Assim começa a entrevista do El País, da Espanha, com Fernando Henrique Cardoso, escrita pelo jornalista Fernando Gualdoni, por ocasião da sua visita ao país, para receber o Prêmio Gumersindo de Azcárate, concedido pelo Colegio de Registradores de España por "sua contribuição pela paz social":
É um prazer ouvir ao ex-presidente brasileiro Fernando Henrique Cardoso. É calmo, reflexivo, sereno. Alinha as idéias com a claridade e a fluidez que lhe dão os anos de parlamentar, diplomata, professor e dois mandatos à frente do governo do gigante sulamericano. Sua etapa e a de seu sucessor, Lula da Silva, que acaba este ano, converteram o Brasil em uma potência econômica e política. São 15 anos em que o país tem vivido a maior transformação desde a II Guerra Mundial.
Algumas frases de FHC são destacadas:
" O Brasil deve ampliar a sua influência mundial segundo nossos valores: a paz e a democracia"
" Ao regime cubano deveríamos dizer: o que é isso, companheiro?"
" Lula é muito indulgente com Chávez. Eu também fui, porém ele é muito mais".
Fernando Henrique Cardoso tem uma grande virtude. Não vai para fora do país bater boca com Lula, fazendo sempre uma análise sem ódio e sem ressentimento. Marca as diferenças. Elas são imensas. Leia aqui, em espanhol.
7 comentários
Da série "para matar barbudinhos de raiva":
ReplyONU MANIFESTA SATISFAÇÃO POR RESGATE DE QUATRO REFÉNS DAS FARC
BOGOTÁ, 15 JUN (ANSA) - A Organização das Nações Unidas (ONU) manifestou hoje sua satisfação pelo resgate militar de quatro reféns da guerrilha Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), realizados entre domingo e segunda-feira.
A ONU declarou que recebeu "com beneplácito" a libertação do general Luis Mendieta, dos coroneis Enrique Murillo e William Donato Gómez, e do sargento Arbey Delgado Argote.
Além disso, as Nações Unidas também pediram que as Farc "liberem incondicional e imediatamente todos os sequestrados que ainda se encontram privados de liberdade".
Segundo estimativas do governo colombiano, a guerrilha ainda mantém 99 reféns, sendo 79 civis, 12 policiais e oito membros do Exército.
Em seu comunicado, a ONU ainda ressaltou que "o sequestro é um crime abominável e uma flagrante violação do direito internacional".
O delegado do Alto Comissariado da ONU para os Direitos Humanos na Colômbia, Christian Salazar, classificou o rapto de pessoas com fins políticos como um "crime de guerra". (ANSA)
http://www.ansa.it/ansalatinabr/notizie/notiziari/colombia/20100615174335097712.html
Mais uma:
ReplyMERCOSUL ANUNCIA ESTÍMULO A GENÉRICOS E LUTA CONTRA O TABACO
BUENOS AIRES, 9 JUN (ANSA) - Os ministros da Saúde do Mercosul acordaram hoje impulsionar "o acesso a medicamentos genéricos seguros, eficazes e de qualidade", além de ratificar os programas contra o consumo do tabaco na região.
Os ministros de Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai -- na declaração final de um encontro realizado em Buenos Aires -- definiram que seus países irão colaborar "no combate à falsificação de medicamentos".
Para isso, instruíram a Comissão Intergovernamental de Política de Medicamentos do Mercosul "a aprofundar as discussões sobre o tema e trabalhar junto à Organização Mundial da Saúde (OMS)".
Após cinco horas de deliberações, os delegados aprovaram oito acordos que, entre outros, promovem a doação de sangue e a ratificação, por parte dos países do bloco, do Convênio Marco da OMS para o Controle do Tabaco.
No encontro também foi classificada de "alto interesse" da área da Saúde a 4ª Conferência das Partes, no Convênio Marco da OMS, que "será realizada no Uruguai em novembro", além de reiterado o pedido pela "pronta ratificação e implementação de todas as medidas" desse tratado. (ANSA)
E depois chamam a gente de preconceituoso…
ReplyMas fala sério né? Compara o FHC com o Lula! Esse Lula é uma vergonha e nos faz passar vergonha diuturnamente!
Agora olha pro Fernando Henrique e me diga: dá pra comparar?
Reinaldo Azevedo fora do ar... problema técnico ou problema tipo venezuelano???
ReplyEnquanto isso... por onde anda a Dilmatralla. Ela não tinha coisas tão importantes para fazer nas "Europa"?
ReplySumiu...boa coisa não está fazendo, terá muita mala preta na jogada, alguém revista as malas, da "mala"?
Coronel,
ReplySe traduzirmos a declaração do jornalista Fernando Gualdoni sobre FHC, para a realidade do Lula ficaria mais ou menos assim:
"É um desconforto ouvir Lula da Silva. É histérico, explosivo, irritado, arrogante, incha o semblante, fala aos berros. Alinha suas idéias com a de terroristas mundiais e seu discurso revela a falta de cultura, o estilo chulo e fulero que lhe dão os anos de sindicato e arruaças em portas de fábrica, e sua queda pela 51. Torneiro, sindicalista, trambiqueiro e dois mandatos à frente do governo do gigante sulamericano, que botou em risco a democracia brasileira. Sua etapa que acaba este ano (graças a Deus), e muito mais a de seu antecessor, Fernando Henrique Cardoso, converteram o Brasil em uma potência econômica e política. São 15 anos em que o país tem vivido a maior transformação desde a II Guerra Mundial", embora nos últimos 8 anos a coisa foi bem morosa, confusa, complicada, difícil e atrapalhada, com muita corrupção.
Coronel, as palavras abaixo aumentam nossa saudade. Saudades de calma, reflexão e fluidez. Cansamos de rancor, metamorfoses baratas - me desculpe Kafka - hipocrisia, cinismo, pouco caso com as leis e maus exemplos.
Reply"É calmo, reflexivo, sereno. Alinha as idéias com a claridade e a fluidez que lhe dão os anos de parlamentar, diplomata, professor e dois mandatos à frente do governo do gigante sulamericano..."
Mulherquesabeoquequer/Sp