A candidatura da ex-ministra Dilma Rousseff (PT) à Presidência caminha para ter problemas já no registro e, se eleita, na sua diplomação. A afirmação é da procuradora da República e vice-procuradora-geral eleitoral, Sandra Cureau, que avalia que esses problemas podem surgir se casos de desrespeito à legislação eleitoral continuarem na pré-campanha. Cureau diz haver "uma quantidade imensa de coisas" na pré-campanha de Dilma que podem ser interpretadas como abusos de poder econômico e político. O Ministério Público Eleitoral está reunindo informações sobre os eventos dos quais a ex-ministra tem participado para pedir ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral) a abertura de uma Aije (Ação de Investigação Judicial-Eleitoral) por abuso de poder econômico e político. Em tese, a Aije poderá resultar na negação do registro ou no cancelamento da diplomação pela Justiça Eleitoral, como já falou, há dez dias, o ministro Marco Aurélio Mello, do TSE.
ABUSOS
"A repetição desses fatos, evidentemente, vai configurar abuso na propaganda", disse a procuradora à Folha, em seu gabinete. Os fatos a que Cureau se referia eram as multas que o TSE tem aplicado no presidente Luiz Inácio Lula da Silva e em Dilma. Lula já foi multado quatro vezes por propaganda eleitoral antecipada. Dilma, duas."Um dos casos em que se cassa o registro ou que se cassa a diplomação é quando há abuso de poder econômico ou político. E nesse caso poderia se configurar as duas coisas até", disse. Segundo ela, um evento custeado com dinheiro público é abuso de poder político e também de poder econômico. "Um abuso de poder econômico até pior porque feito às custas de contribuições da população, que, afinal de contas, é quem paga impostos", reiterou. Para a procuradora, que trabalha em eleições desde 1985, Lula -"infelizmente", diz ela-, em seus pronunciamentos públicos, participa diretamente da pré-campanha da petista.
USO DA MÁQUINA
As constantes aparições de Dilma em eventos do governo depois de seu desligamento do ministério da Casa Civil, em março, foram classificadas pela vice-procuradora como uma "situação até mais estranha". "Teve época em que ainda se justificaria, dependendo do caso, a presença da ministra-chefe da Casa Civil, porque ela estava no cargo. (...) Atualmente ela está afastada para concorrer. Então, há eventos que não tem porque estar presente", disse. Para Cureau, a presença da ex-ministra indica desrespeito à legislação eleitoral. "Por que ela estava lá, se ela não é ministra, se ela não é nada? Ela estava lá para fazer campanha", afirmou. Sobre os principais adversários de Dilma -José Serra (PSDB) e Marina Silva (PV)-, as representações sobre desrespeito à lei são bem menos numerosas. "Talvez por não terem a máquina pública [do governo federal]", disse.
17 comentários
A Dilma ser cassada pela "justiça" eleitoral? Ainda mais com esses juizes gagá aparelhados à frente do TSE? Essa eu faço que nem Tomé: "só vendo para crer".
ReplyISSO É PÉSSIMO,...PORQUE ESSA SENHORA FOI TOCAR NESSE ASSUNTO AGORA? DEIXEM ELES APRONTAREM BASTANTE, QUANTO MAIS MATERIAL JUNTAR CONTRA ELES , MELHOR ,...ESSE NÃO É O JOGO DELES?...É VENENO CONTRA VENENO. MOTIVOS DE SOBRA JÁ TEM, MAS NUINCA É DEMAIS,.....
ReplyNão vai acontecer nada, Coronel, pois o PSDB não tem representante processual à altura para fazer com que seus pedidos sejam sequer apreciados, acabando todos, impreterivelmente, em agravo de instrumento.
ReplyClaro que tem dados suficientes para impugnar a candidatura da Dilma Mentira, mas duvido que os inúteis do TSE façam alguma coisa, o Lulla está no palanque há 7,5 anos e não acontece nada, o Lulla vem há dois anos fazendo a propaganda da Dilma Mentira e não acontece nada, aqui é o verdadeiro País das bananas e não Honduras, lá o presidente não cumpre a Constituição é sumariamente cassado, aqui o Lulla e a Dilma Mentira não cumprem a Léi e ainda debocham do TSE e fica tudo por isso mesmo.
ReplyGOSTARIA, MAS NÃO ACREDITO, ALÉM DA MOROSIDADE, PARECE QUE TÁ TUDO DOMINADO, E AI DE QUEM SE METER COM ELES...
ReplyCoronel, Estou vendo o uso da Máquina do Governo, estou vendo o MASSACRE DA MÍDIA em relação ao AUMENTO DOS APOSENTADOS E A FAVOR DO FATOR PREVIDENCIARIO, poderemos eleger diversos carrasco mais a número um é á JORNALISTA MIRIAN LEITÃO, só não sei a serviço de quem ela está.
ReplyPorque é de uma nitidez á propaganda comum único objetivo aliviar a posição de Lula.
A impressão é que ele mandou colocar o bloco na rua com o seguinte recado: COLOCAR NA CABEÇA DOS CIDADÕES QUE O APOSENTADO ESTÃO ACABANDO COM O PAÍS. que se não vetar o aumento e o fator previdenciario vai ser o "LIMITE DA INRRESPONSABILIDADE" e como tudo ele copia do PSDB copiaram este bordão do Deputado ARNALDO MADEIRA.
É o Seguinte: O Lula quer surrar os aposentados com urtiga e ainda quer que eles digam que a surra foi boa.
Ontem o Jornal de BORIS CASOY(gari) foi posto a serviço da causa do Lula, causa esta com um único objetivo aliviar a decisão do Presidente.
Mas os APOSENTADOS, PENSIONISTA E FAMILIARES DESTES, não vão aliviarem não. Porque a dor deles não vai sarar em um dia, a dor vai permanecer na ALMA.
Fazer o certo nesse país é difícil, mesmo porque a própria população encontra-se mentalmente alienada. Espero sinceramente que justiça seja feita, embora duvide muito.
ReplyQuando juizes de um tribunal dizem q tem elementos pra caçar a candidatura por abuso, mas nao tem coragem para tanto, eh pq o pais chegou ao fim mesmo. Nem na Colombia do Pablo Escobar.
ReplyBraZil eh um paiseco estilo Burundi, Somalia, Mianmar....
O Brasil será um país sério e decente quando suas leis forem respeitadas, a começar por suas autoidades. O cidadão comum até que as cumpre mais que esses nossos polityicos, começando pelo presidente da republica que deveria dar o exemplo mas é um infrator contumaz. A Justiça deve ser a guardiã dessa realidade. podemos confiar nela? Não. pois só prefeitos e governadores são atingidos e olhe lá. Onde a coragem para punir o Lula? será que após Dilma, caso eleita, for ovacionada pelos seus eleitores o TSE terá coragem de cassá-la? não creio pela fraqueza com que o TSE tem demonstrado para cumprir seu papael na manutenção ao respeito constitucional. Há dois anos que a lei vem sendo descaradamente descumprida. A campanha eleitoral tem sido desigual ao extermo e não vemos perspectiva para que isso mude. Acredito, ainda, na vitória de Serr pela vontade do povo brasileiro de escolher o candidato mais preparado para governar a nação.
ReplyResta saber se alguém terá culhões para isso; se é o melhor a fazer;se um outro que entrar não forçará ainda mais a presença do meliante nas campanha.Tenho comigo que o melhor é partir para destroçar o troço. Vale tudo.Até mesmo a inspiração do Collor.
Reply"que avalia que esses problemas podem surgir se casos de desrespeito à legislação eleitoral continuarem na pré-campanha."
ReplyNecessita mais o quê pra configurar desrespeito à legislação por parte do governo pt? Alguém precisa mostrar para a procuradora, com urgência, o programa partidário levado ao ar no dia 13 de maio. Será que aquilo não bastou? Precisa mais?
Isso está é me cheirando uma espécie de ameaça ao candidato Serra, para que ele não repita o mesmo procedimento.
A Dilma e o Lula não querem ser desmascarados na propaganda da oposição, para isso estão preparando o terreno das ameaças. Ou alguém aqui acredita que o TSE vai impugnar a candidatura dela? Faz-me rir!!!
Coronel,
ReplySeria o mínimo que esse TSE, hoje meio duvidoso, pode fazer pelo bem do Brasil. Estariam cumprindo seu dever, já que são pagos para isso a preço de ouro.
Seria cômico se não fosse trágico, deixar uma terrorista confirmada como essa, assaltante de banco, despreparada, sem currilo e sem perfil para o cargo, se candidatar à presidência do Brasil. Chega o desleixo dessas autoridades, cometido no caso das duas últimas eleições e por isso tivemos que suportar um analfabeto megalomaníaco degradando o Brasil. É um dever do TSE fazer esse impedimento, se não para que existe essa Instituição. Devem inclusive, reformar as Leis eleitorais, com sabedoria e eficiência, para não corrermos o risco de que aberrações assim possam acontecer.
Sou a favor de que o Serra não siga o mesmo curso delituoso dos criminosos eleitorais. Vamos ficar dentro das leis que os petralhas querem abolir e testar, assim, se há ainda há juízes que não foram apetralhados meste país. Nada de mergulhar na lama em que eles estão afundando o país, que é isso o que eles querem pra dizer depois, como "O Chefe" disse, em Paris, que todos os partidos cometem os mesmos crimes. Se não formos inteiramente bons, não vamos permitir jamais que venhamos a ser tão patifes quanto os petralhas!
ReplyjÁ postei várias vezes aqui, que por essas e outras nosso Serra NÃO pode seguir o caminho criminoso trilhado pelo PT.
ReplyEu dúvida, que a Dilma tenha a candidatura impugnada, porque o PT tem seus próprios juízes e a justiça não anda quando os réus são petistas, mas se o Serra escorregar, com certeza ABSOLUTA, vão tentar ganhar no tapetão.
os blogs das profundezas, dos esgotos da internet ja estão em campanha para difamar a procuradora, como era de se esperar.
ReplyEspero que realmente a coisa chegue a esse ponto (impugnação da candidatura da Dilma), para que Lula descubra que não está acima do bem e do mal.
ReplyCoronel
ReplyO Tribunal SELETIVO Eleitoral não tem coragem de ir contra o Palhaço do Planalto, ainda que elle seja o maior dos criminosos eleitorais.
A (in)Justiça, nossa penúltima esperança (a última é as Forças Armadas, que a petralhada quer acabar), joga no mesmo time dos bandidos.