Abaixo, estamos fazendo um comparativo entre as três últimas pesquisas Datafolha e as três últimas pesquisas Ibope que mediram as intenções de votos para Presidente da República. Com uma diferença: o comparativo é por regiões, para que possamos avaliar as diferenças entre os dois institutos. Basta clicar nas imagens para ampliar e ler.
A margem de erro de 2% destas pesquisas, que podem estar erradas em 4% no cenário nacional, dão um confortável, aconchegante e enorme cobertor para Ibope e Datafolha. Se eles errarem dentro da margem, apresentando uma diferença de 4% entre os candidatos, é aceitável em âmbito nacional. Mas, quando projetamos esta mesma margem para as regiões é que aparecem as grandes distorções. Os 4% de erro no país, se fossem concentrados em uma só região, representariam cerca de 10% de erro no Sudeste; cerca de16% de erro no Nordeste; cerca de 24% de erro no Sul; cerca de 28% de erro no Centro-Norte. É ou não é confortável? No entanto, é esta "folga"para os institutos que explica os grandes erros e as grandes viradas às vésperas de eleições.
Abaixo, uma análise das últimas seis pesquisas por região. Atenção: azul é Serra. Dentro da bolinha, o percentual e a sigla: DT é Datafolha e IB é Ibope. Obviamente, vermelho é Dilma. Dentro da bolinha, o percentual e a sigla, DT é Datafolha e IB é Ibope. Algumas vezes aparece uma bolinha verde: é quando os dois institutos encontraram o mesmo percentual.
Vejam a Região Sul. Os institutos encontraram dados completamente diferentes. Enquanto o Ibope mostra um crescimento acelerado de José Serra (PSDB), o Datafolha mediu uma queda assombrosa do mesmo candidato. Hoje, existe uma diferença de 10% a favor de Serra no Ibope e de apenas 3% no Datafolha. Quem está certo? Qual é a tendência? Será que o eleitor do Sul, considerado o mais politizado, está tendo este comportamento tão errático?
Na Região Sudeste, os dois institutos convergem para um mesmo resultado. No entanto, o Datafolha vê queda de José Serra, enquanto o Ibope vê estabilidade. Para Dilma Rousseff, os institutos chegam aos mesmos números. Outro detalhe: para o Ibope, só Dilma cresce, Serra não cai. O que isso pode significar? Todos os indecisos estão indo para o PT? Todos os votos de Ciro foram para o PT? Fica a dúvida no ar.
O Nordeste mostra Dilma em crescimento, tanto no Ibope quanto no Datafolha. Para José Serra, os dois institutos demonstram uma estabilidade, com uma diferença: no Datafolha, o patamar de Serra é 6% maior do que no Ibope. O mais interessante é que esta "leitura" vem desde a primeira pesquisa. Há um leve crescimento de Serra, mas os números não fecham entre os dois institutos.
O Centro-Norte, assim como no Sul, apresenta uma grande diferença entre os dois institutos, apesar de ambos indicarem um crescimento de Dilma Rousseff. Para o Datafolha, existe uma diferença de 6% entre Dilma e Serra, a favor da petista. Já para o Ibope, a diferença é de 16%, ou seja, 10% a mais. Como explicar?
Finalmente, voltamos ao raciocínio inicial. Mesmo com tantas diferenças entre os institutos, os dois encontram, hoje, mais ou menos o mesmo percentual para os dois candidatos: 37% e empate técnico. Ou 34% para um e 39% para o outro, dentro da margem de erro. Por isso, é importante analisar as pesquisas regionais, pois são elas que melhor retratam o quadro. Nas pesquisas nacionais, 4% de margem são mais de 4 milhões de votos, que podem signficar mais de 40% do eleitorado do Norte do país.
13 comentários
DAQUI PRA FRENTE, TUDO SERÁ DIFERENTE...
ReplyVem ai, a AGENDA POSITIVA de Serra.
Começa nesta segunda-feira com o PARANÁ UNIDO PELO BRASIL: Osmar Dias (2º) se une a Beto Richa (1º) para anunciar o apoio à Serra!
Depois, vem os programas na TV, o fechamento de alianças etc etc!
É A APOTEOSE!
Eles sempre erram de um jeito pra favorecer a Estela, nunca erram para nós. O Datafolha arranjou um empate para a Dilma no sul, e o ibope no norte e nordeste. Quero ver o que vão fazer depois das propagandas na tv para diminuir a vantagem de Serra sobre a Estela.
ReplyTem uma votação correndo na Internet:
Replyhttp://www.votebrasil.com/enquete/resultado/qual-partido-elegera-o-presidente-2010
O Serra está vencendo disparado! Faz um bem danado para o espírito da gente!
Não entrou na minha cabeça como a Norma possa estar (tão!!) na frente na mistura N + CO.
ReplySão regiões distintas, q deveriam ser estudadas em blocos diferentes, mas tudo bem até aí.
Se ainda sei geografia, Tocantins, Goiás e Mato Grosso (s) estão no CO, e se ainda não fiquei louco, Serra ganha de olhos fechados ali.
Alguém explica??
marco loss
Coronel,
ReplyPrecisamos do seu texto para isto aqui:
http://bit.ly/cLN1mE
Minha opinião:
Democracia-laranja consolidada na figura da presidenta-laranja com Lulla intocável é cenário de revolução.
Dica preciosa de @blogbymel http://twitter.com/blogbymel/status/15578128860
Abraço.
"PT de Minas propõe candidatura
Replyde Pimentel, mas PMDB não aceita
"
Matéria no G1
O PT de Minas não tem poder de decisão, e Sim o PT Nacional.
A é que eu esqueci o PT não é Partido é...
Independente de qualquer coisa, a disputa vai ser acirrada e a campanha será um lamaçal só.
ReplyJá postei isto em outros blogs e torno a afirmar: É FUNDAMENTAL QUE FAÇAMOS CAMPANHA!
Comecem pelas suas diaristas, porteiros, vizinhos, etc. Temos que contrapor a militância petralha.
Coronel,
ReplyOff topic mas importante!
O tal livro do Amauri já está rolando pela web.. divulgado por quem???
Pelo "brasiliaconfidencial".. o jornalzinho de quem mesmo??? do Lanzetta!!
E ele não tava fazendo dossiê, né?
Coronel, entrei lá no blog da dilma.
ReplyLá tem um texto atacando o Aécio Neves na sua vida Pessoal.
Aliás o objetivo maior é estabelecer o confronto entre SERRA E AÉCIO.
O Diogo Mainard já tinha dado a dica sobre o brasiliaconfidencia:
Replyhttp://veja.abril.com.br/blog/mainardi/na-revista/o-lanzetta-da-laranza/
Dito e feito!
O tal livro tá saindo de lá!!
Nunca antes na história destipaiz uma eleição terá sido tão marcada por baixezas e baixarias. E as petralhisquisas com certeza fazem parte desse jogo sujo!
ReplyPrezado Coronel, estamos precisando pesquisar como os petralhas no poder vão tentar fraudar as máquinas eleitorais.
Replyë possivel.
Estamos na mào de uma quadrilha que topa tudo pra ficar lá em cima, vivendo (luxuosamente) às nossas custas.
Voce poderia ajudar no levantamento desta possibilidade? Ouseja: perguntar/pesquisar junto a técnicos as mutretas para esta provavel manipulação? (lembrando que este pessoal rouba as eleiçòes desde o D.A.....)
PSDB deve fazer pesquisas nos estados e divulgá- las. Isto desmascara as pesquisas suspeitas à nível nacional. Ficará claro que Serra está na frente e com uma boa vantagem.
Reply