"A velha história de que 30% vota com Lula, 30% contra ele e os restantes variam em função do contexto, tem nova aritmética. As pesquisas mostram que os primeiros cresceram e encurtaram a proporção dos segundos. O piso subiu de um lado e desceu do outro.Em outras palavras: com os 30% que as atuais pesquisas lhe dão, Dilma ainda não chegou nem perto de seu “ patamar”. (O que não quer dizer que vai ganhar as eleições, pois isso depende de muitas coisas)."
O texto acima encerra um artigo no Correio Braziliense, do presidente da Vox Populi, Marcos Coimbra. Para quem não lembra, este é aquele instituto que usa as mesmas amostras para fazer pesquisas eleitorais. Diz para o TSE que vai fazer sorteio aleatório dos municípios e não faz. Volta aos mesmos lugares, aos mesmos bairros, às mesmas ruas, sabe-se lá se até não manda torpedos para os entrevistados avisando da sua chegada. Ou até mesmo se não faz a pesquisa por telefone. Quando não existe sorteio, nós temos o direito de pensar que todas as falcatruas estão sendo cometidas. A Vox Populi também andou invertendo os nomes dos candidatos nos discos apresentados aos entrevistados. Os nomes da oposição, é lógico. Por isso o instituto é conhecido como Xov Ilupop, já que os resultados dos seus levantamentos normalmente são o avesso dos constatados nas pesquisas dos institutos sérios, como o Datafolha e o Ibope. Feita a apresentação, vamos desmontar a mistificação posta no artigo. A "velha história" de que 30% vota com Lula é, na verdade, o eleitorado do PT, com ou sem Lula. É o que ocorre em qualquer município e não só na eleição à presidência. Não existe, assim, o "vota com Lula". Esta é a grande mentira que a Vox Populi, a Sensus e, para não sermos injustos, a própria Datafolha e o Ibope tentam empurrar goela abaixo do povo brasileiro, colocando incessantamente como tema das pesquisas eleitorais. Uns antes e outros depois de perguntar em quem o eleitor vai votar. A grande aposta é sobre o poder de cabresto de Lula que, por ter uma alta popularidade, poderia resolver a eleição. Até o presente momento, depois de dois anos de campanha aberta feita por Lula para a sua candidata, isto não ocorreu. E ao contrário do que o sociólogo da Vox Populi tenta inocular na opinião pública, o que tem ocorrido é que a péssima candidata petista não tem conseguido nem mesmo chegar ao patamar histórico do seu partido. Os institutos e grande parte da imprensa, além dos petistas, é claro, torcem para que este "momento mágico" aconteça. Não querem perder a tese furada. Tentam, assim, identificar o momento em que a boiada vai entender o que Lula quer que ela faça. Era para ser em fevereiro, quando se daria o "X" nas pesquisas. Agora é para ser em julho, depois que todas as alianças estiverem formadas. Outros dizem que não tem como passar o horário eleitoral, onde a candidata vai grudar no Lula. Haverá, segundo eles, o momento em que o Lula vai encontrar finalmente o "ponto G" do eleitor brasileiro que, em orgasmo eleitoral coletivo, sairá correndo e dando urros de prazer para informar nas pesquisas que vai votar na sua boneca inflável. Quem tem uma candidata tão desnivelada em relação ao adversário tem mesmo é que torcer por isto. Porque é mera torcida, despida completamente de qualquer sustentação na prática ou na teoria. Aliás, é exatamente isso que o tal Coimbra expressa nas suas mal traçadas linhas, com a sua pena de aluguel.
19 comentários
vamos aproveitas o momento.
Replynão aguentava mais uma policia federal aparelhada , cooperação com terroristas , vieses de ditadura civil ,que não aparecem tão claramente para o povo.
sem falar no caos da saude , falta de regulação das agencias ( ANS , ANVISA , ANAC ).
VAMOS DAR UM RUMO AP PAIS.
-QUEM É DO CHÃO NINGUEM PENDURA,...ELA JÁ NASCEU MAL, ALIÁS NÃO NASCEU, FOI IMPOSTA PELO SEU CRIADOR, SEM NEM SEQUER TOMAR CONHECIMENTO DO SEU PARTIDO,...ENTÃO NADA MAIS JUSTO QUE ELA NÃO FRUTIFIQUE, BENS A DEUS,...POIS SERIA UM RISCO GIGANTESCO PRO PAÍS, SE ESSA SEMENTE DO MAL GERMINASSE!!!!....
ReplyQueimem todos no fogo do inferno,
Replyde onde nunca deveriam ter vindo,
quanto mais eu rezo, mais me aparece assombração.
Cruz Credo.
Cel
ReplyConforme for chegando a data da eleição e os dados dos ditos institutos forem alinhando para o Serra, o Cachaça vai ter uma série de delírios e a sua marionete vai ficar cada vez mais agressiva nos meios de comunicação.
Se Stanislau Pontepreta fosse vivo ia matéria para escrever o FEBEAPA 5 - Festival de Besteiras que Assola o País 5.
Quem viver verá!
Átila
Querido Corona,
ReplyNós vamos mesmo é de primeiro turno, e mais maioria no congresso e tudo mais que temos direito, pois o lugar de ladrão é na cadeia.
abs.
A equação dessa eleição é outra, bem diferente, e isso Coimbra não aborda. Mas, para sermos francos, quase ninguém aborda, tampouco. O papo é o seguinte: quem pensa, é informado e não tem rabo preso com o PT vota majoritariamente em Serra, não importa o que Coimbra & Cia. possam argumentar. Há os que têm motivos para votar no PT, também porque acreditam que Lula faz um bom governo, e os indecisos por qualquer motivo, que incluem os que aprovam o que Lula faz e dizem que vão votar no candidato dele. Aí, entra em campo a esperança petista e a torcida vermelha faz barulho: se Lula transferir a totalidade desses votos de aprovação dele para Dilma, ela será eleita. Certo. Mas isso não é matemático, e há uma boa dose de psicologia e sociologia envolvida nessa decisão. O que se sabe mesmo é que: (1) Dilma não é Lula; (2) ela é ruim em termos absolutos e em termos relativos, na comparação com Serra; (3) o governo Lula é, de fato, um imenso telhado de vidro. Se o avanço da campanha eleitoral vai fazer Dilma mais conhecida como candidata de Lula, vai também escancarar esses três pontos acima. Logo, é impraticável a transferência total dos “votos atuais” de Lula para Dilma, até porque ele também terá, à frente, uma quantidade menor de votos para transferir. Conclusão: Dilma estará sempre atrás de Serra e perderá a eleição, talvez no primeiro turno. Quem viver verá.
Replyajba.
Impressionante. Como pode, que em dois anos Dilma ainda não é quase totalmente reconhecida pela população brasileira. Acho que o povo, em proporção maior, nem sabe da existência do PAC. O PT deve estar bem preocupado, então. A ex-ministra Marina Silva, que se lançou recentemente já esta na casa dos 11% que votariam nela, reconhecendo-a como candidata, e tem também aqueles que reconhecem mas não votam. A Dilma é RUIM mesmo.
Reply17/04/2010 | 08:17
ReplySonho maluco
Prezado CH, ontem, tarde da noite, depois de ler a mais recente pesquisa do instituto Datafolha, que amplia para dez pontos a vantagem de José Serra sobre Dilma Rousseff, acabei adormecendo, ocasião em que tive um sonho muito maluco: sonhei que diante do fraco desempenho da candidata do PT, que corre o risco de perder já no 1º turno, a saída para os petistas continuarem no poder seria a seguinte: o Presidente Lula renunciaria a seu cargo para se lançar candidato a Vice de Dilma e, assim, poderia acompanhá-la em todos os palanques, viabilizando a obtenção de votos suficientes para eleger Dilma Presidenta do Brasil. Mas o sonho não termina aí! Depois de eleita, Dilma Rousseff renunciaria por motivo de saúde (afinal já houve um histórico de enfermidade, não é?) e o Presidente Lula assumiria legalmente a Presidência, onde poderia permanecer por mais ...OITO ANOS! De fato, isso é permitido pela nossa Constituição Federal.
Alessandri Campos
Belém - PA
Coronel este comentário foi copiado, do Ch, mas tenho lido ele em muitos blogs e site que visito, então já está mais que na hora de um Constitucionalista ser consultado, isto deve ser terrorismo dos Petralhas?
Ou é Viável este golpe?então explicaria a escolha, ou então é uma forma de enganar o eleitor apaixonado por lula e consequetimente pela boquinha, vai saber, essa gente é capaz de tudo!
A grande questão é: NEM LULA TRANSFERIU SUA POPULARIDADE PARA ELE MESMO NA ELEIÇÃO DE 2006 - PONTO FINAL.
ReplyCaro amigo Coturno Noturno, faça um favor a todos: A cidade de Guarulhos, 8ª economia do Brasil, 1.3 milhões de habitantes (maior que muitas capitais), conhecida internacionalmente pelo aeroporto que leva seu nome (GRS no código aeroportuário internacional) está com um processo de impeachment em andamento na câmara municipal por uma falcatrua das brabas: O atual prefeito (PT), eleito com o uso da máquina do anterior (tbm PT - 8 anos no poder) recebeu verbas milionárias da prefeitura no ano da campanha (2008), através de "convênio" entre prefeitura e sua ONG - Era coisa de 800 mil reais por mês! O cara tem uma ONG que recebia 20-30 mil reais por mês da prefeitura e subitamente, passou para 800 mil no ano eleitoral. Tem fita de vídeo na mão da CPI da camara municipal com depoimento de funcionária da ONG detonando as falcatruas - E NADA SAI NA IMPRENSA!!!! Não sai uma matéria nos jornais, TVs, rádios, nem na internet (só sai coisas na parca imprensa local que ainda não foi cooptada). Pesquise aí nos sites guarulhosweb, olho vivo guarulhos, folha metropolitana de guarulhos, que vc terá algumas informações. Ajude a divulgar o ARRUDÃO DO PT.
ReplyQueridos amigos,
ReplyAssistindo o vídeo aí ao lado, Lulla antes, a anta depois, podemos entender tudo que está aí.
Lulla não se preocupa em fazer nada, critica tudo, depois ainda aproveita o que é bom.
Grande filho de uma puta anarfa.
abs
Meu pensamento é o seguinte :
Replyo Povo tem simpatia por Lula. Por isto votou em Lula.
Mas grande parcela deste eleitorado não tem simpatia pelo PT e por isto não votara em Dilma.
Assim como as obras do governo Lulla são somente cartazes espalhados pelo país afora a sua tão decantada polularidade de 80% é outra a outra gande metira desse partido e da imprensa comprada.
ReplySenão vejamos os fatos sob a realidade da história tão recente:
Eleições presidenciais a partir de 1989:
1989 - Collor vence Lulla no segundo turno;
1994 - FHC derrota Lulla no primeiro turno;
1998 - FHC derrota Lulla no primeiro turno;
2002 - Lulla derrota José Serra no segundo turno;
2006 - Lulla, o popular, vai novamente para o segundo turno apesar de concorrer com um candidato fraco (Alkmim) vencendo o pleito.
Outra prova inconteste da mentira petista:
A Dilma não consegue alçar voo apesar de dois anos de campanha ilegal e em que pese o apoio maçico recebido da máquina governamental e de toda a balela do Sr. Lulla da Silva.
Já está passando da hora da imprensa deixar de veicular essa mentira deslavada.
"...Lula vai encontrar finalmente..." Será mesmo? Eu acreditava que os adoradores dele fariam isto para ver um certo filme e me enganei. Será que Lula quer mesmo a vitória de Dilma? Não teria coisa melhor? Claro que sim. Um exemplo? Delcídio Amaral. Daqui do MS com reeleição garantida apesar do PT. Os motivos?
ReplyEstão no blog. Aqui o espaço é pequeno. Se alguém se interessar o link:
http://cantinho_dos_sonhos.zip.net/
Coronel, a massa vive lembrando da "edição do JN" do debate de 89 - sem nunca dizer o quê foi editado e como seria se não fosse, porque, no fundo, apenas reproduz uma tese conveniente, embora nunca comprovada.
ReplyA mesma massa, convenientemente, se esquece de que o mesmo vox populi era semre responsável pelas pesquisas mais favoráveis a fernando collor de melo e que seu dono, marcos coimbra, foi colaborador dele logo em seguida à sua posse.
Zeca de Guarulhos: Também moro em Guarulhos e estou inconformada com o jornalismo de São Paulo, que está escondendo as arrudices petistas.
ReplyNo dia 16/04, sexta-feira, estourou mais um traquezinho na Folha Metropolitana, sem atençao nenhuma dos jornais de grande circulação.
A Secretaria da Educação de Guarulhos, na pessoa do secretário Moacir de Souza (PT)assinou em09/11/2009 um contrato de fornecimento de barras de cereais para a merenda escolar, com validade de um ano. O secretário agora pediu uma diminuição no número de barras a serem entregues, e sabe-se lá por que (na verdade sabemos, sim!), abriu uma nova licitação.
No atual contrato, a Secretaria paga R$ 15,00 o Kg. No próximo, que já foi homologado, a pasta pagará R$ 74,00 pela mesma quantidade!!!! Isso sem contar que, no primeiro contrato o município pagava R$ 0,73 por unidade, mas no pregão eletrônico uma empresa ofereceu o produto por R$ 0,49. Qual a explicação para um absurdo desses? A desenvoltura com que eles gastam nosso dinheiro é revoltante, e ninguém faz nada? Nós, guarulhenses, precisamos de ajuda!
A questão da transferencia de popularidade para Dilma não é assim tão matemática. Muita gente pode achar até o governo Lula bom, aprovar seu desempenho mas achar que Serra está melhor preparado. É assim que funciona a cabeça do eleitor médio. Há os que não acreditam em Dilma mesmo aprovando Lula e, entre os que ainda não sabem que Dilma é candidata do Lula, não aprovam o Lula. Logo, é ilusão acreditar em transferencia de votos, não na proporção que se pensa. Cada eleição é um contexto diferente.
ReplyPara A CANDIDATA ganhar ela n poderá abrir a boca na campanha.
ReplyLulla terá que falar por ela.
Isso é IMPOSSIVEL.
Isso eles avaliaram mal antes
e agora a análise fica fraquinha.
Caro
ReplyAnálise certeira. Marcos Coimbra malandramente/otariamente mistura em seu texto a popularidade de Lula e o percentual histórico de votos do PT.
A assertiva de Marcos Coimbra (o percentual de votos do PT aumentou) somente poderá ser verificada após as eleições. Ao enunciá-la hoje como um "fato", o sociólogo dono de agência de pesquisa mostra que é mais um batedor de bumbo da torcida ideológica.