Agora fica mais clara a posição de José Roberto Toledo, o blogueiro de pesquisas do Estadão, em não criticar o uso da mesma amostra em duas pesquisas presidenciais pela Vox Populi. Fugiu do assunto como o diabo da cruz, seja em resposta ao Coronel ou a outros comentaristas do seu blog. Não atacou em nenhum momento a fraude praticada, pois não existe amostra probabilística sem sorteio dos municípios. O blogueiro é defensor da mesma teoria de Marcos Coimbra, presidente do instituto. Ele traz para o Brasil, como grande novidade, a análise das pesquisas eleitorais pela "média", prática adotada nos Estados Unidos, nas últimas eleições presidenciais. Só que lá são incluídas pesquisas por telefone e há mais de 10 institutos fazendo pesquisas praticamente diárias. A verdade é uma só: se o blogueiro de pesquisas do Estadão, José Roberto Toledo, "queimar" os institutos chapa-branca, vai fazer a média do quê? Do Ibope e Datafolha?Então, melhor tapar o nariz e fazer jornalismo meia-boca. Vejam, acima, na matéria publicada pelo blogueiro no Estadão, de que lado ele está. Já está torcendo para chegar a próxima pesquisa Sensus...Como diria a minha avó, apontando para os olhos: "este é irmão deste!"
6 comentários
Coronel, vamos denunciar os jornalistas de araque a soldo do poder dominante, mais 1 ah!ah!
ReplyÉ fácil entender o que ocorre. Se a eleição estiver caminhando para uma vitória de Serra, os Bolivarianos do Fórum de Sao Paulo certamente tentarão uma última cartada - fraudar o sistema das urnas eletrônicas. Para não levantar questionamentos sobre os números fraudados (como aconteceu no Irã) são necessárias pesquisas que não fiquem muito destoantes da fraude, entenderam?
ReplyDesde que o "Estadão" mudou o visual online, já nem leiomais. Agora, também após esse mudança, o "Estadão" de papel virou um excelente WC para o cachorro e também para embrulhar caco de vidro!
ReplyEstamos de olho em tudo, que vem da esquerdopatia... Olho vivo nessa gentalha!
ReplyCaro Coronel
ReplyAcabo de criar um grupo no Facebook pedindo o cancelamento das Olimíadas, usando seu post...Desculpe-me pela falta de originalidade, mas eu não conseguiria expressar melhor do que toda sua revolta e indignação.
Aqui está o link:
http://www.facebook.com/group.php?gid=113262245366249#!/group.php?gid=113262245366249&ref=ts
MUITO OBRIGADO!
Coronel
ReplyO J.R Toledo chama de média móvel e eu chamo de "blend" por que eles andam fazendo salada de frutas e vendendo como uma nova modalidade de fruta: A jabuticaba média das pesquisas.: Uma tendência apurada num universo de 2 institutos sérios e 2, nem sempre.
Se você enfia seus 2 pés numa agua super-gelada e as suas 2 mãos em água fervente...em média a sua temperatura corporal permanecerá equilibrada mas terá que ser internado rapidamente no hospital mais próximo, com fortes dores nas mãos e pés.
Ou, cá pra nós, um blend de 2 uísques honestos batizado com 2 legítimos paraguay...vendido em buates de má reputação pra freguese incautos.
Em média a qualidade dançou.
É ressaca das bravas. No mínimo.
Acho q o J.R está fazendo é média com seus colegas "pesquiseiros" e seu(s) chefe(s).
Coimbra rapidamente elogiou.