canalha serão extirpados em 03/10/2010.
Tenho certeza que Deus não deixará o mal vencer, e, abrirá os olhos do povo humilde que esta sendo enganado por essa corja.

Reply