FHC recebe prêmio na Espanha e concede entrevista ao El País.

Assim começa a entrevista do El País, da Espanha, com Fernando Henrique Cardoso, escrita pelo jornalista Fernando Gualdoni, por ocasião da sua visita ao país, para receber o Prêmio Gumersindo de Azcárate, concedido pelo Colegio de Registradores de España por "sua contribuição pela paz social":

É um prazer ouvir ao ex-presidente brasileiro Fernando Henrique Cardoso. É calmo, reflexivo, sereno. Alinha as idéias com a claridade e a fluidez que lhe dão os anos de parlamentar, diplomata, professor e dois mandatos à frente do governo do gigante sulamericano. Sua etapa e a de seu sucessor, Lula da Silva, que acaba este ano, converteram o Brasil em uma potência econômica e política. São 15 anos em que o país tem vivido a maior transformação desde a II Guerra Mundial. 

Algumas frases de FHC são destacadas:

" O Brasil deve ampliar a sua influência mundial segundo nossos valores: a paz e a democracia"

" Ao regime cubano deveríamos dizer: o que é isso, companheiro?"

" Lula é muito indulgente com Chávez. Eu também fui, porém ele é muito mais".

Fernando Henrique Cardoso tem uma grande virtude. Não vai para fora do país bater boca com Lula, fazendo sempre uma análise sem ódio e sem ressentimento. Marca as diferenças. Elas são imensas. Leia aqui, em espanhol.

7 comentários

Da série "para matar barbudinhos de raiva":

ONU MANIFESTA SATISFAÇÃO POR RESGATE DE QUATRO REFÉNS DAS FARC

BOGOTÁ, 15 JUN (ANSA) - A Organização das Nações Unidas (ONU) manifestou hoje sua satisfação pelo resgate militar de quatro reféns da guerrilha Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), realizados entre domingo e segunda-feira.

A ONU declarou que recebeu "com beneplácito" a libertação do general Luis Mendieta, dos coroneis Enrique Murillo e William Donato Gómez, e do sargento Arbey Delgado Argote.

Além disso, as Nações Unidas também pediram que as Farc "liberem incondicional e imediatamente todos os sequestrados que ainda se encontram privados de liberdade".

Segundo estimativas do governo colombiano, a guerrilha ainda mantém 99 reféns, sendo 79 civis, 12 policiais e oito membros do Exército.

Em seu comunicado, a ONU ainda ressaltou que "o sequestro é um crime abominável e uma flagrante violação do direito internacional".

O delegado do Alto Comissariado da ONU para os Direitos Humanos na Colômbia, Christian Salazar, classificou o rapto de pessoas com fins políticos como um "crime de guerra". (ANSA)

http://www.ansa.it/ansalatinabr/notizie/notiziari/colombia/20100615174335097712.html

Reply

Mais uma:

MERCOSUL ANUNCIA ESTÍMULO A GENÉRICOS E LUTA CONTRA O TABACO

BUENOS AIRES, 9 JUN (ANSA) - Os ministros da Saúde do Mercosul acordaram hoje impulsionar "o acesso a medicamentos genéricos seguros, eficazes e de qualidade", além de ratificar os programas contra o consumo do tabaco na região.

Os ministros de Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai -- na declaração final de um encontro realizado em Buenos Aires -- definiram que seus países irão colaborar "no combate à falsificação de medicamentos".

Para isso, instruíram a Comissão Intergovernamental de Política de Medicamentos do Mercosul "a aprofundar as discussões sobre o tema e trabalhar junto à Organização Mundial da Saúde (OMS)".

Após cinco horas de deliberações, os delegados aprovaram oito acordos que, entre outros, promovem a doação de sangue e a ratificação, por parte dos países do bloco, do Convênio Marco da OMS para o Controle do Tabaco.

No encontro também foi classificada de "alto interesse" da área da Saúde a 4ª Conferência das Partes, no Convênio Marco da OMS, que "será realizada no Uruguai em novembro", além de reiterado o pedido pela "pronta ratificação e implementação de todas as medidas" desse tratado. (ANSA)

Reply

E depois chamam a gente de preconceituoso…
Mas fala sério né? Compara o FHC com o Lula! Esse Lula é uma vergonha e nos faz passar vergonha diuturnamente!
Agora olha pro Fernando Henrique e me diga: dá pra comparar?

Reply

Reinaldo Azevedo fora do ar... problema técnico ou problema tipo venezuelano???

Reply

Enquanto isso... por onde anda a Dilmatralla. Ela não tinha coisas tão importantes para fazer nas "Europa"?

Sumiu...boa coisa não está fazendo, terá muita mala preta na jogada, alguém revista as malas, da "mala"?

Reply

Coronel,

Se traduzirmos a declaração do jornalista Fernando Gualdoni sobre FHC, para a realidade do Lula ficaria mais ou menos assim:

"É um desconforto ouvir Lula da Silva. É histérico, explosivo, irritado, arrogante, incha o semblante, fala aos berros. Alinha suas idéias com a de terroristas mundiais e seu discurso revela a falta de cultura, o estilo chulo e fulero que lhe dão os anos de sindicato e arruaças em portas de fábrica, e sua queda pela 51. Torneiro, sindicalista, trambiqueiro e dois mandatos à frente do governo do gigante sulamericano, que botou em risco a democracia brasileira. Sua etapa que acaba este ano (graças a Deus), e muito mais a de seu antecessor, Fernando Henrique Cardoso, converteram o Brasil em uma potência econômica e política. São 15 anos em que o país tem vivido a maior transformação desde a II Guerra Mundial", embora nos últimos 8 anos a coisa foi bem morosa, confusa, complicada, difícil e atrapalhada, com muita corrupção.

Reply

Coronel, as palavras abaixo aumentam nossa saudade. Saudades de calma, reflexão e fluidez. Cansamos de rancor, metamorfoses baratas - me desculpe Kafka - hipocrisia, cinismo, pouco caso com as leis e maus exemplos.

"É calmo, reflexivo, sereno. Alinha as idéias com a claridade e a fluidez que lhe dão os anos de parlamentar, diplomata, professor e dois mandatos à frente do governo do gigante sulamericano..."

Mulherquesabeoquequer/Sp

Reply