“Acredito que o Estado deve subordinar-se à sociedade, e não ao governante da hora, ou a um partido. O tempo dos chefes de governo que acreditavam personificar o Estado ficou para trás, há mais de 300 anos. Luís XIV achava que o Estado era ele. Nas democracias e no Brasil, não há lugar para 'luíses' assim”
José Serra, 12 de junho de 2010.
..................................................................................
A charge foi recebida sem o nome do autor. Se alguém souber, avise que darei o devido crédito.
..................................................................................
A charge foi recebida sem o nome do autor. Se alguém souber, avise que darei o devido crédito.
43 comentários
Corona, olha o café do Bené. Vai um cafezinho aí? http://henriquelimaa.blogspot.com/2010/06/o-cafe-do-bene.html
ReplyCoronel,
ReplyGrande discurso e a grande verdade: Lula representa um retrocesso do Brasil a 300 anos atrás. Egocêntrico, exibido, esquisofrênico, sem visão de futuro, um nanico de estatura e de cultura, com a visão e o nariz enterrados no próprio umbigo.
blog do Roberto Jefferson
ReplyO gigante e os anões
A diminuição do peso político do PT diante de seus aliados não parece preocupar o presidente Lula. Ele vem revelando a seus assessores, de acordo com o jornalista Josias de Souza, que agirá como um cabo eleitoral explícito a favor de Dilma Rousseff, por se considerar o "pêndulo da balança". Diante da obsessão presidencial, os candidatos petistas que tratem de se virar nesta campanha, pois Lula só se empenhará pela vitória de sua escolhida. A prevalecer a estratégia do presidente, Dilma, que era grande candidata a se tornar marionete do PT em caso de vitória, na verdade se tornará marionete do PMDB, do próprio Lula e do Zé Dirceu. Isso se ganhar. Se Dilma perder, o PT será um oposicionista nanico, com bancada pequena. Que agradeçam ao seu presidente de honra.
Blog do Jefferson
ReplyO partido que está virando suco
Obcecado em eleger de qualquer maneira sua sucessora, tratando a disputa pela presidência como uma questão pessoal, Lula não está tendo escrúpulos em obrigar o seu próprio partido a encolher nestas eleições. Por conta das alianças estaduais, principalmente com o PMDB, o PT só lançará candidatos a governador em 11 estados em 2010, número bastante inferior aos 24 candidatos lançados em 2002. O resultado dessa estratégia será um só: ganhe Dilma ou perca Dilma, o PT sairá menor das urnas de outubro. O voto de legenda no 13 vai minguar, graças a Lula.
O eterno vencedor
ReplyDo jeito que Lula está conduzindo as alianças em torno da candidatura de Dilma, e dinamitando seu próprio partido nos estados em que há dificuldades para compor com aliados, fica claro que ganhe ou perca o PT nestas eleições, Lula sairá como vencedor nas urnas. Se Dilma ganhar, Lula será a eminência parda de um governo em que o PMDB será mais forte do que o PT. Se ela perder, Lula passa a ser o principal maestro da oposição a José Serra, e no primeiro dia fora da presidência já colocará seu bloco na rua para 2014. Lula nunca joga pra perder.
Postado por Roberto Jefferson às 12:37
Técnico não entra em campo
ReplyA presidenciável petista Dilma Rousseff afirmou que "irá vencer os debates", fazendo uma referência aos debates televisivos durante a campanha eleitoral. Não apostaria minhas fichas em Dilma. Ela como jogadora é perna de pau, apenas o técnico é craque. Mas ele não poderá ir a campo.
Coronel
ReplyConsidero esta a frase do mês!
Serra, brilhante como sempre.
O Chargista? maravilhoso!
O Coronel? Como sempre, atento e coerente!.
Genial! Pena que não consegui encaminhar. Deu erro bX-hvtl6l.
ReplyPerfeito o Luiz 51, Já houve o Rei Sol, agora há o Rei Lama . Nada mais telúrico , dirão os asseclas.
ReplySalta uma cachacinha aí pro ReiLama!
A foto do Lula nessa gravura é emblemática. Parece a foto de um ditadorzinho bossal de uma republiqueta de banânia.
Replyhttp://www.csmonitor.com/World/Global-News/2010/0120/Poland-Your-Che-Guevara-T-shirt-can-land-you-in-jail
Replyhumberto sisley
O que acho engraçado é que nos jornais que leio, tanto impresso como virtual, estão recheados de frases da Dilma, Lula e afins...
ReplyHoje, dia de oficialização da candidatura de Serra a presidencia, o que leio lá no blog do Noblat, na frase do dia, é uma fala da Dilma sobre democracia dos meios de comunicação.
Serra discursa, emite pérolas preciosas sobre democracia e polítca e o Noblat põe no seu blog a frase de uma ex-guerrilheira falando sobre democracia das mídias.
Não se pode jogar as pérolas aos porcos!
Dillma hoje, na convenção do PDT, elogiou Leonel Brizola. Tem mais é que elogiar mesmo. Afinal, não foi Brizola que disse, pouco antes de falecer, que a eleição de Lulla à presidência significava que o povo brasileiro havia caído no Conto do Operário??
ReplyCoronel
ReplyPouco a pouco Serra vai colocando as coisas no seu devido lugar.Hoje ele disse muito, com uma linguagem elegante.Aguardemos a campanha, mas pelos crimes já revelados a turma da guerrilheira deve estar muito preocupada.Acho que teremos o melhor vice, puro palpite.
Muito bacana, o Rei Luiz 51 o cachaceiro. Realmente ele merece.
ReplyRecadinho do Chavez, atual comandante-em-chefe do Foro São Paulo, para os Frias, os Mesquitas e os Marinhos: hoje foi determinada, pela polícia da venezuela (lá não há mais juízes, e a juíza independente que tinha, María Afiuni, foi presa - http://www.jusbrasil.com.br/noticias/2156224/flam-exige-libertacao-de-juiza-venezuelana ) a prisão do presidente da Globovision, Guillermo Zuloaga, e de seu filho ( http://www.estadao.com.br/noticias/internacional,policia-venezuelana-emite-ordem-de-prisao-contra-presidente-da-globovision,565285,0.htm ). Se vingar o projeto bolivariano para o Brasil, dúvido que vocês e seus filhos serão levados para um lugar melhor que algum gulag dos tropicos.
ReplyESSES ESTRANHOS 5%
ReplyQue espécie de gente serão esses 5% que não acham o governo Lula nem ótimo nem bom? O repórter que propôs investigá-los (no sentido de pesquisar,conhecer,tentar entender, como ele bem explicou), pode encontrar algumas boas pistas aqui.
Eles podem ser:
1) Pessoas que acreditam que a democracia não é apenas o governo das maiorias, mas também e principalmente o que não discrimina as minorias e as respeita, garantindo seus direitos constitucionais de manifestação e expressão.
2) Pessoas que não concordam que a atual política externa seja responsável, altiva e independente, mesmo que os outros 95% achem isso.Elas têm todo o direito de achar que é uma política aventureira,irresponsavelmente jactanciosa, longe das tradições da diplomacia brasileira, e afastada de seus valores básicos, que sempre foram os de não apoiar regimes de exceção, autoritários e ditatoriais.
3) Pessoas que acreditam que o atual ciclo de crescimento do País não começou com um estalar de dedos de um ser divino e providencial,mas é resultado de um processo que teve início em governos que se dedicaram a implantar os fundamentos de um crescimento sustentado, fundamentos esses que foram incontestavelmente assimilados, respeitados e mantidos, apesar das promessas - ou ameaças -em contrário.
4) Pessoas que acreditam que a ética e a honradez na política são valores que não podem ser desprezados.
5) Pessoas que sabem reconhecer que a divergência de idéias faz parte do processo democrático e são contrárias a qualquer tipo de controle da liberdade de imprensa e da liberdade de expressão.
6) Pessoas que acreditam que a melhora dos índices sociais,a melhor distribuição de renda, o acesso de todos a uma educação de qualidade, não precisa ser feita através da instituição de um tipo reverso de discriminação social e racial, que institua o rancor e o ódio entre pessoas,grupos étnicos e classes sociais,separando em vez de unir a Nação.
7) Pessoas que acreditam que todos são iguais perante a lei e que ninguém está acima dela, e que, portanto, ninguém pode transgredi-la impunemente.
Pessoas que acreditam que debochar das instituições é um mau exemplo e uma agressão à democracia, principalmente quando parte de quem é responsável pela salvaguarda dessas instituições.
9) Pessoas que acreditam que a popularidade do presidente da República é um indicador inequívoco de apoio popular, mas que não acreditam que isso seja uma franquia para ultrapassar os limites da lei.Um presidente não pode tudo, ao contrário do que achava Richard Nixon.
10) Pessoas que acreditam que o presidente da República é um magistrado, e como tal deve comportar-se durante todo o tempo de seu mandato, inclusive durante uma campanha eleitoral.
São valores mais ou menos básicos, simples e fundamentais, mas possivelmente tão exóticos, nos dias de hoje, que só seja possível encontrá-los entre esses estranhos 5% de brasileiros.Pode até ser que não sejam pessoas “em fase de desespero diante das últimas pesquisas da campanha eleitoral”, mas gente tão normal e digna quanto os outros 95%.
Benedito CorruPTation Café, apresenta, o café do bené.
Replyhttp://1.bp.blogspot.com/_oQpMqLAd8Zw/TBPN6kmtPVI/AAAAAAAAAwk
LEMBRANÇAS DO PASSADO
ReplyLogo após o Diretório Nacional do PT decidir forçar o partido no Maranhão a apoiar Roseana Sarney (PMDB), integrantes da legenda começaram um protesto no saguão de entrada da sede nacional do PT. Quando foi avistado pela multidão, o presidente nacional do partido, José Eduardo Dutra, foi chamado de “fascista” e “Hitler” pela segunda vez esta semana.
A primeira foi após o PT ter declarado apoio a Hélio Costa, do PMDB, ao governo de Minas Gerais.
* * *
Coitado de Dutra. Ele não tem culpa alguma. Nem ele, nem o Diretório Nacional do PT.
Eles estão apenas cumprindo ordens de Luiz Stalin Inácio Lula da Silva, que optou fala famiglia Sarney, em nome do pragmático Socialismo Muderno, e deu um chute (bem dado) na bunda da cumpanherada maranhense. A melancólica defesa desta atitude de Lula, aqui no JBF, ficará a cargo de Natan e Goiano, pra alegrar o nosso final de semana.
O mitológico assembleismo petista, que decidia tudo pelo voto da maioria da cumpanherada, não passa disto: um mito, uma lembrança, uma doce recordação do passado.
Hoje em dia o PT é apenas a vontade e a palavra imperial de Lula. Ele impôs Roseana goela abaixo e ponto final.
E eu confesso a vocês: eu acho é bom! Eu me rio. Eu me divirto. Eu exercito com imenso prazer o meu lado sádico.
LEMBRANÇAS DO PASSADO
ReplyLogo após o Diretório Nacional do PT decidir forçar o partido no Maranhão a apoiar Roseana Sarney (PMDB), integrantes da legenda começaram um protesto no saguão de entrada da sede nacional do PT. Quando foi avistado pela multidão, o presidente nacional do partido, José Eduardo Dutra, foi chamado de “fascista” e “Hitler” pela segunda vez esta semana.
A primeira foi após o PT ter declarado apoio a Hélio Costa, do PMDB, ao governo de Minas Gerais.
* * *
Coitado de Dutra. Ele não tem culpa alguma. Nem ele, nem o Diretório Nacional do PT.
Eles estão apenas cumprindo ordens de Luiz Stalin Inácio Lula da Silva, que optou fala famiglia Sarney, em nome do pragmático Socialismo Muderno, e deu um chute (bem dado) na bunda da cumpanherada maranhense. A melancólica defesa desta atitude de Lula, aqui no JBF, ficará a cargo de Natan e Goiano, pra alegrar o nosso final de semana.
O mitológico assembleismo petista, que decidia tudo pelo voto da maioria da cumpanherada, não passa disto: um mito, uma lembrança, uma doce recordação do passado.
Hoje em dia o PT é apenas a vontade e a palavra imperial de Lula. Ele impôs Roseana goela abaixo e ponto final.
E eu confesso a vocês: eu acho é bom! Eu me rio. Eu me divirto. Eu exercito com imenso prazer o meu lado sádico.
O DO MOMENTO
ReplyA pré-campanha presidencial de Dilma Rousseff (PT) remunera jornalistas e técnicos por meio de notas fiscais frias, emitidas por uma microempresa sem funcionários, cuja sede fica num apartamento residencial.
As notas são emitidas pela Cinco Soluções, aberta em 3 de março em nome de Jeová Alves de Sousa Jr., 27, que disse trabalhar no meio publicitário, em nome da Lanza Comunicação, do jornalista e consultor Luiz Lanzetta.
* * *
Luiz Lanzetta vocês se lembram, num é? Pois é. Aquele do dossiê.
Este é o escândalo da hora. O escândalo deste minuto. Tá fresquinho.
Vamos aguardar o escândalo do final de semana que vai fazer a gente esquecer este de agora.
PINTOU SUJEIRA,PINTOU PT
Fiz ontem uma postagem onde havia uma foto de petistas maranhenses lavando a estrela do partido com creolina.
ReplyTratava-se de uma matéria a respeito da maneira caudilhesca, stalinista e sufocante com que Lula humilha os militantes e caga na cabeça do partido que ajudou a fundar e que o levou ao poder.
Quando foi à noite, dando uma passeada no noticiário do dia, fui surpreendido com a notícia de que Sandra Starling, petista histórica e parte indissociável da história do partido, havia pedido desfiliação do PT. Professora, advogada e cientista política, Sandra Starling se desfiliou após a direção nacional da legenda impor ao ex-prefeito de Belo Horizonte Fernando Pimentel que cedesse a candidatura ao governo de Minas ao senador Hélio Costa (PMDB) .
E, no ato seguinte, escreveu uma carta, cujo teor está abaixo reproduzido. Vai ser mais uma que o curral de antas cegadas pela paixão ideológica vai chamar de “reaça”, de “direitosa” e de insensível às “pecualiaridades pragmáticas” do Socialismo Muderno.
Ao ler o texto, tenham em mente o seguinte: Sandra tem a seu crédito o fato de ter assinado o manifesto de fundação do PT ao lado de Lula, de cujo primeiro governo foi integrante no segundo escalão do Ministério do Trabalho. Além de ter sido a primeira candidata do partido a concorrer ao governo de Minas Gerais, em 1982. Dos seus 66 anos de vida, 32 foram dedicados ao partido.
Como Sandra não tem cargo ou boquinha alguma no governo (que eu saiba, pelo menos…), pode ser que seu gesto não seja assim tão corajoso, pois ainda está pra aparecer o cumpanhero que venha a sacrificar a sinecura em nome da vergonha na cara.
De qualquer forma, foi uma ato da bixiga lixa este que Sandra tomou.
Leiam a carta:
a carta:
Reply“Manda quem pode, obedece quem tem juízo”
Ao tempo em que lutávamos para fundar o PT e apoiar o sindicalismo ainda “autêntico” pelo Brasil afora, aprendi a expressão, que intitula este artigo. Era repetida a boca pequena pela peãozada, nas portas de fábricas ou em reuniões, quase clandestinas, para designar a opressão que pesava sobre eles dentro das empresas.
Tantos anos mais tarde e vejo a mesma frase estampada em um blog jornalístico como conselho aos petistas diante da decisão tomada pela Direção Nacional, sob o patrocínio de Lula e sua candidata, para impor uma chapa comum PMDB/PT nas eleições deste ano em Minas Gerais.
É com o coração partido e lágrimas nos olhos que repudio essa frase e ouso afirmar que, talvez, eu não tenha mesmo juízo, mas não me curvarei à imposição de quem quer que seja dentro daquele que foi meu partido desde sempre.
Ajudei a fundá-lo, com muito sacrifício pessoal; tive a honra de ser a sua primeira candidata ao governo de Minas Gerais em 1982. Lá se vão 28 anos! Tudo era alegria, coragem, audácia para aquele amontoado de gente de todo jeito: pobres, remediados, intelectuais, trabalhadores rurais, operários, desempregados, professores, estudantes.
Íamos de casa em casa tentando convencer as pessoas a se filiarem a um partido que nascia sem dono, “de baixo para cima”, dando “vez e voz” aos trabalhadores. Nossa crença abrigava a coragem de ser inocente e proclamar nossa pureza diante da política tradicional.
Vendíamos estrelinhas de plástico para não receber doações empresariais. Pedíamos que todos contribuíssem espontaneamente para um partido que nascia para não devermos nada aos tubarões.
Em Minas, tivemos a ousadia de lançar uma mulher para candidata ao governo e um negro, operário, como candidato ao Senado. E em Minas (antes, como talvez agora) jogava-se a partida decisiva para os rumos do país naquela época. Ali se forjava a transição pactuada, que segue sendo pacto para transição alguma.
Recordo tudo isso apenas para compartilhar as imagens que rondam minha tristeza. Não sou daqueles que pensam que, antes, éramos perfeitos.
Reconheço erros e me dispus inúmeras vezes a superá-los. Isso me fez ficar no partido depois de experiências dolorosas que culminaram com a necessidade de me defender de uma absurda insinuação de falsidade ideológica, partida da língua de um aloprado que a usou, sem sucesso, como espada para me caluniar.
Pensei que ficaria no PT até meu último dia de vida. Mas não aceito fazer parte de uma farsa: participei de uma prévia para escolher um candidato petista ao governo, sem que se colocasse a hipótese de aliança com o PMDB. Prevalece, agora, a vontade dos de cima.
Trocando em miúdos, vejo que é hora de, mais uma vez, parafrasear Chico Buarque: “Eu bato o portão sem fazer alarde. Eu levo a carteira de identidade. Uma saideira, muita saudade. E a leve impressão de que já vou tarde”.
AQUI NUM TEM DISSO NÃO
ReplyUm grupo de jornalistas portugueses e espanhois que cobrem o Mundial da África do Sul foi vítima de um assalto a mão armada e teve roubados seus computadores e câmeras por um grupo de homens armados em seu hotel nos arredores de Johannesburgo, anunciou polícia.
* * *
Que coisa horrível.
Que país atrasado e inseguro.
Genial.
ReplyGENIAL.
ReplySerra disse a frase do ano! Sem dúvida, uma amostra de inteligência do candidato!
ReplyJá postaram, mas não custa repetir:http://1.bp.blogspot.com/_oQpMqLAd8Zw/TBPN6kmtPVI/AAAAAAAAAwk/5ZuxuP1ckBw/s1600/cafebene.jpg
Replygenial, essa charge.
ReplyAdoraria destribuir flyers com o Luis LXI para os imbecis que ainda nao entenderam nada
Coronel
ReplyNo site do IG tem uma imagem deplorável da convenção do PMDB, onde aparece Renam Calheiros ao lado de Michel Temer, Sarney , e outras cobras que aparecem na foto, só falta Lula e Dilma pra completar o time daquele antro de cobras. Temos que associar Dilma a Renam e Sarney . O sr que é um gênio e arrumar fotos , poderia achar uma onde estão estas cobras criadas que só faz mal ao Brasil.
UM SUSTO MUITO GRANDE!
ReplyFim de tarde.Lá fora um vento forte e frio.Decido acender a lareira,afinal eis aí um bom exemplo de fogo amigo.
Arranjo a lenha;de quebra jogo aquela casca sêca de laranja que
provávelmente já havia desesperançado de um dia arder
em lareira tão bonita.Ligo o
acendedor de churrasqueira
sempre tão útil,que me poupa do trabalho de arranjar pão velho,álcool e jornal.
Aproveito e coloco em cima de tudo uma das cinco bolas de cipó,que já a uma dezena de anos está rodando decorativamente a casa.Imaginem que já figurou até como lustre.
Vou ao andar superior apanhar um livro,um notebook.Ué?! Afinal tenho
uma folga e quero aproveitar muito
a oportunidade.
Já descendo a escada noto a fumaça.
Mas é muita fumaça!
Gente!Quase despenco lá de cima.
Uh! Pela dor no pé,acho que despenquei,sei lá.
Esta anta que agora escreve,deixou uma das bolas de cipó ao ladinho da lareira,para...
você sabem...,usar depois.
É.Pois é.
Queimou tudo.Digo,a bola sôbre a lenha;a bola ao lado da lenha;as chamas subiram e as duas poltronas Luis XV lindamente estofadas ao lado ficaram tão quentes,
que quase viraram lenha também.
Um luxo!
É isso.
Agora abro um vinho,descasco alguns
pistaches e descanso os pés sôbre o tapete nunca antes tão quente quanto agora.Quase.Quase mesmo!
Amanhã,mas só amanhã ,eu vou pensar no assoalho queimado e marcado pela brasas,na parede
chamuscada,no mármore, antes clarinho, que agora parece um tanto encardido.
Afinal,eu nem precisei chamar os bombeiros,certo?
Lá fora o sol dourado se reflete nas vidraças das casas ao redor.
E a casa,a minha casa!, ganha mais uma marca,comprovando que aqui
é um lar,onde se vive e se
comemora a vida.
Fogo amigo.Eu hein?
Nome Próprio
Coronel,
ReplyO datatroppa indicou crescimento do Serra e queda da Dilma nos últimos dois dias. É pequeno, mas é uma reversão de tendência e isso é importante.
Os sites estão dando destaque à sujeira do dossiê. Parece que o assunto está rendendo.
Este, para mim, foi o melhor recado.
ReplyVenho de uma família pobre. Vim de baixo. Sempre falei pouco disso, e nunca com o objetivo de legitimar meus atos ou de inflar o mérito eventual dos meus progressos pessoais ou de minhas ações como político. EU SOU O QUE SOU. SEM DISFARCES E SEM TRUQUES. TENHO UMA CARA SÓ E UMA SÓ BIOGRAFIA e é assim que eu sou, é assim que eu vou me expor ao Brasil.
Lilyane
Eu acredito que sairemos da ditadura do Século XXI neste ano, que deixaremos para trás, finalmente, o tempo da ditadura militar, suas sequelas e seus viés.
ReplyAcredito que conseguiremos acabar, finalmente, com a unicidade sindical, embora saiba que as indústrias achem melhor que dependurem paletos na Esplanada ao invés de atormentar as portadas fábricas com questões pessoas deles.
Senhores Comentaristas:
ReplySugiro que leiam as regras sobre comentários.
Obrigado.
CORONEL
O Luís LI, o cachaceiro, nunca vai entender a frase "Quem pode mais, pode menos". Fora corruPTos, o prazo de sua mercadoria está vencendo. Vão todos para o lixo. Parabéns anônimo dos 5% pela brilhante explicação. Ele nunca me convenceu, sempre fui e sou 5% com muito orgulho.
ReplyLula é um boçal de marca maior, um verdadeiro impostor e sempre perdeu todas. É um derrotado nato, tanto que não aproveitou para fazer do Brasil o que prometeu e só pensou nele mesmo em oito anos de poder absoluto. Não será lembrando em menos de um ano. Vai fazer oposição que todos já estamos vacinados, a do quanto pior melhor para ele. Qualquer bosta é melhor do que esse merda.
ReplyMais uma vez o Serra brilha esplendorosamente e a petralhada se desespera. A imprensa omite e dá ênfase ao evento paralelo em que o múmia do PMDB se torna coadjuvante da corrupção explicita. Se for em dois turno, será para que esses corruptos se dêem conta do fracasso em oito anos de desmandos. Vade retro Satanás.
Reply"L'État c'est moi" significa "O Estado sou eu" e não "O Estado é meu" como escreveu o chargista.
ReplySenhor Editor. Chegou a hora de decepar a cabeça do rei (democraticamente falando).
ReplyHugoAg0g0
ReplyPassou a semana e o @BlogdoNoblat não respondeu: Quem errou menos até agora ? Dillma, Serra ? Pode pedir ajuda aos universitários.
@HugoAg0g0 Serra errou menos. Mas isso não lhe garante melhor posição. A eleição é contra Lula. Que se errar o povo perdoa.
@BlogdoNoblat in reply to HugoAg0g0