Para Gimar Mendes, "eles" acham que podem tudo. E não podem?

Entrevista de Gilmar Mendes, ministro e ex-presidente do Supremo Tribunal Federal, odiado por dez entre dez petistas:

Folha - Como o sr. avalia esse vazamento de informações sigilosas da Receita Federal?
Gilmar Mendes - É algo assustador e lamentável. Sobretudo quando ocorre em uma instituição profissionalizada e profissional como a Receita Federal.
O sr. vê alguma relação com o grande número de cargos em comissão?
Claro. O aparelhamento de instituições é algo grave e nocivo ao serviço público do país. Os funcionários públicos precisam entender que não estão a serviço de uma instituição partidária. Quando fazem isso, estão descumprindo o princípio democrático.
Esse aparelhamento é tratado como algo natural no Brasil?
O servidor não pode usar button e isso é algo que se transformou em cultura ao longo do tempo. É uma anomalia que se normalizou.
Mas não existe só na Receita. É algo que se generalizou?
Para atender a interesses partidários, os interesses democráticos são desrespeitados. Isso acontece em qualquer órgão [aparelhado]. É o funcionário da Receita que quebra sigilo fiscal. É o funcionário de um banco que quebra o sigilo bancário.
Como combater isso, já que, como o sr. mesmo diz, se normalizou?
É preciso punir gravemente essa cultura de dossiês no país. Os partidos que se utilizaram disso têm que pedir desculpa. Têm que fazer um mea culpa. Porque isso é típico de partido da clandestinidade e não pode ocorrer em um regime democrático.
O aparelhamento é uma característica genuinamente brasileira?
Em outros países democráticos é pequeno o número de funcionários com ligações partidárias porque existem poucos cargos em comissão.
Aqui costumamos ver funcionários públicos a serviço de siglas partidárias. É coisa de partido clandestino que atuava contra regimes autoritários. Mas é preciso entender que não vivemos mais sob tais condições. Vivemos em um regime democrático e isso é inadmissível.
O sr. atribui o vazamento na Receita apenas à cultura de clandestinidade partidária?
Não. A cultura do vale-tudo da política sindical também pode estar ligada a tudo o que vem acontecendo. Não se pode transpor ao mundo político institucional os paradigmas selvagens da política sindical. Também vejo isso como outra fase do patrimonialismo. Aqueles que estão no poder acham que podem fazer tudo por estarem lá.
E eles podem?
Hoje a Receita Federal pode, por exemplo, quebrar sigilo bancário em procedimentos administrativos sem uma autorização judicial. Isso é permitido por uma lei complementar [a 105 de 2001] que inclusive foi contestada no Supremo [Ação Cautelar 33, atualmente sob um pedido de vista da ministra Ellen Gracie]. Mas quem confiará em um órgão que age dessa maneira?
Por episódios como esse, é possível que o Supremo derrube essa lei?
O Supremo pode discutir isso e deve fazer. Mas, como eu venho dizendo, é preciso que se edite uma lei de abuso de autoridade para punir quem age dessa maneira. Neste caso, porém, o fenômeno é ainda mais grave. É preciso punir tanto aquele que passa as informações como aquele que recebe. Porque quem pega essas informações e as utiliza está estimulando esse tipo de prática.
E como é possível punir aquele agente partidário que recebe as informações?
É como no crime de receptação. Tanto participa do crime aquele que furta como aquele que compra o objeto furtado. Por isso que as agremiações políticas também devem ser responsabilizadas por receber essas informações. Ou então devem ir a público e repudiar esse tipo de prática de banditismo político. Porque isso não tem nada a ver com política partidária.
O sr. vê o PT envolvido nesse vazamento?
Isso eu não posso dizer, mas é preciso verificar quem está por trás disso. Se for partido de governo é algo ainda mais grave. Quando a Receita é aparelhada, os Correios são aparelhados, quem é que vai confiar nessas instituições? E quando elas ficam desacreditadas, abre-se espaço para aventuras antidemocráticas.

16 comentários

Gilmar fala de punição dos culpados. é a sua opinião por dever de oficio, nas como acreditar se a organização criminosa do mensalão ainda nem foi julgado após 5 anos, os seus autores estão por ai, enriquecendo- se, candidatando- se até pra ministro, apesar de suas culpas serem de domínio publico, provados, sabidos por todos. Não se preocupam por um segundo sequer com a possibilidade de serem punidos. A justiça brasileira tem olhos e ouvidos de mercador, e tempo compatível com a eternidade. Estamos, nos, publico leigo, no mato sem cachorro, orfãos de pai e mãe! Como acreditar em penalização nestas condições?

Reply

já podem tudo faz tempo...

Lula simplesmente inventou a cascata de horário de expediente para presidente e ficou por isso mesmo...

ainda essa semana, como você postou aqui, debochou da situação ao falar sobre "picar" o cartão e ir pro comício...

isso não eh poder tudo?

eh o que então?

isso eh poder tudo e muito mais!

o que essa brasileirada otária esta esperando para dar um basta nisso?

estão esperando uma investida comunista clássica?

esqueçam, tudo sera feito na surdina, disfarçado de democracia...

mas tem uma analise que li por ai, não me lembro mais aonde, que acerta no alvo...

aponta o verdadeiro espirito individualista do povão (mas o Olavo sempre destacou esse ponto), que esta mais interessado em não perder o consumo particular do que brigar por melhores hospitais ou escolas..

eh isso, num pais de analfabetos e ignorantes se da mais valor a uma tv lcd dentro de casa do que uma boa escola para os filhos...

eh uma mentalidade doentia essa da sociedade brasileira...

isso não muda só com voto, democracia e bla, bla,bla...

eh um comportamento psicótico dessa sociedade e que precisa ser completamente reestruturado...

Reply

Não acredito na Justiça Brasileira. O cachaceiro ja indicou 8 cumpanheiros para o STF, e ainda vai indicar o nono.

O cachaceiro tem um cumpanheiro que ele quer indicar, a anta quer indicar o cardosinho, aquele deputadinho do pt. O cardozinho representou o pt no Forum SPaulo que aconteceu na Argentina. Não esquecendo de dizer que ele também é amigo e defensor das farc, aquela organização narcoguerrilheira que esta mandando toneladas para matar a juventude Brasileira.

Deduzindo: nossa justiça é porca.

Reply

Uma correção:

Na verdade, o ministro deve ser odiado por 13 em cada 10 petistas.

Ainda assim, no caso de Gilmar Mendes, parece que ainda não caiu a ficha: Ele precisa entender que essa turma não está nem um pouco comprometida com a Democracia, e esta é para eles apenas um meio para atingirem seus objetivos, não um fim em si.

Reply

Quer dizer que basta ao partido pedir desculpas e tá tudo certo?

Ah, tá! Então tá, uai!

Reply

Coronel,o comentário abaixo está no site do CH.Fica mais claro ainda a farsa esfarrapada para encobrir o uso partidário-eleitoral da Receita Federal.


Sigilo fiscal pode
ter sido usado
para extorquir
Fontes da Receita Federal afirmam que não apenas a compra e venda de dados estariam por trás da violação do sigilo fiscal, como afirmou o chefe do órgão, Otacílio Cartaxo. Além da motivação político-eleitoral, para vasculhar a vida de oposicionistas e jornalistas independentes, haveria um esquema de extorsão a empresários e a celebridades e aristas, para “doações” e outros tipos de “ajuda” a campanhas políticas.


29/08/2010 | 00:00
Represálias
Suspeita-se que empresários e artistas eram pressionados a colaborar com doações e/ou engajamento, sob pena de represálias fiscais.

Reply

"E quando elas ficam desacreditadas, abre-se espaço para aventuras antidemocráticas."

Faça-me o favor, "aventuras antidemocráticas"??? o que é aventura democrática,então? o aparelhamento das instituições?
o silêncio perante toda a irresponsabilidade de quem deveria tirar MAS NÃO TIRA de circulação esses aventureiros desonestos indenizados com suor de brasileiros honestos?

Reply

Faz sentido o que diz o comentário do Anônimo das 29 de agosto de 2010 11:55. Lembram-se que a Ana Maria Braga ofereceu jantar em homenagem à Dilma, onde compareceram vários artistas "bem de vida"? Foi logo depois que Dona Lily recebeu a candidata do "homi", também para um almoço.Haja quebra de sigilo fiscal...

Reply

como odiado por petistas?Se foi ele quem livrou a cara do Palofffi no caso do Francenildo,o caseiro??
O que ele usou de malabarismo verborrágico pra tirar o c... do Palofffi da reta é nojento,leia lá a decisão...
O score foi apertado,mas prevaleceu a defesa que GM fez do papel do violador de sigilos.Só faltou dizer que não havia prova que Paloooofffi pedira a quebra porque não estava junto e não viu.Bem tipo o chefe da Polícia Civil de SC que teve a cara de pau de dizer que a menina de 13 anos teve conjunção carnal e um controle remoto enfiado,mas que não podia dizer que foi estupro porque não estava presente.Né não?
Assim fez GM,o beneficiário do crime era o Palllofffi,mas ter recebido os extratos do Nildo não prova/va a culpa dele.
Pára Ô.Ele pode ser odiado por muitos petistas,mas adorado por todos os petistas paloffeiros.
Ele pensa que somos todos otários e sem memória?Oh,GM,estamos na era da memória em nuvens,sabia não?

cuisp,cuisp (by Mouro)

¬¬

Reply

Apesar de não ter sido mencionado na entrevista tem algo ainda mais grave acontecendo. Os petralhas estão tentando impedir que empresas estrangeiras invistam na Amazônia através da compra de terras. A AGU, quando comandada pelo Gilmar Mendes, havia barrado tal movimento, que agora a petralhada quer revogar. Parece que só petralhas podem comprar fazendas lá. O chavismo da dilmadura já começou...

Reply

Carissimos, toda esta história de defesa da RF pelo seu Diretor/Secretario, Capaxo se deve ao fato de que quando no inicio da sindicância,não afastaram logo os envolvidos, inclusive o chefão, dando azo a obstrução de informações e a livre criação dessas historias de coberturas, ora apresentadas à sociedade, que somente interessa ao PT/lula/dilma e petralhada, pondo em xeque a verdadeira intenção facínora da equipe da dilmalouca.
Todos somos sabedores de que a dilma sempre foi craque em manipulação de maracutaias nos bastidores dos Palacios do Governo, isso ela é "supimpa", bem da época dela heim?.
E essa hiatória da Pão & circo, parece que está cheirando a envio ilegual de dolares para o exterior ou coisa que o valha, seria bom pesquisar.
Como tambem seria bom o nobre Coronel, com sua perspicácia peculiar, fazer um bom post para a galera e enviar ao Serra45.

Reply

Já,já vão aposentar o Gilmar mendes,...O petralha Cardosão, tá só esperando,.....

Reply

Coronel,trago do site Midiasemmascara.com, trechos iniciais do artigo "O roubo de dados da base da Receita" de autoria de NIVALDO CORDEIRO | 27 AGOSTO 2010 , ao comentar o editorial do Estadão, sob o título " O Crime continuado do Pt"


"Isso só reforça a convicção de que a eventual vitória de Dilma Rousseff dará à gangue do PT e seus aliados a senha do "pode tudo", acima e além da lei, sobretudo naquilo que julgarem necessário para a manutenção de seu poder. A destruição das oposições será consumada e o país caminhará perigosamente para uma ordem totalitária", e mais adiante afirma.... "Na verdade, estamos em pleno vigor de um Estado policialesco, na medida em que as autoridades curvam-se aos interesses menores dos petralhas que tomaram o poder".

Reply

Elisabeth,
o mensalão a cinco anos ninguém punido,
mas do DEM o mala do Arruda foi rapidinho,
aliás o único que ficou preso,
Creio que para a Justiça, os Ministros do STF TSE começarem a ganhar crédito novamente perante a população,
deveria exigir com a Máxima Urgencia a apuração tb com transparencia,
pedir punição até para os Diretores da receita, se possivel a destituição dos cargos,
O Brasil está em Perigo,
estamos sendo leiloados ao Crime,
por que eu me lembro de uma frase do Saudoso Mário Covas:
Se o servidor do estado errar,
a culpa é minha,
tem que cobrar de mim,
o que não ocorre com o pt,
é um tal de não sei,
nunca vi,
eu num tava lá,
mudam de assunto para futebol, copa do mundo, olim-piadas etc

Reply

Agradeçam que ainda tem um Gilmar Mendes no Brasil,
por que,
apesar das manobras de maus profissioinais de imprensa em querer denegrí-lo,
é o Único que Respeita os Direitos Garantidos na Constituição,
ah se não tivesse ele,
era um tal de preende e deixa,
se conseguir se defender e provar que é inocente muito que bem,
se nao F...-..

Reply

Correção ministro: eles podem tudo. Tanto podem que já o fazem há oito longos anos.

Reply